collapse

Autor Tópico: Tipos de pesca à truta  (Lida 10504 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msfb96

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 22
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:40 Domingo, 22 de Junho de 2014
Tipos de pesca à truta
« em: 00:37 Domingo, 06 de Julho de 2014 »
Boas pessoal
Não é que me vá iniciar na sua pesca, é mais por curiosidade e por n~~ao encontrar informação.

No que toca à pesca da truta, pelo que sei as tecnicas mais utilizadas(e com mais sucesso) são o flyfishing e o corrico usando colheres e rapalas.

No entanto, pelo que percebi também podemos apanhar trutas utilizando outras tecnicas, das quais: bóia de agua(como o corrico com pingalin no mar) e pesca à boia.

Por isso, pedia ajuda para me ajudarem a decifrar estas tecnicas, esclarecendo, entre outras nuances, os iscos(tanto do corrico como à boia), tamanho de estralhos, anzois....etc
Queria tambem perguntar em que tecnica são usadas aquelas pastas de truta que se costumam vender nas lojas de pesca(com cores muito garridas por vezes)
So mais para ficar a conhecer algo mais dentro deste tipo de pesca, pois pode surgir opurtunidade para a praticar e, nao tendo muito material de corrico à truta, a boia poderia, por exemplo ser uma opção.

Abraço e boas pescas pessoal ;)
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: Tipos de pesca à truta
« Responder #1 em: 01:48 Domingo, 06 de Julho de 2014 »
Eu ao spinning com truta tenho tido mais sicesso com medalhas douradas pintas vermelhas tamanho 2 e 3 e cinzenta pintas vermelhas tamanho 2,tambem já apanhei algumas com uma medalha oval que brilha bastante fazendo efeitos de luz com o sol.
A minha maior foi com a medalha dourada pintas vermelhas tamanho 2 tinha 56 cm e 1830 g.
Apanhei 3 com entre 530 e 900 gramas com pequenas amostras (imitaçoes de peixe) uma delas com esferas dentro até.
Á boia á que use minhocas vivas e asticot mas acho que á algumas proibiçoes quanto a isto.
Á pluma nao percebo nada disso,mas numa cana de spinning podes usar 1 buldo(boia de agua) e atrelar a ele até 3 plumas ou 3 ninfas,nao é a mesma coisa mas nao é mau.
O meu sogro utiliza bastante uma minhoca artificial com destorcedor triplo para ela rodar bastante ao recolher e usa 1 chumbo entre 5 a 12 gramas porque a minhoca nao pesa mesmo nada,nessa minhoca já o vi meter essa pasta uma vez,mas nao penso que aquilo faz milagres porque nesse dia ele tirou 1 com 200 e poucas gramas e uma com pouco mais que a medida minima e eu tirei 3 com 530, 650 e 800 e tal gramas com as tais amostras que disse acima.
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Tipos de pesca à truta
« Responder #2 em: 13:19 Domingo, 06 de Julho de 2014 »
Iscos vivos minhoca da terra no inverno é o melhor mas só durante aquelas mini cheias ai com um chumbo de 10 g mandas para os remansos.
Quando as águas acalmao pesca com artificiais á tua escolha quando á mais agua rapalas e quando há corrente mas pouca colheres no verão pesca se á pluma e ao saltão
Engodos não uses nem pesques a boia que no rio é difícil.
 

Offline msfb96

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 22
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:40 Domingo, 22 de Junho de 2014
Re: Tipos de pesca à truta
« Responder #3 em: 14:07 Domingo, 06 de Julho de 2014 »
Obrigado pelas respostas!

Fiquei só com umas duvidas.
No caso de adquirir uma colheres, qual a melhor maneira de as animar?
O que é um saltão?
Eu se tentar pescar à truta devo pescar agora no verão em pequenos riachos (perto de Vila Pouca de Aguiar) e na barragem dos pisoes.... Nesta altura do ano é viável usar colheres e rapalas
É que parece ser a melhor técnica para quem se inicia....


Abraço ;)
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Tipos de pesca à truta
« Responder #4 em: 16:26 Domingo, 06 de Julho de 2014 »
N se anima as colheres só tens que puxar a uma calosidade que as faça rodar e fazer um peixe atacar.
Um saltão é um gafanhoto metes-o no anzol pelas costas mas sem o matar e escondido e sem fazeres barulho deixas-o cair na tua margem e esperas SERCA de 15 a 20 segundos se não te morder nada é porque ou assustas- te a truta ou não estava lá nenhuma.
No verão ( só sei pescar a truta em rios e riachos) a rapala n funciona e a colher muito mal o melhor é o saltao
 

Offline msfb96

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 22
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:40 Domingo, 22 de Junho de 2014
Re: Tipos de pesca à truta
« Responder #5 em: 10:51 Segunda, 07 de Julho de 2014 »
Obrigado por toda a ajuda!
Deixe ver se percebi então: metemos um gafanhoto a fazer de isco... Mas é apenas usado um anzol, correcto? Não usamos nem chumbo nem bóia... Só mesmo o anzol, certo?

PS. Anzol de que tamanho? E modelo?

Abraço ;)
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Tipos de pesca à truta
« Responder #6 em: 11:10 Segunda, 07 de Julho de 2014 »
Sim exatamente só o anzol e deixas cair na tua margem para ele começar a estrbuchar na agua o n• doanzol e modelo eu uso os sasame chinu n° 6 achon que ficas bem servido.
Depois diz como correu e n te esqueças de libertar os exemplares pois todo o peixe de rio trutas, bogas e escalões mordem a isso tal como rãs mas liberta para mais tarde pesares mais e maior ;)
 

Offline msfb96

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 22
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:40 Domingo, 22 de Junho de 2014
Re: Tipos de pesca à truta
« Responder #7 em: 11:28 Segunda, 07 de Julho de 2014 »
Não se preocupe, gosto pouco de peixe pequeno ;)
É só para ver se me entretenho quando estiver na terra do meu avô, com os meus amigos

Grande abraço, e boas pescas ;)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: SamuelO.25

Offline blackbass1685

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 13 vezes
    • guarda
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:37 Sábado, 17 de Agosto de 2019
Re: Tipos de pesca à truta
« Responder #8 em: 22:04 Terça, 20 de Agosto de 2019 »
bem, o tópico é antigo, mas a pergunta é sobre tipos de pesca de truta e há um que não falaram aqui que é o mais usado aqui na minha zona. chamam-lhe "ao toque" , basicamente em março , abril, quando os rios têm muita corrente , usam apenas um anzol no fio com minhoca de terra e chumbos (o suficiente para a minhoca afundar pelo menos até meia profundidade). lançam para a esquerda , contra a corrente, e segurando o fio no dedo esperam que ele chegue á zona que desejam , e ao sentir o toque no dedo ferram o peixe.  o pessoal aqui tira carradas de trutas assim. eu já cheguei a ir com alguns e enquanto eles tiram 10 ou mais numa manhã eu não tiro nada.  com esta técnica tirei apenas duas trutas na vida, e porque elas se ferraram sem a minha ajuda , isto porque eu não consigo ter percepção do toque e por vezes elas mordem e não dou conta. outro problema é porque acho que não sei iscar muito bem a minhoca e ela ou se perde com a corrente ou elas comem-ma sem se ferrar. e outro problema é que não consigo adivinhar onde as trutas estão como eles. só sei que sempre que há uma corrente e depois há uma zona calma, há 99,9% de hipóteses de haver trutas nessa zona calma á espera de comida levada pela corrente.

eu ás trutas só me safo (safava) á medalha (rio ou barragem), rapala  (mas menos) e ao fundo (com chumbada em vez de feeder e com minhocas). e já tirei bastantes também com bocados de perca-sol ao fundo ou com uma bóia de água, mas isso a meio que é ilegal então já não arrisco
"Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor..." Samuel Beckett