collapse

Autor Tópico: Pesca ao Fundo  (Lida 3017 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Alex30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:35 Terça, 22 de Junho de 2021
Pesca ao Fundo
« em: 18:45 Quinta, 24 de Junho de 2021 »
Olá pescadores, no que toca á pesca ao fundo qual é a vossa montagem de eleiçao ?
A minha normal é mesmo a chumbada no fim da linha e uma ponta de fio com nó agarrado ao proprio chumbo. Sei que é uma montagem fraca e obviamente ja senti perder peixe pelo tamanho da linha do anzol devido ao "lag" que esta prova..
Nao faço grande ideia de como sao as montagens , se usa estralho ou destorcedor.
Já ando neste tipo de "pesca" á uns anos e la vou tirando qualquer coisa, mas queria aprofundar as tecnicas.

Abraço
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Pesca ao Fundo
« Responder #1 em: 18:57 Quinta, 24 de Junho de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 373 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao Fundo
« Responder #2 em: 09:51 Sexta, 25 de Junho de 2021 »
Um acessório que não vem na "Bíblia" do João Martins é a urfe.

Para pescar em fundos só de areia e só com um anzol são muito boas.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Usersd

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 177
  • Agradecido: 40 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
Re: Pesca ao Fundo
« Responder #3 em: 13:10 Sexta, 25 de Junho de 2021 »
Eu uso  uma montagem simples mas muito eficaz.

Crossbead metido no chicote. Um nó  de travão  em cima e outro em baixo para regular a altura do crossbead.

Clip de baixo perfil na ponta do chicote  para engatar a chumbada.

O estralho passa nó buraco horizontal do crossbead, com um nó  de cabeçote a segurar.

Vantagens:

Quando é para arrumar é so cortar o nó  de cabeçote do estralho e tirar a chumbada do clip, a montagem passa toda nos passadores.

Para além  do clip em SS, nao tem elementos de metal para corroer, é seguro arrumar sem grandes lavagens.

Podes definir a altura do estralho à vontade, é só  puxar  os nós  de travão.

Enrola menos que destorcedores triplos ou destorcedores de correr com manga plástica.

Se usares os nós  de travão em vez de stopppers de borracha, é super económico.

Desvantagens: se o crossbead for muito pequeno e enrocar, o estralho pode rebentar a pérola  especialmente se for fluor. Aconselho a usar  crossbeads de boa  qualidade.
« Última modificação: 13:24 Sexta, 25 de Junho de 2021 por Usersd »
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Pesca ao Fundo
« Responder #4 em: 13:25 Sexta, 25 de Junho de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu uso  uma montagem simples mas muito eficaz.

Crossbead metido no chicote. Um nó  de travão  em cima e outro em baixo para regular a altura do crossbead.

Clip de baixo perfil na ponta do chicote  para engatar a chumbada.

O estralho passa nó buraco horizontal do crossbead, com um nó  de cabeçote a segurar.

Vantagens:

Quando é para arrumar é so cortar o nó  de cabeçote do estralho e tirar a chumbada do clip, a montagem passa toda nos passadores.

Para além  do clip em SS, nao tem elementos de metal para corroer, é seguro arrumar sem grandes lavagens.

Podes definir a altura do estralho à vontade, é só  puxar  os nós  de travão.

Enrola menos que destorcedores triplos ou destorcedores de correr com manga plástica.

Desvantagens: se o crossbead for muito pequeno e enrocar, o estralho pode rebentar a pérola  especialmente se for fluor. Aconselho a usar  crossbeads de boa  qualidade.


eu uso o mesmo tipo de montagem mas em vez dos cross beads uso rollings
« Última modificação: 13:29 Sexta, 25 de Junho de 2021 por ze carlos »
Abraço
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Pesca ao Fundo
« Responder #5 em: 17:27 Sexta, 25 de Junho de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu uso  uma montagem simples mas muito eficaz.

Crossbead metido no chicote. Um nó  de travão  em cima e outro em baixo para regular a altura do crossbead.

Clip de baixo perfil na ponta do chicote  para engatar a chumbada.

O estralho passa nó buraco horizontal do crossbead, com um nó  de cabeçote a segurar.

Vantagens:

Quando é para arrumar é so cortar o nó  de cabeçote do estralho e tirar a chumbada do clip, a montagem passa toda nos passadores.

Para além  do clip em SS, nao tem elementos de metal para corroer, é seguro arrumar sem grandes lavagens.

Podes definir a altura do estralho à vontade, é só  puxar  os nós  de travão.

Enrola menos que destorcedores triplos ou destorcedores de correr com manga plástica.

Desvantagens: se o crossbead for muito pequeno e enrocar, o estralho pode rebentar a pérola  especialmente se for fluor. Aconselho a usar  crossbeads de boa  qualidade.


eu uso o mesmo tipo de montagem mas em vez dos cross beads uso rollings


Ou assim ou com urfe. O senão numa das canas é que tenho sempre de cortar o clip porque não passa nos passadores. Não havendo limo geralmente vou para as urfes
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Usersd

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 177
  • Agradecido: 40 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
Re: Pesca ao Fundo
« Responder #6 em: 17:48 Sexta, 25 de Junho de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu uso  uma montagem simples mas muito eficaz.

Crossbead metido no chicote. Um nó  de travão  em cima e outro em baixo para regular a altura do crossbead.

Clip de baixo perfil na ponta do chicote  para engatar a chumbada.

O estralho passa nó buraco horizontal do crossbead, com um nó  de cabeçote a segurar.

Vantagens:

Quando é para arrumar é so cortar o nó  de cabeçote do estralho e tirar a chumbada do clip, a montagem passa toda nos passadores.

Para além  do clip em SS, nao tem elementos de metal para corroer, é seguro arrumar sem grandes lavagens.

Podes definir a altura do estralho à vontade, é só  puxar  os nós  de travão.

Enrola menos que destorcedores triplos ou destorcedores de correr com manga plástica.

Desvantagens: se o crossbead for muito pequeno e enrocar, o estralho pode rebentar a pérola  especialmente se for fluor. Aconselho a usar  crossbeads de boa  qualidade.


eu uso o mesmo tipo de montagem mas em vez dos cross beads uso rollings


Ou assim ou com urfe. O senão numa das canas é que tenho sempre de cortar o clip porque não passa nos passadores. Não havendo limo geralmente vou para as urfes

Só nao uso urfes por causa da minha aversão  a destorcedores. Ja tive más  experiencias a reutilizar  elementos com destorcedores depois de duas ou 3 pescas corroiam e adeus montagem.

Culpa minha admito, uma passagem  por agua doce depois da pesca resolvia o problema. Mas acho os crossbeads mais práticos.
 

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Pesca ao Fundo
« Responder #7 em: 23:00 Sexta, 25 de Junho de 2021 »
Quando pesco ao fundo tb faço assim, como pesco pouco n compro os cónicos, meto 15m de 040 e uso o crossbead à altura desejada, clip com distorcedor para a chumbada no final.
Prefiro o crossbead por ser mais discreto, uso uns em bolinha pequenos
 

Offline Usersd

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 177
  • Agradecido: 40 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
Re: Pesca ao Fundo
« Responder #8 em: 10:55 Segunda, 28 de Junho de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quando pesco ao fundo tb faço assim, como pesco pouco n compro os cónicos, meto 15m de 040 e uso o crossbead à altura desejada, clip com distorcedor para a chumbada no final.
Prefiro o crossbead por ser mais discreto, uso uns em bolinha pequenos

Ja agora vou dar outra montagem que utilizo  com sucesso, especialmente em fundos mais rochosos com pedras manhosas.

Opto por nao usar crossbeads nestes fundos (se o estralho prender, o fluor corta o crossbead eventualmente).

Nesse caso uso um dropper loop para ligar o estralho um palmo ou dois acima da chumbada (sem haste, e com perfil arredondado. Eu gosto das medalhas).

Na ponta do chicote, leva um destorcedor bem robusto (permite a montagem rodar um pouco, ja que não tem rotação no estralho). Depois a chumbada é atada ao destorcedor com elásticos fortes, ou câmara  de ar cortada por exemplo.

Quando prende a chumbada , é so tensionar bem a linha e abrir o cesto do carreto. A chicotada do elástico  ajuda a soltar a chumbada.

Foi uma dica dum pescador mais experiente, que encontrei ao acaso à beira mar.

Perde-se uns bons metros de lançamento, mas funciona muito bem quando o material prende muito.
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]