collapse

Autor Tópico: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?  (Lida 11970 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Abel Sousa

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 398
  • Agradecido: 7 vezes
    • Canidelo - Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:23 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #30 em: 17:53 Terça, 01 de Julho de 2014 »
Boas!
Estas montagens com a chumbeira a correr só se utilizam com mares calmos?
Se o mar estiver muito mexido ou com uma ondulação alta a montagem anda toda aos "tombos" dentro de água?
Eu já utilizei a 1ª montagem que aqui foi mostrada, num fundo só de rocha e com alguma corrente e funcionou muito bem, raramente prendia.
Abraço
Abel Sousa
 

Offline joaomiguelc.rocha

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 717
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #31 em: 20:37 Segunda, 21 de Julho de 2014 »
Boas tardes Abel parece que tinhas umas questões por responder,
O amigo Soares e amigo Nelson entre outros atrás já discutiram praticamente tudo desta montagem que eu também tanto uso....chumbada a correr, tal como já foi dito funciona bastante bem para peixe que prova o isco antes de "atacar" a dourada é a espécie que imediatamente corre muitos mais riscos de ganhar um piercing com esta montagem  ;D

Vou deixar aqui uma pratica minha e provavelmente de outros colegas, até para o amigo Nelson não ter medo de experimentar se é que ainda não experimentou chumbada de haste a correr, como algarvio que pesca ás douradas eu também vou a Portimão molhar a sopa algumas vezes e sei que tem dias que faz a diferença.

Quando não uso chumbo de esfera furada, uso o destorcedor também ele a correr  directamente no chicote com a chumbada de seguida ao destorcedor que corre meto uma misanga de 4mm que o destorcedor não passa de seguida pedaço de tubo muitas vezes até descarno um bocado de fio de electricidade (6 ou 7 cm) e meto entre o destorcedor da chumbada e o nó do destorcedor no final do chicote onde leva logo o estralho com no mínimo 1,5m o tubo vai proteger o nó, ora agora o que se aprende com a prática....

este tubo feito de revestimento de fio de electricidade eu comecei por fazer só com 2 ou 3cm e ainda que em chumbo de correr não costume haver enleios de fio por vezes acontecia visto quando não uso chumbo de bola furada usar chumbadas de haste e a mesma ficar em molho com o destorcedor onde clipa o estralho....então começei a fazer os tubos de 6 ou 7cm faz com que a chumbada fique sempre mais alta que o engate do estralho no chicote não havendo contacto entre os 2 e não há enleios.

Em relação a pesca do sargo com chumbo fixo ser melhor, sim é em norma é e a vantagem não é tão grande o sargo quando está para atacar não saboreia como a dourada, logo na pratica do surfcasting para o sargo podes ter a chumbada fixa.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #32 em: 21:09 Segunda, 21 de Julho de 2014 »
De correr já experimentei tudo, acho eu, e chumbada com aste de correr tambem. :) Por acaso, há algum tempo que estou a pescar com chumbo fixo e não têm corrido nada bem pelo que a estratégia do próximo fim de semana vai ser utilizar 3 sistemas diferentes. Por vezes, uma alteração á forma de pescar, uma alteração simples faz diferença... Tem dias que ando á procura do peixe, mudo isto, aquilo, faço assado, frito, mudo isco, forma de iscar, etc...e ultimamente tenho-me limitado a desfrutar apenas de um bom bocado junto ao mar (viva ao Algarve  :D) sem estar muito atento á pesca.... (depois queixa-te que não apanhas nada :chora:  ;D :P)

Chega de malandrice... 8)
Nelson Peres
 

Offline joaomiguelc.rocha

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 717
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #33 em: 23:22 Quarta, 23 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
De correr já experimentei tudo, acho eu, e chumbada com aste de correr tambem. :) Por acaso, há algum tempo que estou a pescar com chumbo fixo e não têm corrido nada bem pelo que a estratégia do próximo fim de semana vai ser utilizar 3 sistemas diferentes. Por vezes, uma alteração á forma de pescar, uma alteração simples faz diferença... Tem dias que ando á procura do peixe, mudo isto, aquilo, faço assado, frito, mudo isco, forma de iscar, etc...e ultimamente tenho-me limitado a desfrutar apenas de um bom bocado junto ao mar (viva ao Algarve  :D) sem estar muito atento á pesca.... (depois queixa-te que não apanhas nada :chora:  ;D :P)

Chega de malandrice... 8)

Afinal de contas esse o espírito  ;)
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5115
  • Agradecido: 398 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #34 em: 16:28 Quarta, 27 de Agosto de 2014 »
Eu acho que as montagens de chumbo de correr só se usam quando não há ondulação nem vento, porque para fazer o efeito já referido (diminuir a prisão da isca enquanto a dourada está a mastigar), a linha não pode ter tensão nenhuma. Cana direitinha e linha a fazer barriga com o seu próprio peso.

Eu só usei com chumbadas de tropedo leves - 120g... E no verão algarvio.

As montagens de correr que tenho são iguais ao segundo desenho do ruisargo, mas o clip em vez de estar na chumbada está no destorcedor que corre na madre.

Abraço
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [Hoje às 10:37]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [Hoje às 10:03]

Ajuda Daiwa por FilipePC [22:13 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por Cefs [21:21 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [17:08 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Descanse em paz. por Dernios [13:28 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]