collapse

Autor Tópico: Pesca à chinesa!?  (Lida 1226 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Cesar Dias

Re: Pesca à chinesa!?
« Responder #15 em: 11:27 Sexta, 09 de Julho de 2021 »
Viva.
Se for para esse tipo de peixes, até basta a cana de pesca direta de 3m que a Decathlon tem por 6 eur.
Vem com uma montagem de bóia de 2 gr.
Preferi comprar mais uma montagem com bóia de 0,6 gr.
Engodo e uns asticot... E passa-se um bom bocado 😁
Se eles andarem por lá, até sem engodo saem, mas com muito menos frequência!
No meu caso tem sido alburnos/abletes. Que é o que mais abunda no Douro!

Era para meter o bichinho da pesca na filha....
Acho que meteu foi o bicho da pesca direta aos pequenos peixes ao pai .
:LooooL2:

Refere-se ao molho de escabeche?
Já não lhe sinto o sabor as sardinhas e carapaus de escabeche a umas décadas valentes! 🤔
« Última modificação: 11:35 Sexta, 09 de Julho de 2021 por Cesar Dias »
Cumprimentos,
César
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Pesca à chinesa!?
« Responder #16 em: 15:38 Sexta, 09 de Julho de 2021 »
Sim, depende do local, do dia, etc mas por acaso tenho essa de 3 metros para pescar bordalos, quando ainda os havia em abundancia, a sua pesca está agora proibida...

Boias de 2 gramas para bogas é muito dificil, elas são espertas o suficiente para nao cairem nessa ahah

Epá é isso mesmo escabeche faltava-me o nome, mas com vinagre de vinho como fui acostumado, fica divinal, os gostos vão mudando, mas as saudades ficam  :)
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline Cesar Dias

Re: Pesca à chinesa!?
« Responder #17 em: 16:25 Sexta, 09 de Julho de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sim, depende do local, do dia, etc mas por acaso tenho essa de 3 metros para pescar bordalos, quando ainda os havia em abundancia, a sua pesca está agora proibida...

Boias de 2 gramas para bogas é muito dificil, elas são espertas o suficiente para nao cairem nessa ahah
Mesmo os alburnos/abletes não gostam muito da boia de 2gr, como já suspeitava!
A decathlon, podia vender aquilo com uma inferior a 1 gr. Assim, é necessário somar mais 2 eur e tal ao conjunto de 6 eur  >:D

Estas recentes experiencias de pesca direta, fez-me "abrir" o catalogo da Daiwa.... têm la umas mais leves e interessantes "Aqualite Alborella".
Se isto me entrar no vicio... ainda compro uma de 5 metros para mim e deixo de usar a da filha  >:D

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Epá é isso mesmo escabeche faltava-me o nome, mas com vinagre de vinho como fui acostumado, fica divinal, os gostos vão mudando, mas as saudades ficam  :)

Lembro-me do tempo da minha avó!
Se não estou em erro esse tempero permitia de certa forma conservar as sobras durante mais tempo, mesmo sem frigorifico.
Na "mosqueira", como lhe chamavam na altura :)

Um dia destes tenho que descobrir e experimentar algumas receitas do escabeche, para andar 30/35 anos para trás :)

Cumprimentos,
César
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Pesca à chinesa!?
« Responder #18 em: 23:27 Sexta, 09 de Julho de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na pesca á francesa as canas tem um elástico no interior do segundo elemento do kit , que são os 2 ou 3 primeiros elementos na ponta da cana.
Sem o elástico é pesca directa ou como no vídeo pesca chinesa ;D

Daniel, sem o elástico continua a ser pesca à francesa e a cana tanto pode ser de encaixes como telescópica. As coisas evoluíram bastante mas tudo tem um começo...
Houve uma época em que as canas telescópicas para além da ligação da linha directamente à ponteira (pesca direta), também eram montadas com elástico interior ou com a adaptação de um pequeno carreto de bobine móvel, sendo o mais usado o "RITMA 72" e em que o fio corria no interior da cana. Eram as chamadas canas de fio interior, também conhecidas como "canas de pescar por dentro". Eram na sua maioria canas de 7 ou 8m e eram adaptadas da seguinte maneira: Na cana era montado um porta carretos de cremalheira a cerca de 50/60cm do fundo da cana e acima deste a cana era furada e no orifício era colocado um passador monopé. A ponteira da cana era cortada e levava uma peça tubular, em inox, por onde o fio passava. A montagem era feita com a ajuda de um arame fino em aço em que a ponta era dobrada de modo a ficar encostada ao arame. Era feita uma pequena laçada na ponta do fio do carreto e presa na dobra do arame que depois era metido no orifício acima do porta carretos de modo a que saísse pelo fundo da cana. Soltava-se então o arame, da laçada do fio do carreto, e introduzia-se este pela ponteira da cana de modo a que saísse novamente pelo fundo da cana e voltasse a apanhar a laçada. Puxava-se então o arame até que o fio saísse pela ponteira. Esta operação era feita com a cana fechada mas de modo a que o orifício acima do porta carretos não ficasse obstruído pelas secções da cana.
Havia ainda um outro sistema em que era adaptado um tubo curvo ao fundo da cana e neste caso o fio em vez de entrar pelo orifício acima do porta carretos entrava pelo fundo da cana. Neste caso, o carreto ficava a trabalhar de cabeça para baixo.  :)
Quanto às primeiras canas de encaixes estas traziam uma ponteira à qual se prendia a montagem (pesca direta) ou retirando essa ponteira se colocava uma pequena ponteira curva, chamada "cross" à qual era adaptado um elástico com cerca de 35/40cm e a este a montagem. O elástico podia ser simples, entrançado a ⅓ ou entrançado na totalidade.
Não havia elásticos montados no interior das canas.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca à chinesa!?
« Responder #19 em: 14:15 Sábado, 10 de Julho de 2021 »
Desconhecia que sem elástico ainda fosse considerada pesca francesa em vez de directa.
Já não é do meu tempo ou se era já não fui a tempo de ver, já só conheci a francesa com elástico, nas de 8 e 9 metros também.

Já só comecei com estas peças para acomodar os elásticos. ;)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Sempre a aprender com os Mestres... :nubone:
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana Daiwa por Vareiro [23:47 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por duas [23:18 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por duas [23:11 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Lubrificação das bobinas por Xenas [23:48 Quinta, 11 de Abril de 2024]

Shock Leader por marciobarrosao [18:57 Quinta, 11 de Abril de 2024]