collapse

Autor Tópico: Ajuda na zona  (Lida 1581 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Alexandre Duarte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lourinhã
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:41 Sexta, 07 de Janeiro de 2022
Ajuda na zona
« em: 15:02 Sexta, 07 de Janeiro de 2022 »
Boas,
Como já referi na minha apresentação, sou da zona de Sines, mas há cerca de 3 meses mudei-me para perto da Lourinhã (Bufarda, pertence a Peniche, mas fica mais perto da Lourinhã).
O meu gosto tende para o surfcasting, era essa a pesca que fazia entre a comporta e vila nova de mil fontes. O trabalho lá me obrigou a mudar de ares.
Desde que me mudei não pesquei (mudanças, arrumar, desarrumar, enfim...) e finalmente estou livre para fazer umas jornadas deste desporto que me apaixona.

Gostaria de saber, se possível, quais as praias desta zona (lourinhã/peniche) onde é possível fazer um surfcasting em fundos de areia ou mistos (sem pedra em excesso, que permita pescar com linhas até ao 0.25 e onde não se perda material em demasia).
Para além disso, que tipos de especies são possiveis encontrar nestas águas, de forma a conseguir adaptar os iscos a utilizar.

Desde já o meu muito obrigado.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1397
  • Agradecido: 480 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Ajuda na zona
« Responder #1 em: 16:28 Sexta, 07 de Janeiro de 2022 »
Vieste de uma zona rica em peixe para uma zona "assim assim"  :hahaha: :hahaha: :LooooL2: :LooooL2:

De qualquer forma, na zona da lourinhã conheço pouco, provavelmente alguém te vai ajudar nessa zona entretanto.

Sobre peniche tens várias praias
Consolação/super tubos - bom para robalos/sargos, com tempo sul costuma ser melhor, os iscos mais usados andam pelo choco, sardinha e eventualmente algumas minhocas.
Praia norte (no google maps está sinalizada como Praia da Cova da Alfarroba), toda essa extensão de praia até ao baleal é bom, aparecem douradas, sargos e ocasionalmente robalos e corvinas. os iscos variam desde minhocas (americana/teagem/casulo), ameijoa, choco, caranguejo.
Depois do Baleal até ao Gronho (já perto da Foz do Arelho), tens imensa praia para explorar, sendo que entre o baleal e a almagreira é tendencialmente melhor para douradas e sargos e da almagreira até ao gronho é um nadinha melhor de robalos do que sargos e douradas.
Tens ainda a foz do arelho que tem imensos pesqueiros, tanto junto à aberta (douradas e robalos, tudo no seu tempo), como dentro da lagoa (excecional para douradas).

Isto apenas para teres uma ideia, mas compreendo que prefiras sitios mais próximo, mas se quiseres explorar já aí tens umas bases.
Qualquer questão dispõe.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19662
  • Agradecido: 1167 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na zona
« Responder #2 em: 19:17 Sábado, 08 de Janeiro de 2022 »

 O amigo António já te disse quase tudo, e, para mim todas as praias que ele disse ali na zona de Peniche são as melhores da zona mas do Baleal para cima até à Foz do Arelho ainda são melhores, quanto a mim.
 Agora aí no concelho da Lourinhã tens, de Porto Dinheiro até a Porto de Barcas e logo a seguir para norte tens a praia da Peralta, liga à praia do Areal e depois a Areia Branca, são areais onde saem uns peixes, falo de surfcasting ok.

 Aqui pelo Oeste saem bons peixes mas a frequência é bem menor do que na costa Alentejana, não tem nada a ver, eu também (agora nem tanto) costumava pescar mais na costa Alentejana que por aqui, cheguei a ir até Morgavel a seguir a S Torpes, da Comporta para baixo tira-se belos peixes.

 Força por aí  :fixe:
 

Offline Alexandre Duarte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lourinhã
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:41 Sexta, 07 de Janeiro de 2022
Re: Ajuda na zona
« Responder #3 em: 10:20 Terça, 11 de Janeiro de 2022 »
Quero, antes de mais, agradecer pelos conselhos dados.

No fim de semana passado fui dar uma volta pela zona para conhecer as praias, o mar maior e o vento, dificultaram um pouco a devida observação, mas deu para ter uma ideia.
Fui de Santa Rita até ao baleal.
Gostei da praia de santa rita, especialmente do canto mais a sul.
Do porto dinheiro e porto das barcas, gostei... Mas deu-me a sensação de ser um fundo misto, não?
Outra praia onde fui, foi ao zimbral e ao caniçal, também me pareceu fundo misto, dá para fazer um fundo nestas praias? Que especies se podem encontrar com mais frequencia nesta zona?

De resto, fui até à tal praia norte em peniche, aparenta boas condições, mas achei-a demasiado plana, com um pouco mais de mar é capaz de meter muito limo.

Por último, fui à ilha do baleal (é extremamente bonito, diga-se), na praia a norte da ilha é porreiro?

Peço desculpa por fazer tantas perguntas  :-\ :-\

Realmente a costa vicentina é muito muito boa de peixe, tanto em qualidade como quantidade.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mborges

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1038
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na zona
« Responder #4 em: 11:12 Terça, 11 de Janeiro de 2022 »
Amigo Alexandre

As praias do Oeste estão longe de dar o peixe em quantidade que a costa alentejana tem, mas é normal aparecerem todos os anos bons exemplares de robalos/douradas e alguma corvina perdida.

Eu arriscaria sempre mais a norte ( peniche inclusive para cima ) , pois penso que são praias mais produtivas, bem como se podem pescar muito mais vezes ( peniche permite a pesca quase sempre,...ou a norte , ou a sul - quando um lado está mau o outro está pescavel ), enquanto que na lourinha ou na zona de sta cruz , com ondulação alta e periodo acima de 10 ou 11 torna-se "impossivel" pescar.

Santa Rita a sul é uma praia agradável , mas muito ingrata , em 10 sessões , se calhar dá 7 grades , 2 peixitos,.....e uma pesca memorável !!!!

Grande abraço, votos de boas jornadas e bem vindo ao Oeste " agreste"

Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline telmomadeira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Agradecido: 34 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:43 Segunda, 25 de Agosto de 2014
Re: Ajuda na zona
« Responder #5 em: 14:13 Quarta, 12 de Janeiro de 2022 »
Boa tarde,
Aproveitando o tópico.
Estive na praia de Porto Dinheiro, está com alguma pedra no fundo, talvez se perca algum material.
Nas pedras do lado esquerdo, pareceu-me um bom pesqueiro para bóia ou chumbadinha, alguém conhece? Sabem se, nestas pedras, é bom para o sargo nesta altura do ano?
Obrigado
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19662
  • Agradecido: 1167 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na zona
« Responder #6 em: 14:56 Quarta, 12 de Janeiro de 2022 »

 A praia de Porto Dinheiro sempre teve pedras, embora espaçadas deixa-se lá algum material de vez em quando, vale mais ir para norte pelo areal e passar para o Zimbral, logo a seguir, para mim é bem melhor.
 Quanto ao lado esquerdo a malta faz lá pescas à bóia, mesmo andando mais para sul, pelas pedras até ao "caixão" aí é ou costuma ser uma boa zona para sacar uns sargos à bóia.

  :fixe:
 

Offline telmomadeira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Agradecido: 34 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:43 Segunda, 25 de Agosto de 2014
Re: Ajuda na zona
« Responder #7 em: 15:09 Quarta, 12 de Janeiro de 2022 »
Soares obrigado pela resposta.
Acha que nesta altura do ano já lá andam os Sargos?
 

Offline Alexandre Duarte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lourinhã
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:41 Sexta, 07 de Janeiro de 2022
Re: Ajuda na zona
« Responder #8 em: 13:10 Quinta, 13 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 A praia de Porto Dinheiro sempre teve pedras, embora espaçadas deixa-se lá algum material de vez em quando, vale mais ir para norte pelo areal e passar para o Zimbral, logo a seguir, para mim é bem melhor.
 Quanto ao lado esquerdo a malta faz lá pescas à bóia, mesmo andando mais para sul, pelas pedras até ao "caixão" aí é ou costuma ser uma boa zona para sacar uns sargos à bóia.

  :fixe:

A praia do zimbral e do caniçal são porreiras para pescar ao fundo? ou é um desperdício de material?
 

Offline Boundler

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 71
  • Agradecido: 20 vezes
  • Oeste Agreste
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:54 Domingo, 20 de Novembro de 2022
Re: Ajuda na zona
« Responder #9 em: 20:33 Segunda, 17 de Abril de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Quanto ao lado esquerdo a malta faz lá pescas à bóia, mesmo andando mais para sul, pelas pedras até ao "caixão" aí é ou costuma ser uma boa zona para sacar uns sargos à bóia.

  :fixe:

Saudações malta. Estou a "desenterrar" este tópico pois surgiu-me uma curiosidade. Quando se refere à zona do "caixão" quer dizer entre Porto Dinheiro e Valmitão?

Abraço malta
Oeste Agreste
The West Is Best
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19662
  • Agradecido: 1167 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na zona
« Responder #10 em: 17:46 Terça, 18 de Abril de 2023 »

 Sim, é isso mesmo, vais pelas rochas, se possível na vazia e consegues lá chegar, fiz isso muitas vezes, também se pode vir para norte partindo do Valmitão.

  Já agora, todas essas praias desde Porto Dinheiro até Porto de Barcas têm muita pedra, mesmo nas zonas de areal há sempre algumas pedras é o caso da Peralta.

 Força.  :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Boundler

Offline Boundler

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 71
  • Agradecido: 20 vezes
  • Oeste Agreste
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:54 Domingo, 20 de Novembro de 2022
Re: Ajuda na zona
« Responder #11 em: 01:50 Quarta, 19 de Abril de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Sim, é isso mesmo, vais pelas rochas, se possível na vazia e consegues lá chegar, fiz isso muitas vezes, também se pode vir para norte partindo do Valmitão.

  Já agora, todas essas praias desde Porto Dinheiro até Porto de Barcas têm muita pedra, mesmo nas zonas de areal há sempre algumas pedras é o caso da Peralta.

 Força.  :fixe:

Apesar de ser a minha zona, desconhecia ser esse o nome 😃
Sim é uma zona com muita pedra, muita corrente, muito mar forte, é sempre difícil encontrar um dia bom para a pesca, no meu caso, pesca à bóia. É sofredor... 😀
Abraço e obrigado pelo esclarecimento.
Oeste Agreste
The West Is Best
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1038
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na zona
« Responder #12 em: 08:58 Quarta, 19 de Abril de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Sim, é isso mesmo, vais pelas rochas, se possível na vazia e consegues lá chegar, fiz isso muitas vezes, também se pode vir para norte partindo do Valmitão.

  Já agora, todas essas praias desde Porto Dinheiro até Porto de Barcas têm muita pedra, mesmo nas zonas de areal há sempre algumas pedras é o caso da Peralta.

 Força.  :fixe:

Apesar de ser a minha zona, desconhecia ser esse o nome 😃
Sim é uma zona com muita pedra, muita corrente, muito mar forte, é sempre difícil encontrar um dia bom para a pesca, no meu caso, pesca à bóia. É sofredor... 😀
Abraço e obrigado pelo esclarecimento.


O " caixão" é uma pedra rectangular que fica sensivelmente a meio de Porto Dinheiro e Valmitão , sendo que fica semi ilhada na maré vazia , sendo um pesqueiro avançado ( cuidado com a subida da maré , é necessário garantir a segurança e passar para terra firme ).

Nunca lá pesquei mas é um pesqueiro de bóia afamado  , penso que neste momento é melhor ir por valmitão do que por porto dinheiro , o ano passado tentei lá ir pelo lado de porto dinheiro e desisti visto ter havido n derrocadas da arriba , cortando em muitos pontos o carreiro que existia.

Espero ter ajudado , um abraço
Trindade , o gradeiro do Oeste
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Boundler

Offline Boundler

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 71
  • Agradecido: 20 vezes
  • Oeste Agreste
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:54 Domingo, 20 de Novembro de 2022
Re: Ajuda na zona
« Responder #13 em: 21:36 Quarta, 26 de Abril de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Sim, é isso mesmo, vais pelas rochas, se possível na vazia e consegues lá chegar, fiz isso muitas vezes, também se pode vir para norte partindo do Valmitão.

  Já agora, todas essas praias desde Porto Dinheiro até Porto de Barcas têm muita pedra, mesmo nas zonas de areal há sempre algumas pedras é o caso da Peralta.

 Força.  :fixe:

Apesar de ser a minha zona, desconhecia ser esse o nome 😃
Sim é uma zona com muita pedra, muita corrente, muito mar forte, é sempre difícil encontrar um dia bom para a pesca, no meu caso, pesca à bóia. É sofredor... 😀
Abraço e obrigado pelo esclarecimento.


O " caixão" é uma pedra rectangular que fica sensivelmente a meio de Porto Dinheiro e Valmitão , sendo que fica semi ilhada na maré vazia , sendo um pesqueiro avançado ( cuidado com a subida da maré , é necessário garantir a segurança e passar para terra firme ).

Nunca lá pesquei mas é um pesqueiro de bóia afamado  , penso que neste momento é melhor ir por valmitão do que por porto dinheiro , o ano passado tentei lá ir pelo lado de porto dinheiro e desisti visto ter havido n derrocadas da arriba , cortando em muitos pontos o carreiro que existia.

Espero ter ajudado , um abraço

Já sei! Já sei qual é a pedra 🍻 mas de facto desconhecia ser esse o nome. 😃
É verdade, no presente e após as derrocadas dos últimos tempos, neste momento está complicado passar por Porto Dinheiro, não é impossível mas diria, com algum risco. A entrada por Valmitão é de facto a melhor.
Um grande abraço e obrigado por ajudarem.
Abraço malta. ,🍻
Oeste Agreste
The West Is Best
 

 

* Tópicos Recentes

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [Hoje às 15:19]

Carreto para pesca pião em altura por voron [Hoje às 15:04]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]