collapse

Autor Tópico: Gosto de pesca - e agora?  (Lida 3222 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #30 em: 15:11 Quarta, 12 de Janeiro de 2022 »
Atenção que essas bolas que usaste não é engodo.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline jnpires94

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:15 Segunda, 27 de Dezembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #31 em: 11:58 Segunda, 17 de Janeiro de 2022 »
Amanhã vou dar mais uma tentativa no mesmo local, a barragem do cabril.

Para alem do asticot que engodo me aconselham a comprar/fazer?

Para além disso vou mudar muito mais frequentemente de asticot e verificar a profundidade.
 

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 189
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #32 em: 21:56 Segunda, 17 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Amanhã vou dar mais uma tentativa no mesmo local, a barragem do cabril.

Para alem do asticot que engodo me aconselham a comprar/fazer?

Para além disso vou mudar muito mais frequentemente de asticot e verificar a profundidade.


so por curiosidade, que anzois tens? estou mesmo a estranhar nao teres apanhado nada
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline jnpires94

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:15 Segunda, 27 de Dezembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #33 em: 19:19 Terça, 18 de Janeiro de 2022 »
Hoje voltei ao mesmo sítio e o resultado foi o mesmo. Os anzóis que tenho são 16. Serão grandes demais? Hoje andei com uma boia de 1.2g. É demais?

Hoje mudei o engodo e a forma como o lancei para a água. Comprei engodo específico para carpas, juntei algum asticot e fiz umas bolas maiores que atirei para a zona da boia no início e depois fui lançando bolas mais pequeninas.

Também mudei sempre o asticot do anzol sempre que tirava a cana da água.

Valeu pelo almoço e por mais umas horas bem passadas sem uma ponta de vento.

Agora venham os peixes
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #34 em: 20:21 Terça, 18 de Janeiro de 2022 »
Tens pescado no mesmo sítio ?

Tenta mudar a distância a que pescas, se pescas curto aumenta a distância para a frente , se pescas longe tenta perto.

Não te esqueças de fisgar asticot como te disse, 6 chegam de cada vez e atenção a altura do isco, baixa até pescares a raspar o fundo.

Que medida tem a baixada do anzol ?

Os chumbos estão espaçados na madre para a linha se apresentar o mais direita possível ?

E vai trabalhando, quero dizer para ires mudando as coisas se não houver toques.

A medida do anzol está porreira ( 16)

Já agora sabes +- a que profundidade estás a pescar ?
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline jnpires94

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:15 Segunda, 27 de Dezembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #35 em: 22:41 Terça, 18 de Janeiro de 2022 »
As duas vezes que fui foi exatamente no mesmo sitio. Mas a barragem é tão grande que de certeza que posso encontrar outro local onde pescar.

Com a cana de 4 metros direta, diria que estou sempre a pescar entre os 4 e 5 metros e não consigo ir mais longe.

Desta vez sondei o fundo e ajustei a altura da boia para estar a pescar no fundo.

Na linha de hoje só tinha 2 chumbos. um mais pequeno e um de maior dimensão, mas espaçados entre si.

Pelas minhas contas estou a pescar por volta dos 2 a 2,5m de profundidade.
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #36 em: 23:40 Terça, 18 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na linha de hoje só tinha 2 chumbos. um mais pequeno e um de maior dimensão, mas espaçados entre si.

 A que distancia está o chumbo do anzol- pelo menos deverá ter 20cm de espaçamento do anzol ao primeiro chumbo - a partir daí começa a colocar os chumbos pela madre acima. Atenção aos tamanhos, quanto mais pequenos melhor. Tamanhos 6 e 7 são preferíveis :    Tipo isto :

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Se precisares usa mais quantidade de chumbos, os que precisares para que a boia fique bem calibrada. É preferivel mais quantidade do que 2 ou 3 de maior dimensão e sempre ajuda a manter a linha direita dentro de água.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

As duas vezes que fui foi exatamente no mesmo sitio.

Com a cana de 4 metros direta, diria que estou sempre a pescar entre os 4 e 5 metros e não consigo ir mais longe.

Pelas minhas contas estou a pescar por volta dos 2 a 2,5m de profundidade.


Eu diria que a maior dificuldade estará aí. 4 metros da margem e de inverno não é bem o que se pretende ,

Se puderes muda de local para onde tenhas mais profundidade, podes não pescar longe mas tens profundidade para que eles entrem .
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #37 em: 10:08 Quarta, 19 de Janeiro de 2022 »
Penso que o melhor para te ajudar será procurares ou um local que saibas que tem peixes, em que os possas ver, ou indicações que há peixe pela zona. Ou então quando puderes procura pescar junto de alguém. Mete conversa, diz que és novo na pesca ou podes mesmo ficar só a observar como fazem. Mas claro, vais apanhar malta simpática e outros que olham logo de lado.

Mas no meu entender a melhor solução era mesmo arranjar um sitio com águas limpas que tenha uns robaquinhos ou algum peixe do género e treinares primeiro a esses peixes. Até porque com uma cana de 4m a pescar numa barragem vais ter poucos locais onde estás a pescar eficazmente.

Procura antes um riacho, uma ribeira ou então um local na barragem mas que tenha tipo um recanto mais fundo ou uma zona onde vês esses pequenos peixes. Assim que meteres lá as bolas de engodo eles aparecem logo.

Se és da zona de Coimbra tens aí muito sitio onde vais encontrar os tais robacos ou as perca-sol se houverem ... Qual é a zona para onde te podes deslocar?
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #38 em: 10:13 Quarta, 19 de Janeiro de 2022 »
Voltei a ver a tua primeira mensagem. Se ja te ajeitares com cana e carreto também podes comprar uma amostra rigida ou uma medalha e pescas ao achiga no teu barco.

Lanças paralelo às margens e recuperas a amostra. Primeiro lança para perto de ti e puxa para veres qual a velocidade de recuperação que impinge o melhor trabalhar da amostra.

Outra ideia que puderá funcionar. Se tiveres o barco numa daquelas marinas, normalmente por baixo mete sempre uns peixes. Podes experimentar aí com a boia. Nem precisas de engodo. Deixas cair uns asticots e metes a boia no sitio.  Costuma aparecer uns peixitos e até um achiga ou outro mais pequeno
 

Offline jnpires94

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:15 Segunda, 27 de Dezembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #39 em: 11:55 Quinta, 20 de Janeiro de 2022 »
Antes de mais obrigado a todos pela ajuda.

Vou tentar encontrar outros locais dentro daquilo que são as minhas deslocações diárias em trabalho. Ando sempre entre a zona do porto/aveiro/coimbra, sendo que por vezes vou tambem para o interior guarda/castelo branco/portalegre.

Dentro destas rotas vou tentar encontrar uns rios/lagos de mais pequenas dimensões em que a minha cana seja mais adequada. Lembram-se de alguma?

Vou mudar também a montagem utilizando pesos mais pequenos e mais espaçados.

O objetivo para já era ganhar alguma pratica e conhecimento antes de chegar a época do barco. Aí sim virar-me para os achigãs na barragem com o barco.
 

Offline HenriqueVFL

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
  • Agradecido: 3 vezes
  • A trabalhar á noite e a pescar durante o dia
    • Abrantes
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:55 Segunda, 24 de Setembro de 2018
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #40 em: 16:40 Quinta, 20 de Janeiro de 2022 »
Bom dia!

Não sei por acaso chegou á conversa ou não, mas tens sempre um bom canal de Youtube Português, o Hrod Fishing, neste canal tens de todas as formas de pesca, os vídeos são de boa qualidade e o homem não é nada mau a explicar as coisas, experimenta: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Acerca da modalidade a praticar, sinceramente acho que já disseram tudo, experimenta um pouco de todas para veres a que mais gostas. No inverno a pesca torna-se um pouco mais chata, com as temperaturas baixas o peixe fica menos ativo, apesar de todas as minhas melhores pescarias terem sido feitas no inverno, mas não passa de uma questão de sorte.

No inverno por norma tenho melhores resultados quando vou lá para baixo para a zona de Ponte Sor, Alqueva, Maranhão, não sei se é por causa da temperatura ou pode ser só por causa do local, mas da zona centro para cima nunca tive grande sorte fora do verão.

Tal como os nosso colegas referiram, não gastes muito até perceberes o que realmente gostas, uma cana ou carreto para pescar á amostra/vinil não tem nada parecido com uma cana para pescar á boia. Ainda posso dizer que grande parte do equipa que estou a usar era do meu amado avô, que me meteu o vício de ir á pesca quando nem 10 anos tinha.

Também sou um pouco novato nisto, tenho 21 anos, pesco desde que criança mas só comecei a pescar quase todas as semanas á uns 3 anos e posso dizer que é dos melhores desportos para a tua saúde mental.

Uma boa dica que posso dar é experimenta diferentes montagens caso não estejas a apanhar peixe. Aprendi isto ao fim de pescar em vários sítios. Há dias que podes apanhar uma grade se tiveres a pescar ao fundo mas que se mudares para uma boia podes encher a rede. Adapta-te sempre ao local onde estás e se estiveres num local novo, experimenta várias montagens até encontrares a certa pare esse local.

Se quiseres mais informação sobre como encontrares pesqueiros ou que montagens usar, vou-te deixar aqui uma ligação de um site bem fixe que tem um mapa onde podes ver vários pesqueiros, que tipo de espécies pode lá encontrar e a montagem que deves usar: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre .

Se tiveres dúvidas também sobre quais especies podes capturar, toma lá uma ligação do ICNF que diz tudo desde de tamanhos mínimos a nomes das espécies: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre.

Também te vou deixar aqui um catálogo de peixes que mostra modelos das várias espécies para as poderes identificar melhor: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Desejo-te uma boa iniciação! E que tenhas grandes pescarias!

Atenciosamente,
Henrique Lopes

 

Offline jnpires94

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:15 Segunda, 27 de Dezembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #41 em: 20:59 Segunda, 14 de Fevereiro de 2022 »
Mais uma vez obrigado a todos pela vossa ajuda. Ultimamente o tempo não tem sido muito e quando tive tempo não consegui encontrar asticot na zona.

Entretanto fui à garagem do avô e encontrei umas coisas engraçadas e que me fizeram ter mais umas duvidas, que vos apresento abaixo.

Será possivel/viável reutilizar alguma destas canas/conjuntos na pesca com amostra ou à boia em rio?

Têm algum valor financeiro?

Os carretos estão funcionais, pelo que julgo que com uma limpeza/lubrificação vão ao sitio.

Digam de vossa justiça.
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #42 em: 09:08 Terça, 15 de Fevereiro de 2022 »
Pelas fotos parece dar para aproveitar a silstar. talvez para a modalidade do spinning aos achigas. Os carretos se estiverem a funcionar dá para desenrascar. mas hoje em dia arranjas um melhor por 10 ou 15€. Inclusive nas fotos alguns pareciam apresentar sinais de corrosão
 

Offline Cesar Dias

Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #43 em: 10:10 Terça, 15 de Fevereiro de 2022 »
Os carretos parecem ter sinais de corrosão considerável, talvez já não sejam de confiar na sua resistência!
Além disso, as bobines parecem um pouco danificadas, o que irá "coçar" a linha na saída e consequentemente ir danificando a linha com o uso!

Mas isto de material de pesca do avô, tem sempre algum valor sentimental :)
Escolher um ou mais conjuntos que estejam um pouco melhor, limpar e tratar, fica sempre bem lá em casa junto ao restante material de pesca.

Digo eu, que sou um pouco sentimentalista quanto a coisas antigas de família :)
« Última modificação: 10:13 Terça, 15 de Fevereiro de 2022 por Cesar Dias »
Cumprimentos,
César
 

 

* Tópicos Recentes

Pedido de informações por Ricardo Pepino [21:44 Quinta, 25 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Bruno87 [20:43 Quinta, 25 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por ze carlos [17:53 Quinta, 25 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [09:46 Quinta, 25 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]