collapse

Autor Tópico: Spinning - Cana  (Lida 874 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Joaovieira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:48 Terça, 14 de Setembro de 2021
Spinning - Cana
« em: 10:57 Domingo, 28 de Novembro de 2021 »
Boas.

Ao longo das minhas pescas à bóia, cada vez mais fico interessado em experimentar spinning.
Já experimentei em canas de amigos fazer alguns lançamentos, porém não dá para explorar a modalidade com lançamentos ocasionais.

Pela minha experiência sei vão dizer que por mais X€ tinha uma muito melhor ahaha

Mas não é a “melhor” que eu pretendo para já. Gostava que, por experiência ou conhecimento, recomendassem algum modelo (sem ultrapassar os 50€) que conheçam, para juntar a um carreto que tenho lá em casa parado (sienna), comprar umas 3/5 amostras (se quiserem dar algum conselho aqui também, era bem vindo) e diverti-me uma vez ou outra nas rochas ou nos cais.
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Spinning - Cana
« Responder #1 em: 12:56 Domingo, 28 de Novembro de 2021 »
Se conseguires a bg da Daiwa em segunda mão, ficas bem servido.
Andou aí pela net uma ou duas a venda.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Joaovieira

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Spinning - Cana
« Responder #2 em: 13:18 Domingo, 28 de Novembro de 2021 »
Compra uma legalis, com 50 euros já traz passadores fuji.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Joaovieira

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Spinning - Cana
« Responder #3 em: 14:45 Domingo, 28 de Novembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas.

Ao longo das minhas pescas à bóia, cada vez mais fico interessado em experimentar spinning.
Já experimentei em canas de amigos fazer alguns lançamentos, porém não dá para explorar a modalidade com lançamentos ocasionais.

Pela minha experiência sei vão dizer que por mais X€ tinha uma muito melhor ahaha

Mas não é a “melhor” que eu pretendo para já. Gostava que, por experiência ou conhecimento, recomendassem algum modelo (sem ultrapassar os 50€) que conheçam, para juntar a um carreto que tenho lá em casa parado (sienna), comprar umas 3/5 amostras (se quiserem dar algum conselho aqui também, era bem vindo) e diverti-me uma vez ou outra nas rochas ou nos cais.

Viva!

Antes de recomendar algo aqui vão umas perguntas:

- Que tipo de spinning estás interessado em praticar? Mais ligeiro ou mais pesado?
- Qual é o tamanho do carreto e o peso do mesmo?
- Em que zona do país é que estás?
- Vais querer pescar só em molhes e rochas ou vais querer também pescar em fundos só de areia e / ou estuários?


Obrigado!

Cumps.,
Filipe
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline Joaovieira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:48 Terça, 14 de Setembro de 2021
Re: Spinning - Cana
« Responder #4 em: 21:26 Domingo, 28 de Novembro de 2021 »
Boa noite.

Pretendo usar amostras entre as 10 e as 30 gramas, tipo isto - Rapala Max Rap 17 FSBM Flake Blue Mackerel - e vinis com aquele anzol com chumbo.

Sou do norte e julgo que ficarei nas redondezas dos molhes ou em rocha com máximo de 2 metros de altura.

O carreto é um 4000 de 320 gramas, vai ter de servir, está muito bem cuidado.
 

Offline Eduardo7

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 169
  • Agradecido: 25 vezes
    • Lourinhã
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:09 Segunda, 30 de Agosto de 2021
Re: Spinning - Cana
« Responder #5 em: 21:30 Domingo, 28 de Novembro de 2021 »
Compre uma cana de 3.20 0u 3.30
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Joaovieira

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Spinning - Cana
« Responder #6 em: 10:51 Segunda, 29 de Novembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa noite.

Pretendo usar amostras entre as 10 e as 30 gramas, tipo isto - Rapala Max Rap 17 FSBM Flake Blue Mackerel - e vinis com aquele anzol com chumbo.

Sou do norte e julgo que ficarei nas redondezas dos molhes ou em rocha com máximo de 2 metros de altura.

O carreto é um 4000 de 320 gramas, vai ter de servir, está muito bem cuidado.


Viva,


Esta é a minha opinião pessoal, vai haver quem discorde da mesma, mas não é muito fácil arranjar uma cana que lance bem 10g, que, caso se necessário, dê para pescar a partir de alguma altura e que custe até 50€. É preciso "sacrificar" algo, neste caso o CW mais baixo e o "conforto". Eu quando comecei no spinning foi com um "cabo de vassoura", uma Hiro Omnicrom 3.30 que pesava quase 300g e que custou perto de 60€, rapidamente me apercebi que não queria seguir por esse caminho, mas deu para começar e pesquei os meus primeiros robalos decentes com essa cana.

A meu ver estas canas são mais ou menos dentro do que acho bom para iniciação (duas delas já referidas acima), que sejam relativamente confortáveis de usar e que não façam um rombo na carteira:

- Daiwa Legalis Seabass - modelo LEGSB1002HXHFSAF (3.05m, CW 14-56, 235g) e possivelmente o modelo LEGSB962HFSAF (2.90m, CW 14-42, 183g) - são canas que andam entre os 60€ e os 70€
- Daiwa Crosscast - modelo CRS1002HXHFSCF (3.05m, CW 14-56, 210g) - o PVP ronda os 100€ mas na Ideal Pesca está à venda por 85€
- Major Craft First Cast 1002M (3.05M, CW 15-42, 150g) - ronda os 90€
- Daiwa BG Seabass - modelo BG1002HXHFSCF (3.05m, CW 14-56, 173g) - é possível arranjar em 2a mão ou encontrar alguma com desconto (ainda há promoções de Black Friday a decorrer). Na Prápesca está a 115€


No entanto há umas coisas a reter...

- são canas "rijas" (a Major Craft é a menos rija do grupo), mas eu pessoalmente não me aventurava a levantar peixes pesados com essas canas
- é preciso saber se o carreto (que é pesadote) equilibra bem com a cana escolhida
- talvez seja possível lançar 10g, mas apenas se forem jigs de metal


Espero não ter "desajudado" :)


Cumps.,

Filipe







"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Joaovieira

Offline Cesar Dias

Re: Spinning - Cana
« Responder #7 em: 15:42 Segunda, 29 de Novembro de 2021 »
Viva.

Tenho uma Daiwa Legalis Seabass de 3.18m (descontinuada) 14-42gr... rondou os 50 Eur
Há quem se queixe ser demasiado flexivel! Eu não me queixo... se calhar por estar habituado a ela ;)

Costumo usar maioritáriamente amostras entre as 20 e 35gr.
Uma vez ou outra uso 14/15gr no rio... nestes pesos não é grande lançadora, mas desenrasca!
Com 10gr, já tentei... não faz nada com 10 gr... lança aí uma meia duzia de metros!
« Última modificação: 15:53 Segunda, 29 de Novembro de 2021 por Cesar Dias »
Cumprimentos,
César
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Joaovieira

Offline Joaovieira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:48 Terça, 14 de Setembro de 2021
Re: Spinning - Cana
« Responder #8 em: 23:13 Segunda, 29 de Novembro de 2021 »
Boas.

Muito obrigado a todos pelas vossas partilhas e opiniões.
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]