collapse

Autor Tópico: Qualidade do peixe  (Lida 1266 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Qualidade do peixe
« em: 17:28 Segunda, 29 de Novembro de 2021 »
Tendo visto aqui no grupo uma publicação sobre o ikejime, gostava de saber como os outros pescadores tratam o peixe e se notam diferença.
Vou começar por dar a minha opinião pessoal.

Para mim, todos os peixes que apanho deveriam ser sangrado e postos numa geleira com água (40%) e gelo (60%), até chegar a casa e depois ou confecionar ou congelar. Isto era o ideal do meu ponto de vista.

 Porém,  não é isso que faço nem de perto nem de longe nas minhas pescas. Ora porque não arranjo gelo suficiente, ora porque não me apetece carregá-lo (pesco de terra), ou então porque simplesmente me esqueço.

Passo a explicar o que faço a maior parte das vezes.
Caso mais comum: tento matar o peixe ao espetar o bico da tesoura na cabeça( falho muita) e depois dou um golpe nas guelras para sangrar e arrumo o peixe naquelas geleiras de esferovite. Se o pesqueiro permitir, meto água, senão fica em seco

2º caso: Quando estou num periodo de mais atividade, desferro o peixe, dou o golpe nas guelrras e fica na geleira.

Acontece muita vez, esquecer-me de o sangrar ...

Agora a parte mais interessante e que secalhar gera mais discussão.
Notam efetivamente diferenças? Não sei se é pelo meu ikejime ser incompleto ou não, mas noto realmente que o peixe não fica tão sangrento ao amanhar, não há tanto sangue coagulado e aquela cor vermelha da carne. Relativamente à carne, não noto grande diferença no sabor ou textura.

Outro reparo ainda:
À cerca de um ano comecei a envolver o peixe em pelicula para congelar e faz uma diferença tremenda! Quando descongelamos o peixe está impecável! Comecei por meter apenas uma camada. Mas agora dou 2 ou 3 voltas com o rolo.

Acho que é um tema interessante, ver como cada pescador trata e conserva os seus peixes.

Cumprimentos,
 

Offline pedrosa1975

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 973
  • Agradecido: 138 vezes
  • Eu bem tento....
    • Castelo Neiva - Viana do Castelo
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:57 Segunda, 31 de Maio de 2021
Re: Qualidade do peixe
« Responder #1 em: 06:58 Terça, 30 de Novembro de 2021 »
Bom dia, não conheço nem aplico nenhuma das técnicas, embora esteja curioso por saber como se faz o sangramento pela guelra. Honestamente todo o peixe que consumi na minha vida não sei se foi sangrado ou não, será comum os pescadores profissionais fazê-lo?

De qualquer forma, no pouco tempo que tenho para pescar e acima de tudo como principiante, acho que os peixes correm pouco risco de sofrer comigo. Tento no entanto reverter a situação a meu favor com os vossos preciosos conselhos.
Contemplar as águas, ter paciência na espera, saber o momento exato de puxar o anzol: eis a minha verdadeira meditação.
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Qualidade do peixe
« Responder #2 em: 08:07 Terça, 30 de Novembro de 2021 »
Pessoalmente mato e sangro.
Noto muita diferença na qualidade e aspecto da carne.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Mekucb

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Agradecido: 21 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:42 Domingo, 23 de Junho de 2019
Re: Qualidade do peixe
« Responder #3 em: 08:39 Terça, 30 de Novembro de 2021 »
Em mato com espigão atrás do olho.
Sangrar o peixe só de x em quando sinceramente esqueço me...a exceção são as cavalas, essas sangro sempre pois não há nada melhor que uma cavala grelhada apanhada do dia e sangrada de imediato.

A nível de frio fiz uma acumuladores de frio com água salgada que até já me congelou o peixe de tanto frio que fazem mas acho que e o mais importante.
 Fiz uma caixa de frio para levar nos molhes pois ando de trolley.
Quando vou para a areia levo um saco de congelados do Lidl com um acumulador de frio e desenrasca bem

Só de matar de imediato o peixe e acondiciona-lo em gelo, notei diferença na qualidade.

 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Qualidade do peixe
« Responder #4 em: 09:29 Terça, 30 de Novembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia, não conheço nem aplico nenhuma das técnicas, embora esteja curioso por saber como se faz o sangramento pela guelra. Honestamente todo o peixe que consumi na minha vida não sei se foi sangrado ou não, será comum os pescadores profissionais fazê-lo?

De qualquer forma, no pouco tempo que tenho para pescar e acima de tudo como principiante, acho que os peixes correm pouco risco de sofrer comigo. Tento no entanto reverter a situação a meu favor com os vossos preciosos conselhos.

Não é costume fazer companheiro, primeiro porque "rouba" tempo e depois porque quando se sangra o peixe as guelrras perdem a cor muito mais rápido. E a maior parte das pessoas vê a frescura do peixe pelo estado das guelrras, o que neste caso não justifica.
Se o peixe for sangrado vê-se muito facilmente, em algum lado tem que haver um corte. Bom exemplo disso é a célebre série de pesca aos atuns que eles sangram o peixe e depois do processo até removem logo as guelrras antes de o meter em gelo.
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Qualidade do peixe
« Responder #5 em: 09:33 Terça, 30 de Novembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em mato com espigão atrás do olho.
Sangrar o peixe só de x em quando sinceramente esqueço me...a exceção são as cavalas, essas sangro sempre pois não há nada melhor que uma cavala grelhada apanhada do dia e sangrada de imediato.

A nível de frio fiz uma acumuladores de frio com água salgada que até já me congelou o peixe de tanto frio que fazem mas acho que e o mais importante.
 Fiz uma caixa de frio para levar nos molhes pois ando de trolley.
Quando vou para a areia levo um saco de congelados do Lidl com um acumulador de frio e desenrasca bem

Só de matar de imediato o peixe e acondiciona-lo em gelo, notei diferença na qualidade.



Boas companheiro, quando fala de acumuladores de frio é aquelas tipicas covetes congeladas que depois vão descongelando ? E em relação à caixa de frio, pode explicar melhor como fez a artimanha? é uma ideia muito interessante
 

Offline AndréCosta

Re: Qualidade do peixe
« Responder #6 em: 14:19 Terça, 30 de Novembro de 2021 »
No outro dia comentei com um rapaz que para a embarcada levava gelo congelado mas de agua salgada. Que me parece uma boa opcao.
Eu rematar os peixes ja os faço quase sempre vem da caça sub. Quanto a sangrar nem sei como se faz se pudessem por foto do local agradecia.
Obrigado
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Qualidade do peixe
« Responder #7 em: 15:12 Terça, 30 de Novembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No outro dia comentei com um rapaz que para a embarcada levava gelo congelado mas de agua salgada. Que me parece uma boa opcao.
Eu rematar os peixes ja os faço quase sempre vem da caça sub. Quanto a sangrar nem sei como se faz se pudessem por foto do local agradecia.
Obrigado

Boas, certamente existem locais que sangram melhor que os outros. Mas por norma corto mesmo 2 ou 3 guelrras e eles sangram bem. No Robalo sei que uma zona muito boa para sangrar é naquela ligação das guelrras à cabeça do peixe, na zona inferior, supostamente passa aí uma artéria. Experimentei alguma vezes e só uma correu bem. E efetivamente sangrou muito esse peixe. Os restantes foi igual ao corte na guelrra
 

Offline Mekucb

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Agradecido: 21 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:42 Domingo, 23 de Junho de 2019
Re: Qualidade do peixe
« Responder #8 em: 15:32 Terça, 30 de Novembro de 2021 »


Eu reaproveito umas embalagens de uns batidos proteicos da Herbalife que a minha esposa toma .
Uso  água saturada de sal e resulta mesmo bem.
Anexei uma foto para verem a dimensão (75 cl).

 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Qualidade do peixe
« Responder #9 em: 17:36 Terça, 30 de Novembro de 2021 »
Vou experimentar essa dica
 

Offline Mekucb

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Agradecido: 21 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:42 Domingo, 23 de Junho de 2019
Re: Qualidade do peixe
« Responder #10 em: 21:14 Terça, 30 de Novembro de 2021 »
Amanhã ver se tiro umas fotos da caixa de frio e umas instruções
 

Offline Mekucb

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Agradecido: 21 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:42 Domingo, 23 de Junho de 2019
Re: Qualidade do peixe
« Responder #11 em: 13:23 Quinta, 02 de Dezembro de 2021 »

 Esta caixa e feita de duas caixas de esferovite mas daquele mais denso.

 Reaproveitei 2 caixas de encomendas que fiz na Prozis de produtos alimentares congelados.

Foi só cortar o fundo de uma delas e colar com cola de  esferovite.
Depois para reforçar usei daquela fita de cola que parece alumínio que se usa nas casas de banho ( não sei o nome técnico). E em cima fita cola normal.

 A tampa não está forrada e serve para espetar as agulhas para não as perder e dá para sentar a vontade que não parte . Coloquei duas escalas para pode medir o peixe com caneta de acetato e siga.

Ainda não arranjei melhor é superior as geleiras baratas dos hipermercados e daqueles de esferovite branco e sempre reciclo o material.
só gastei 4 euros na cola.
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Qualidade do peixe
« Responder #12 em: 13:49 Quinta, 02 de Dezembro de 2021 »
Está Muito fixe, esse esferovite grosso aguenta o frio que é uma maravilha, eu só apontava uma pequena desvantagem, mas que neste caso é gosto pessoal, o facto de ser mais horizontal que vertical. Tenho preferencia pelas horizontais por causa dos peixes compridos (Robalo). No seu caso relativamente a transporte, mete isso num carro de surfcasting? ou tem pegas?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vitor Ferreira Duarte

Offline Mekucb

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Agradecido: 21 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:42 Domingo, 23 de Junho de 2019
Re: Qualidade do peixe
« Responder #13 em: 15:36 Quinta, 02 de Dezembro de 2021 »
Só uso isto num trolley nos molhes de pedra mas para transportar na areia para desenrascar uso uma saca daquelas azuis do IKEA e funciona muito bem. Em relação aos peixes já vieram uns enviusados  ;D 
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Qualidade do peixe
« Responder #14 em: 16:43 Quinta, 02 de Dezembro de 2021 »
Isso é que é importante !! Primeiro é preciso tirá-los, depois nem que eles venham ao ombro  ;D ;D
 

 

* Tópicos Recentes

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [Hoje às 15:19]

Carreto para pesca pião em altura por voron [Hoje às 15:04]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]