collapse

Autor Tópico: Pedido de ajuda aos experientes - Fazer pesqueiro ao barbo em corrente  (Lida 417 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Pedido de ajuda aos experientes - Fazer pesqueiro ao barbo em corrente
« em: 11:37 Quarta, 16 de Fevereiro de 2022 »
Bom dia malta,
Como o próprio titulo do tópico diz, venho pedir ajuda à rapaziada mais experiente em água doce.

A minha paixão é a água salgada, mas de vez em quando gosto muito de ir até ao rio bincar um bocadinho, e confesso que só não vou mais vezes por não saber pescar em condições e tenho ideia que uma boa jornada de pesca em água doce ainda se gasta uns trocos valentes.

Bom, esta lenga lenga toda para vos dizer o quê? Quando visito a água doce procuro normalmente sempre os barbos pelas lutas maravilhosas que proporcionam.  E tenho frequentado um pesqueiro muito bom, onde eles entram com regularidade e peixe bem grande. Por norma estão sempre presente alguns, variando entre os 2/3 peixes até pesca de 10 ou 13 barbos como já fiz.

Só frequento este pesqueiro após chuvadas, porque é um local que cria um remoinho e uma contra corrente de velocidade lenta contrariando a forte corrente que se encontra no meio do rio, e penso que ali se concentra tanto o comer que desce o rio como os peixes gastam menos energia ao evitar a forte corrente do Rio.

Pesco normalmente sempre com minhoca e uma chumbada leve. Técnica simples mas que tem sido bastante eficaz. E ultimamente tenho visto aqui no grupo relatos bem bonitos de malta que faz pesqueiro aos barbos e mete uma quantidade de peixe razoável no pesqueiro. Mantendo sempre atividade.

O que vos queria perguntar é se o pesqueiro que frequento tem caracteristicas para fazer merecer a engodagem?
Ou será que a corrente ia pegar no engodo e levá-lo embora? Visto que o peixe anda ali naquela "estrada" mais calma será que entrava no engodo? Esta "estrada" de corrente contrária não deve ter mais de 3 metros largura.

Será que consigo fazer uma bolonhesa neste local fazendo engodagem e chamando peixe para o local?? 

Gostava de saber como vocês abordariam o pesqueiro em questão!

Por exemplo no choupalinho em Coimbra utiiza-se muito o feeder com asticot colado, mas penso que ali o asticot poderia acabar por entrar na corrente principal e ia embora. E com a boia sempre consigo explorar, levando o isco até ao peixe
 

Offline nelson sampaio

Re: Pedido de ajuda aos experientes - Fazer pesqueiro ao barbo em corrente
« Responder #1 em: 16:37 Quarta, 16 de Fevereiro de 2022 »
eu usaria asticot colado com gravilha e pescava ao feeder ou bolonhesa
quanto as engodo entrar na corrente bprincipal nao tem problema, o peixe vai procurando a origem de comida
vais lançando umas bolas a cada 3 ou 4 passagens ou a cada 15 minutos ajustando ao apetite do peixe
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Pedido de ajuda aos experientes - Fazer pesqueiro ao barbo em corrente
« Responder #2 em: 17:35 Quarta, 16 de Fevereiro de 2022 »
Obrigado. Vou apostar então na bolonhesa com asticot colado e gravilha. Alguma semente que recomende usar para dar mais odor ?
 

Offline MMagalhães

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 19 vezes
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:31 Quinta, 08 de Abril de 2021
Re: Pedido de ajuda aos experientes - Fazer pesqueiro ao barbo em corrente
« Responder #3 em: 01:40 Quinta, 17 de Fevereiro de 2022 »
Cânhamo, fisga pouco de cada vez.
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Pedido de ajuda aos experientes - Fazer pesqueiro ao barbo em corrente
« Responder #4 em: 09:20 Quinta, 17 de Fevereiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cânhamo, fisga pouco de cada vez.

Não posso fisgar senão mando o canhamo para a corrente forte xD Aquilo é mesmo 2 ou 3 metros de corrente mais fraca e depois entra logo o caudal forte do rio
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Pedido de ajuda aos experientes - Fazer pesqueiro ao barbo em corrente
« Responder #5 em: 13:17 Quinta, 17 de Fevereiro de 2022 »
Não sou experiente neste tipo de pesca, mas se fosse eu pescaria com feeder e se visse que o engodo dispersava muito rápido apertava um pouco mais ou fazia-o a colar um pouco mais.

Se os barbos gostam de minhoca ai também pode no engodo cortar umas quantas para juntar dentro do feeder.


No youtube ha uns videos sobre feeder na corrente..
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AndreMatos

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Vareiro [Hoje às 23:18]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [Hoje às 14:58]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]