collapse

Autor Tópico: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?  (Lida 11938 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #15 em: 21:16 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
Eu quando quero chumbada de correr com aste faço assim:  No chicote coloco este acessório onde fica a chumbada. [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Depois uma borracha maiorzita que as missangas a fazer de batente e depois o destorcedor de alfinete ou um simples onde engata o estralho [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Soares, ao que me parece é mais ou menos como tu. Só os acessórios mudam.... Isto quando preciso de distância quando pesco na praia, porque se não precisar de lançar muito vai á moda antiga. Chumbo furado  redondo ou outro qualquer a passar o 0.40mm por dentro e um batente antes do destorcedor
Nelson Peres
 

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #16 em: 21:23 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
É que as minhas chumbadas com haste já têm um rooling que faz o serviço dessa peça nelson.
Work to fish
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #17 em: 21:27 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É que as minhas chumbadas com haste já têm um rooling que faz o serviço dessa peça nelson.
As minhas também têm e o efeito é o mesmo, na verdade. Mas será o mesmo ?! Na minha opinião o destorcedor direto poderá vincar o fio e este que uso suaviza essa questão, na minha opinião, claro.
Nelson Peres
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #18 em: 21:28 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É que as minhas chumbadas com haste já têm um rooling que faz o serviço dessa peça nelson.
As minhas também têm e o efeito é o mesmo, na verdade. Mas será o mesmo ?! Na minha opinião o destorcedor direto poderá vincar o fio e este que uso suaviza essa questão, na minha opinião, claro. Isto não quer dizer que seja melhor ou pior... É apenas uma variante diferente...
Nelson Peres
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #19 em: 21:46 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
montagens de correr:



A que eu uso :



 
 

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #20 em: 21:49 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
É uma teoria nelson e se funciona para ti nada como continuar. por um lado é sempre mais um destorcedor ;) por outro é sempre mais um peso ;) Soares em relação á bola furada eu não gosto de usa-la na areia porque ás vezes os grãos de areia entram no buraco e não deixam o fio correr... Em pedra já uso.

Boas pescas
Work to fish
 

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #21 em: 21:53 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
Sr rui só uma pergunta... porque só deixa 1,5 metros de linha disponivel para a chumbada correr? (figura 2)

Porque não une logo o chicote ao destorcedor do estralho?
Work to fish
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #22 em: 21:54 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É uma teoria nelson e se funciona para ti nada como continuar. por um lado é sempre mais um destorcedor ;) por outro é sempre mais um peso ;) Soares em relação á bola furada eu não gosto de usa-la na areia porque ás vezes os grãos de areia entram no buraco e não deixam o fio correr... Em pedra já uso.

Boas pescas

Claro, isto da pesca é um mundo com mil e uma formas de pescar. O facto de ser mais um destorcedor e mais um peso... ;D ;D ;D  O tipo de pesca que gosto de fazer não exige coisinhas demasiados minúsculas para ganhar uns centimetros pelo que não constitui qualquer problema para mim. :D
Nelson Peres
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19700
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #23 em: 21:57 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
 Ó Nelson, já percebi, por várias conversas tuas que não te sentes confortável com o destorcedor a correr direto na madre ( tens a sensação que vinca em esforço e parte...) mas podes usar que, eu uso esse método muitas e muitas vezes e nunca a argola do destorcedor me partiu a madre,... mas é uma sensação legítima essa que tens :join:

 Quanto ao que diz o amigo Miguel, ok agora percebi, obrigado pela explicação companheiro, usas as chumbadas com haste onde o destorcedor já está incorporado na vareta, é o que a malta chama de chumbadurfe, por acaso não uso esse método porque tenho urfes separadas e quando me dá na tola usu-as, mas aí, claro, a chumbada está pendurada na ponta da urfe, é a mesma coisa, quase ! >:D

 A chumbada de correr é isso mesmo, tal como dizes, é como uso também, chumbada, pérola, destorcedor para o estralho, embora eu coloque uma pérola/batente de borracha antes da pérola normal.

 Quanto á esfera, tens toda a razão, por vezes a areia chateia um bocado mas, como sou eu que as faço, resolvi colocando no molde um varão de 3 mm e o furo fica mesmo bom e sem empanques de areia.

 Vamos a eles :fixe:
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #24 em: 22:02 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
Óh Soares, na verdade nunca me aconteceu vincar nem partir nas poucas vezes que usei mas como não tenho muita segurança não uso e pronto.... Cada maluco com a sua pancada  ;D
Nelson Peres
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19700
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #25 em: 22:11 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
 Por acaso já usei como o amigo Rui tem na segunda hipótese, eu sou muito adepto do clip na ponta da madre/chicote e, daí pendurarmos todas as montagens ou métodos que queremos usar, porque se não, andamos sempre a dar nós no chicote e a cortar no fim da pesca, depois de alguma pescas já temos o chicote bem mais curto mas por acaso agora ando nessa, o chicote já tem algum tempo e então estou a usar o ata corta para a chumbada de correr.

 Ó Rui esse primeiro esquema (chumbadinha) uso muito em zonas de pedra e é porreiro, chumbos leves mas que podem ir até 60/80 g e faz-se um rockfishing á maneira mesmo quando o peixe está longe, mas em areal, lá está, uma chumbada de 140 g faz um ótimo trabalho.

 Tá porreiro  :fixe:

 
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #26 em: 22:12 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sr rui só uma pergunta... porque só deixa 1,5 metros de linha disponivel para a chumbada correr? (figura 2)

Porque não une logo o chicote ao destorcedor do estralho?


Porque, normalmente uso as montagens já feitas em casa e no local adapto o estralho em  tamanho, tipo e grossura  e  o tipo de anzol.
 A vantagem é de que ao usares as montagens pré-feitas, com um clip no chicote, facilmente a trocas  por outra já iscada ou por outro tipo de montagem que entretanto já  tens preparada quando recolheres a outra, evitando assim a perca de tempo ao iscares, mudares de estralho, enleios, etc.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19700
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #27 em: 22:15 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Óh Soares, na verdade nunca me aconteceu vincar nem partir nas poucas vezes que usei mas como não tenho muita segurança não uso e pronto.... Cada maluco com a sua pancada  ;D

 Eu percebi ó Nelson, já observei várias vezes que demostras que não confias e, é assim mesmo se um gajo não se sente com confiança no material, vale mais não usar, ou andamos sempre naquela, será que vai aguentar ou parte já >:D, fazes bem em não usar. :fixe:
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19700
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #28 em: 22:23 Quinta, 26 de Junho de 2014 »

 É isso mesmo ó Rui, uma gajo altera com facilidade as pescas e se quiser trabalhar com as montagens pré iscadas e é só tirar uma e pendurar a outra, lança e vai tratar daquela e iscar.

  :fixe:
 

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #29 em: 08:26 Sexta, 27 de Junho de 2014 »
Faz sentido a questão de ser muito mais rapido para trocar montagens... E é verdade que unir directo do chicote com varias pescarias o chicote fica mais curto, mas valerá a pena deixar a chumbada a correr apenas 1,5 metros? Presumo que em barco faça algum sentido mas no surfcasting nao sei.
Work to fish
 

 

* Tópicos Recentes

nylon "normal" vs fluorcarbono por Zagaia [Hoje às 18:14]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [Hoje às 13:19]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [Hoje às 12:05]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [12:50 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Parqueamento por Ricardo Pepino [07:20 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surfcasting shimano ultegra xr por Vareiro [22:29 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por ze carlos [19:12 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Pesca spinning por pedrosiva [19:59 Terça, 07 de Maio de 2024]

Duvidas Isco por Luisuk [18:26 Terça, 07 de Maio de 2024]