collapse

Autor Tópico: Amostras caseiras  (Lida 7127 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Amostras caseiras
« em: 15:43 Quinta, 04 de Novembro de 2021 »
Viva,


Sempre tive o gosto pelo trabalho artesanal, acho que é uma óptima maneira de passar o tempo e descomprimir, especialmente quando está mau tempo e não dá para fazer actividades ao ar livre. Normalmente costumo fazer peças em madeira, como por exemplo:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Mas como um dos meus hobbies principais é a pesca, decidi misturar um pouco as duas vertentes e tenho aproveitado para criar algumas amostras (jigs e swimbaits) artesanais.

Tudo começou com este pequeno jig de 50mm e ~15g (infelizmente já não sei onde guardei o master em balsa).



Visto de cima é de design simétrico, com o centro de gravidade deslocado para a zona traseira. Utilizo-o principalmente para pescar em zonas de estuário (Rio Mira) embora na zona de Cascais as cavalas têm dificuldade em resistir-lhe. Já tirou robalos, bailas, cavalas, savelhas e o ocasional agulha. Foi pensado para lançar bem com o material ligeiro que utilizo (cana potência ML, CW 5-32, acção rápida).

Mais recentemente criei outros dois jigs que ainda estão em testes.



O de cima tem 55mm, pesa ~22g e visto de cima tem um design assimétrico (um ligeiro S num dos lados). Também tem o centro de gravidade deslocado para a parte de trás e devido ao seu formato tem uma acção mais errática.

O de baixo tem 65mm e pesa ~20g, tem um perfil mais estreito e visto de cima tem um design simétrico (losango), com o centro de gravidade deslocado um pouco mais para a frente.

Depois deste ano ter notado que, de ano para ano, há cada vez mais biqueirão (Engraulis encrasicolus) no estuário do Mira e tendo visto este cenário várias vezes - Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre - decidi criar um swimbait que fosse semelhante ao biqueirão e daí nasceu o protótipo que pode ser visto na seguinte foto:



Tem 90mm de comprimento, ~13g, sendo que o cabeçote pesa ~9,5g e fiz o molde de modo a poder colocar um anzol fixo (como na foto) ou um sistema de encaixe para um sistema weedless (estilo as BM), bem como a permitir colocar o encaixe do clip mais à frente ou mais em cima.

O processo de criação é sempre o mesmo... faço um esboço em papel e depois crio um master em balsa. A partir do master em balsa crio um molde em silicone de adição ou poliuretano e depois é só fazer objectos :)

Tentei ser o mais amigo do ambiente possível e por isso decidi utilizar estanho puro para os jigs e cabeçotes e à falta de uma alternativa ao plastisol (PVC), decidi utilizar silicone, um mal menor visto que ainda pode causar desperdício, mas visto que é um material relativamente inerte que não liberta toxinas sempre é melhor que utilizar plástico. Utilizei um silicone de grau elevado de dureza Shore 00 (o mais macio, mas que ao mesmo tempo é bastante resistente e elástico, pois é utilizado, por exemplo, para efeitos especiais e para amortecimento em próteses médicas) e não not grandes diferenças em termos de mobilidade para um swimbait feito a partir de plastisol. Tanto o estanho como o silicone são mais caros que o chumbo e o plastisol, mas para mim valem a pena pela questão ambiental e também para segurança própria, pois são seguros de utilizar em casa sem ser necessário estar numa zona arejada e a utilizar um respirador por causa dos vapores tóxicos quem ambos emitem.

Espero que tenham gostado do post. Se alguém tiver alguma dúvida ou quiser saber algo mais, é só perguntar.


Cumps.,

Filipe
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, kalvas, Ernesto Lima, b.nunes, Peko, RicardoD, Mané, Lgeadas, Fallen, Rafael V.

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 376
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Amostras caseiras
« Responder #1 em: 19:17 Quinta, 04 de Novembro de 2021 »
Mto bom, belos trabalhos, congratz!
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline ricky3

Re: Amostras caseiras
« Responder #2 em: 19:47 Quinta, 04 de Novembro de 2021 »
Boas, Filipe
Excelente trabalho!Como também faço algumas amostras,queria perguntar-te onde adquiriste esse silicone com que fizeste o swimbait.Obrigado

Cumprimentos

Ricardo
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Fisherboy, xcelsior

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Amostras caseiras
« Responder #3 em: 19:52 Quinta, 04 de Novembro de 2021 »
Adoro ler estes posts.   ;D
Obrigado Filipe.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #4 em: 09:09 Sexta, 05 de Novembro de 2021 »
Obrigado a todos!  :)
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #5 em: 09:30 Sexta, 05 de Novembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas, Filipe
Excelente trabalho!Como também faço algumas amostras,queria perguntar-te onde adquiriste esse silicone com que fizeste o swimbait.Obrigado

Cumprimentos

Ricardo


Viva,


O protótipo foi feito com RC 00 Platinum SilGel Rapid que comprei na Restaurar&Conservar (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre).

Inicialmente tive alguns problemas de inibição de cura na superfície, pois é um silicone bastante sensível e as quantidades que estou a utilizar são muito pequenas (a margem de erro é menor), embora eu ache que o problema provavelmente derivou do facto de eu já não ter poliuretano para fazer o molde e tive que usar um silicone de adição mais duro para fazer o mesmo - não é a solução ideal e é preciso de limpar o molde muito bem antes de fazer as amostras.

De momento estou à espera de um silicone novo, o Ecoflex 00-20 da Smooth On (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre) que comprei na FormX (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre). Essa loja também vende poliuretano para fazer moldes da mesma marca, o Compat 45 (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre) que elimina os problemas de inibição de cura. Para dar cor, estou a testar com pigmentos em pó, estilo os utilizados para maquilhagem, que misturo no silicone antes do mesmo ser vertido para o molde. Outra coisa que quero melhorar é o acabamento da amostra, neste momento está mate e quero que seja brilhante. Com o plastisol é mais fácil ter um acabamento brilhante, basta lubrificar o molde, mas no caso do silicone, se não for utilizado um produto próprio para lubrificação, a cura vai ser inibida. A solução passa por dar um acabamento brilhante ao master em balsa e depois fazer um molde novo.

Tem sido um processo de tentativa e erro, pois não há grande informação de como fazer amostras de silicone com silicones deste grau de dureza.


Cumps.,

Filipe









"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pereirajp, Rafael V.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Amostras caseiras
« Responder #6 em: 12:59 Sexta, 05 de Novembro de 2021 »
Excelente post, muito obrigado pela partilha.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline ricky3

Re: Amostras caseiras
« Responder #7 em: 13:30 Sexta, 05 de Novembro de 2021 »
Obrigado,Filipe!

Já tinha andado a ver esse da Smooth On,pois também queria experimentar fazer amostras sem utilizar o plastisol.Tentei misturar o silicone normal com outros produtos(óleos,solventes),para tentar um efeito mais macio e elástico,mas sem sucesso até agora.

Cumprimentos

Ricardo
 

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #8 em: 14:32 Sexta, 05 de Novembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado,Filipe!

Já tinha andado a ver esse da Smooth On,pois também queria experimentar fazer amostras sem utilizar o plastisol.Tentei misturar o silicone normal com outros produtos(óleos,solventes),para tentar um efeito mais macio e elástico,mas sem sucesso até agora.

Cumprimentos

Ricardo


De nada!


Eu já tinha visto casos de pessoas que faziam pequenas amostras de darting usando silicone comercial, aquele que se encontra à venda para janelas, etc, mas nunca usando moldes. Como é uma área que não domino nunca sequer me passou pela cabeça tentar fazer essas experiências de tentar amaciar esse tipo de silicone.

Este com que fiz os protótipos (o comprado na Restaurar&Conservar) é flexível q.b., macio, tem uma boa resistência (parece-me mais resistente que uma amostra em plastisol) e uma boa capacidade de alongamento:







"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rafael V.

Offline ricky3

Re: Amostras caseiras
« Responder #9 em: 22:35 Sexta, 05 de Novembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
[quote author=ricky3 link=topic=31356.msg385845#msg385845 date=Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


De nada!


Eu já tinha visto casos de pessoas que faziam pequenas amostras de darting usando silicone comercial, aquele que se encontra à venda para janelas, etc, mas nunca usando moldes. Como é uma área que não domino nunca sequer me passou pela cabeça tentar fazer essas experiências de tentar amaciar esse tipo de silicone.

Este com que fiz os protótipos (o comprado na Restaurar&Conservar) é flexível q.b., macio, tem uma boa resistência (parece-me mais resistente que uma amostra em plastisol) e uma boa capacidade de alongamento:










Muito bom!Esse silicone parece-me ser muito boa alternativa.
Fico a aguardar os resultados com o Ecoflex, quando puderes partilhar☺️

Obrigado

Ricardo
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2298
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: Amostras caseiras
« Responder #10 em: 23:37 Sexta, 05 de Novembro de 2021 »
Parabéns amigo. Boa bricolage. Só uma dúvida. Esse silicone consegue colar a cabeçote?
Eu quando fazia esse tipo de coisas usava PVC para fazer prototipos
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #11 em: 00:46 Sábado, 06 de Novembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
[quote author=ricky3 link=topic=31356.msg385845#msg385845 date=Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


De nada!


Eu já tinha visto casos de pessoas que faziam pequenas amostras de darting usando silicone comercial, aquele que se encontra à venda para janelas, etc, mas nunca usando moldes. Como é uma área que não domino nunca sequer me passou pela cabeça tentar fazer essas experiências de tentar amaciar esse tipo de silicone.

Este com que fiz os protótipos (o comprado na Restaurar&Conservar) é flexível q.b., macio, tem uma boa resistência (parece-me mais resistente que uma amostra em plastisol) e uma boa capacidade de alongamento:










Muito bom!Esse silicone parece-me ser muito boa alternativa.
Fico a aguardar os resultados com o Ecoflex, quando puderes partilhar☺️

Obrigado

Ricardo

Assim que tiver algo para mostrar, colocarei aqui!
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ricky3, Rafael V.

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #12 em: 01:22 Sábado, 06 de Novembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Parabéns amigo. Boa bricolage. Só uma dúvida. Esse silicone consegue colar a cabeçote?
Eu quando fazia esse tipo de coisas usava PVC para fazer prototipos

Obrigado!

Como prefiro métodos de fixação sem cola, quando fiz o master do cabeçote incluí a possibilidade de poder usar uma fixação física - um arame (ou mesmo dois) de 0.8mm de diâmetro, com ou sem gancho. Quando uso anzois fixos também costumo usar a bobine das plumas para criar uma zona mais alta na haste do anzol, que depois cubro com resina de cura por UV, para ajudar a fixar o anzol no corpo.

Mas é possível usar cianoacrilato para fazer a fixação, demora mais a curar mas acaba por colar. Vai é haver o mesmo problema que noutras amostras, se eu quiser trocar o corpo vai ficar um pouco colado ao cabeçote e depois é preciso de raspar antes de colocar um novo.
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Amostras caseiras
« Responder #13 em: 17:07 Sábado, 06 de Novembro de 2021 »
Excelente post Filipe. =D>

Que grande kit de unhas para a coisa, muito bom mesmo.

Extremamente grato pela partilha, obrigado.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline Lgeadas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 33
  • Agradecido: 12 vezes
  • pesca é o meu desporto
    • Torres Novas
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:41 Segunda, 14 de Dezembro de 2020
Re: Amostras caseiras
« Responder #14 em: 18:20 Segunda, 15 de Novembro de 2021 »
muito bom sim senhor, mais um que não tem problemas em partilhar as suas bricolagens e conhecimentos,  :aplau: :aplau: :aplau:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #15 em: 15:13 Segunda, 29 de Novembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
[quote author=ricky3 link=topic=31356.msg385845#msg385845 date=Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


De nada!


Eu já tinha visto casos de pessoas que faziam pequenas amostras de darting usando silicone comercial, aquele que se encontra à venda para janelas, etc, mas nunca usando moldes. Como é uma área que não domino nunca sequer me passou pela cabeça tentar fazer essas experiências de tentar amaciar esse tipo de silicone.

Este com que fiz os protótipos (o comprado na Restaurar&Conservar) é flexível q.b., macio, tem uma boa resistência (parece-me mais resistente que uma amostra em plastisol) e uma boa capacidade de alongamento:










Muito bom!Esse silicone parece-me ser muito boa alternativa.
Fico a aguardar os resultados com o Ecoflex, quando puderes partilhar☺️

Obrigado

Ricardo


Viva Ricardo,


Já experimentei o Ecoflex 00-20 e é bastante bom! Cura bem, é suave e parece ser bastante resistente e mais flexível do que o outro silicone que também tenho aqui.



Fiz os moldes usando Compat 45 (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre) - nota: se o master não for de silicone, é necessário um agente de libertação para fazer o molde. Eu usei o Ease Release 205 (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre) que é a versão líquida do Ease Release 200.

Quanto às cores, ainda estou a afinar as mesmas, mas estou a usar pigmentos sólidos (pó de mica) para não interferirem na cura. Comprei aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Entretanto já tenho outro master pronto para uma nova amostra e quando tiver algo para mostrar, darei novidades!


Cumps,

Filipe

"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ricky3, Rafael V.

Online pedrosa1975

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 961
  • Agradecido: 136 vezes
  • Eu bem tento....
    • Castelo Neiva - Viana do Castelo
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:57 Segunda, 31 de Maio de 2021
Re: Amostras caseiras
« Responder #16 em: 15:55 Segunda, 29 de Novembro de 2021 »
Altamente, dà vontade de testar, continua, abraço!
Contemplar as águas, ter paciência na espera, saber o momento exato de puxar o anzol: eis a minha verdadeira meditação.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline ricky3

Re: Amostras caseiras
« Responder #17 em: 19:53 Segunda, 29 de Novembro de 2021 »
Olá Filipe,

Excelente trabalho!O resultado final é bastante bom,as amostras têm um aspeto muito fixe!
Obrigado pela partilha😁

Ricardo
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #18 em: 14:36 Domingo, 05 de Dezembro de 2021 »
Viva,


Mais uma que saiu do "forno" ;)



Desta vez uma galeota-menor (Ammodytes tobianus) que, para além do biqueirão, é um peixe muito presente no estuário do Mira, especialmente na zona dos bancos de areia que há na margem sul do rio. O processo foi o mesmo:

- master em balsa
- molde do corpo em PU Compat 45 e molde do cabeçote em silicone RC 50 (resistente a alta temperatura)
- corpo em silicone Ecoflex 00-20 com pigmentos sólidos e cabeçote em 100% estanho
- anzol Tiemco TMC 811S 1/0 (que uso principalmente para montar plumas)

120mm de comprimento, ~14g de peso total (cabeçote com ~10g)

O formato pode parecer estranho, mas não foi desenhada a pensar em simular um movimento de natação. Foi pensada para pescar com movimentos de ponteira mais agressivos, em zig-zag, quase estilo darting, mas não um darting puro, porque embora este cabeçote seja triangular (quando visto de frente), um cabeçote específico para darting tem o encaixe mais atrás.


Já agora, para quem quer saber um pouco mais sobre darting (muito usado em LRF) :)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre



Cumps. a todos e um bom resto de domingo,

Filipe
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rider, pereirajp, ricky3, Rafael V.

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Amostras caseiras
« Responder #19 em: 09:18 Segunda, 06 de Dezembro de 2021 »
Boas,

Muito bom!
Excelente trabalho, parabéns!
Obrigado pela partilha e continua, que a malta gosta de ver estas coisas :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20156
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Amostras caseiras
« Responder #20 em: 12:36 Segunda, 06 de Dezembro de 2021 »
Muito bom, agora quer é agua.
Obrigado pela partilha e explicação.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Amostras caseiras
« Responder #21 em: 22:58 Terça, 07 de Dezembro de 2021 »
Valente kit de unhas.

Estão aí umas belas amostras, muito bem conseguidas.
Excelente bricolage, parabéns.

Obrigado pela partilha.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #22 em: 15:04 Domingo, 02 de Janeiro de 2022 »
Antes de mais: Bom ano para todos!  :)


Aproveitei as mini-férias para fazer mais uma amostra. Escolhi novamente imitar um biqueirão (Engraulis encrasicolus) mas desta vez num tamanho um pouco maior. Esta amostra tem ~110mm e pesa ~9,5g

Tal como as outras, é 100% silicone (Ecoflex 00-20 da Smooth-On) e a coloração é feita com pigmentos sólidos (pó de mica). O processo para fazer uma amostra é um pouco mais longo, pois envolve o seguinte:

- colocar uma primeira camada em cada metade do molde com pigmentação diamante e azul / ouro e colocação dos olhos
- após uma hora e meia de cura, o molde é fechado e é colocada a camada superior com pigmentação verde / ouro e azul / ouro
- após uma hora e meia de cura, o molde é colocado na vertical e é colocada a camada de baixo em pigmentação diamante

Esta amostra é para ser usada sem peso ou com uma montagem cheburashka, num anzol weedless wide gap com twist lock (como o VMC 7346SB Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre), por isso incluí logo uma ranhura no topo para ser mais fácil esconder o anzol.

É um pouco difícil mostrar o efeito final da pigmentação em fotos, mas dá para ter uma ideia:






Espero que gostem! Qualquer feedback é sempre bem-vindo!


Cumps. a todos e um bom resto de domingo,

Filipe








"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rider, voron, ricky3, RicardoD

Offline ricky3

Re: Amostras caseiras
« Responder #23 em: 15:35 Quarta, 05 de Janeiro de 2022 »
Olá Filipe,mais um excelente trabalho da tua parte! Está brutal!
Obrigado pela partilha 😁

Cumprimentos

Ricardo
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #24 em: 15:43 Quarta, 05 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá Filipe,mais um excelente trabalho da tua parte! Está brutal!
Obrigado pela partilha 😁

Cumprimentos

Ricardo


Obrigado!  :D
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2298
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: Amostras caseiras
« Responder #25 em: 16:16 Quarta, 05 de Janeiro de 2022 »
Tem bom aspecto. Qual será uso? Com que tipo de cabeçote e anzol?
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #26 em: 13:57 Sexta, 14 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tem bom aspecto. Qual será uso? Com que tipo de cabeçote e anzol?

Viva ,


Obrigado! :D

As espécies-alvo serão principalmente o robalo e a baila, em zona de estuário / foz, embora ache que também irá funcionar bem em zonas de areia ou mistas. A montagem é para ser feita num anzol weedless wide gap com twist lock (estilo o VMC 7346SB Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre). Como pratico essencialmente light spinning e o peso com anzol fica pelas 10 gramas, vou usá-la desse modo, mas caso precise de peso extra há várias opções (do menor para o maior peso):

- anzol wide gap mas lastrado
- "prego" de tungsténio (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre)
- montagem jika com um peso deste género (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre) - útil se quiser pescar na corrente a sondar o fundo
- montagem cheburashka - a mais versátil que permitirá usar a amostra em zonas de costa aberta com pesos mais elevados


Cumps.,

Filipe

"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #27 em: 14:09 Sexta, 14 de Janeiro de 2022 »
Viva,


Aqui está a iteração mais recente e provavelmente a última para esta amostra, visto que já estou satisfeito com este padrão de cores. Atingir este resultado é um processo moroso conseguir, mas bastante satisfatório :)





Espero que gostem! Qualquer feedback é sempre bem-vindo!


Cumps. a todos e um bom fim de semana,

Filipe
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: RicardoD

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Amostras caseiras
« Responder #28 em: 17:19 Sexta, 14 de Janeiro de 2022 »
Boas,

Está top!
Parabéns pelo trabalho conseguido :fixe:
Agora é só mostrar resultados ;D
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2298
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: Amostras caseiras
« Responder #29 em: 19:37 Sexta, 14 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre




As espécies-alvo serão principalmente o robalo e a baila, em zona de estuário / foz, embora ache que também irá funcionar bem em zonas de areia ou mistas. A montagem é para ser feita num anzol weedless wide gap com twist lock (estilo o VMC 7346SB Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre). Como pratico essencialmente light spinning e o peso com anzol fica pelas 10 gramas, vou usá-la desse modo, mas caso precise de peso extra há várias opções (do menor para o maior peso):

- anzol wide gap mas lastrado
- "prego" de tungsténio (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre)
- montagem jika com um peso deste género (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre) - útil se quiser pescar na corrente a sondar o fundo
- montagem cheburashka - a mais versátil que permitirá usar a amostra em zonas de costa aberta com pesos mais elevados


Cumps.,

Filipe



Só quero chamar atenção que cauda virada para cima faz que vinil tem tendência afundar mais que tradicional. Por isso é mais indicado para pescar de barco ou maior profundidade, mas para essas cotações, acho que tem usar peso maior.
Parabéns.Tem boa pinta o vinil
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #30 em: 21:43 Sexta, 14 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre




As espécies-alvo serão principalmente o robalo e a baila, em zona de estuário / foz, embora ache que também irá funcionar bem em zonas de areia ou mistas. A montagem é para ser feita num anzol weedless wide gap com twist lock (estilo o VMC 7346SB Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre). Como pratico essencialmente light spinning e o peso com anzol fica pelas 10 gramas, vou usá-la desse modo, mas caso precise de peso extra há várias opções (do menor para o maior peso):

- anzol wide gap mas lastrado
- "prego" de tungsténio (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre)
- montagem jika com um peso deste género (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre) - útil se quiser pescar na corrente a sondar o fundo
- montagem cheburashka - a mais versátil que permitirá usar a amostra em zonas de costa aberta com pesos mais elevados


Cumps.,

Filipe



Só quero chamar atenção que cauda virada para cima faz que vinil tem tendência afundar mais que tradicional. Por isso é mais indicado para pescar de barco ou maior profundidade, mas para essas cotações, acho que tem usar peso maior.
Parabéns.Tem boa pinta o vinil


Obrigado!
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #31 em: 11:37 Quinta, 27 de Janeiro de 2022 »
Viva,


Decidi acrescentar mais um padrão de cores para além do verde. A escolha foi um azul acinzentado com tons dourados, placas branquiais e barriga com tins de prata. A par do padrão verde é outra padrão realista que julgo poder resultar bem. Entretanto já testei alguns anzóis e os VMC 7317 4/0 e 5/0 funcionam bem, desde que acrescente um pin de fixação.










Espero que gostem! Qualquer feedback é sempre bem-vindo!


Cumps. a todos,

Filipe
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: scarreira

Offline ricky3

Re: Amostras caseiras
« Responder #32 em: 13:26 Quinta, 27 de Janeiro de 2022 »
Olá Filipe,

Mais uma vez, excelente trabalho! Agora é água com elas!
Uma pergunta: já fiz um molde em resina de poliuretano,para experimentar.Antes de verter o silicone no molde,tenho que usar um desmoldante?Se sim,o óleo de silicone serve para esse efeito?

Obrigado

Cumprimentos

Ricardo
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Amostras caseiras
« Responder #33 em: 14:18 Quinta, 27 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Viva,


Decidi acrescentar mais um padrão de cores para além do verde. A escolha foi um azul acinzentado com tons dourados, placas branquiais e barriga com tins de prata. A par do padrão verde é outra padrão realista que julgo poder resultar bem. Entretanto já testei alguns anzóis e os VMC 7317 4/0 e 5/0 funcionam bem, desde que acrescente um pin de fixação.










Espero que gostem! Qualquer feedback é sempre bem-vindo!


Cumps. a todos,

Filipe

O pormenor da cauda para cima que diferença faz? o nadar é igual aos de cauda para baixo?
 

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #34 em: 14:39 Quinta, 27 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá Filipe,

Mais uma vez, excelente trabalho! Agora é água com elas!
Uma pergunta: já fiz um molde em resina de poliuretano,para experimentar.Antes de verter o silicone no molde,tenho que usar um desmoldante?Se sim,o óleo de silicone serve para esse efeito?

Obrigado

Cumprimentos

Ricardo


Olá Ricardo,


Obrigado!

Como me disseram os gajos da FormX "nothing sticks to silicone but more silicone ;)", por isso não deves ter problemas de libertação tendo em conta que o molde não é feito de silicone. No teu caso, como o molde é de resina de poliuretano, a minha preocupação principal seria a possível inibição a cura do silicone. A minha sugestão seria primeiro fazeres um teste com uma quantidade pequena a ver se a cura não é inibida. Eu tenho um silicone de adição Shore 00 de outra marca que é um pouco mais "picuinhas" e que sofre facilmente de inibição de cura, quando o quero usar o que faço é pincelar vaselina no molde para evitar a inibição e libertar mais facilmente..

Em relação ao óleo de silicone, não sei se não irá inibir a cura, por isso, sugeria novamente um teste com uma pequena quantidade.

No meu caso só tive que usar desmoldante no master quando estava a fazer o molde. Como já tinha intenções de usar o Ecoflex 00-20, escolhi o Compat 45 para fazer o molde pois essa borracha de poliuretano está formulada para não inibir a cura do Ecoflex.

Espero ter ajudado!


Cumprimentos,
Filipe
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #35 em: 15:04 Quinta, 27 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Viva,


Decidi acrescentar mais um padrão de cores para além do verde. A escolha foi um azul acinzentado com tons dourados, placas branquiais e barriga com tins de prata. A par do padrão verde é outra padrão realista que julgo poder resultar bem. Entretanto já testei alguns anzóis e os VMC 7317 4/0 e 5/0 funcionam bem, desde que acrescente um pin de fixação.










Espero que gostem! Qualquer feedback é sempre bem-vindo!


Cumps. a todos,

Filipe

O pormenor da cauda para cima que diferença faz? o nadar é igual aos de cauda para baixo?



Viva,


Eu costumo experimentar amostras novas quando são lançadas e gostei muito do Mud Digger e da Black Eel (ambas da Fiiish) em comparação aos paddle tails tradicionais (Fiiish Black Minnow, Keitech Easy Shiner, etc). Na minha opinião, a acção dum paddle invertido e mais pequeno é mais natural que a acção de um paddle tradicional (virado para baixo e de maior dimensão), é mais reactivo e funciona melhor na descida.


Cumps.,
Filipe

"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline ricky3

Re: Amostras caseiras
« Responder #36 em: 16:55 Quinta, 27 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá Filipe,

Mais uma vez, excelente trabalho! Agora é água com elas!
Uma pergunta: já fiz um molde em resina de poliuretano,para experimentar.Antes de verter o silicone no molde,tenho que usar um desmoldante?Se sim,o óleo de silicone serve para esse efeito?

Obrigado

Cumprimentos

Ricardo


Olá Ricardo,


Obrigado!

Como me disseram os gajos da FormX "nothing sticks to silicone but more silicone ;)", por isso não deves ter problemas de libertação tendo em conta que o molde não é feito de silicone. No teu caso, como o molde é de resina de poliuretano, a minha preocupação principal seria a possível inibição a cura do silicone. A minha sugestão seria primeiro fazeres um teste com uma quantidade pequena a ver se a cura não é inibida. Eu tenho um silicone de adição Shore 00 de outra marca que é um pouco mais "picuinhas" e que sofre facilmente de inibição de cura, quando o quero usar o que faço é pincelar vaselina no molde para evitar a inibição e libertar mais facilmente..

Em relação ao óleo de silicone, não sei se não irá inibir a cura, por isso, sugeria novamente um teste com uma pequena quantidade.

No meu caso só tive que usar desmoldante no master quando estava a fazer o molde. Como já tinha intenções de usar o Ecoflex 00-20, escolhi o Compat 45 para fazer o molde pois essa borracha de poliuretano está formulada para não inibir a cura do Ecoflex.

Espero ter ajudado!


Cumprimentos,
Filipe

Obrigado, Filipe!Vou então experimentar uma pequena quantidade e depois logo vejo 😀

Cumprimentos

Ricardo
 

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #37 em: 13:26 Sábado, 26 de Fevereiro de 2022 »
Viva,


Mais uma actualização  :)

Versão final dos cabeçotes que vão ser usados com os corpos de 65 mm de comprimento. 100% estanho (Sn), ~9,5g de peso.

Materiais:

- Estanho puro
- Anzol Tiemco TMC811S 1/0 específico para água salgada (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre / Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre) - são anzóis que uso para montar plumas mas que servem bem para este propósito
- Fixador - aço inoxidável temperado (mola) 0.6mm
- Encaixe para o clip - aço inoxidável temperado (mola) 0.8mm em forma de 8 a unir ao anzol
- Acabamento - várias camadas de resina UV (Solarez Fly-Tie Thin-Hard que utilizo para fazer as cabeças das plumas), pó de mica para a cor e olhos em fita reflectora feitos com um furador de papel


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20156
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Amostras caseiras
« Responder #38 em: 10:27 Segunda, 28 de Fevereiro de 2022 »
Muito bons.
Agora querem é agua.
Obrigado pela partilha.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #39 em: 11:16 Segunda, 28 de Fevereiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Muito bons.
Agora querem é agua.
Obrigado pela partilha.


Obrigado!
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Amostras caseiras
« Responder #40 em: 19:49 Segunda, 28 de Fevereiro de 2022 »
Está aí um bricolage muito bem conseguido. ;)

Muitas horas de entretenimento na certa.

Excelente trabalho, obrigado pela partilha Xcelsior. :fixe: :fixe:
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #41 em: 21:30 Segunda, 28 de Fevereiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Está aí um bricolage muito bem conseguido. ;)

Muitas horas de entretenimento na certa.

Excelente trabalho, obrigado pela partilha Xcelsior. :fixe: :fixe:

Obrigado!
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline ricky3

Re: Amostras caseiras
« Responder #42 em: 14:35 Terça, 01 de Março de 2022 »
Olá Filipe,mais uma vez,um excelente trabalho!

Cumprimentos

Ricardo
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xcelsior

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #43 em: 19:23 Terça, 01 de Março de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá Filipe,mais uma vez,um excelente trabalho!

Cumprimentos

Ricardo


Olá Ricardo,

Obrigado!

Cumps.,
Filipe
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ricky3

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Amostras caseiras
« Responder #44 em: 15:18 Domingo, 24 de Abril de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Parabéns amigo. Boa bricolage. Só uma dúvida. Esse silicone consegue colar a cabeçote?
Eu quando fazia esse tipo de coisas usava PVC para fazer prototipos


Viva Voron,


Para uma fixação para "sempre", entre silicone ou outro material, há isto:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Posso dizer que funciona bem.


Cumps.,
Filipe
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 

Offline shipowerPT

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 29
  • Agradecido: 8 vezes
    • Praia da Tocha
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:55 Terça, 18 de Junho de 2019
Re: Amostras caseiras
« Responder #45 em: 15:39 Segunda, 08 de Agosto de 2022 »
Excelente tópico! :D :D :D
E excelentes mãozinhas para um bricolage que diga-se já com um nível de dificuldade bastante elevado!
Quase que podes montar uma marca com uma linha tua, pois muito sinceramente, desde a criação com pormenores bastante bem definidos, até às cores obtidas com essa pigmentação que vais fazendo, atrevo-me a dizer que já vi amostras comerciais com uma qualidade bem pior que essas feitas à mão que estão soberbas!!!

Em relação a água?
Tens testado?
Resultados práticos da coisa?
Notas algumas diferenças a nível da coloração em função de dia/noite, umas funcionarem melhor/pior que outras?
 

 

* Tópicos Recentes

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por MMagalhães [23:40 Segunda, 22 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por Marauder [09:27 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [12:00 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [01:32 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]