collapse

Autor Tópico: Iniciacao pesca a Boia\Piao e Chumbadinha  (Lida 2500 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Isidrocodinha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
  • Agradecido: 1 vezes
    • Nazaré
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:50 Quinta, 26 de Março de 2020
Iniciacao pesca a Boia\Piao e Chumbadinha
« em: 02:30 Terça, 14 de Dezembro de 2021 »
Boa noite a Todos,

Sou pescador de surfcasting mas quero experimentar bóia. pião e Chumbadinha.
Os pesqueiros que pretendo serão molhes e falésias nunca mais de 20m de altura (Zona oeste Sao Pedro ate Peniche).
Carrete já tenho a escolha feita e vou optar pelo DAIWA BG RR LT 5000 D C ARK, agora estou na dúvida na cana. 5 metros ou 6 metros? Estou mais inclinado para 5 metros mas gostava da opiniao dos mais experientes.
Se for para 5 metros pensei nesta CANA DAIWA TEAM DAIWA STRONG FLOAT 5.00M
Tamanho: 5.00m
Ação: 20-100g
Peso: 345g
Nº de Elementos: 5
Comprimento Fechada: 1.29m
Tipo de material: Carbono de Alto Modulo com reforço entrançado
Passadores: Fuji K Alconite
Porta-carretos: Fuji de placa

Desde já muito obrigado pela atenção de Todos.

Boas Pescarias
Boas Pescas e Sejam Felizes
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Iniciacao pesca a Boia\Piao e Chumbadinha
« Responder #1 em: 09:58 Terça, 14 de Dezembro de 2021 »
Boas, relativamente ao carreto é de facto uma boa escolha! Nunca o tive na mão, mas parece ser da qualidade do daiwa bg e se for é bom carreto garantido, em relação à estética é um carreto que pessoalmente acho muito bonito.

Em relação à escolha da cana, na pesca à boia pesca-se sempre o mais leve possível, mas tens de ter em consideração que podes ter de pescar em sitios que tens de evitar pedras e nesse aspeto o comprimento da cana ajuda a evitar que o peixe vá à pedra! Normalmente as canas de 6 metros são as mais polivalentes.
Uma de 5 metros era uma boa escolha porque vai ser mais leve mas se um dia quiseres ir por exemplo à Papoa pescar ao pião ou a outro lado com pedras à tua frente vais sentir que a cana te limita muito.

Para finalizar, opinião de um amante de boia xD Se fosse eu, para minha primeira cana comprava uma de 6 metros e depois uma cana também ela polivalente, que te permita pescar com pião mas também com boias de caneta ou até chumbadinha! Opções não te faltam no mercado, é uma questão de veres o teu orçamento e que tipo de pescas vais fazer
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Isidrocodinha, _marcelo_, Calmcacil

Offline _marcelo_

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Agradecido: 34 vezes
    • Loures - Vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:35 Terça, 20 de Abril de 2021
Re: Iniciacao pesca a Boia\Piao e Chumbadinha
« Responder #2 em: 14:46 Terça, 14 de Dezembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
pesca à boia pesca-se sempre o mais leve possível, mas tens de ter em consideração que podes ter de pescar em sitios que tens de evitar pedras e nesse aspeto o comprimento da cana ajuda a evitar que o peixe vá à pedra! Normalmente as canas de 6 metros são as mais polivalentes.
Uma de 5 metros era uma boa escolha porque vai ser mais leve mas se um dia quiseres ir por exemplo à Papoa pescar ao pião ou a outro lado com pedras à tua frente vais sentir que a cana te limita muito.

Para finalizar, opinião de um amante de boia xD Se fosse eu, para minha primeira cana comprava uma de 6 metros e depois uma cana também ela polivalente, que te permita pescar com pião mas também com boias de caneta ou até chumbadinha! Opções não te faltam no mercado, é uma questão de veres o teu orçamento e que tipo de pescas vais f


Excelente participação ;) Útil ao autor e a muitos dos que lêem.
 

Offline Isidrocodinha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
  • Agradecido: 1 vezes
    • Nazaré
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:50 Quinta, 26 de Março de 2020
Re: Iniciacao pesca a Boia\Piao e Chumbadinha
« Responder #3 em: 16:43 Terça, 14 de Dezembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas, relativamente ao carreto é de facto uma boa escolha! Nunca o tive na mão, mas parece ser da qualidade do daiwa bg e se for é bom carreto garantido, em relação à estética é um carreto que pessoalmente acho muito bonito.

Em relação à escolha da cana, na pesca à boia pesca-se sempre o mais leve possível, mas tens de ter em consideração que podes ter de pescar em sitios que tens de evitar pedras e nesse aspeto o comprimento da cana ajuda a evitar que o peixe vá à pedra! Normalmente as canas de 6 metros são as mais polivalentes.
Uma de 5 metros era uma boa escolha porque vai ser mais leve mas se um dia quiseres ir por exemplo à Papoa pescar ao pião ou a outro lado com pedras à tua frente vais sentir que a cana te limita muito.

Para finalizar, opinião de um amante de boia xD Se fosse eu, para minha primeira cana comprava uma de 6 metros e depois uma cana também ela polivalente, que te permita pescar com pião mas também com boias de caneta ou até chumbadinha! Opções não te faltam no mercado, é uma questão de veres o teu orçamento e que tipo de pescas vais fazer

Boas André,

Desde já muito obrigado pelo teu feedback. Realmente tenho lido muito acerca das canas e 6m tornam-se mais Versáteis. O fato de querer me aventurar na boia é porque com família o tempo torna se mais escasso para poder pescar e com a cana de boia no carro sempre dá para matar o vicio umas horitas. Devo optar pela cana de 5m até porque onde pretendo pescar serve perfeitamente. Mais tarde caso fique o bichinho da bóia invisto então numa de 6m.

Já agora pelos 110€ que custa a daiwa achas que consigo arranjar algo mais em conta ?
Abraço e boas pescas
Boas Pescas e Sejam Felizes
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Iniciacao pesca a Boia\Piao e Chumbadinha
« Responder #4 em: 17:15 Terça, 14 de Dezembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas, relativamente ao carreto é de facto uma boa escolha! Nunca o tive na mão, mas parece ser da qualidade do daiwa bg e se for é bom carreto garantido, em relação à estética é um carreto que pessoalmente acho muito bonito.

Em relação à escolha da cana, na pesca à boia pesca-se sempre o mais leve possível, mas tens de ter em consideração que podes ter de pescar em sitios que tens de evitar pedras e nesse aspeto o comprimento da cana ajuda a evitar que o peixe vá à pedra! Normalmente as canas de 6 metros são as mais polivalentes.
Uma de 5 metros era uma boa escolha porque vai ser mais leve mas se um dia quiseres ir por exemplo à Papoa pescar ao pião ou a outro lado com pedras à tua frente vais sentir que a cana te limita muito.

Para finalizar, opinião de um amante de boia xD Se fosse eu, para minha primeira cana comprava uma de 6 metros e depois uma cana também ela polivalente, que te permita pescar com pião mas também com boias de caneta ou até chumbadinha! Opções não te faltam no mercado, é uma questão de veres o teu orçamento e que tipo de pescas vais fazer

Boas André,

Desde já muito obrigado pelo teu feedback. Realmente tenho lido muito acerca das canas e 6m tornam-se mais Versáteis. O fato de querer me aventurar na boia é porque com família o tempo torna se mais escasso para poder pescar e com a cana de boia no carro sempre dá para matar o vicio umas horitas. Devo optar pela cana de 5m até porque onde pretendo pescar serve perfeitamente. Mais tarde caso fique o bichinho da bóia invisto então numa de 6m.

Já agora pelos 110€ que custa a daiwa achas que consigo arranjar algo mais em conta ?
Abraço e boas pescas


Sim, consegues arranjar uma boa cana por menos que isso! Essa cana que falaste é uma cana muito boa, durinha, normalmente para malta mais experiente que tenha mais facilidade em içar peixe. É uma cana muito boa a ferrar. Se já tens alguma experiencia é uma boa opção, se estás a começar opta por algo mais versátil, que te permita fazer mais erros e não partir a ponteira. Fazes essa questão na tua loja de pesca e logo te explicam as diferenças e aconselham uma cana para esse fim. Pessoalmente acho que tens boas opções da barros, vega e prosargos, que ficam mais em conta. Mas essa daiwa é uma cana muito boa mesmo
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Isidrocodinha

Offline Isidrocodinha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
  • Agradecido: 1 vezes
    • Nazaré
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:50 Quinta, 26 de Março de 2020
Re: Iniciacao pesca a Boia\Piao e Chumbadinha
« Responder #5 em: 17:26 Terça, 14 de Dezembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas, relativamente ao carreto é de facto uma boa escolha! Nunca o tive na mão, mas parece ser da qualidade do daiwa bg e se for é bom carreto garantido, em relação à estética é um carreto que pessoalmente acho muito bonito.

Em relação à escolha da cana, na pesca à boia pesca-se sempre o mais leve possível, mas tens de ter em consideração que podes ter de pescar em sitios que tens de evitar pedras e nesse aspeto o comprimento da cana ajuda a evitar que o peixe vá à pedra! Normalmente as canas de 6 metros são as mais polivalentes.
Uma de 5 metros era uma boa escolha porque vai ser mais leve mas se um dia quiseres ir por exemplo à Papoa pescar ao pião ou a outro lado com pedras à tua frente vais sentir que a cana te limita muito.

Para finalizar, opinião de um amante de boia xD Se fosse eu, para minha primeira cana comprava uma de 6 metros e depois uma cana também ela polivalente, que te permita pescar com pião mas também com boias de caneta ou até chumbadinha! Opções não te faltam no mercado, é uma questão de veres o teu orçamento e que tipo de pescas vais fazer

Boas André,

Desde já muito obrigado pelo teu feedback. Realmente tenho lido muito acerca das canas e 6m tornam-se mais Versáteis. O fato de querer me aventurar na boia é porque com família o tempo torna se mais escasso para poder pescar e com a cana de boia no carro sempre dá para matar o vicio umas horitas. Devo optar pela cana de 5m até porque onde pretendo pescar serve perfeitamente. Mais tarde caso fique o bichinho da bóia invisto então numa de 6m.

Já agora pelos 110€ que custa a daiwa achas que consigo arranjar algo mais em conta ?
Abraço e boas pescas


Sim, consegues arranjar uma boa cana por menos que isso! Essa cana que falaste é uma cana muito boa, durinha, normalmente para malta mais experiente que tenha mais facilidade em içar peixe. É uma cana muito boa a ferrar. Se já tens alguma experiencia é uma boa opção, se estás a começar opta por algo mais versátil, que te permita fazer mais erros e não partir a ponteira. Fazes essa questão na tua loja de pesca e logo te explicam as diferenças e aconselham uma cana para esse fim. Pessoalmente acho que tens boas opções da barros, vega e prosargos, que ficam mais em conta. Mas essa daiwa é uma cana muito boa mesmo


Quando falas em partir a ponteira a que te referes ? Lançamentos ? Levantar peixe ? Experiência na boia pouca ou nenhuma (a pesca que pratico agora tem sido ao sentido parecido á boia mas sem a bóia se é que me entendes) mas preferia comprar algo "melhor" do que investir em algo mais fraco e depois arrepender. Em relação a essas canas que falas ficariam em que preços ?

Abraço
« Última modificação: 17:28 Terça, 14 de Dezembro de 2021 por Isidrocodinha »
Boas Pescas e Sejam Felizes
 

Offline Cesar Dias

Re: Iniciacao pesca a Boia\Piao e Chumbadinha
« Responder #6 em: 16:57 Quarta, 15 de Dezembro de 2021 »
Ora boa tarde.

Já "espreitou" a Barros Alvidrar?
É a minha primeira e para já única cana de boia. Até agora não tenho do que reclamar!
Normalmente pesco nao muito alto em relacção ao nível da água... uns 2 a 4 metros apenas, mas como é sempre em locais rochosos. Os 6m dão jeito em mater o peixe afastado das rochas até sair da água! Com o peso do peixe, facilmente os 6m passam a ser 5m ou menos!
Não é das mais leves, mas tem um preço bastante aceitável!

Atualmente ronda os 85/90 EUR em 6m
Nos 5m, será um pouco menos
« Última modificação: 17:08 Quarta, 15 de Dezembro de 2021 por Cesar Dias »
Cumprimentos,
César
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Isidrocodinha

Offline Isidrocodinha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
  • Agradecido: 1 vezes
    • Nazaré
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:50 Quinta, 26 de Março de 2020
Re: Iniciacao pesca a Boia\Piao e Chumbadinha
« Responder #7 em: 17:22 Quarta, 15 de Dezembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ora boa tarde.

Já "espreitou" a Barros Alvidrar?
É a minha primeira e para já única cana de boia. Até agora não tenho do que reclamar!
Normalmente pesco nao muito alto em relacção ao nível da água... uns 2 a 4 metros apenas, mas como é sempre em locais rochosos. Os 6m dão jeito em mater o peixe afastado das rochas até sair da água! Com o peso do peixe, facilmente os 6m passam a ser 5m ou menos!
Não é das mais leves, mas tem um preço bastante aceitável!

Atualmente ronda os 85/90 EUR em 6m
Nos 5m, será um pouco menos

Boas, obrigado pelo teu comentário. As ideias começam a mudar e vejo tanta gente a falar que 6m é o ideal que já penso realmente em adquirir em 6m. Vou para a mesma cana Daiwa.

Obrigado a todos
Boas Pescas e Sejam Felizes
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Iniciacao pesca a Boia\Piao e Chumbadinha
« Responder #8 em: 18:05 Quarta, 15 de Dezembro de 2021 »
Quando falei em partir é na altura de levantar o peixe, especialmente quando fazes angulos apertados com a ponteira, como é o caso quando se mete peixe ao peito ( vulgar movimento de levantar o peixe para a nossa direção), para evitares isso nos primeiros tempos e não teres dissabores com ponteiras partidas sempre que tiveres um peixe maiorzinho ferrado ( > 600gr +- ) tenta levantar para um dos teus lados. Assim nunca corres o risco de partir a ponteira. No lançamento é muito raro acontecer, podes vardascar à vontade que elas aguentam. Garante só que o anzol nao está numa zona que possa prender. De resto, à partida corre tudo bem !

Agora o resto é treino na água ! Vais com certeza ferrar uns peixes bonitos!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Isidrocodinha

Offline Isidrocodinha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
  • Agradecido: 1 vezes
    • Nazaré
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:50 Quinta, 26 de Março de 2020
Re: Iniciacao pesca a Boia\Piao e Chumbadinha
« Responder #9 em: 18:33 Quarta, 15 de Dezembro de 2021 »
Escolha feita e vai ficar assim :

Cana : Daiwa Strong Float 6M
Carrete: Daiwa BG RR LT 5000 D C ARK
Linhas : Sufix Calema Xtreme Clear 0.28mm 12Kg 300m (Carrete) e Seaguar FXR 0.25mm e Sufix Super 21FC 100% Fluorocarb 0.20mm para estralhos.
Anzois : Sasame e Gamakatsu

E esta vai ser a minha escolha para iniciacao a boia.

Obrigado a todos pela ajuda e boas pescas :)
Boas Pescas e Sejam Felizes
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Calmcacil

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Iniciacao pesca a Boia\Piao e Chumbadinha
« Responder #10 em: 22:20 Quarta, 15 de Dezembro de 2021 »
Trocava a linha do carreto e os anzóis.
Fio 0.30mm flourcoated Amorim, anzóis Hayabusa fks 130.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Isidrocodinha