collapse

Autor Tópico: inquérito- serão os pescadores lúdicos verdadeiramente culpados??  (Lida 3523 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: inquérito- serão os pescadores lúdicos verdadeiramente culpados??
« Responder #15 em: 14:21 Quarta, 17 de Novembro de 2021 »
Certamente apanho mais de 100 num ano.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: inquérito- serão os pescadores lúdicos verdadeiramente culpados??
« Responder #16 em: 15:39 Quarta, 17 de Novembro de 2021 »
Viva,


Sou praticante de spinning, a minha espécie alvo de eleição é o Robalo e muito raramente retenho um peixe (mesmo que esteja acima da medida mínima). Não sou hipócrita ao ponto de dizer que apenas pratico Captura e Solta de robalos, pois de vez em quando retenho um peixe ou outro, especialmente para os almoços em família. Posso dizer que este ano capturei 36 peixes ao spinning, dos quais 17 robalos, sendo que retive 2. Dos restantes, retive 5 bailas e 4 cavalas.

Novamente, a minha opinião vale o que vale, mas posso dizer desde já que não tenho filiação partidária, nem sou simpatizante de partido X ou Y, por isso não vou "atacar" partidos políticos. Todos os partidos têm uma ponta de razão e todos têm uma ponta de "não fazem ideia do que estão a falar", para isso existe uma AR onde se discutem os temas e se chega (ou pelo tenta-se chegar) a um meio-termo. A minha formação vem da área científica (engenharia) como tal, guio-me por números. Falando do meu peixe de eleição, basta ler os relatórios da União Europeia relativamente ao mesmo. Neles pode-se encontrar a informação relativamente à pesca comercial e à pesca lúdica e embora a pesca lúdica tenha um impacto bem menor, a verdade é que tem impacto.

"For the seabass management advice on seabass stocks, ICES estimated the volume of recreational catches kept (called “removals”). In 2018, they were estimated at almost 1.000 tonnes at EU level"

2020 - Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Fica aqui um screenshot da página em questão:



De notar que o relatório aplica-se ao Atlântico (Norte e Biscaia), sendo que não há dados para a pesca lúdica em Portugal, Espanha, Itália e Grécia. Por isso o impacto total ainda é provavelmente maior que o estimado.




« Última modificação: 15:52 Quarta, 17 de Novembro de 2021 por xcelsior »
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: inquérito- serão os pescadores lúdicos verdadeiramente culpados??
« Responder #17 em: 15:53 Quarta, 17 de Novembro de 2021 »
(ignorar esta mensagem)
« Última modificação: 15:56 Quarta, 17 de Novembro de 2021 por xcelsior »
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline Eduardo7

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 169
  • Agradecido: 25 vezes
    • Lourinhã
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:09 Segunda, 30 de Agosto de 2021
Re: inquérito- serão os pescadores lúdicos verdadeiramente culpados??
« Responder #18 em: 16:13 Quarta, 17 de Novembro de 2021 »
Uma coisa é  certa nunca vamos ser nós os culpados.  Devia haver um maior controlo na pesca profissional.
Por exemplo na altura da desova do robalo não premitir redes so aparelho eles apanhavam na mesma,  as redes só deviam ser primitidas com uma malha a partir de certo tamanho para capturar so peixes grandes, os barcos de arrasto so deviam andar ao marisco não podiam andar ao peixe e devia haver mais reservas .
 

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: inquérito- serão os pescadores lúdicos verdadeiramente culpados??
« Responder #19 em: 17:09 Quarta, 17 de Novembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uma coisa é  certa nunca vamos ser nós os culpados.  Devia haver um maior controlo na pesca profissional.
Por exemplo na altura da desova do robalo não premitir redes so aparelho eles apanhavam na mesma,  as redes só deviam ser primitidas com uma malha a partir de certo tamanho para capturar so peixes grandes, os barcos de arrasto so deviam andar ao marisco não podiam andar ao peixe e devia haver mais reservas .

Bem, vou discordar um pouco, pois a meu ver, a culpa será sempre de todos... As mudanças têm que existir para todos os envolvidos e não se pode apontar o dedo exclusivamente a determinados intervenientes e lavar as mãos... Quantos relatos não leio eu de pessoal com o balde cheio de robalotes de 10/15 cm porque "fritinhos com arroz são mesmo bons".

Vou dar um exemplo: eu comecei a pescar no Rio Mira quando era miúdo, durante as férias de verão. Hoje em dia, mesmo não morando eu em VN de Milfontes ou arredores, continua a ser o local onde mais gosto de pescar e o que melhor conheço. É também um local onde tenho vindo a observar um declínio na quantidade e calibre das capturas. De notar que estamos a falar daquele que era um dos rios menos poluídos da Europa, um estuário riquíssimo em termos de zonas de sapal, mas que infelizmente tem sofrido muito nos últimos anos com a questão da agricultura intensiva (e excessiva) que assola toda aquela região, bem como com a falta de água. Mas voltando ao tema e novamente, focando-me apenas no Robalo.

Fala-se muito na implementação de um período de defeso, mas sou da opinião que isso apenas não é suficiente, para ser realmente eficaz deveria ser acompanhado de quatro medidas adicionais (3 aplicadas à pesca lúdica e uma a ser aplicada à lúdica e comercial):

- subida da medida mínima de captura, e.g., para 42cm
- introdução de um "slot" na medida de captura, i.e., uma medida máxima
- introdução de um limite de retenções diárias, i.e, 2 peixes ou, sendo mais radical, 1 peixe por dia
- fiscalização

Eu defendo isto porquê? Há dois exemplos de sucesso:

- um no EUA com o Stripers. Nos anos 70 os stocks foram praticamente esgotados e só com a implementação de medidas rígidas ao nível da pesca comercial e recreativa é que os stocks foram recuperados com sucesso (embora agora estejam de novo ameaçados pois há uma grande pressão para aumento de quotas de captura comercial).

- outra na Europa, mais precisamente na Irlanda, os stocks de robalos foram praticamente esgotados nos anos 80 e só com uma proibição da pesca comercial e limites muito rígidos na pesca recreativa é que começaram a recuperar.


Para isto acontecer têm que existir vários factores:

- interesse político - infelizmente não acredito que facilmente se altere isso em Portugal sem haver uma imposição por parte da UE, como foi deito recentemente no norte da Europa.
- interesse económico - infelizmente não vai ser possível alterar isto sem um interesse político por trás.
- mudança de mentalidades - aqui sim acredito que seja possível começar a educar os pescadores mais novos, e tentar o mesmo com os mais velhos, que uma preferência (e não imposição) pela Captura e Solta deveria ser o caminho a seguir para conseguirmos preservar a espécie, bem como respeito pela actual medida mínima de captura.
- banir as redes junto à costa - nem vale a pena discutir este ponto....
- fiscalização à séria, seja ao nível recreativo como profissional, como é feito noutros países como na Holanda, onde, actualmente, em termos lúdicos é simplesmente proibido reter robalos e profissionalmente há muito controlo, e em ambos os casos com penalizações sérias.


O robalo é uma espécie de crescimento muito lento, muitas pessoas desconhecem que quando capturam um peixe com 65cm estão a capturar um peixe com ~15 anos (metade da sua longevidade média). Muitas pessoas também desconhecem que peixes deste calibre são muitas vezes peixes "residentes", peixes que apenas residem e patrulham uma determina zona da costa e que ao capturarem os mesmos estão efectivamente a esgotar essa zona de costa... como as redes depois não deixam passar novos peixes e como o crescimento é lento, é natural que se comece primeiro a notar que os peixes são cada vez mais pequenos e depois cada vez menos.

O que nos falta é o momento "a-ah" que os EUA e Irlanda tiveram e que foi: um striper / robalo vivo vale mais que um morto. Falta em Portugal uma indústria que existe no USA e na Irlanda (e UK, Norte de França, etc), que é a pesca apeada recreativa guiada. Infelizmente o nosso país depende muito do turismo (outro tema com pano para mangas), mas tirando casos raros de pessoas que conheço e que têm todo um negócio montado em torno de pesca guiada sempre em C&S, não há uma aposta nisso. Temos das melhores e mais bonitas costas da Europa, temos uma clima que atrai turismo. Se começar a haver um shift da mentalidade, eu acho que é possível dar ao robalo uma segunda viabilidade económica... uma junção de lojas, com alojamentos e com pescadores para criar uma nova vertente de negócio, todos sairiam a ganhar, especialmente a espécie porque começaria a ser vista com outros olhos. Isto provavelmente é uma utopia minha, e sinto-me qual D. Quixote a falar disto, mas pronto... acredito que se houvesse vontade e união, seria possível que daqui a 20 anos ainda existissem robalos na nossa costa.


E vou-me calar porque esta mensagem já é capaz de ir irritar muita gente :)


P.S.: sou apenas um pescador, como tantos outros, que tira mais gozo do acto de pescar do que levar um saco cheio de peixe para casa, não tenho ligação alguma a associações ambientalistas, não tenho filiação partidária (nem simpatizo mais com o partido X ou Y), nem tão pouco estou ligado à área da Biologia (sou eng.º informático), no entanto, acredito que a conservação e a sustentabilidade são o caminho a seguir.
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima, Mané, Fs, Fernando_Santos

Offline Eduardo7

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 169
  • Agradecido: 25 vezes
    • Lourinhã
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:09 Segunda, 30 de Agosto de 2021
Re: inquérito- serão os pescadores lúdicos verdadeiramente culpados??
« Responder #20 em: 20:10 Quarta, 17 de Novembro de 2021 »
O pior é as redes eu apanhar um robalo por dia que parvoice nem sempre dá para ir a pesca e quando vou nem sempre apanho.
Agora as redes na altura da desova é que faz estrago barcos a apanhar centenas de quilos e por vezes apanhar toneladas de robalos  num dia que nem desovam e isto acontece todos os anos .
Isso é um problema não é nos aqui no forum todos juntos apanhar num ano 2 toneladas  .
E não se esqueça a rede não escolhe tamanho nós ainda escolhemos agora está na consciência de cada.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Fernando_Santos

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: inquérito- serão os pescadores lúdicos verdadeiramente culpados??
« Responder #21 em: 22:24 Quarta, 17 de Novembro de 2021 »
Eu não faço a mínima ideia de quantos peixes apanhei este ano. Nos últimos 20 anos deve ter sido o ano que pesquei menos, não faço ideia quantas vezes, talvez entre 20/30 jornadas, quase sempre curtas, 2/3 horas. Ainda assim a espécie que apanhei mais foram douradas, sargos, safias e robalos. Para completar a informação das espécies que apanhei durante o ano acrescento bailas, 3 ou 4 choupas, mucharras, 1 Ferreira, 3 ou 4 bicas, 1 cavala, julgo que não apanhei mais nada
Nelson Peres
 

Offline AndréCosta

Re: inquérito- serão os pescadores lúdicos verdadeiramente culpados??
« Responder #22 em: 10:23 Quinta, 18 de Novembro de 2021 »
So nao percebo a pergunta em relacao ao que se pode votar. So posso votar na especie nao posso por um valor aproximado.
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: inquérito- serão os pescadores lúdicos verdadeiramente culpados??
« Responder #23 em: 12:16 Quinta, 18 de Novembro de 2021 »
Em relação ao questionário e ao impacto de peixe pelos desportivos deixo também a minha experiência e opinião.

Este ano praticamente não pesquei no mar, das vezes que fui só apanhei sargos (em três saídas, cinco no total acho eu) , que é a espécie apetecível que habitualmente me parece ser mais fácil de pescar, e as salemas e cavalas também aparecem em quantidade e são relativamente simples de pescar, nas alturas delas. Robalos, passo vários anos seguidos sem apanhar nenhum, ou só pequenos, e de vez em quando lá dou com eles, e em anos excepcionais lá consigo várias caçadas seguidas de grandes exemplares. A seguir à dourada, creio ser a espécie que mais decaíu no decorrer das ultimas décadas. Sempre adorei ouvir os pescadores mais velhos falarem das suas caçadas. Muitos deles já só tenho memória. Os robalos, as douradas, apareciam com alguma frequência em grandes cardumes. Nos anos 60, 70 e 80 carregavam em grande. O desenvolvimento industrial na pesca profissional, e a sobreexploração sobretudo a partir dos 60 começou a impedir a manutenção natural dos stocks de peixe no mar,  começando a diminuir, sendo a pesca/procura maior do que a capacidade de criação como todos sabemos. Que temos impacto é bem verdade. Há milhares/milhões de juvenis pescados e consumidos pelos desportivos todos os anos. Dos milhares ou milhões de ovas dos peixes que são fecundadas e eclodem, apenas muito poucas possibilitam peixes que atinjam um ano de vida. Desses milhares, dois ou três chegam a idade adulta. Atualmente a pesca seja recreativa ou profissional praticamente não possibilita que os robalos cheguem a uma idade mais avançada. Conseguir atingir 10 , 12 ou mesmo 15 anos passando por todas as armaldilhas que encontram no mar (anzois e aparelhos, redes, caça submarina), já é muito difícil e com muita sorte, quanto mais anos ainda. Por ano são retirados do mar milhares de peixes pequenos do mar pelos desportivos, e com isso evitamos que dentro de uma década exista muito menos peixe. Compreendo naturalmente que um pescador novo fique felicissimo se apanhar 4 ou 5 robalos de 25 cm e os leve para casa para comer com a família como eu já fiz em tempos idos. Um pescador experimentado que hoje em dia o faça, ou que apanhe 4 ou 5 de 2 a 3 quilos cada um (como acontecia frequentemente nos passados anos 80 por exemplo, por relatos que ouvi e fotos que vi) e os leve para casa para encher a arca... hoje em dia não,  não creio haver necessidade disso. Todos sabemos que o robalo perde muito sabor uma vez congelado / descongelado. E ninguém, nos dias de hoje, anda desesperado de fome a ponto de ter que levar quilos de robalos para casa para consumir, para sobreviver.

O futuro está como sabemos nas nossas mãos. A ganância teima naturalmente em persistir dentro de nós. Porém, vivemos tempos em que existe urgência em proteger ambiente e as espécies além da humana, e agirmos em conformidade, com ideias e acções concretas que mitiguem de facto o que temos andado por aqui a fazer estes anos.

Caso contrário, dentro de uns anos, não haverá muito mais na terra para além de humanos, vacas e moscas, muitas moscas.

Ainda em relação aos robalos, é sabido que uma parte do stock existente no mar concentra-se atualmente na zona entre a galiza e o reino unido, existe uma concentração atípica de robalos nessa área. Especialmente essa área deverá continuar a ser vigiada e palco de medidas de protecção excepcionais. Sei que tem havido aumento de muitos praticantes de caça submarina, de pescadores desportivos ou não, legais ou ilegais, nessas áreas, e que estão a matar muitos peixes grandes, caçadas em série que deveriam terminar.
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: inquérito- serão os pescadores lúdicos verdadeiramente culpados??
« Responder #24 em: 13:06 Quinta, 18 de Novembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
So nao percebo a pergunta em relacao ao que se pode votar. So posso votar na especie nao posso por um valor aproximado.

Boas

na votação não dá para fazer dessa maneira, eu também pensei que desse por isso coloquei o tópico em votação
para o fazeres tem que ser através de mensagem aqui  no forum
Abraço
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1035
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: inquérito- serão os pescadores lúdicos verdadeiramente culpados??
« Responder #25 em: 14:42 Quinta, 18 de Novembro de 2021 »
Boa tarde

Os lúdicos apeados , apanham pouco peixe ( em regra) , sendo que por mais capturas que façam , não colocam em risco nenhuma espécie, basta pensar que um anzol iscado na imensidão do mar, o impacto ambiental será sempre insignificante !!!!!

Já na pesca embarcada, é "fácil" fazer 15/20 kgs de peixe , 40/50/60 peixes numa jornada , pelo que a soma das capturas dos lúdicos embarcados fazem alguma mossa , pois estamos a falar de muitas toneladas anuais de capturas !!!!
 Não esquecer que esta actividade (MT) permite muitas famílias terem ai o seu ganha pão (algumas centenas de postos de trabalho de norte a sul), bem como, a unica maneira de muitos pescadores colocarem peixe nas suas mesas a um preço razoável.

O preço de uma saida MT anda neste momento entre os 35/50 euros a que acrescem custos de deslocação/iscos/licença e afins, pelo que cada saida ficará sempre a um custo minimo de 50/60 euros por jornada de pesca !!!!



Trindade , o gradeiro do Oeste
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline Hélder Felício

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 8 vezes
    • Charneca de Caparica - Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:08 Sexta, 04 de Dezembro de 2020
Re: inquérito- serão os pescadores lúdicos verdadeiramente culpados??
« Responder #26 em: 18:06 Quinta, 18 de Novembro de 2021 »
Viva e saúde a todos.

Bem no que diz respeito á minha pessoa, como pescador lúdico, só posso entrar para a estatística económica, com os gastos de material de pesca lúdica  ;D ;D.

 E posso entrar também na estatística de poluentes de mar, pelo material perdido.

Peixe peixe, só o vejo no mercado e aqui. E uns corajosos no mar que veem ver se sou ameaça 8) 8).

Acho que por pouca pesca lúdica apeada que se faça tem sempre o seu impacto, mas poderá ser até um equilíbrio na natureza.

Acho que nós temos mais impacto na economia, entre licenças e material.

Bem, uns pescam por cinco, outros deixam lixo por cinco e gastos todos fazem.

Mas foi bem colocada a dúvida.
 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, kalvas, ze carlos

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: inquérito- serão os pescadores lúdicos verdadeiramente culpados??
« Responder #27 em: 18:39 Quinta, 18 de Novembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Viva e saúde a todos.

Bem no que diz respeito á minha pessoa, como pescador lúdico, só posso entrar para a estatística económica, com os gastos de material de pesca lúdica  ;D ;D.

 E posso entrar também na estatística de poluentes de mar, pelo material perdido.

Peixe peixe, só o vejo no mercado e aqui. E uns corajosos no mar que veem ver se sou ameaça 8) 8).

Acho que por pouca pesca lúdica apeada que se faça tem sempre o seu impacto, mas poderá ser até um equilíbrio na natureza.

Acho que nós temos mais impacto na economia, entre licenças e material.

Bem, uns pescam por cinco, outros deixam lixo por cinco e gastos todos fazem.

Mas foi bem colocada a dúvida.

corroboro a tua opinião e estou como tu  :fixe:
Abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]