collapse

Autor Tópico: avaria no mar  (Lida 1247 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline angar

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 12
    • setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:19 Quarta, 09 de Setembro de 2015
avaria no mar
« em: 14:26 Sábado, 02 de Outubro de 2021 »
Boas
uma avaria no mar é um medo que todos nos temos acredito...
Gostaria de saber o que acontece se ficarmos no mar com o motor avariado?
quem nos vai socorrer?
quais os custos?
 

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12478
  • Agradecido: 805 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: avaria no mar
« Responder #1 em: 18:45 Sábado, 02 de Outubro de 2021 »
Não te sei dizer o custo, mas sei que não foi barato.
Ja uma vez um barco onde sai avariou, e depois de esgotar todas as tentativas para conhecidos que pudessem estar no mar que pudessem nos rebocar, a alternativa foi o ISN.
Quando chegamos à doca estava a PM à espera para apreender os documentos do barco até se apresentar inspecção apos reparação do motor.
Eu até já quase apanhei um peixe!
 

Offline Jambo

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 124
  • Agradecido: 15 vezes
    • Estoril
  • No Pesqueiro desde:
  • 05:18 Sexta, 19 de Setembro de 2014
Re: avaria no mar
« Responder #2 em: 23:37 Domingo, 03 de Outubro de 2021 »
Conforme a zona onde for pedido socorro. A partir de certa distância é com a Marinha. E há que apresentar despesas ao ministro!
Eu tenho motor auxiliar como redundância. Como agora vai para oficina, já a brincadeira muda. Eu sou cliente da marina de cascais e acho que eles têm reboque para embarcações pequenas, desde que não estejamos muito afastados da marina. A boça. Cabo essencial nas classes 4 e 5, que vem daquele olhal na proa dos barco que também serve para engatar o atrelado! Tem de estar instalado e pronto para o reboque. Há barcos que têm esse olhal muito perto da linha de água e de difícil acesso de dentro do barco. Eu fiz o meu duplo. Ter o motor com a revisão em dia. Sistema eléctrico é muito importante. Sistema de drenagem a funcionar. Em suma tudo em ordem e mais alguma redundância em termos de propulsão, tentar conhecer e ter boas relações com os outros marinheiros, tudo para ter uma vida tranquila e não ter de fazer a derradeira comunicação PAN PAN.

Abraço
 

Online Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20154
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: avaria no mar
« Responder #3 em: 15:27 Segunda, 04 de Outubro de 2021 »
Numa saída em Peniche com pessoal aqui do Pesqueiro, alugamos 2 barcos. O barco onde eu ia ficou sem bateria ( ou outro problema electrico ) sei que não pegava nem por nada.
Como eramos 2 barcos, viemos de reboque até á marina.
Giro foi entrar na marina e "estacionar".
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: avaria no mar
« Responder #4 em: 22:33 Segunda, 04 de Outubro de 2021 »
Rebocar uma embarcação sem autorização da PM da multa da grossa. Fica o aviso :)
 

Offline Ernesto Lima

Re: avaria no mar
« Responder #5 em: 23:07 Terça, 05 de Outubro de 2021 »
Boa noite Angar.

A possibilidade de ficar no mar com avaria é bem real e pode acontecer a qualquer um, embora as hipóteses aumentem em barcos com manutenção deficiente ou governados por pessoal pouco experiente.

Sobre o que fazer, o mais indicado dependerá sempre de um conjunto variado de factores, por exemplo:

- Está perto do porto e da costa? Largar ferro e fundear antes de começar a tomar outras atitudes.
- Está longe do porto e da costa? Tem tempo de tomar atitudes de comunicação com outros barcos ou terra antes de fundear. Mas atenção, se o mar estiver agitado e houver vento é preferível fundear para que o barco fique de proa à vaga e ao vento, evitando vaga lateral.
- O barco é pequeno? Mais fácil de rebocar por qualquer outro barco.
- O Barco é grande? Principalmente com mar agitado requer um barco maior para efectuar o reboque.
- O mar está calmo e há pouco vento? Tudo mais fácil.
- O mar está alterado e o vento é muito? Tudo mais difícil, obrigando mesmo a recorrer às autoridades marítimas sob pena de estar a colocar em risco o seu barco, você e os seus companheiros, assim como qualquer barco que de forma altruísta e pouco sensata o tente rebocar.
- Todos estão calmos e bem a bordo? O tempo de raciocinar sobre as melhores decisões é maior e de mais qualidade.
- Há pessoal mal disposto, ferido ou perto de entrar em pânico? Recorra de imediato ao socorro da autoridade marítima, sem perda de tempo.

Relativamente a reboques de pessoal amigo em barcos particulares ou profissionais, estes devem solicitar, via rádio VHF, autorização à Capitania do Porto em que está, a qual, normalmente, após avaliação baseada na informação prestada e nas condições de mar e vento, decidirá se o pode fazer ou tomará as providências que achar necessárias.

Já dei dois reboques assim e a Capitania autorizou, mas claro que estava no porto à espera para levantar o auto de notícia, obrigando a vistoria após avaria resolvida.

Claro é que se estiver no mar, não deixo ninguém lá com problemas. Mesmo que não os possa rebocar não os abandonarei até que os venham socorrer, assim como, em situações extremas tudo farei para recolher o pessoal a bordo, mas isso toda a gente o fará certamente, sem pensar nisto ou aquilo.

No entanto, independentemente das chatices relacionadas com o levantamento do auto e a obrigatoriedade de vistoria antes de tornar a colocar o barco na água, tudo é preferível a ter outras chatices piores ou até colocar, em risco, a sua vida e, eventualmente a de outros, assim como a sua embarcação.

Para todos os efeitos com o auto de notícia que será levantado pela Autoridade Marítima, o seu seguro, se estiver bem feito pagará as despesas relacionadas com o seu salvamento.

Muitas outras situações podem configurar-se mas espero ter deixado uma "imagem" geral.
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JoaoSantos, luis guerreiro, Trindade, Beto_Manja, ricardo03, amateus

Offline angar

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 12
    • setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:19 Quarta, 09 de Setembro de 2015
Re: avaria no mar
« Responder #6 em: 08:19 Quinta, 07 de Outubro de 2021 »
No meu caso a embarcação é classe 5
E como sou novo nestas andansas nao tenho conhecimento de outros marinheiros a quem possa recorrer em caso de avaria. Teria smpre que recorrer a PM

Obrigada pelas dicas
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:02 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]