collapse

Autor Tópico: Pesca Lúdica no Interior - Concessões  (Lida 594 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline denzelmalvogen

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:38 Sexta, 04 de Fevereiro de 2022
Pesca Lúdica no Interior - Concessões
« em: 17:00 Sexta, 04 de Fevereiro de 2022 »
Boa tarde,
Vou iniciar a minha aventura na pesca desportiva e tenho visto na net que hoje é preciso tanto licença como uma taxa de concessão. A licença já a tenho mas o que eu não sabia é que era preciso igualmente pagar uma taxa diária para pescar (concessão). A minha dúvida é, existem locais onde se possa pescar sem ter de pagar esta taxa de concessão?! Quais os locais? No norte de Portugal.
Obrigado
Anthony Alves
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Pesca Lúdica no Interior - Concessões
« Responder #1 em: 17:28 Sexta, 04 de Fevereiro de 2022 »
Isso é mais uma aberração do ICNF. Pagas a taxa da concessão do local de pesca e o que é feito nesse local para a pesca? Nada, não há fiscalização, não limpam as bermas, não criam pesqueiros e muito menos há controle ou ajuda da repdução de peixes em perigo.

Existe algumas exceções à regra como o caso da pista de penacova e outras mais a norte do País. Mas a maioria das zonas concecionadas não têm nenhuma intervenção "à canos".

Estamos ainda muito longe de outros países que percebem que a pesca é um negócio lucrativo. e como tal, utilizam o dinheiro das licencas para por exemplo montar unidades de reprodução assistida. Claro que lá os valores são diferentes, também o peixe que têm (salmão) permitem esses valores. Aqui em Portugal seria interessante algum semelhante mas a menor escala obvio, para por exemplo ajudar a truta.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ablobo, denzelmalvogen

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Pesca Lúdica no Interior - Concessões
« Responder #2 em: 17:44 Sexta, 04 de Fevereiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Isso é mais uma aberração do ICNF. Pagas a taxa da concessão do local de pesca e o que é feito nesse local para a pesca? Nada, não há fiscalização, não limpam as bermas, não criam pesqueiros e muito menos há controle ou ajuda da repdução de peixes em perigo.

Existe algumas exceções à regra como o caso da pista de penacova e outras mais a norte do País. Mas a maioria das zonas concecionadas não têm nenhuma intervenção "à canos".

Estamos ainda muito longe de outros países que percebem que a pesca é um negócio lucrativo. e como tal, utilizam o dinheiro das licencas para por exemplo montar unidades de reprodução assistida. Claro que lá os valores são diferentes, também o peixe que têm (salmão) permitem esses valores. Aqui em Portugal seria interessante algum semelhante mas a menor escala obvio, para por exemplo ajudar a truta.


Não percebo nada de pesca de água doce, mas há aí um ponto que concordo plenamente contigo. Estamos a anos-luz de outros paises relativamente à visão para a pesca desportiva.
Não era muito difícil dar melhores condições de acesso a pessoas que têm pouca mobilidade... Não era difícil aumentar a fiscalização... Há cerca de 200 mil pescadores lúdicos em Portugal... É mais de 1,5 milhões de euros anualmente! Para onde vai esse dinheiro??? Era apenas isso que eu gostava de saber, porque eles não estão a ser aplicados em beneficio do pescador.
 

Offline denzelmalvogen

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:38 Sexta, 04 de Fevereiro de 2022
Re: Pesca Lúdica no Interior - Concessões
« Responder #3 em: 17:54 Sexta, 04 de Fevereiro de 2022 »
Então resumindo não há áreas sem ter uma concessão? Vocês costumam pagar essa taxa de concessão? Obrigado
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Lúdica no Interior - Concessões
« Responder #4 em: 17:56 Sexta, 04 de Fevereiro de 2022 »
Não, ainda há muitos locais sem concessão.
Não conheço a tua zona em relação á pesca, mas é uma questão de pesquisares ou esperar que alguém da tua zona te esclareça.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: denzelmalvogen

Offline denzelmalvogen

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:38 Sexta, 04 de Fevereiro de 2022
Re: Pesca Lúdica no Interior - Concessões
« Responder #5 em: 18:02 Sexta, 04 de Fevereiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não, ainda há muitos locais sem concessão.
Não conheço a tua zona em relação á pesca, mas é uma questão de pesquisares ou esperar que alguém da tua zona te esclareça.

Eu tentei procurar no Google e já tive em inúmeras páginas mas não descobri nada sobre esses locais, só me aparecem as áreas com concessão. Mas vou aguardar, se calhar é melhor aguardar por alguém daqui da zona, pode ser que me dêem spots. Obrigado 😉
 

Offline Cesar Dias

Re: Pesca Lúdica no Interior - Concessões
« Responder #6 em: 18:10 Sexta, 04 de Fevereiro de 2022 »
Ainda há muito local livre.

O mais fácil é saber onde estão as concessões e neste caso pescar fora delas.

As concessões estão aqui todas:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Estão por concelhos. E normalmente os rios passam por vários!
Pode ter que verificar vários concelhos de forma a identificar todas as concessões de um determinado rio.
« Última modificação: 18:20 Sexta, 04 de Fevereiro de 2022 por Cesar Dias »
Cumprimentos,
César
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: denzelmalvogen

Offline denzelmalvogen

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:38 Sexta, 04 de Fevereiro de 2022
Re: Pesca Lúdica no Interior - Concessões
« Responder #7 em: 18:22 Sexta, 04 de Fevereiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ainda há muito local livre.

O mais fácil é saber onde estão as concessões e neste caso pescar fora delas.

As concessões estão aqui todas:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Estão por concelhos. E normalmente os rios passam por vários!
Pode ter que verificar vários concelhos de forma a identificar todas as concessões de um determinado rio.


Obrigado pela dica, só tinha encontrado os PDF's das concessões mas não o local exato, pensava que se aplicava ao rio todo. Sendo assim já será mais fácil obter os locais. Obrigado mais uma vez 😉
 

Offline Cesar Dias

Re: Pesca Lúdica no Interior - Concessões
« Responder #8 em: 18:34 Sexta, 04 de Fevereiro de 2022 »
Esqueci referir que há ainda rios ou troços de rio que têm regulamentação própria!
Períodos em que nao é permitida a pesca, por exemplo!

Mas isso já não sei onde estão listados!
Alguém por aqui deve saber!
Cumprimentos,
César
 

Offline denzelmalvogen

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:38 Sexta, 04 de Fevereiro de 2022
Re: Pesca Lúdica no Interior - Concessões
« Responder #9 em: 22:30 Sexta, 04 de Fevereiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esqueci referir que há ainda rios ou troços de rio que têm regulamentação própria!
Períodos em que nao é permitida a pesca, por exemplo!

Mas isso já não sei onde estão listados!
Alguém por aqui deve saber!
Vou optar por começar pela lista que me indicou, acho que já tenho um bom leque de escolha eheh
Obrigado a todos  mais uma vez pelas dicas pessoal! Agora só resta começar a sacar uns bem grandes 😜
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Pesca Lúdica no Interior - Concessões
« Responder #10 em: 09:44 Segunda, 07 de Fevereiro de 2022 »
Corrijam-me se estiver errado mas, em zonas de concessão penso que é obrigatório estar identificada no local. Normalmente com uma placa de x em x metros. Pelo menos é isso que vejo em penacova
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Pesca Lúdica no Interior - Concessões
« Responder #11 em: 09:54 Segunda, 07 de Fevereiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Então resumindo não há áreas sem ter uma concessão? Vocês costumam pagar essa taxa de concessão? Obrigado


Vou-te dar a minha opinião pessoal ! O pescador deve ser o primeiro a querer melhorar a zona de pesca, seja pelo facto de não deixar lixo e trazer algum do que encontra, seja pelo facto de não reter peixe na desova, não matar peixe pequeno, etc
Todos sabemos quais as medidas que devemos seguir para ajudar aquela massa de água a manter-se saudável !

 Na minha ótica concordaria sim senhor em pagar licencas de pescas e até zonas de concessão SE houvesse efetivamente ações que procuram melhorar a saude daquela massa de água especifica. Porém isso não acontece na grande parte dos locais. As concessões apenas foram feitas para a malta das duas uma: ou gastar uns euros que entram na conta do ICNF e pescam à vontade. Ou optam por não ir para não correr o risco de levar multa por não terem licenca da concessão. Isso levou a muitas pessoas a evitarem as concessões, melhorando a pressão de pesca naquele local.

Eu já não pesco em água doce, mas quando pescava nunca tirei nenhuma licenca .... estava sujeito ...
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]