collapse

Autor Tópico: Gosto de pesca - e agora?  (Lida 3237 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jnpires94

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:15 Segunda, 27 de Dezembro de 2021
Gosto de pesca - e agora?
« em: 14:44 Segunda, 27 de Dezembro de 2021 »
Boa tarde, dia ou noite a todos,

Sou completamente novo nestas andanças, sendo que a única experiência que tenho é de umas leituras na net.

Tenho um barco na barragem da Aguieira e gostava de começar a "aproveitar" mais o tempo por aqueles lados, tendo assim surgido o gostinho pela pesca. Problema... Não percebo nada nem conheço quem perceba, esperando então que me ajudem a esclarecer as minhas duvidas.

Primeiro sei que tenho que ter uma licença, tirada no multibanco. Mas qual?

Depois que tipo de peixe posso esperar pescar e qual o método mais aconselhado?

Terceiro qual um bom conjunto para me iniciar que me permita evoluir e onde posso encontrar na Zona de Coimbra?

Estas são as principais duvidas, com a certeza que muitas mais irão aparecer num futuro próximo.

Obrigado a todos 
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6413
  • Agradecido: 1419 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #1 em: 14:50 Segunda, 27 de Dezembro de 2021 »
Tenho para mim que o melhor método nestes casos, será arranjar um ou mais companheiros que te mostrem o que tens à disposição. Que te emprestem uma cana para ir experimentar, e vais percebendo o que queres, para depois poderes fazer as compras que te interessam.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 191
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #2 em: 15:45 Segunda, 27 de Dezembro de 2021 »
Dentro da pesca existem várias modalidades. Tens pesca com amostra, tens pesca ao fundo, com boa, etc. Eu comecei com uma cana simples da decathlon e fui aprendendo. Gastei 35 euros e fui comprando umas amostras. De momento pesco mais ao fundo, mas foi só para dar a ideia como comecar
 A decathlon tem conjuntos de pesca que permitem uma pesca leve ao fundo e pesca com amostra. Recomendo um desses para começarea e veres o que gostas de fazer. (alguns conjuntos têm amostras + montagem com chumbadinha + montagem com bóia) ficas logo com oportunidade de esperimentar as várias modalidades! Claro que o material não é o melhor do mundo como é óbvio, mas dá para teres uma ideia até perceberes que pesca é que queres praticar.
Este desporto é muito porreiro e uma maneira excelente de passar o tempo. Bem vindo a estas lides :)

EDIT :Numa pequena pesquisa encontrei este por exemplo. Tens tudo para experimentar de tudo um POUCO (não recomendo que gastes muito até perceberes de que maneira preferes pescar)
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 15:49 Segunda, 27 de Dezembro de 2021 por WilsonQuasepescador »
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline jnpires94

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:15 Segunda, 27 de Dezembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #3 em: 10:13 Quarta, 29 de Dezembro de 2021 »
Esse conjunto que mostras parece ser um ponto de partida para começar com um investimento baixo e começar a descobrir este mundo.

Há algum canal de youtube ou tópicos aqui no fórum que me aconselhem a ler?

Para além do conjunto que mais coisas imprescindíveis devo ter na minha mala de pesca?

Se houver por aqui alguém de Coimbra com vontade de ajudar fico agradecido!
 

Offline Cesar Dias

Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #4 em: 11:18 Quarta, 29 de Dezembro de 2021 »
Bom dia.

Para uns peixinhos e baixo custo, basta uma cana de pesca direta e uma montagem com boia muito leve... Umas 0.40gr ou 0.60gr.
Um pouco de engodo barato e uma caixinha de asticot.
E ir aos alburnos/abletes.
São peixes pequenos, parecidos com sardinhas e há praticamente em todas as massas de água do país em grandes cardumes.

Em locais com alguma pedra ou galhos na água, também caem uns achigãs, percas sol, etc.
No verão passado, a filha e a prima tiraram na albufeira de Idanha um achigã pouco mais de palmo cada uma, só com asticot e sem engodo.

Foi assim que iniciei a minha filha 😁
Cana, montagem com a bóia, asticot e engodo, não deve gastar mais de 10 EUR.

Enquanto isso, vai ponderando outras modalidades de pesca.... Que são mais que muitas!
O difícil é começar a entrar e perceber o mundo da pesca, mas depois de começar, tudo parece ser mais simples 🙂

O chato é que nesta altura do ano, não andam os cardumes muito nas margens. Pelo menos por aqui!
Mas assim que o tempo começa a aquecer, eles começam também a verem-se nas zonas mais calmas e de pouca profundidade.
Nessa altura consegue passar um bom bocado a tirar uns atrás de outros 😉

Apenas mais uma sugestão de um método de pesca muito simples e eficaz para iniciação 👍

Há um canal de YouTube de um pecador de Coimbra. A pescar essencialmente no mondego.
Tenho que procurar, pois não me recordo do nome do canal.
« Última modificação: 11:28 Quarta, 29 de Dezembro de 2021 por Cesar Dias »
Cumprimentos,
César
 

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 191
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #5 em: 11:46 Quarta, 29 de Dezembro de 2021 »
Canais em português não conheço nenhum. Em inglês (USA)  tens o 1rod1reel (água doce) e o Hey Skipper (água salgada). Atenção que a maneira de pescar em água salgada é bem diferente da de cá, no caso da água doce é mais ou menos a mesma coisa.
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 191
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #6 em: 11:55 Quarta, 29 de Dezembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esse conjunto que mostras parece ser um ponto de partida para começar com um investimento baixo e começar a descobrir este mundo.

Há algum canal de youtube ou tópicos aqui no fórum que me aconselhem a ler?

Para além do conjunto que mais coisas imprescindíveis devo ter na minha mala de pesca?

Se houver por aqui alguém de Coimbra com vontade de ajudar fico agradecido!

Se fores direcionado para as achegas, com amostra, uns vinis, um ou 2 crqnkbaits, um spinner bait... Requer mais investimento claro... Se fores aos ablete como diz o César, ter uma boazinha leve, é ter um desembuchador, que os peixes pequenos têm tendência a engolir tudo, depois vês te à rasca para tirar os anzois
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline Cesar Dias

Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #7 em: 13:26 Quarta, 29 de Dezembro de 2021 »
Viva.

Já o encontrei de novo 🙂
Procura no YouTube por "Ribeiro fishing"
Ele tem por lá uns métodos simples de pesca no mondego. 👍

E sim.
Os alburnos quando se atiram aos asticot, muitas vezes vão com a vontade toda e o desembuchador é essencial.
Mas só acrescenta 1 ou 2 EUR a fatura 🙂
« Última modificação: 13:30 Quarta, 29 de Dezembro de 2021 por Cesar Dias »
Cumprimentos,
César
 

Offline jnpires94

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:15 Segunda, 27 de Dezembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #8 em: 10:37 Quinta, 30 de Dezembro de 2021 »
Estive a ver uns vídeos dessa malta que falaram e estou a ficar entusiasmado com a ideia.

Estou a tentar perceber entre uma pesca direta e uma montagem para o achigã.

Conhecem alguma loja em Coimbra em que possa esclarecer as minhas dúvidas?

 

Offline Ruiacc

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 128
  • Agradecido: 30 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:55 Terça, 11 de Setembro de 2018
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #9 em: 11:06 Quinta, 30 de Dezembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Estive a ver uns vídeos dessa malta que falaram e estou a ficar entusiasmado com a ideia.

Estou a tentar perceber entre uma pesca direta e uma montagem para o achigã.

Conhecem alguma loja em Coimbra em que possa esclarecer as minhas dúvidas?



Se podem ajudar não sei mas em Coimbra tens a loja atrás do banco de Portugal na Portagem e outra no bairro do loreto, não sei se sabes onde é....
 

Offline Cesar Dias

Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #10 em: 12:05 Quinta, 30 de Dezembro de 2021 »
Bom dia.

Tens também um canal YouTube inglês chamado "easy fishing". O autor faleceu no inicio deste ano (2021)! 😔

Apesar de ele usar com muita frequência os canais e lagos, muito do que ele lá explica, pode ser aplicado por cá 😉
Cumprimentos,
César
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1055 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #11 em: 19:49 Quinta, 30 de Dezembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
... Se fores aos ablete como diz o César, ter uma boazinha leve, é ter um desembuchador, que os peixes pequenos têm tendência a engolir tudo, depois vês te à rasca para tirar os anzois


Para evitar que isso  aconteça usem anzóis grandes.

um numero 10 de preferência com haste longa, vão ver que nem tocam no desenbuchador.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline jnpires94

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:15 Segunda, 27 de Dezembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #12 em: 10:49 Sexta, 31 de Dezembro de 2021 »
Antes de mais obrigado a todos pelas mensagens e ajuda. História engraçada, fui falar com o meu pai sobre esta minha ideia e ele recordou-me que já tinha feito umas brincadeiras de pesca com os amigos no passado, que inclusivamente ainda tinha algum material.

Penso que para a pesca direta de boia estou minimamente orientado, ou nada disto se pode reutilizar pelo tempo que tem?

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ruiacc

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 191
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #13 em: 12:09 Sexta, 31 de Dezembro de 2021 »
Boas relíquias hahaha. O fio, todo ele é mtmt grosso. De resto tudo funciona.  Testa a bóia a ver se ela fica direitinha e acho que tas orientado.
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline Cesar Dias

Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #14 em: 12:55 Sexta, 31 de Dezembro de 2021 »
Viva.
O fio, independentemente do diâmetro com 20 anos... Já deve estar em mau estado! Não estará "estaladiço"... Quebrar ao mínimo esforço?

Mas consegues arranjar as montagens prontas a usar, com fio, boia e chumbinhos e com boa qualidade.
E não são muito caras... As que uso com a minha filha custam a volta de 2/2.5 EUR. Mais para a frente vais querer se tu a fazer as montagens com os teus próprios requisitos... Mas uma coisa de cada vez 👍

Ao Peixito pequeno na pesca direta, tenho, se não estou em erro 0.20 na linha principal, e o pedaço onde está o anzol anda nos 0.14/0.16. uns 30cm se não estou em erro.
Como não tenho jeito para empatar anzóis pequenos, compro já montados com essa ponta de fio. 🙂
Cumprimentos,
César
 

 

* Tópicos Recentes

Daiwa ou VEGA por FilipePC [23:28 Domingo, 05 de Maio de 2024]

Comprar barco por AlvaroAlves98 [22:44 Domingo, 05 de Maio de 2024]

Okuma por Paulo1973 [20:02 Domingo, 05 de Maio de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [19:33 Domingo, 05 de Maio de 2024]

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por soparameenterter [18:29 Domingo, 05 de Maio de 2024]

Silicone em spray Lidl por Xenas [14:28 Domingo, 05 de Maio de 2024]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Zagaia [11:10 Domingo, 05 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [00:46 Domingo, 05 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por voron [15:04 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]