collapse

Autor Tópico: Cana Spinning  (Lida 4327 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11185
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Cana Spinning
« Responder #15 em: 13:22 Sexta, 21 de Janeiro de 2022 »
Não acho um excelente conjunto para spinning. Acho pesado. A cana então é demasiado.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Cana Spinning
« Responder #16 em: 13:25 Sexta, 21 de Janeiro de 2022 »
Com uma Daiwa bg e com um daiwa stradic ou simetre, dependendo dos euros que quer gastar. ficava bem mais leve.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline rafsantos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 120
  • Agradecido: 16 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:18 Quarta, 03 de Outubro de 2018
Re: Cana Spinning
« Responder #17 em: 14:07 Sexta, 21 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Com uma Daiwa bg e com um daiwa stradic ou simetre, dependendo dos euros que quer gastar. ficava bem mais leve.
São mais 150gr, não acho muito para a potência da cana em questão em relação às daiwa.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11185
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Cana Spinning
« Responder #18 em: 14:20 Sexta, 21 de Janeiro de 2022 »
Numa modalidade em que tens a cana sempre na mão é demasiado. Deviam te ter explicado isso.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Cana Spinning
« Responder #19 em: 14:20 Sexta, 21 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O carreto a que me refiro é o Stout FA 5000 com 340gr, a cana tem 323gr, penso que fique um conjunto equilibrado no peso.


Bem, falando por experiência própria, visto que quando comecei também tinha um conjunto bem pesado (+- 600 gramas de peso total), ao fim de umas sessões longas posso dizer que esse conjunto vai causar mossa.

Escusado será dizer que aprendi a lição após de duas semanas a pescar quase todos os dias com esse conjunto. O peso foi uma das razões pelas quais decidi não voltar a comprar material sem que antes soubesse mesmo aquilo que queria, independentemente de saber à partida que iria sempre ser material mais caro. Eu sei que nem sempre é possível uma pessoa "espatifar-se" em canas e carretos, mas verdade seja dita, ganha-se muito em termos de conforto de utilização e também qualidade / durabilidade.

Apenas em termos de referência, o conjunto de spinning que actualmente utilizo mais (estuário, foz, praias de fundo de areia) tem um peso total de 317 gramas e o que utilizo para pescar em praias de fundos mistos e nas rochas tem um peso total de 427 gramas.

« Última modificação: 14:27 Sexta, 21 de Janeiro de 2022 por xcelsior »
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline rafsantos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 120
  • Agradecido: 16 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:18 Quarta, 03 de Outubro de 2018
Re: Cana Spinning
« Responder #20 em: 18:07 Sexta, 21 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Numa modalidade em que tens a cana sempre na mão é demasiado. Deviam te ter explicado isso.
Mas para içar um peixe para um nível superior não, pode ser uma cana muito fina, e deverá sempre ser superior aos 3 metros para pescar em pedras.
Uma cana com essas características não pode pesar só 200gr, mas compreendo que quanto mais leve melhor mas para a minha realidade uma cana com menos de 3.30m seria complicado, ainda mais eu a querer uma polivalente para pescar com zagaias.
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Cana Spinning
« Responder #21 em: 18:19 Sexta, 21 de Janeiro de 2022 »
A bg até 2.5/3kg puxa de certeza.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11185
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Cana Spinning
« Responder #22 em: 19:00 Sexta, 21 de Janeiro de 2022 »
Não sei a que peso te referes quando chamas de elevar um peixe... Consegues perfeitamente içar um peixe bom com essas canas, e se for um tronco deves trabalhar o peixe não içar.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Eduardo7

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 169
  • Agradecido: 25 vezes
    • Lourinhã
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:09 Segunda, 30 de Agosto de 2021
Re: Cana Spinning
« Responder #23 em: 19:17 Sexta, 21 de Janeiro de 2022 »
Sabes que podes usar camaroeiro ao spinning
 

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Cana Spinning
« Responder #24 em: 19:25 Sexta, 21 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não sei a que peso te referes quando chamas de elevar um peixe... Consegues perfeitamente içar um peixe bom com essas canas, e se for um tronco deves trabalhar o peixe não içar.



Concordo plenamente. Aliás, uma das primeiras coisas que faço quando chego a um pesqueiro é ver qual o melhor local para poder retirar um peixe decente da água, pois nunca se sabe o que pode sair na lotaria e mais vale ter tudo planeado. Já me aconteceu estar com uma cana 8'8'' ML e ter que trabalhar um robalo de 3.1kgs até um local onde o pudesse encostar, pois no local onde eu estava era impossível, não só pela corrente, como por aquela cana não conseguir levantar aquele peso a seco e eu não ter uma rede comigo.
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Cana Spinning
« Responder #25 em: 23:41 Sexta, 21 de Janeiro de 2022 »
Eu tenho uma Barros Striker 330 para as pescas brutas. Vai emparelhada com um penn slammer III 4500 com multi 0.23 e os leader são no minimo 0.50. É cana que só uso mesmo nas pescas brutas e o que estou a chamar de pescas brutas são pescas em sítios em que por vezes nem dá para orientar o peixe para o vir encalhar no melhor sitio, e é tirá-lo o mais rápido possível da água venha ele por onde vier. Já houve alguns peixes mais avantajados em que simplesmente peguei no multi com a mão e o meti em seco assim... porque teve que ser. Prefiro sempre usar xalavar mas há sitios em que simplesmente não dá.
A cana é pesada, e é dificil de equilibrar com o carreto, para não dizer impossível e até com um ryobi ap power com a bobine 6000 pesquei com ela, e não é cana que use senão nas pescas complicadas, mas não estou minimamente arrependido de a ter adquirido pois de outra forma não faria certas pescas com as outras canas que tenho. Pescas até 3 ou 4h de duração faço bem com ela, mais do que isso começa a tornar-se cansativa,.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: rafsantos

Offline Eduardo7

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 169
  • Agradecido: 25 vezes
    • Lourinhã
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:09 Segunda, 30 de Agosto de 2021
Re: Cana Spinning
« Responder #26 em: 04:10 Sábado, 22 de Janeiro de 2022 »
Eu tenho um xalavar uso ele as costas tem um cabo extensível todo esticado tem 2.10 m e é uma boa solução para poder usar canas que não se pode levar peixes
 

Offline rafsantos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 120
  • Agradecido: 16 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:18 Quarta, 03 de Outubro de 2018
Re: Cana Spinning
« Responder #27 em: 18:34 Sábado, 22 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu tenho uma Barros Striker 330 para as pescas brutas. Vai emparelhada com um penn slammer III 4500 com multi 0.23 e os leader são no minimo 0.50. É cana que só uso mesmo nas pescas brutas e o que estou a chamar de pescas brutas são pescas em sítios em que por vezes nem dá para orientar o peixe para o vir encalhar no melhor sitio, e é tirá-lo o mais rápido possível da água venha ele por onde vier. Já houve alguns peixes mais avantajados em que simplesmente peguei no multi com a mão e o meti em seco assim... porque teve que ser. Prefiro sempre usar xalavar mas há sitios em que simplesmente não dá.
A cana é pesada, e é dificil de equilibrar com o carreto, para não dizer impossível e até com um ryobi ap power com a bobine 6000 pesquei com ela, e não é cana que use senão nas pescas complicadas, mas não estou minimamente arrependido de a ter adquirido pois de outra forma não faria certas pescas com as outras canas que tenho. Pescas até 3 ou 4h de duração faço bem com ela, mais do que isso começa a tornar-se cansativa,.
E em termos de lançamento, quais os pesos de amostras em que tem melhor performance?
E como se portam os materiais (passadores) em termos de resistência?
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Cana Spinning
« Responder #28 em: 23:41 Sábado, 22 de Janeiro de 2022 »
Começando pelo mais simples... os passadores requerem cuidados ao fim de cada pesca ou rapidamente começam a apresentar ferrugem.

Quanto às amostras, lançamentos e essas coisas...
Eu considero-a fácil de lançar, não é uma cana rija e os 330 dobram bastante, perdoando algum erro que possa acontecer.
Quando a comprei, foi por querer uma cana acima dos 300 mas que o CW não fosse muito grande, e os 20-60 convenceram-me.
Quando digo que a uso numa pesca mais bruta, não significa que esteja a pescar pesado. Geralmente uso vinis como as Ra'is Spotter 7'' que são vinis de 14gr, embora os meus preferidos sejam as Big Occhi também de 7'' e com 14gr. A estes vinis ou acrescento uma cheburashka entre as 10 e as 16gr ou mesmo um chumbo furado a correr no leader, e também nessa ordem de pesos.
Por vezes uso também vinis tipo Black Minnow com cabeçotes de 25gr, mas é raro.

Já a usei com tai rubbers de 35/40gr, Big Occhi de 10" de 25gr mais 11/0 lastrado com umas 15gr, e no limite do CW umas lulas com 60gr no total.
Não me sinto limitado pela cana, sinceramente nos pesqueiros onde pesco com ela, a distância não é de uma importância extrema, sendo mais importante conseguir acertar com os vinis em certas zonas.

Não a usei ainda com amostras rigidas, embora tenha ali umas amostras para irem a banhos.



"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: rafsantos

Offline rafsantos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 120
  • Agradecido: 16 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:18 Quarta, 03 de Outubro de 2018
Re: Cana Spinning
« Responder #29 em: 09:50 Quarta, 26 de Janeiro de 2022 »
Qual é o material utilizado nos passadores da Stout Striker, o exterior sei que é aço 316, e a "porcelana"?
Será bastante resistente a multifilamento?
« Última modificação: 09:52 Quarta, 26 de Janeiro de 2022 por rafsantos »
 

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por pescadoemvezdepescar [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]