collapse

Autor Tópico: Chicote- sim ou não?  (Lida 1262 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Paulo Montes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 5 vezes
  • A vida, é para ser vivida.
    • Viana do castelo
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Quarta, 10 de Janeiro de 2018
Chicote- sim ou não?
« em: 23:00 Domingo, 04 de Julho de 2021 »
No vosso carreto usam chicote ?
Apesar de aumentar a elasticidade do conjunto de linhas, não perde sensibilidade ao toque?
Pros e contras?
Que opinas?
Obrigado
Só vives uma vez, logo disfruta.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11186
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chicote- sim ou não?
« Responder #1 em: 23:31 Domingo, 04 de Julho de 2021 »
É muito vago o que explicas.
Se usamos chicote em que modalidade? É que cada modalidade obriga a diferentes tipos e diâmetros de chicotes.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Paulo Montes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 5 vezes
  • A vida, é para ser vivida.
    • Viana do castelo
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Quarta, 10 de Janeiro de 2018
Re: Chicote- sim ou não?
« Responder #2 em: 10:22 Segunda, 05 de Julho de 2021 »
Ok, Refiro-me à modalidade de pesca embarcada.
Em principio o carreto desta modalidade de pesca, levará linha multifilamento, no meu caso uso (0,20 da Daiwa X8), e depois usava um chicote de 8 metros de 0,35 fluorcarbono. Mas experimentei sem chicote e de facto passei a ter muita mais sensibilidade ao toque. Claro que perdi elasticidade no conjunto, o que por vezes dá muito jeito, para peixes pesados.
E assim, que saber os vossos pontos de vistas/opiniões.
Abraço
Só vives uma vez, logo disfruta.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11186
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chicote- sim ou não?
« Responder #3 em: 10:30 Segunda, 05 de Julho de 2021 »
OK, já se entende melhor.
Na minha opinião deve se usar chicote pois o multi em contacto com a pedra parte rápido e pode se perder um grande exemplar.
Eu uso sempre e não abdico do seu uso principalmente na pesca à peixes de algum porte.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo Montes

Offline Ernesto Lima

Re: Chicote- sim ou não?
« Responder #4 em: 10:40 Segunda, 05 de Julho de 2021 »
Bom dia Paulo Montes.

Relativamente à sua questão, concordo com o Filipe.

Pessoalmente uso chicote (ponteira de amortecimento), mais comprido (8 a 10m) para pescar menos fundo (até 50/60m) porque é mais fácil sentir e também porque sinto mais necessidade de amortecimento devido à luta ser maios viva quando aparece peixe maior.
Quando a pescar mais fundo (+ de 60m), uso mais curto (6 a 8m). Neste caso, para além de ser mais difícil sentir, a luta é mais pesada e menos violenta.
Nunca uso menos de 0,40. Isto porque, quanto mais fino o fio, mais macio; o que, para além da resistência, dificulta a função sentir.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PMiranda, Paulo Montes

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3840
  • Agradecido: 403 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chicote- sim ou não?
« Responder #5 em: 11:11 Segunda, 05 de Julho de 2021 »
Chicote sim mas não de fluocarbono ,deverá usar chicote em monofilamento ,devido á sua elasticidade.



cumpts
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PMiranda, Paulo Montes

Offline Ernesto Lima

Re: Chicote- sim ou não?
« Responder #6 em: 15:53 Segunda, 05 de Julho de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Chicote sim mas não de fluocarbono ,deverá usar chicote em monofilamento ,devido á sua elasticidade.

cumpts

Concordo a 100%
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ACESARGTI

Offline caaz

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 24
  • Agradecido: 14 vezes
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:47 Quinta, 19 de Outubro de 2017
Re: Chicote- sim ou não?
« Responder #7 em: 20:37 Segunda, 05 de Julho de 2021 »
Boa tarde companheiros! Tenho aqui uma dúvida quanto ao uso de chicotes na pesca embarcada. Pescando com  com montagens ao fundo não tenho dúvida sobre o uso de um bom mono pela elasticidade (e depois madre e estralhos em fluorocarbono). A minha dúvida é com a chumbadinha. Não será melhor aqui um fluorcarbono ou à profundidade a que pescamos já não faz diferença? Bem sei que assim lá se vai a elasticidade. E há diferença se fôr aos pargos ou às douradas? Tenho pescado aos pargos com fluor na casa dos 0.50 e às douradas com fluor  0.45. Ultimamente tenho ensaiado 0.45 e 0.40 respectivamente. Mas sei que há quem pesque mais ligeiro e para aí tenho evoluído. Agradecia muito uma resposta dos mais experientes. Obrigado!
 

Offline David12

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 547
  • Agradecido: 137 vezes
    • São Marcos
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:55 Domingo, 15 de Julho de 2018
Re: Chicote- sim ou não?
« Responder #8 em: 21:32 Segunda, 05 de Julho de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde companheiros! Tenho aqui uma dúvida quanto ao uso de chicotes na pesca embarcada. Pescando com  com montagens ao fundo não tenho dúvida sobre o uso de um bom mono pela elasticidade (e depois madre e estralhos em fluorocarbono). A minha dúvida é com a chumbadinha. Não será melhor aqui um fluorcarbono ou à profundidade a que pescamos já não faz diferença? Bem sei que assim lá se vai a elasticidade. E há diferença se fôr aos pargos ou às douradas? Tenho pescado aos pargos com fluor na casa dos 0.50 e às douradas com fluor  0.45. Ultimamente tenho ensaiado 0.45 e 0.40 respectivamente. Mas sei que há quem pesque mais ligeiro e para aí tenho evoluído. Agradecia muito uma resposta dos mais experientes. Obrigado!

Os pros da casa já deram o seu parecer, que me faz todo o sentido.
Para a chumbadinha uso pontas de 5 a 10m fluor, pela resistência ao nó e abrasão, dourada - 0,30/0,32, pargos 0,40/0,45
Depende dos dias, mas são peixes completamente na forma de comer, a dourada mais biqueira, esquisita, o pargo mais bruto e predador.
Às douradas fui descendo gradualmente, desde um dia no espichel, que eu estava com 0,40 a ve-las passar, e um companheiro com 0,30 sempre a malhar nelas. Já perdi um ou outro peixe grande, a partir junto ao anzol, mas as vezes que eu ja pude presenciar, desta vez do outro lado - a pescar fino, a dar-lhes e o pessoal a pescar mais grosso a zeros ou perto disso. Vale a pena o risco.
Também há dias que acho que se estivesse  1mm, iam lá...
Aos pargos nunca me apercebi duma diferença tão grande assim, e pescar aos pargos com 0,30 dá-me arrepios, com o 1°arranque e a ferragem é perder muito peixe na certa.
« Última modificação: 21:48 Segunda, 05 de Julho de 2021 por David12 »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: caaz

Offline Ernesto Lima

Re: Chicote- sim ou não?
« Responder #9 em: 08:49 Terça, 06 de Julho de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde companheiros! Tenho aqui uma dúvida quanto ao uso de chicotes na pesca embarcada. Pescando com  com montagens ao fundo não tenho dúvida sobre o uso de um bom mono pela elasticidade (e depois madre e estralhos em fluorocarbono). A minha dúvida é com a chumbadinha. Não será melhor aqui um fluorcarbono ou à profundidade a que pescamos já não faz diferença? Bem sei que assim lá se vai a elasticidade. E há diferença se fôr aos pargos ou às douradas? Tenho pescado aos pargos com fluor na casa dos 0.50 e às douradas com fluor  0.45. Ultimamente tenho ensaiado 0.45 e 0.40 respectivamente. Mas sei que há quem pesque mais ligeiro e para aí tenho evoluído. Agradecia muito uma resposta dos mais experientes. Obrigado!

Os pros da casa já deram o seu parecer, que me faz todo o sentido.
Para a chumbadinha uso pontas de 5 a 10m fluor, pela resistência ao nó e abrasão, dourada - 0,30/0,32, pargos 0,40/0,45
Depende dos dias, mas são peixes completamente na forma de comer, a dourada mais biqueira, esquisita, o pargo mais bruto e predador.
Às douradas fui descendo gradualmente, desde um dia no espichel, que eu estava com 0,40 a ve-las passar, e um companheiro com 0,30 sempre a malhar nelas. Já perdi um ou outro peixe grande, a partir junto ao anzol, mas as vezes que eu ja pude presenciar, desta vez do outro lado - a pescar fino, a dar-lhes e o pessoal a pescar mais grosso a zeros ou perto disso. Vale a pena o risco.
Também há dias que acho que se estivesse  1mm, iam lá...
Aos pargos nunca me apercebi duma diferença tão grande assim, e pescar aos pargos com 0,30 dá-me arrepios, com o 1°arranque e a ferragem é perder muito peixe na certa.



Também concordo com o David12, tanto no que respeita ao fluorocarbono para a chumbadinha, quanto na escolha das linhas e espessuras, estas últimas devendo ser adequadas ao conjunto, às condições de cada dia e à espécie que se procura, tendo em conta a profundidade a que se pesca e a força da aguagem.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 08:56 Terça, 06 de Julho de 2021 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PMiranda, caaz

Online Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 803
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chicote- sim ou não?
« Responder #10 em: 14:41 Domingo, 11 de Julho de 2021 »
Eu concordo na generalidade com o que foi dito anteriormente, levanto umas questões.
A maioria do pessoal com que já estive na pesca aos diversos, quer levar muito peixe para casa, pesca com anzois nº4 ou menores, o tamanho do peixe é a medida mínima. Como tal não será preferível uma ponteira de  2/3 m , só para uma melhor apresentação do isco ( não é necessário amortecimento ) ? A preferência da maioria do pessoal passa por de canas rijas para uma melhor ferragem, assim completava melhor o conjunto. Não aconselho pescar sem ponteira, testei há 20/25 anos atrás quando surgiu o multifilamento, parece que estamos a sondar o fundo e quando há toques, tiramos o isco da boca do peixe.
Outra questão tem a ver com a chumbadinha, á moda de Setúbal / Sesimbra. O Ernesto ou o Viera porventura saberão qual dos portos a utiliza mais.
A diferença é que a chumbada não bate no anzol. Depois do multi do carreto, usam 2/3 braças como chicote, onde colocam a chumbada, depois um destorcedor. no final um estralho de palmo com 1 ou 2 anzois. Eu acho que esse chicote  deverá ser em nylon ( para o amortecimento ), alguns pescadores com quem falei usam fluorcabono no chicote e estralho, penso que é por preguiça.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]