collapse

Autor Tópico: interpretar fundões e coroas  (Lida 25881 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: interpretar fundões e coroas
« Responder #75 em: 11:30 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
Excelente explicação. Da próxima vez que for spinnar vou estar mais atento a estes pormenores todos.
Nuno Conceição
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20156
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: interpretar fundões e coroas
« Responder #76 em: 11:46 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
Boas dicas Zé.
Obrigado pela partilha.

Já agora um pequeno esclarecimento.
Pelo que entendi:
Entrada de mar - do mar para terra
Saida de mar - de terra para o mar

Foi isto que quis dizer?
Obrigado.

Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Kaywox

  • José Almeida
  • Boga
  • *
  • Mensagens: 35
  • Agradecido: 9 vezes
    • Anadia
    • Pescar com Kaywox
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:42 Segunda, 12 de Maio de 2014
Re: interpretar fundões e coroas
« Responder #77 em: 11:48 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas dicas Zé.
Obrigado pela partilha.

Já agora um pequeno esclarecimento.
Pelo que entendi:
Entrada de mar - do mar para terra
Saida de mar - de terra para o mar

Foi isto que quis dizer?
Obrigado.



sim é isso
Quanto mais aprendo menos acredito na sorte
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20156
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: interpretar fundões e coroas
« Responder #78 em: 11:51 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas dicas Zé.
Obrigado pela partilha.

Já agora um pequeno esclarecimento.
Pelo que entendi:
Entrada de mar - do mar para terra
Saida de mar - de terra para o mar

Foi isto que quis dizer?
Obrigado.



sim é isso


Pela descrição da temperatura das aguas, o agarrar da amostra, etc... foi o que entendi.
Mas curiosamente e talvez devido a outros desportos náuticos, o meu conceito é:

Entrada de mar - de terra para o mar
Saida de mar - do mar para terra
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Kaywox

  • José Almeida
  • Boga
  • *
  • Mensagens: 35
  • Agradecido: 9 vezes
    • Anadia
    • Pescar com Kaywox
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:42 Segunda, 12 de Maio de 2014
Re: interpretar fundões e coroas
« Responder #79 em: 11:57 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
estive a ler o que escrevi e utilizo sempre o termo entrada de água (e não de mar), ou seja onda a água  entra para a praia ou entra para o fundão, assim como saída de água, que é onde a água sai da praia ou do fundão.
Quanto mais aprendo menos acredito na sorte
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20156
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: interpretar fundões e coroas
« Responder #80 em: 12:02 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
estive a ler o que escrevi e utilizo sempre o termo entrada de água (e não de mar), ou seja onda a água  entra para a praia ou entra para o fundão, assim como saída de água, que é onde a água sai da praia ou do fundão.

Sim, eu percebi pela explicação dada. Curiosamente quando falo do tema, ou relacionado, os termos são usados ao contrário.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: interpretar fundões e coroas
« Responder #81 em: 12:18 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
Excelente explicação José Almeida!
veio enriquecer bastante este tópico.
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: interpretar fundões e coroas
« Responder #82 em: 12:52 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Excelente explicação José Almeida!
veio enriquecer bastante este tópico.

Subscrevo. Muito boa explicação que ajuda em muito muitos de nós. Obrigado pela partilha Zé  :fixe:
Nelson Peres
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: interpretar fundões e coroas
« Responder #83 em: 15:36 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
Boa malha Zé  :fixe:
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Abade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 640
  • Agradecido: 16 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: interpretar fundões e coroas
« Responder #84 em: 22:41 Sexta, 07 de Novembro de 2014 »
Excelentes explicações pessoal, adorei a explicação detalhada do zé, quando for pescar já vou estar mais atento nesses aspectos, :P
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

Offline dord

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Agradecido: 8 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:10 Terça, 21 de Janeiro de 2014
Re: interpretar fundões e coroas
« Responder #85 em: 15:39 Domingo, 09 de Novembro de 2014 »
Este tópico devia ser guardado pelos Deuses..

Aproveito para dar as boas vindas ao Kaywox (Zé) de quem já li alguns artigos de outras paragens!! É só mais UM para se juntar aos Prós que temos cá no Sitio com vontade e saber de partilha !!
E mais... é de Aveiro terra que me diz muito e que tem vindo a crescer neste pesqueiro.

nice !!!

pabreu
« Última modificação: 15:40 Domingo, 09 de Novembro de 2014 por dord »
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: interpretar fundões e coroas
« Responder #86 em: 15:30 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Estive bem atento a este tópico que para mim deve ter sido o mais interessante de todo o forum principalmente para mim, que no que toca a interpretar o mar sempre foi muito confuso mas com estas fotos, videos e dicas parece que percebi melhor as bases..o resto vem com experiência..

Vou chutar o que aprendi..

tendo em conta que existem praias com fundoes ou coroas  mais acentuadas que outras vou falar nos que são mais acentuados ou que não têm o fundo tão plano..aqui na minha zona..Sines tenho os 2 casos

As ondas formam-se pois existem as coroas ou línguas de areia paralelas a costa..o resultado dessa onda pode-nos dizer se o fundão a seguir á rebentação é muito fundo ou não! (se depois de rebentar... a onda ''morrer muito''...então temos um fundão com alguma profundidade...)

No outro caso, a seguir a essa proeminência de areia até pode não ter um fundão! poderemos observar que a onda continua até a costa.. (deu me ideia que estes sítios não serão muito bons para apostar na pesca)

Passando aos locais com fundões: esse fundão entre a costa e a coroa é um bom sitio para apostar na pesca nomeadamente junto ao declive do fundão ou próximo do mesmo, pois as ondas retiram detritos dessa dita língua ou coroa! e os peixes.. nomeadamente o robalo aproveita a espuma etc para emboscar as presas (que por sua vez estarão atrás desses detritos)

Toda a água que vem para terra tem de voltar para o mar, pelo ponto com menor resistência ..um género de canal..podemos ver esse canal entre as línguas ou coroas, onde, como não tem essas coroas ou línguas de areia então não se formam ou rebentam as ditas ondas.
Fiquei com a ideia que estes ditos canais fundos entre línguas e coroas  onde a agua volta ao mar são os sítios excepcionais para apostar na pesca..

posso ter deixado escapar alguma coisa acho que com treino e tentativas falhadas e com sucesso irei la..tendo em conta que á uma hora a trás não fazia ideia de nada disto!

Só tenho um pequena duvida..visto que a corrente arrasta detritos ou comedio para estes dois locais que referi entao podemos pescar vários tipos de peixe e não só robalos correto? Sargos e douradas também poderão estar la?


Obrigado a todos!









 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline roxmate

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Agradecido: 4 vezes
    • Vila Real de Santo Antonio
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quarta, 13 de Maio de 2020
Re: interpretar fundões e coroas
« Responder #87 em: 01:08 Quarta, 03 de Junho de 2020 »
Tópico com óptima informação para iniciantes tanto do surfcasting e spinning. Há 1 hora atrás não fazia a mínima ideia como interpretar o mar e quais seriam as melhores zonas para colocar a pesca, para alguém que está a experimentar spinning.

E como é mencionado na introdução do video "Reading the Beach - Identifying Sandbars, Troughs, & Cuts":
"Ser capaz de identificar estruturas-chave como bancos de areia, é de extrema importância para decidir quando e onde pescar.
Peixes, principalmente peixes predadores, não fazem nada ao acaso e certamente não nadam por aí à procura de algo onde se possam se suicidar.
90% dos peixes estão localizados em 10% da água e 10% dos pescadores que conseguem ler o mar, pescam 90% dos peixes"
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 357
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: interpretar fundões e coroas
« Responder #88 em: 10:43 Sexta, 24 de Julho de 2020 »
Boas, vou ressuscitar este tópico, caso não se importem.

Ando a tentar perceber a leitura do mar, vou vos pedir ajuda:

. As coroas são visiveis quando a ondulção começa a criar aquela crista e a fazer espuma certo?
. Os fundões a seguir a uma coroa, caracteriza-se por uma zona mais calma e mais escura. ?
. Na vossa opinião qual a melhor zona para se pescar (e.g. robalos) em cima de uma coroa , num fundão ou nos agueiros?

. Ainda não consegui identificar as zonas de agueiros?

Abraços a todos


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Hfmr19

Offline DF

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Quarta, 08 de Setembro de 2021
Re: interpretar fundões e coroas
« Responder #89 em: 21:24 Segunda, 13 de Setembro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Estive bem atento a este tópico que para mim deve ter sido o mais interessante de todo o forum principalmente para mim, que no que toca a interpretar o mar sempre foi muito confuso mas com estas fotos, videos e dicas parece que percebi melhor as bases..o resto vem com experiência..

Vou chutar o que aprendi..

tendo em conta que existem praias com fundoes ou coroas  mais acentuadas que outras vou falar nos que são mais acentuados ou que não têm o fundo tão plano..aqui na minha zona..Sines tenho os 2 casos

As ondas formam-se pois existem as coroas ou línguas de areia paralelas a costa..o resultado dessa onda pode-nos dizer se o fundão a seguir á rebentação é muito fundo ou não! (se depois de rebentar... a onda ''morrer muito''...então temos um fundão com alguma profundidade...)

No outro caso, a seguir a essa proeminência de areia até pode não ter um fundão! poderemos observar que a onda continua até a costa.. (deu me ideia que estes sítios não serão muito bons para apostar na pesca)

Passando aos locais com fundões: esse fundão entre a costa e a coroa é um bom sitio para apostar na pesca nomeadamente junto ao declive do fundão ou próximo do mesmo, pois as ondas retiram detritos dessa dita língua ou coroa! e os peixes.. nomeadamente o robalo aproveita a espuma etc para emboscar as presas (que por sua vez estarão atrás desses detritos)

Toda a água que vem para terra tem de voltar para o mar, pelo ponto com menor resistência ..um género de canal..podemos ver esse canal entre as línguas ou coroas, onde, como não tem essas coroas ou línguas de areia então não se formam ou rebentam as ditas ondas.
Fiquei com a ideia que estes ditos canais fundos entre línguas e coroas  onde a agua volta ao mar são os sítios excepcionais para apostar na pesca..

posso ter deixado escapar alguma coisa acho que com treino e tentativas falhadas e com sucesso irei la..tendo em conta que á uma hora a trás não fazia ideia de nada disto!

Só tenho um pequena duvida..visto que a corrente arrasta detritos ou comedio para estes dois locais que referi entao podemos pescar vários tipos de peixe e não só robalos correto? Sargos e douradas também poderão estar la?


Obrigado a todos!









 

Faço Surf há 25 anos e li este tópico com atenção. Esta intervenção foi aquela que melhor resume a leitura do mar do ponto de vista de um surfista. Chamo apenas atenção para o cenário 1, onde existe um fundão depois da rebentação. Na maré vazia, corre o risco de não haver saida/entrada de mar e esse fundão ser apenas uma "piscina" entre a praia e a zona de rebentação (coroa). Nesse caso apenas vai pescar peixes que possam lá ter ficado presos. Na maré cheia, quando as ondas começarem a entrar para cima do fundão será uma boa zona para lançar na minha opinião.


Obg
 

 

* Tópicos Recentes

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por peskador [Hoje às 13:15]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por Joaquim Alves [Hoje às 09:13]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por Marauder [09:27 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [12:00 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [01:32 Sexta, 19 de Abril de 2024]