collapse

Autor Tópico: Pesca em Coimbra  (Lida 3630 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaoisaacp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 60
  • Agradecido: 10 vezes
    • Vendas Novas
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:13 Sábado, 08 de Janeiro de 2022
Pesca em Coimbra
« em: 19:23 Quarta, 19 de Janeiro de 2022 »
Boas noites!
Sou do Alentejo mas mudei-me para Coimbra há uns anos, ultimamente voltei a pescar mas tenho tido dificuldade em encontrar sítios para tal.
Alguém me sabe dizer sítios bons aqui por estas zonas? Nomeadamente para carpa e pesca de fundo?
Quando digo esta zona é como quem diz, num raio de 50km mas quanto mais perto melhor que o combustível anda a preço de ouro. :'(
Muito obrigado e o resto de um bom dia para todos!  ;D
 

Offline Xenas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 79
  • Agradecido: 20 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Quinta, 12 de Novembro de 2020
Re: Pesca em Coimbra
« Responder #1 em: 21:48 Quarta, 19 de Janeiro de 2022 »
Boas, vou algumas vezes a Coimbra, e quando quero ir a pesca surfcasting, o único sítio que conheço é na barra da figueira da foz e nas praias ao lado da barra, a gala.
Mas também gostaria de saber mais locais para surfcasting.

Cumps
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaoisaacp

Offline Ruiacc

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 126
  • Agradecido: 30 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:55 Terça, 11 de Setembro de 2018
Re: Pesca em Coimbra
« Responder #2 em: 08:48 Quinta, 20 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas noites!
Sou do Alentejo mas mudei-me para Coimbra há uns anos, ultimamente voltei a pescar mas tenho tido dificuldade em encontrar sítios para tal.
Alguém me sabe dizer sítios bons aqui por estas zonas? Nomeadamente para carpa e pesca de fundo?
Quando digo esta zona é como quem diz, num raio de 50km mas quanto mais perto melhor que o combustível anda a preço de ouro. :'(
Muito obrigado e o resto de um bom dia para todos!  ;D


Tens o choupalinho.... no parque da canção
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, joaoisaacp

Offline joaoisaacp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 60
  • Agradecido: 10 vezes
    • Vendas Novas
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:13 Sábado, 08 de Janeiro de 2022
Re: Pesca em Coimbra
« Responder #3 em: 21:01 Domingo, 23 de Janeiro de 2022 »
Óptima ideia nem me tinha lembrado do choupalinho, hoje à tarde até passei lá pra ver mais ou menos como era. Achei porreiro mas fiquei um bocado em dúvida se podia ou não estacionar o carro la em baixo no descampado junto ao rio.
Vi muitos com o carro lá estacionado e alguns até estavam a pesca, mas a estrada que vai até la diz sentido proibido a menos pessoas autorizadas, fiquei na dúvida e uma multa nesta altura não vinha nada a calhar, alguém sabe alguma coisa sobre isto?
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Pesca em Coimbra
« Responder #4 em: 14:03 Segunda, 24 de Janeiro de 2022 »
Boas !
Tens o choupalinho, muito bom para os barbos. Podes entrar nessa entrada que falaste, não tem problema e podes levar o carro até ao local que escolheres para pescar. Aposta em pescar ao feeder com asticot soltou ou colado. como te der jeito. É a técnica que melhores resultados dá lá. Também podes tentar só ao fundo com esse e outros iscos mas não é tão bom.
Não te esqueças da licença!

Numa mesma procura pelos barbos, tens o rio mondego. Felizmente em qualquer local fazes uns barbos ainda, nesta altura do ano aposta em locais com alguma corrente ou remoinhos. Eles andam lá à espera das minhocas.

Para as carpas já é mais dificil mas ainda tens muito sitio: pista de remo de montemor, rio velho( Grandes carpas mas muito dificieis, e depois ainda tens a questão do fundo ser muito pau), tens também algumas lagoas aqui pela zona com umas carpas mais pequenas. No paul de taveiro, por trás tens uma espécie de lagoa que dava uns belos pimpoes há uns anos.

Uns Km fora tens a mitica quinta da boavista ( pagas para pescar, mas peixe não falta), tens a lagoa da vela e outras na figueira, tens a barra de mira e a aguieira. Estes são os que conheço.

Para resultados mais imediatos visto que estamos numa altura complicada de pesca, penso que as melhores opções é mesmo o choupalinhho e a quinta da boavista
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaoisaacp

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Pesca em Coimbra
« Responder #5 em: 14:06 Segunda, 24 de Janeiro de 2022 »
Esqueci-me de mencionar que tens também todo o rio da zona de penacova. Bem pertinho aqui de coimbra e um sitio maravilhoso, não só em termos da paisagem como de pesca! Muitos e bons peixes ! Procura pela zonas mais fundas e de remoinho. Penacova tem grandes barbos! É uma questão de explorar o maps e o local no terreno
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaoisaacp

Offline joaoisaacp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 60
  • Agradecido: 10 vezes
    • Vendas Novas
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:13 Sábado, 08 de Janeiro de 2022
Re: Pesca em Coimbra
« Responder #6 em: 19:08 Segunda, 24 de Janeiro de 2022 »
Muito obrigado a todos pelas sugestões!

Pescava quando era mais miudito, com uma cana barata e umas amostras do chinês, mas estes últimos anos foram poucas as vezes que fui à pesca e quando ia era ao achigã.
Agora esta paixão pela pesca voltou a despertar e decidi investir mais nisto, experimentar outros tipos de pesca tirando o spinning e comprar um equipamento mais decente.

Comprei uma feeder black widow da daiwa, 12 pés e 3lb de ação, mais um carreto shimano baitrunner 10000. Entretanto estou à espera do resto do material, linha principal, para estralhos, destorcedores e tudo mais(encomendei da pecheur mas está a demorar um pouco, com sorte esta semana).
Sendo honesto de pesca de fundo não percebo nada, mas depois de alguma pesquisa sobre pesca da carpa acho que agora ao inicio vou apostar nas montagens hair rig(empate cabelo) com milho, boilies e asticot. Em termos de engodo estava a pensar usar pva's com micropellets, asticot e outras misturas. Se alguém tiver melhores sugestões fico muito grato.

Quantos ao locais de pesca, isso é que me tem moído um pouco a cabeça visto que nunca pesquei aqui na zona centro e só vivo cá há uns anitos.
Este fim-de-semana aproveitei para apalpar mais terreno, fui até a praia fluvial de palheiros e zorro e pareceu me uma zona porreira, desde ali até a ponte antiga da portela do mondego, pelo menos os acessos eram fáceis e não era muito isolado para ir sozinho. Pelo menos parecia ser bom para barbos, pelo que li estes gostam de zonas com corrente, pouca profundida e muita vegetação nas bordas, posso estar errado mas aquele estreito do rio parecia conferir com essas condições.
Hoje também dei um saltito há praia fluvial para almoçar e lembrei-me de caminhar um pouco pela estrada de terra que ali está ao lado, vi uma série de peixes grandalhões de roda de umas arvores caídas que havia na água, pareciam ser barbos, grandes pelo menos eram!

Bem, dito isto, acho que agora durante uns tempos tendo em conta as sugestões que me dão aqui, o que pesquiso e os problemas com que me vou deparando durante a pesca, tenho muito que aprender e que fazer!

Grato pela ajuda e se tiverem mais dicas ou sugestões fico bastante agradecido  ;D
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Pesca em Coimbra
« Responder #7 em: 09:22 Terça, 25 de Janeiro de 2022 »
Esse material que compraste estás a misturar técnicas. Feeder não precisas de carretos 10000, até estrova mais do que dão jeito. Um 4000 chegava bem. Pelo que falaste parece que queres mais fazer carpfishing, é uma modalidade totalmente diferente, focada nas grandes carpas. E para praticar isso já te recomdaria mais a aguieira e outras barragens que com alguma engodagem permite entrar carpas grandes.

Esse sitio em que viste os barbos é ótimo para começar. Levas uns asticot e umas minhocas da terra e tentas enganá-los à boia ou então com um chumbinho. Pescar sempre o mais leve possível! E para os barbos não vale a pena gastar esses air rigs. Um estralho de 0.20 chega bem! Drag aberto, não esquecer

 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Pesca em Coimbra
« Responder #8 em: 09:24 Terça, 25 de Janeiro de 2022 »
Podes comprar também um feeder de asticot solto. é muito fácil de usar e resulta muito bem a montagem. E como já tens uma cana de feeder combina muito bem
 

Offline joaoisaacp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 60
  • Agradecido: 10 vezes
    • Vendas Novas
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:13 Sábado, 08 de Janeiro de 2022
Re: Pesca em Coimbra
« Responder #9 em: 09:36 Terça, 25 de Janeiro de 2022 »
Boas André, obrigado pela ajuda  :D
Só uma correção, enganei-me e disse feeder pois achava que era a mesma coisa mas comprei como sendo uma cana de carpa. Este setup realmente comprei-o foi para as carpas.
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Pesca em Coimbra
« Responder #10 em: 09:46 Terça, 25 de Janeiro de 2022 »
Ah ok, então realmente compraste um conjunto mais focado em carpfishing. Nesse caso é apostar onde existam carpas grandes! Normalmente a fase mais crucial dessa pesca é a engodagem.

Mas esse conjunto também dá para ires lá ao tal sitio ferrar um barbinho :D Depois conta-nos como correu!
Cumprimentos
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Pesca em Coimbra
« Responder #11 em: 09:50 Terça, 25 de Janeiro de 2022 »
No youtube tens muitos videos que explicam muito bem as técnicas de pesca, Portugueses e Ingleses.

Este canal inglês explica uma série de pescas e como queres fazer carpfishing parece-me o indicado para ti pois eles focam-se mais nas carpas grandes

Carl and Alex fihing - canal principal
Carl and Alex fishing tutorials - canal onde ensinam as técnicas

Passa também pelos tugas

Hrodfishing
Sargo Veado ( tem umas pescas à bolonhesa na barragem)
Barros TV (mais focado em feeder)

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaoisaacp

Offline joaoisaacp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 60
  • Agradecido: 10 vezes
    • Vendas Novas
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:13 Sábado, 08 de Janeiro de 2022
Re: Pesca em Coimbra
« Responder #12 em: 10:13 Terça, 25 de Janeiro de 2022 »
Por acaso tenho visto alguns vídeos do carl and alex, até mesmo no outro canal deles o fishing tutorials. Os canais portugueses é que não conhecia, mas fica aqui registado.
Com sorte se as minhas encomendas não atrasarem mais ainda, dá para ir a pesca esta semana, depois logo conto como correu, um abraço!  ;D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AndreMatos

Offline jnpires94

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:15 Segunda, 27 de Dezembro de 2021
Re: Pesca em Coimbra
« Responder #13 em: 17:26 Quarta, 16 de Fevereiro de 2022 »
Pessoal também estou de Coimbra e ando meio às aranhas. Tenho ido mais para a pesca direta ou à boia. Se quiserem companhia para ser mais um a estorvar avisem. Tenho andado maioritariamente sozinho e assim sempre aprendia mais qualquer coisa.
 

Offline pgcruz

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 50
  • Agradecido: 4 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:10 Domingo, 06 de Fevereiro de 2022
Re: Pesca em Coimbra
« Responder #14 em: 16:08 Sexta, 18 de Fevereiro de 2022 »
Fazem alguns km's ainda, mas acaba por ser um tirinho...

Têm sempre as opções da barragem da Aguieira. A Barragem das Fronhas também. Não é assim tão distante de Coimbra.

Já cheguei a ir para as traseiras do Restaurante "A lampreia", no IP3. Há ali zonas com braços da Barragem que têm alguma profundidade, e onde dá para pescar umas carpas ao fundo.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaoisaacp