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Autor Tópico: Barras - Sair e entrar.  (Lida 1891 vezes)

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Offline Ernesto Lima

Barras - Sair e entrar.
« em: 11:17 Terça, 27 de Julho de 2021 »
Bom dia a todos.

Para quem tem barco, ou vai com alguém, e sai para o mar em barras mais ou menos difíceis, encontrei este vídeo que, embora em inglês, apresenta imagens que me pareceram bastante explicativas e deixa realces e conselhos importantes. Ora vejam:


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Infelizmente não encontrei nada parecido em português. Se alguém encontrar agradeço que aproveite este tópico e poste. Obrigado.

Cumprimentos

Ernesto
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Offline Nelson Riço

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Re: Barras - Sair e entrar.
« Responder #1 em: 11:24 Terça, 27 de Julho de 2021 »
Bom dia Ernesto Lima, no video na roda de definições ir a legendas e fazer traduzir automaticamente, depois é só escolher a língua que preferir. A tradução não é a melhor mas ajuda.
Obrigado e um abraço. :fixe:
Há mar e mar, há ir (para Évora) e voltar...

Cumprimentos,
Nelson Riço
 
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Offline Carlosepar

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Re: Barras - Sair e entrar.
« Responder #2 em: 21:58 Quarta, 05 de Fevereiro de 2025 »
Este tópico já é velhinho mas importante que dói para quem começa a sair para o mar pela primeira vez.

A minha experiência prática não é muita, visto que ainda passei a barra poucas vezes. Comprei a minha charrete (como lhe chamo) em outubro, e desde aí o mar tem andado meio teso pela zona de Aveiro. As vezes que saí foi só para andar meia milha e voltar. As primeiras vezes porque me arrependi e não sabia bem quando estava a sair. As segundas porque havia sempre um fator que ainda não tinha previsto que não me deu segurança para sair e voltei.


Assim, depois de muito estudar, e volto a dizer, isto é um tópico que requer muita cautela e que deve ter participação de malta mais experiente, cheguei à conclusão que tal como em terra, são três os fatores essenciais para avaliar se devemos/podemos sair em segurança.

Fator humano, fator da embarcação, fator das condições externas (características da barra e metereologicas conjugadas com a maré).

Começo pelo mais importante, a meu ver.

A embarcação, cabe a cada um avaliar o quanto é que determinado barco pode aguentar de mar. Claro que uma embarcação de 10m+ com arqueamento bruto e tonelagem significativa, à partida aguentam mais mar do que um barco de 4 metros com 500 quilos. Eu tenho um de sete, 3.5t e motor interno 150hp e não me volto a meter no mar com ondulação significativa superior a 1.5m, para estar confortável. Outra coisa que aprendi é que motor potente não significa perigo menor. Vi há muito pouco tempo um acidente por um barco de 8 metros com consola central mas com motor externo de 200hp levantar a proa com a velocidade e ter embatido noutra embarcação por falta de visibilidade.

Moral da história, antes de se entrar ou sair numa barra, deve-se conhecer muito bem o burro que temos nas mãos, como dizem os antigos.

..................

A conjugação de fatores externos. Sem a menor duvida que serão os mais difíceis de saber interpretar e analisar com segurança.

Em primeiro lugar, a morfologia da barra é relevante. Por exemplo, a abordagem à saída da barra de Aveiro é muito mais segura pelo molhe sul do que pelo norte. Tudo depende da morfologia dos bancos de areia, rochas, variações batimetricas, etc.. porque as correntes vão gerar diferentes reações visíveis e sentidas "cá em cima" consoante os fluxos de água têm esses obstáculos pela frente. Por exemplo, estes fatores serão mais relevantes numa abordagem com maré vaza do que com maré cheia, à partida.

Claro que estes fatores são agudizados/amenizados por outros dois fatores, que são o tipo de maré e o vento. Ventos fortes e marés fortes, por definição, acentuam as características morfológicas da barra e os efeitos que elas têm nos fluxos de água. Ou seja, ventos fortes (e o conceito de vento forte é relativo, pois já vi saídas seguras com ventos de 20 nos e barcos a abanar demasiado com ventos de 10) e marés vivas devem ligar os sinais de alerta para uma análise muito mais cuidada dos outros fatores. Por exemplo, vento de 10 nos de oeste, ou seja a vir para terra, numa maré viva nas horas mais fortes da vazante, pode gerar muita ondulação na barra e tornar uma saída num mar pequeno (entre 1m/1.5) num grande pesadelo.


Por último, no que toca a fator externo, talvez o mais importante, a altura do mar e o período da vaga. A meu ver, mar inferior a 0.5 leva a que os outros fatores possam ser analisados com menos "rigor" na avaliação, e não desconsiderados. Entre 0.5 a 1.5, os outros fatores devem estar favoráveis numa análise cuidada. Sendo que em períodos de vaga superiores a 10s, qualquer valor ou circunstância de alarme superior nos outros fatores deve ser considerada um alarme vermelho e desaconselhar completamente a saída. Com mar de 1.5 para cima, pessoalmente, eu não saio, porque tenho pouca experiência e acho que só com o tempo e maior conhecimento dos outros fatores é que se pode fazer uma avaliação mais correta e segura.



Por último, o fator humano. Nunca, mas nunca sair quando não sentirem confiança para o fazer. Se não se sentirem preparados, se chegarem à barra e virem que se calhar não dá, não é vergonha nenhuma voltar para trás e esperar por outro dia. A partir do momento que ganham medo, por uma abordagem menos bem conseguida, reverter esse medo demora. Acreditem. Passei por isso. E o respeito pelo mar é essencial e deve estar sempre presente. O medo pode ser muito mau conselheiro e levar a uma manobra menos bem pensada que com os fatores errados no local errado pode levar a uma embarcação virar.


Espero que tenha ajudado alguma coisa e se pessoas mais experientes virem algum erro na minha análise, por favor discutam o tópico que eu corrigirei. Não se guiem por este relato, pois sou um aprendiz. Guiem-se por quem sabe. O que partilhei foi fruto de muitas (mas mesmo muitas) horas de estudo e já bastantes horas no canal da barra de Aveiro, que me parece uma das mais difíceis de abordar por embarcações mais pequenas na nossa costa.

Boas tiradas a todos!
 
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Offline Ernesto Lima

Re: Barras - Sair e entrar.
« Responder #3 em: 12:29 Segunda, 10 de Fevereiro de 2025 »
Bom dia Carlosepar.

Relativamente a este assunto e concordando com tudo o que refere, em tempos escrevi um artigo no meu blogue (agora com sem escrita atualizada), sobre "Segurança na Pesca"..., este: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre. A talhe de foice, nos comentários falou-se em "entradas de barras" e deixei lá algumas reflexões sobre o assunto que poderão ser interessantes para este tópico.

Realço que é na zona de comentários que o assunto é abordado.

Cumprimentos

Ernesto
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Offline Carlosepar

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Re: Barras - Sair e entrar.
« Responder #4 em: 12:52 Segunda, 10 de Fevereiro de 2025 »
Muito obrigada pelo artigo e pela dica. Logo vou analisar com muita atenção. Se tiver duvidas terei o atrevimento de perguntar ao Estimado Sr. Ernesto. Bem haja pela sabedoria. Esta é daquelas que pode evitar tragédias.
 
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Offline Ernesto Lima

Re: Barras - Sair e entrar.
« Responder #5 em: 14:09 Segunda, 10 de Fevereiro de 2025 »
Boa tarde Carlosepar.

Nunca será "atrevimento" de qualquer espécie, estamos aqui é para conversar e trocar ideias baseadas nas vivências e conhecimento de cada um.

Na única qualidade de pescador embarcado e membro do fórum, terei todo o gosto em conversar abertamente sobre quaisquer assuntos relacionados, sobre os quais possa ter, ou achar ter, conhecimento, sem quaisquer deferências (a questão do "Sr." não é necessária..., Ernesto chega bem ;))

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 14:13 Segunda, 10 de Fevereiro de 2025 por Ernesto Lima »
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