collapse

Autor Tópico: Pesca com amostra no rio/barragem  (Lida 1879 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline samuelfaria719

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Terça, 14 de Dezembro de 2021
Pesca com amostra no rio/barragem
« em: 21:11 Terça, 14 de Dezembro de 2021 »
Boa noite a todos
Quero montar o meu primeiro conjunto para pesca com amostra e estou indeciso em várias coisas que vou explicar aqui.
Para cana estava pensar numa SHIMANO FX XT 1.80m/3-14g ou 2.10m/10-30g
Carreto tenho aqui vários na mesma faixa do preço, cerca de 50€ neles todos, eu gostava de ter uma cena com qualidade mas também que não seja muito cara.
Shimano Sienna RE 4000, Shimano Catana FD 4000/HG, Shimano RC 4000, Savage Gear SG2 4000FD
Loja aqui na Suiça, na mesma faixa de preços só tem esses com stock, não sei se podem ter melhores em preços em Portugal.
Amostras para usar no inverno estava pensar numa lipless cor laranja e em cima verde escuro, jerkbait prateado e verde escuro na parte de cima, jig a imitar lagostim azul escuro.
Ideias de amostras tiradas a ver vídeos, gostava que me digam outro tipo de amostra e quais marcas aconselham pois pelo que vejo existe algumas...
Linha 0,25 será suficiente ?
Destorcedores estava a pensar nos de clip por ser mais fácil trocar as amostras.
Penso que o mais importante está, de resto estou aberto a todo o tipo de ajuda e conselhos.
Muito obrigado a todos desde já,
Samuel
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Pesca com amostra no rio/barragem
« Responder #1 em: 22:43 Terça, 14 de Dezembro de 2021 »
Primeiro que tudo, podias dizer qual seria a espécie alvo para essas eventuais amostras e restante equipamento.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline samuelfaria719

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Terça, 14 de Dezembro de 2021
Re: Pesca com amostra no rio/barragem
« Responder #2 em: 10:13 Quarta, 15 de Dezembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Primeiro que tudo, podias dizer qual seria a espécie alvo para essas eventuais amostras e restante equipamento.
Desculpa, nem me lembrei de dizer quais peixes gostava de “apanhar”
Principal alvo será o achigã de resto penso eu que algumas amostras devem servir para lúciosperca e percas não ?
 

Offline Márcio Coragem

Re: Pesca com amostra no rio/barragem
« Responder #3 em: 11:39 Quarta, 15 de Dezembro de 2021 »
Para o carreto basta tamanho 2500, neste tamanho consegues comprar algo de gama superior.

Para cana se tb vais pescar ao lucio-perca é melhor a cana de 2.10 pois aguenta amostra mais pesadas 10-30g é muito flexivel, muito bom para começar.
 

Offline samuelfaria719

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Terça, 14 de Dezembro de 2021
Re: Pesca com amostra no rio/barragem
« Responder #4 em: 13:29 Quarta, 15 de Dezembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para o carreto basta tamanho 2500, neste tamanho consegues comprar algo de gama superior.

Para cana se tb vais pescar ao lucio-perca é melhor a cana de 2.10 pois aguenta amostra mais pesadas 10-30g é muito flexivel, muito bom para começar.

Hum ok ok, eu vi um vídeo em que a pessoa tem um spro crx 1000 e ainda tirou bastantes peixes com ele e apenas é um 1000, mas pelo preço acredito que seja da gama média certo ?
Voçe recomenda algum 2500 para o tipo de pesca que quero fazer ?
E em relação à cana estava mais virado para essa dos 10-30g ou uma 5-20 assim não fico limitado às amostras pequenas.

 

Offline Cesar Dias

Re: Pesca com amostra no rio/barragem
« Responder #5 em: 15:16 Quarta, 15 de Dezembro de 2021 »
Boa tarde.
Em água doce e zona de água salobra, tenho usado com muita frequência uma cana 2,13m 5-21gr.
Não me rocordo de alguma vez ter usado mais de 15gr nela em pesca a achigãs, lucioperca, tainhas, chubs, robalitos, cavalas, agulhas, etc

Talvez seja mais abrangente uma 5-21 que uma 10-30... a menos que procure peixe maior, como por exemplo o lúcio!
Cumprimentos,
César
 

Offline samuelfaria719

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Terça, 14 de Dezembro de 2021
Re: Pesca com amostra no rio/barragem
« Responder #6 em: 18:37 Quarta, 15 de Dezembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde.
Em água doce e zona de água salobra, tenho usado com muita frequência uma cana 2,13m 5-21gr.
Não me rocordo de alguma vez ter usado mais de 15gr nela em pesca a achigãs, lucioperca, tainhas, chubs, robalitos, cavalas, agulhas, etc

Talvez seja mais abrangente uma 5-21 que uma 10-30... a menos que procure peixe maior, como por exemplo o lúcio!
Boa tarde, é assim se pescar achigãs já fico bastante contente portanto.. só disse aquelas medidas pois é o que tem stock aqui, mas vou pesquisar com essa ação.
Você usa alguma marca específica de amostras e se puder dar o exemplo de algumas que usa na sua pesca agradecia imenso.
De resto carretos recomenda algum ? Já li por aqui que shimano é uma das melhores na gama média/alta, mas lá está não sei qual modelo já se considera média gama..
Obrigado pela sua ajuda.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo1212

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Pesca com amostra no rio/barragem
« Responder #7 em: 22:18 Quarta, 15 de Dezembro de 2021 »
Pesquei muitos anos com o shimano symetre 2500 e nunca me deixou mal.
Amostras, os flukes da zoom são excelentes assim como os lagostins. Para início acho que dão, claro que há outras amostras de vinil, mas os vinis da zoom são de qualidade e em conta comparados com outros top.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Cesar Dias

Re: Pesca com amostra no rio/barragem
« Responder #8 em: 11:47 Quinta, 16 de Dezembro de 2021 »
No que toca a vinis, não vale a pena poupar nos chineses... é dinheiro deitado fora!
Tenho usado zoom e savage gear.
Tem uma textura muito mais natural e odor, o que as torna aparentemente mais apelativas :)
Achigãs e luciopercas têm gostado de ambas as marcas.
No lucio perca tenho dado mais uso as imitações de pequenos peixes em que a cauda é muito fina e meio encaracolada!
Como pousa no fundo por alguns momentos, ao minimo movimento de agua, essas caudas estão costantemente a ondular.
É também nos lucioperca que normalmente uso mais peso, de forma a afundar com mais facilidade.

Nos rígidos, já não sou tão esquisito, nem os peixes têm sido.
Os chubs por exemplo, têm saido muito bem com amostras em volta de 5gr de menos de 2 eur dos chineses!
Fiz uma compra razoável antes das ultimas mudanças nas regras alfandegárias :)

Uso também mini casting jigs a volta de 5/6/7 gr... cavalas, agulhas e savelhas parecem gostar.
Alguns também são dos chineses...

O problema que tenho notado nas amostras rígidas e mini casting jigs dos chineses, é a qualidade do aço dos anzois/fateixas que não é grande coisa.
Oxidam e deixam de ficar afiados relativamente rápido. Ainda assim, se bem lavados e bem secos depois da pesca ainda duram algum tempo razoável para o preço que têm!

Uma rígida que pelo menos comigo tem funcionado bem com achigãs e robalitos "palmeiros" (tamanho mais frequente na zona salobra do douro) é esta:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Nas taínhas, não é bem spining com amostra...
De vez enquando gosto de as "chatear".
Como montagem uso uma pequena boia de água para dar peso ao lançamento e uma bolinha de pão no anzol.

De carretos...
O meu primeiro carreto foi Daiwa... fiquei satisfeito... pela Daiwa me tenho mantido :)
No rio tenho usado tamanho 2500!
Numa cana barata tenho um 2500 baratinho (crossfire LT) e noutra de gama média tenho um 2500 de gama média (exceler LT).
« Última modificação: 11:53 Quinta, 16 de Dezembro de 2021 por Cesar Dias »
Cumprimentos,
César
 

Offline samuelfaria719

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Terça, 14 de Dezembro de 2021
Re: Pesca com amostra no rio/barragem
« Responder #9 em: 20:24 Quinta, 16 de Dezembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pesquei muitos anos com o shimano symetre 2500 e nunca me deixou mal.
Amostras, os flukes da zoom são excelentes assim como os lagostins. Para início acho que dão, claro que há outras amostras de vinil, mas os vinis da zoom são de qualidade e em conta comparados com outros top.
Já vi que essa marca é da dacathlon, vou dar uma vista de olhos logo que possa, muito obrigado. Para começar a desenvolver as várias técnicas que vejo no youtube essas "baratas" devem servir ..
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Pesca com amostra no rio/barragem
« Responder #10 em: 20:48 Quinta, 16 de Dezembro de 2021 »
A zoom não é uma marca da decathlon, também há na decathlon, assim como noutras lojas.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline samuelfaria719

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Terça, 14 de Dezembro de 2021
Re: Pesca com amostra no rio/barragem
« Responder #11 em: 21:23 Quinta, 16 de Dezembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No que toca a vinis, não vale a pena poupar nos chineses... é dinheiro deitado fora!
Tenho usado zoom e savage gear.
Tem uma textura muito mais natural e odor, o que as torna aparentemente mais apelativas :)
Achigãs e luciopercas têm gostado de ambas as marcas.
No lucio perca tenho dado mais uso as imitações de pequenos peixes em que a cauda é muito fina e meio encaracolada!
Como pousa no fundo por alguns momentos, ao minimo movimento de agua, essas caudas estão costantemente a ondular.
É também nos lucioperca que normalmente uso mais peso, de forma a afundar com mais facilidade.

Nos rígidos, já não sou tão esquisito, nem os peixes têm sido.
Os chubs por exemplo, têm saido muito bem com amostras em volta de 5gr de menos de 2 eur dos chineses!
Fiz uma compra razoável antes das ultimas mudanças nas regras alfandegárias :)

Uso também mini casting jigs a volta de 5/6/7 gr... cavalas, agulhas e savelhas parecem gostar.
Alguns também são dos chineses...

O problema que tenho notado nas amostras rígidas e mini casting jigs dos chineses, é a qualidade do aço dos anzois/fateixas que não é grande coisa.
Oxidam e deixam de ficar afiados relativamente rápido. Ainda assim, se bem lavados e bem secos depois da pesca ainda duram algum tempo razoável para o preço que têm!

Uma rígida que pelo menos comigo tem funcionado bem com achigãs e robalitos "palmeiros" (tamanho mais frequente na zona salobra do douro) é esta:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Nas taínhas, não é bem spining com amostra...
De vez enquando gosto de as "chatear".
Como montagem uso uma pequena boia de água para dar peso ao lançamento e uma bolinha de pão no anzol.

De carretos...
O meu primeiro carreto foi Daiwa... fiquei satisfeito... pela Daiwa me tenho mantido :)
No rio tenho usado tamanho 2500!
Numa cana barata tenho um 2500 baratinho (crossfire LT) e noutra de gama média tenho um 2500 de gama média (exceler LT).


Conheçes alguma loja aí na zona do porto que tenha amostras e isso da savage gear ? ou outra marca assim conheçida..
Reparei que há amostras que não trás anzol, mas que vem sempre 1 para cada 3 amostras por exemplo, depois tenho que comprar iguais a esse para colocar no resto das amostras se for em packs ?
E vi também à venda chumbos de 7gr próprios para meter nas amostras, devo usar isso quando a amostra não está a ir o suficiente ao fundo ou quando quero que vá mais fundo ?
Cana já escolhi, só me falta mesmo carreto, vi um canal que tem um Spro CRX Spin 1000, andei a pesquisar e por mais 20€ posso comprar o Spro CRX SP1 que tem o melhor sistema de engrenagem deles pelo que li, agora pergunto se valerá a pena dar 100€ num carreto para começar a aprender a pesca com amostras porque também não queria dar 50€ por uma coisa e ficar mal servido e ao fim ter que gastar 2x mais...

 

Offline samuelfaria719

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Terça, 14 de Dezembro de 2021
Re: Pesca com amostra no rio/barragem
« Responder #12 em: 21:25 Quinta, 16 de Dezembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A zoom não é uma marca da decathlon, também há na decathlon, assim como noutras lojas.

Ahh ok, como vi na decathlon associei que podia ser uma marca deles, tenho que ver uma loja e ver o que têm por lá, secalhar até me recomendam dessa marca (se tiverem) para aprender um bocado antes de passar para amostras mais caras pois vejo algumas a 15€..
 

Offline samuelfaria719

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Terça, 14 de Dezembro de 2021
Re: Pesca com amostra no rio/barragem
« Responder #13 em: 09:18 Sexta, 17 de Dezembro de 2021 »
Bom dia, andei a ver e acho que vou comprar o carreto savage gear SG8FD 3000(não há em stock o 2500) 169fr que dá cerca de 150€, deixo aqui as características dele a ver o que acham.
Detalhes do produto :
- 10 + 1 rolamentos de esferas em aço inoxidável (dois rolamentos de esferas japoneses incluídos)
- Manivela de alumínio CNC aparafusada
- Cesto de recolha semi-integrado
- Pega EVA
- bobine antiderrapante
- Corpo e rotor do compósito reforçado com grafite (CRC)
- Massa lubrificante Dura
- bobine de substituição em alumínio
- Sistema de travão de carbono selado
 - Rácio : 5.2:1
- Recuperação de fio 75 cm
-peso 216 g
-capacidade  : 150 m/0,23 mm
 - força 12,5 kg
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Pesca com amostra no rio/barragem
« Responder #14 em: 11:08 Sexta, 17 de Dezembro de 2021 »
se vais comprar um carreto na ordem dos 150€ tens outras escolhas da Shimano ou Daiwa que poderão ser melhores..
o stradic por exemplo.
« Última modificação: 11:12 Sexta, 17 de Dezembro de 2021 por pereirajp »
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 16:44]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [Hoje às 09:46]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]