collapse

Autor Tópico: Gosto de pesca - e agora?  (Lida 3219 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ruiacc

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 128
  • Agradecido: 30 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:55 Terça, 11 de Setembro de 2018
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #15 em: 13:31 Sexta, 31 de Dezembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Antes de mais obrigado a todos pelas mensagens e ajuda. História engraçada, fui falar com o meu pai sobre esta minha ideia e ele recordou-me que já tinha feito umas brincadeiras de pesca com os amigos no passado, que inclusivamente ainda tinha algum material.

Penso que para a pesca direta de boia estou minimamente orientado, ou nada disto se pode reutilizar pelo tempo que tem?



A casa atrás do banco de portugal na portagem de que falava, é essa da tabela de marés.
Ainda tenho umas cortiças dessas para guardar os estralhos.
Quando estava aí, pescava com 0.12, 014 e 0.16.. O fio que tens também sou da opinião que já tem anos a mais ;)

 Bom ano!
 

Offline jnpires94

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:15 Segunda, 27 de Dezembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #16 em: 12:22 Quinta, 06 de Janeiro de 2022 »
Já estou a começar e entrar no esquema, depois de umas horas perdidas a ler e ver uns videos na internet. Pela compilação de tudo acho que vou precisar de:
- Fio entre 0,16 e 0,20
- Uma (ou mais) boia/ montagem com anzol nr16, boia para barragem e cerca de 0,40g
- Alicate e tesoura para cortar o fio
- Desembuchador
- Isco

Se houver alguma coisa que acham que falta ou que estou a ver mal avisem.

Qual o melhor isco para me iniciar nestas condições?

Como faço ao certo para verificar a profundidade do local onde vou pescar? Já vi alguns vídeos mas não percebo nada 
 

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 189
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #17 em: 17:15 Quinta, 06 de Janeiro de 2022 »
isco asticot.

Em relação à profundidade tambem vou esperar os comentarios (sempre que pesquei à boia foi em sitios com fundura pela cintura. Também nao sei xD)
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline Cesar Dias

Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #18 em: 18:10 Quinta, 06 de Janeiro de 2022 »
Para determinar a profundidade, usas uma "sonda", que é basicamente um chumbo em forma de mola que prende ao anzol, ou uns chumbos em forma de cone, com uma área onde espeta o anzol em cortiça ou outro material.

Coloca-se a sonda no anzol, a bóia a uma distância que nos pareça ser a profundidade do local e mete-se na água.
Se a bóia ficar toda submersa, quer dizer que é ainda mais fundo.. sobe-se mais a bóia e tenta-se de novo até acertar na distância. Quando a bóia ficar na posição correta, a distância da bóia ao peso/sonda é a profundidade do local.
Tiras a sonda e ajustas a bóia para o isco ficar a profundidade que queres.

As sondas são algo como isto:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Ou isto:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cumprimentos,
César
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AndréCosta

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 189
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #19 em: 13:29 Sexta, 07 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para determinar a profundidade, usas uma "sonda", que é basicamente um chumbo em forma de mola que prende ao anzol, ou uns chumbos em forma de cone, com uma área onde espeta o anzol em cortiça ou outro material.

Coloca-se a sonda no anzol, a bóia a uma distância que nos pareça ser a profundidade do local e mete-se na água.
Se a bóia ficar toda submersa, quer dizer que é ainda mais fundo.. sobe-se mais a bóia e tenta-se de novo até acertar na distância. Quando a bóia ficar na posição correta, a distância da bóia ao peso/sonda é a profundidade do local.
Tiras a sonda e ajustas a bóia para o isco ficar a profundidade que queres.

As sondas são algo como isto:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Ou isto:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


nao entendi muito bem, podes explicar melhor?
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline Cesar Dias

Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #20 em: 14:27 Sexta, 07 de Janeiro de 2022 »
Um pequeno "boneco" 😁

No boneco 1 a distância da bóia a sonda é inferior a profundidade.
No boneco 2 a distância da bóia a sonda é exatamente a profundidade.

As bóias podem ser deslocadas ao longo do fio até ficar como no boneco 2

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Cumprimentos,
César
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: WilsonQuasepescador

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 189
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #21 em: 18:05 Sexta, 07 de Janeiro de 2022 »
ah, okay, muito fixe. Grande engenhoca hehehe. Já agora, só naquela, podemos fazer esse serviço com uma chumbada nao?
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline Cesar Dias

Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #22 em: 20:44 Sexta, 07 de Janeiro de 2022 »
A sonda é mais prática de colocar e tirar da montagem que se vai usar na pesca.👍
Cumprimentos,
César
 

Offline jnpires94

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:15 Segunda, 27 de Dezembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #23 em: 11:17 Segunda, 10 de Janeiro de 2022 »
Antes de mais muito obrigado pela ajuda da sonda. Esse desenho está ao nível de muitas galerias de arte. Hoje já vou às compras com o objetivo de amanha ter a minha primeira experiência. Vou trabalhar para a zona da sertã e estou a pensar dar um saltinho à barragem do cabril.

Será que vale a pena ou por ser numa altura de inverno haverá muito menos atividade e não apanho nada?

Da parte da tarde já vou construir a minha mala de pesca e tentar não me esquecer de nada. Façam figas!!
 

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 189
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #24 em: 11:35 Segunda, 10 de Janeiro de 2022 »
vá, depois mostra uma foto do peixinho à malta. Bons lances!
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #25 em: 13:24 Segunda, 10 de Janeiro de 2022 »
Boas ajudando aqui a festa, penso que de facto essa será a melhor maneira de iniciar a pesca, mas para ires aguçando o apetite pela pesca vê videos de malta que pesca pela zona de coimbra. Deixo em baixo algumas páginas que sigo.

Youtube - Hrodfishing, Ribeiro fishing, Andrematos fishing (meu). Procura também por carpfishing na aguieira.

Facebook e Instagram - Buzzbait fishing team ( penso que também têm youtube)
 

Offline Cesar Dias

Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #26 em: 22:17 Segunda, 10 de Janeiro de 2022 »
Nesta altura está um pouco frio!
No sábado passado,e só para tirar teimas, fiz uma pausa de 1h num local onde até ao início do outono se conseguem tirar alburnos as dezenas em pouco tempo!
No sábado saiu  apenas uma pequena tainha de menos de palmo!
Quando o tempo voltar a aquecer, os alburnos voltam a aproximar das margens em grandes cardumes 🙂

Cumprimentos,
César
 

Offline jnpires94

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:15 Segunda, 27 de Dezembro de 2021
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #27 em: 19:02 Terça, 11 de Janeiro de 2022 »
Hoje em jeito de blog:

Ontem la fui eu à noite à decathlon onde comprei a sonda, os desembuchadores , duas montagens com boia 0,6g e anzol 16, 1 caixa de asticot de 150g, umas pellets com cheiro a morango é uma tesoura, tudo para preparar a grande pescaria de hoje.

Depois de uma noite entusiasmado e de uma manhã que custava a passar lá chegou a hora de ir ao multibanco tirar a licença e dar o primeiro passo na tarde de pesca.

Dirigi-me até à ilha da barragem do cabril, que parecia quase não ter água, e no meio de êxtase e vento la consegui acoplar a montagem à cana que tenho, tendo em conta o comprimento. Carreguei as coisas na mão e estava na hora de me dirigir à água.

Assim que cheguei deitei logo duas bolachas grandes do cheiro a morango para dentro de água, enquanto preparava o asticot. Lá consegui meter o bichinho no anzol e estava tudo pronto. Arranjei um sítio para me sentar e meti a boia na água. Fui lançando o engodo de morango em bolinhas mais pequeninas e o vento era tanto que deitava a boia num sítio e passado 30 segundos estava a ter que a tirar ou arrastar de novo para o sítio onde queria.

Ao fim de algum tempo la senti qualquer coisa a puxar, e fartei-me de puxar até perceber que o anzol estava preso no fundo. A única coisa que apanhei foi mesmo a francesinha ao almoço, e boa que estava :D

Algumas perguntas:
Quando está assim vento é melhor tirar da água a boia e voltar a “lançar” ou arrastar?

Ao fim de algum tempo se nada picar devemos substituir o asticot do anzol?

Que outros engodos posso eu usar? Ou o melhor é comprar as farinhas e fazer o próprio engodo?

Esqueci-me de usar a sonda no meio de tanta excitação, pode ter sido por isso que não apanhei nada?

Fiquei aqui com algumas dúvidas mas muita vontade de voltar para experimentar de novo, mesmo tendo sido uma pedra o único fruto. Apesar de tudo passei ali um bom bocado junto à natureza e ainda recolhi o lixo que outros pescadores la deixaram, ansioso para o primeiro peixe.
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #28 em: 19:33 Terça, 11 de Janeiro de 2022 »
Se a pesca é á boia

Podes arrastar a montagem se problema nenhum

Nunca deixes muito tempo o asticot na água, eles morrem e já não são tão eficazes. De cada vez que retirares a montagem da água troca de bicho.

Tens lojas que vendem isco para água doce, carpas , barbos,  bogas, alburnos etc , na minha opinião não vale a pena fazer.

Tens de sondar tanto para conhecer o fundo como para saberes a que profundidade estás e queres pescar.

Ao lançares as bolas de engodo vai tendo atenção ao vento. para que lado corre e se até dentro de água o engodo vai para o fundo ou para o lado. Podes ter de engodar mais á direita ou esquerda de onde estas a pescar, pois podes estar a engodar para um sítio e a pescar meio metro ao lado por ex.

Experimenta ir colocando o isco meio metro para cada lado quando estiver vento

Bons momentos
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Gosto de pesca - e agora?
« Responder #29 em: 09:15 Quarta, 12 de Janeiro de 2022 »
Conheces algum sitio com água limpa onde consigas ver os peixes? Normalmente esses sitios são melhores, não para pescar, porque o peixe é muito mais desconfiado ( se tu o vês, eles veem-te a ti), mas porque num sitio de águas limpas consegues perceber melhor como tudo funciona, como se porta as bolas de engodo quando batem na água, se o estralho fica direito ou ganha seio, poderás conseguir ver como o peixe come, se andarem lá os gobios até os tiras de certeza.

 Ganhas toda uma visualização daquilo que depois vais fazer na barragem onde não vês o que se passa por baixo
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:07]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]