collapse

Autor Tópico: Montagem Surfcasting com shock leader  (Lida 1240 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline sergio.acm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 71
  • Agradecido: 17 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:30 Domingo, 10 de Janeiro de 2021
Montagem Surfcasting com shock leader
« em: 19:26 Segunda, 19 de Julho de 2021 »
Boa tarde pessoal, deixo aqui uma duvida. Sempre fui maioritariamente pescador de Boia, recentemente comecei-me a dedicar-me com mais afinco ao surfcasting, o pessoal entendido que me dê uma ajuda no seguinte, tenho visto muito pessoal a usar e a comentar sobre o uso de Shock Leader na montagem, a minha questão é: Ao fazer o lançamento o nó entre o Shock Leader e a linha do carreto não faz diferença ao passar pelo ultimo passador? é que a meu ver mesmo com o nó próprio para unir as linhas vai ter que criar atrito pelo menos no ultimo passador, e mais, tenho ouvido pessoal dizer que usa por exemplo linha no carreto 0.25 (mono) e depois o Shock Leader onde põe o estralho, é viável lançar com uma chumbada de 150/180g com 0,22 sem o fio partir?
 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 569
  • Agradecido: 63 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Montagem Surfcasting com shock leader
« Responder #1 em: 19:37 Segunda, 19 de Julho de 2021 »
Não tem problema nenhum, não se passa nada com o nó e o passador! quando lança o nó esta enrolado na bobine com algumas voltas.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sergio.acm

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5089
  • Agradecido: 390 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Montagem Surfcasting com shock leader
« Responder #2 em: 20:07 Segunda, 19 de Julho de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde pessoal, deixo aqui uma duvida. Sempre fui maioritariamente pescador de Boia, recentemente comecei-me a dedicar-me com mais afinco ao surfcasting, o pessoal entendido que me dê uma ajuda no seguinte, tenho visto muito pessoal a usar e a comentar sobre o uso de Shock Leader na montagem, a minha questão é: Ao fazer o lançamento o nó entre o Shock Leader e a linha do carreto não faz diferença ao passar pelo ultimo passador? é que a meu ver mesmo com o nó próprio para unir as linhas vai ter que criar atrito pelo menos no ultimo passador, e mais, tenho ouvido pessoal dizer que usa por exemplo linha no carreto 0.25 (mono) e depois o Shock Leader onde põe o estralho, é viável lançar com uma chumbada de 150/180g com 0,22 sem o fio partir?

Deves usar um shock leader cónico com a ponta mais fina da mesma espessura da tua linha do carreto.

Se a linha do carreto é 0.22mm deves usar um shock leader a começar em 0.22 e a acabar em 0.50/0.57mm (a espessura final pode variar de marca para marca).
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sergio.acm

Offline lourenco1968

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 118
  • Agradecido: 16 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:10 Sexta, 26 de Fevereiro de 2021
Re: Montagem Surfcasting com shock leader
« Responder #3 em: 21:33 Segunda, 19 de Julho de 2021 »
 Exemplo, se usares a linha do carreto com a espessura 0,22 deves usar o shock leader com a espessura 0,23 a terminar 0,57  nunca vais ter problema com o nó pois ao fazeres a união o mesmo vai ficar muito pequeno o que permite passar nos passadores perfeitamente em qualquer atrito mas, não te esqueças de usares linhas resistentes ao nó, dá uma espreitadela no youtube ( NR Surfcasting)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sergio.acm

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Montagem Surfcasting com shock leader
« Responder #4 em: 21:55 Segunda, 19 de Julho de 2021 »
O nó fica pequeno e pouca ou nenhuma diferença no lançamento faz. Eu já nem uso cónico, é 0.40/0.45 directo
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sergio.acm

Offline Camarum

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 276
  • Agradecido: 2 vezes
  • Pela boca morre o peixe...
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:50 Domingo, 16 de Março de 2014
Re: Montagem Surfcasting com shock leader
« Responder #5 em: 22:59 Segunda, 19 de Julho de 2021 »
Eu do meu shock leader que é 0.20/0.57 retiro aí uns 2metros do final porque acho 1 exagero o 0.57.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sergio.acm

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19597
  • Agradecido: 1164 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Montagem Surfcasting com shock leader
« Responder #6 em: 00:16 Sábado, 24 de Julho de 2021 »

 Companheiro, tens aqui varias questões e, para responder de modo a perceberes terá de ser respondido cada item:

  tenho visto muito pessoal a usar e a comentar sobre o uso de Shock Leader na montagem, pode-se pescar com um ou dois estralhos directamente colocados no Shock Leader, aí prescindes da montagem, montagem é um bocado de linha aí de 0.45 com um metro, até um metro e meio onde colocas os estralhos que queres usar e serve para pendurares no clip da ponta do Shock Leader, depois na ponta de baixo penduras a chumbada, sempre que queres mudar tiras essa montagem e penduras outra que já tens previamente preparada, (quando se usa montagens devemos ter várias e com várias soluções já feitas em casa e que levamos em rolos de EVA para a pescaria)

 Ao fazer o lançamento o nó entre o Shock Leader e a linha do carreto não faz diferença ao passar pelo ultimo passador? com o nó adequado não terás problemas nenhuns.

tenho ouvido pessoal dizer que usa por exemplo linha no carreto 0.25 (mono) e depois o Shock Leader onde põe o estralho   isso está correto, podes usar a linha madre da espessura que quiseres, seja 0.25 ou outra medida menor ou maior.

é viável lançar com uma chumbada de 150/180g com 0,22 sem o fio partir?. isso é impossível, para lançar 150/180g terás de usar aí um 0.45/0.50.

 Espero que tenhas entendido o que tentei explicar ok .

  :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sergio.acm

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por inc.pt [Hoje às 20:09]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [Hoje às 14:58]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]