collapse

Autor Tópico: Riamar 430 LX/ST - chão de madeira / fibra ?  (Lida 786 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Kikero

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
  • Agradecido: 1 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Quinta, 03 de Setembro de 2020
Riamar 430 LX/ST - chão de madeira / fibra ?
« em: 10:38 Quarta, 23 de Junho de 2021 »
Bom dia,
Acho este modelo interessante para pesca e lazer. Não será somente para pesca.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Alguém me sabe dizer se o chão é de fibra ou madeira? O barco é de fibra e por cima o chão é fibra, mas haverá madeira por baixo? Ou seja, será que se trata de uma madeira "fibrada" ?

Receio que apesar de se tratar de um modelo de fibra, existam madeiras "podres" por dentro.

Abraço a todos
« Última modificação: 10:39 Quarta, 23 de Junho de 2021 por Kikero »
 

Offline Ernesto Lima

Re: Riamar 430 LX/ST - chão de madeira / fibra ?
« Responder #1 em: 11:26 Quinta, 24 de Junho de 2021 »
Bom dia Kikero.

Que eu saiba, na Riamar, o único sítio onde poderá haver madeira entre fibra será no painel de popa por uma questão de reforçar interiormente a zona onde se apoia o motor, normalmente a mais grossa e resistente por razões óbvias. Todo o restante casco é fibra, sem quaisquer madeiras.

Para melhor informação, nada como contactar o construtor e questionar sobre o modelo.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 11:28 Quinta, 24 de Junho de 2021 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline pantao

Re: Riamar 430 LX/ST - chão de madeira / fibra ?
« Responder #2 em: 12:12 Quinta, 24 de Junho de 2021 »
Existem anteparas de madeira e painel de popa fibradas. O chão é de fibra.
Sei porque em puto nas férias trabalhava lá e fiz mts :-)
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Riamar 430 LX/ST - chão de madeira / fibra ?
« Responder #3 em: 14:58 Domingo, 27 de Junho de 2021 »
boas,

Tambem estou de olho num Riamar 460 mas não consigo encontrar informação sobre a empresa!?

Em 2020 a Riamar aparentemente estava em restruração, alguem sabe se foi à falência e perdemos mais uma das marcas icônicas portuguesas no setor?

Obrigado de antemão!
 

Offline pantao

Re: Riamar 430 LX/ST - chão de madeira / fibra ?
« Responder #4 em: 00:27 Segunda, 28 de Junho de 2021 »
A Riamar depois do incendio fechou.
Reabriu anos mais tarde com nova gestão que continuou a patente dos modelos que pertenciam a marca.
Hoje em dia fabrica barcos novos e dá assistência aos antigos.
Funciona na Zona industrial da Mota, Ílhavo
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PMiranda

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Riamar 430 LX/ST - chão de madeira / fibra ?
« Responder #5 em: 08:43 Segunda, 28 de Junho de 2021 »
Obrigado pantao,

encontrei alguma informação online e aparentemente agora dão pelo nome de Nautav-Riamar.

Infelizmente além de uma simples pagina no facebook e um endereço email gmail (?!) não consigo encontrar nenhuma informação adicional.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não têm pagina web ativa na internet nem qualquer tipo de presença online.....não me parece uma boa estratégia para uma empresa nos nossos dias.....mas eles é que sabem!
 

Offline Kikero

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
  • Agradecido: 1 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Quinta, 03 de Setembro de 2020
Re: Riamar 430 LX/ST - chão de madeira / fibra ?
« Responder #6 em: 15:54 Segunda, 28 de Junho de 2021 »
Antes de mais, obrigado a todos pelas resposta que me deixaram.

De facto o painel onde apoia o motor é de madeira (contra-placado marítimo, creio??), para suportar o peso do motor.

Vejo depois nesta embarcação um estrutura que me parece ter sido feita à posteriori em madeira fibrada para colocação de sofá traseiro. Nem todos têm, alguns têm uma tabua.

O compartimento na popa, onde fica a bateria, idem - É um quadradinho.

Existe uma parede que fecha a zona proa, que tem aspecto de madeira.

Sobre o chão, não conseguia saber ou ver pois a embarcação que adquiri tem uma alcatifa. E o meu receio seria que por debaixo da alcatifa fosse madeira fibrada, como se vê nalguns barcos. As imagens de substituição de chãos em madeira podres dos anos não era algo que queria ter para fazer nos tempos próximos !!

Cheguei a contar a "NAUTAV" que atualmente comercializa os antigos modelos Riamar (e talvez alguns mais atuais), mas que ficou com a marca Riamar. Não me souberam dizer ao certo, até porque este modelo que estou a falar foi construído em 1990, embora atualmente ainda se venda, com muito ligeiras diferenças aqui ou ali. Mas disseram que atualmente é em fibra.
Eu já vi o chão de um antigo e de um atual e de facto é em fibra.

E por debaixo da fibra, haverá alguma madeira dentro da caixa de ar que possa apodrecer com os anos? Vale a pena ligar a mangueira e "lavar" a caixa de ar ?

« Última modificação: 16:10 Segunda, 28 de Junho de 2021 por Kikero »
 

Offline Kikero

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
  • Agradecido: 1 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Quinta, 03 de Setembro de 2020
Re: Riamar 430 LX/ST - chão de madeira / fibra ?
« Responder #7 em: 16:04 Segunda, 28 de Junho de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
boas,

Tambem estou de olho num Riamar 460 mas não consigo encontrar informação sobre a empresa!?

Em 2020 a Riamar aparentemente estava em restruração, alguem sabe se foi à falência e perdemos mais uma das marcas icônicas portuguesas no setor?

Obrigado de antemão!

O Riamar 460, se for o que estou a pensar, é um modelo mais antigo. Vêm-se de vez em quando à venda com datas de fabrico de 1974 a 1979. Alguns nem dizem Riamar no livrete (na marca) e dizem, por exemplo, "lancha". Mas podem haver mais recentes.
Tem um casco mais raso (pontal baixo) e... na minha opinião não tão adequado para navegar no mar, mas mais em rio ou próximo.
Penso que exista também um 460 modelo "pescador".
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PMiranda

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por pescadoemvezdepescar [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]