collapse

Autor Tópico: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?  (Lida 11971 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« em: 19:36 Terça, 24 de Junho de 2014 »
Boas pessoal

Desde que descobri uma nova zona de portugal chamada arrábida/setubal tenho tido sorte e tenho feito bons dias de pesca com bons resultados, nomeadamente sargos e douradas já respeitaveis ;)  Tenho uma pergunta... Uso 0,18 no carreto, chumbos de 130gr com rooling incorporado na haste com unico estralho no minimo de 1,5 metros, chumbo sempre fixo.
Li que para os Sargos o melhor é chumbo fixo e para Douradas chumbo a correr. Ali na zona a vazante é o melhor. Que sistema usariam ou usam em praias de fundo arenoso?
Deixo uma foto da ultima pesca à 2 semana ;)

Boas pesca !
Abraços
Work to fish
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #1 em: 20:42 Terça, 24 de Junho de 2014 »
Já há um tópico a esse respeito, espreita aqui as opiniões.  ;)
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nelson Peres
 

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #2 em: 21:08 Terça, 24 de Junho de 2014 »
Obrigado nelson !
Work to fish
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #3 em: 21:12 Terça, 24 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado nelson !

Se pescares pelo menos com 2 cana experimenta as duas formas. Faz isso várias vezes e depois tira conclusões. Podes experimentar várias gramagens de chumbo também. .Já pesquei das duas formas e as duas tive sucessos e fracassos.
Nelson Peres
 

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #4 em: 21:35 Terça, 24 de Junho de 2014 »
É o tira teimas ;) Nelson e já agora... porque é que os sargos preferem chumbo fixo? ataque mais bruto?
Work to fish
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #5 em: 21:37 Terça, 24 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É o tira teimas ;) Nelson e já agora... porque é que os sargos preferem chumbo fixo? ataque mais bruto?

Aí já saio de cena  :P Não faço pesca especifica ao sargo, só á dourada. ;)
Nelson Peres
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #6 em: 23:31 Terça, 24 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É o tira teimas ;) Nelson e já agora... porque é que os sargos preferem chumbo fixo? ataque mais bruto?


Eu penso que sim, o sargo ataca e foge e o peso da chumbada irá cravar o anzol, na dourada será diferente, ela mastiga a isca e se sentir algo estranho cospe logo para fora por isso convêm deixar a linha um pouco solta para que a dourada não sinta a tensão na madre e assim ter tempo de engolir a iscada.
 Eu tenho até algumas montagens feitas com chumbo de correr para aqueles dias de calmaria em que a água pouco mexe e elas ficam ainda mais desconfiadas.
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 806
  • Agradecido: 71 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #7 em: 09:06 Quarta, 25 de Junho de 2014 »
Não estou habituado a pescar com chumbada de correr, aproveito para perguntar como será a montagem nas condições apresentadas pelo miguel30 - fio do carreto 0,18 + chumbada 130 gr.
Que tipo de chumbada usar ? Chumbada furada ? Chumbada de argola acoplada a destorcedor a correr ?
Pode-se usar fio carreto > estralho e a chumbada a correr no fio do carreto ? O 0,18 aguenta o lançamento ? Ou a pode ser fio carreto > leader > estralho ?
Na última vez que pesquei com o Soares, ele estava a usar uma chumbada de correr mas não prestei a atenção devida.
 

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #8 em: 15:07 Quarta, 25 de Junho de 2014 »
Eu utilizo 18 no carreto, chicote cónico 0,22 - 0,48 e sendo a chumbada tipo bala com 2 roolings incorporado. Um para prender a madre e outro o estralho.

Chumbada a correr para mim é uma chumbada seja de que tipo for (excepto bola furada) com destorcedor incorporado a correr na madre seguida de missanga para não queimar o nó com o destorcedor onde irá prender o estralho.
Work to fish
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19731
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #9 em: 15:21 Quarta, 25 de Junho de 2014 »
 Ó Mário, naquele caso a madre era o chicote, estava a pescar com 0,20 e chicote.

 No chicote enfias a chumbada, no meu caso com haste e destorcedor, portanto enfio o destorcedor no chicote, enfio uma pérola de borracha e uma pérola normal, ato um destorcedor e na outra argola do destorcedor o estralho do anzol aí de 1,50 m.

 Está feito, a chumbada corre na madre (chicote) e embate na pérola de borracha, o peixe quando ataca o isco se puxar está a puxar só a madre e a chumbada está "entre aspas" parada.

 Tenho tido proveitos com esta "montagem" tanto em sargos como robalos e até (azar o meu) só uma douradinha :'( 

 Acho que dentro das montagens convencionais (1.70/2 metros), com um, com dois anzois, estralhos mais ou menos compridos (1/1.5 metros), teremos sempre probabilidades de ter sucesso da mesma forma.

 Repara eu estava a pescar com uma cana assim (chumbada de correr) e a outra cana estava com uma montagem de um anzol, estralho aí de 1.50 m, portanto a chumbada fixa na madre e, cada cana tirou 3 peixes.

 Força neles  :fixe:

 
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19731
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #10 em: 15:39 Quarta, 25 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu utilizo 18 no carreto, chicote cónico 0,22 - 0,48 e sendo a chumbada tipo bala com 2 roolings incorporado. Um para prender a madre e outro o estralho.

Chumbada a correr para mim é uma chumbada seja de que tipo for (excepto bola furada) com destorcedor incorporado a correr na madre seguida de missanga para não queimar o nó com o destorcedor onde irá prender o estralho.

 Ó companheiro Miguel, eu não poria a esfera perfurada de fora (é só a minha opinião, ok) porque eu também costumo usar esferas perfuradas no areal, agora, tudo depende é do estado do mar e como nos está a correr a pesca nesse momento, uso uma chumbada de esfera perfurada de 140 g, em dadas circunstâncias e, não é de todo ineficaz.

 No fundo o que pretendemos na pescaria é tirar peixe, para tal temos de fazer valer todos os artefactos que temos disponíveis e, esses são para tentar chegar ao peixe dentro das condições que o mar nos obriga a usar face ao seu estado naquela hora e naquele spot.

 Temos de ter é a sorte de o peixe estar no spot que escolhemos :fixe:

 Usas a chumbada de bala com dois destorcedores, um de cada lado, num atas a madre e no outro o estralho, isso é outro método, também válido mas não é chumbada de correr, ou entendi mal,... desculpa lá ! :join:

 Vamos ás douradas  >:D :fixe:

 
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #11 em: 14:02 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


 Usas a chumbada de bala com dois destorcedores, um de cada lado, num atas a madre e no outro o estralho, isso é outro método, também válido mas não é chumbada de correr, ou entendi mal,... desculpa lá ! :join:

 Vamos ás douradas  >:D :fixe:

 

Tambem dá Soares, mas não sei se o companheiro esta a usar de correr. Tem que usar é dois destorcedores... Umde alfinete, simples para o estralho e outro que não sei agora o nome nem encontro para já foto dele, onde engata a chumbada e fica a correr na madre.... Talvez igual ou parecido ao que usas
« Última modificação: 14:04 Quinta, 26 de Junho de 2014 por NelsonP, Motivo: Acrescentar informação »
Nelson Peres
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19731
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #12 em: 20:29 Quinta, 26 de Junho de 2014 »

 Pois, é mais um pormenor que gostava de saber, estamos sempre a aprender :)

 O destorcedor que uso é um normal, as minhas chumbadas são feitas por mim e são todas de haste e destorcedor (para o surfcasting) exceto as esferas, claro, não uso destorcedores com alfinete, agora, noutras circunstâncias poderei usar, costumam andar nos acessórios :join:

 Então e tu, por aí vai-se sacando os escamudos, aqui ás vezes colaboram, outras é cada grade que até  :119:

 Um abraço  :fixe:
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 806
  • Agradecido: 71 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #13 em: 20:37 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
Por acaso também gostava de ver uma foto dessa montagem.
Obrigado Soares, o destorcedor e principalmente a chumbada esférica nunca fica "entalada" no 0,57 do shock leader ?
 

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #14 em: 21:03 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
Boas pessoal

A minha montagem habitual é a madre ligada á chumbada de haste e incorporada na haste está o destorcedor para o estralho. Assim bem simples... Montagem de chumbada fixa.

A chumbada de correr a que me refiro é uma chumbada normal a correr na madre, missanga e destorcedor para prender o estralho...

Abraços
Work to fish
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #15 em: 21:16 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
Eu quando quero chumbada de correr com aste faço assim:  No chicote coloco este acessório onde fica a chumbada. [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Depois uma borracha maiorzita que as missangas a fazer de batente e depois o destorcedor de alfinete ou um simples onde engata o estralho [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Soares, ao que me parece é mais ou menos como tu. Só os acessórios mudam.... Isto quando preciso de distância quando pesco na praia, porque se não precisar de lançar muito vai á moda antiga. Chumbo furado  redondo ou outro qualquer a passar o 0.40mm por dentro e um batente antes do destorcedor
Nelson Peres
 

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #16 em: 21:23 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
É que as minhas chumbadas com haste já têm um rooling que faz o serviço dessa peça nelson.
Work to fish
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #17 em: 21:27 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É que as minhas chumbadas com haste já têm um rooling que faz o serviço dessa peça nelson.
As minhas também têm e o efeito é o mesmo, na verdade. Mas será o mesmo ?! Na minha opinião o destorcedor direto poderá vincar o fio e este que uso suaviza essa questão, na minha opinião, claro.
Nelson Peres
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #18 em: 21:28 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É que as minhas chumbadas com haste já têm um rooling que faz o serviço dessa peça nelson.
As minhas também têm e o efeito é o mesmo, na verdade. Mas será o mesmo ?! Na minha opinião o destorcedor direto poderá vincar o fio e este que uso suaviza essa questão, na minha opinião, claro. Isto não quer dizer que seja melhor ou pior... É apenas uma variante diferente...
Nelson Peres
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #19 em: 21:46 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
montagens de correr:



A que eu uso :



 
 

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #20 em: 21:49 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
É uma teoria nelson e se funciona para ti nada como continuar. por um lado é sempre mais um destorcedor ;) por outro é sempre mais um peso ;) Soares em relação á bola furada eu não gosto de usa-la na areia porque ás vezes os grãos de areia entram no buraco e não deixam o fio correr... Em pedra já uso.

Boas pescas
Work to fish
 

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #21 em: 21:53 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
Sr rui só uma pergunta... porque só deixa 1,5 metros de linha disponivel para a chumbada correr? (figura 2)

Porque não une logo o chicote ao destorcedor do estralho?
Work to fish
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #22 em: 21:54 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É uma teoria nelson e se funciona para ti nada como continuar. por um lado é sempre mais um destorcedor ;) por outro é sempre mais um peso ;) Soares em relação á bola furada eu não gosto de usa-la na areia porque ás vezes os grãos de areia entram no buraco e não deixam o fio correr... Em pedra já uso.

Boas pescas

Claro, isto da pesca é um mundo com mil e uma formas de pescar. O facto de ser mais um destorcedor e mais um peso... ;D ;D ;D  O tipo de pesca que gosto de fazer não exige coisinhas demasiados minúsculas para ganhar uns centimetros pelo que não constitui qualquer problema para mim. :D
Nelson Peres
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19731
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #23 em: 21:57 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
 Ó Nelson, já percebi, por várias conversas tuas que não te sentes confortável com o destorcedor a correr direto na madre ( tens a sensação que vinca em esforço e parte...) mas podes usar que, eu uso esse método muitas e muitas vezes e nunca a argola do destorcedor me partiu a madre,... mas é uma sensação legítima essa que tens :join:

 Quanto ao que diz o amigo Miguel, ok agora percebi, obrigado pela explicação companheiro, usas as chumbadas com haste onde o destorcedor já está incorporado na vareta, é o que a malta chama de chumbadurfe, por acaso não uso esse método porque tenho urfes separadas e quando me dá na tola usu-as, mas aí, claro, a chumbada está pendurada na ponta da urfe, é a mesma coisa, quase ! >:D

 A chumbada de correr é isso mesmo, tal como dizes, é como uso também, chumbada, pérola, destorcedor para o estralho, embora eu coloque uma pérola/batente de borracha antes da pérola normal.

 Quanto á esfera, tens toda a razão, por vezes a areia chateia um bocado mas, como sou eu que as faço, resolvi colocando no molde um varão de 3 mm e o furo fica mesmo bom e sem empanques de areia.

 Vamos a eles :fixe:
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #24 em: 22:02 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
Óh Soares, na verdade nunca me aconteceu vincar nem partir nas poucas vezes que usei mas como não tenho muita segurança não uso e pronto.... Cada maluco com a sua pancada  ;D
Nelson Peres
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19731
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #25 em: 22:11 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
 Por acaso já usei como o amigo Rui tem na segunda hipótese, eu sou muito adepto do clip na ponta da madre/chicote e, daí pendurarmos todas as montagens ou métodos que queremos usar, porque se não, andamos sempre a dar nós no chicote e a cortar no fim da pesca, depois de alguma pescas já temos o chicote bem mais curto mas por acaso agora ando nessa, o chicote já tem algum tempo e então estou a usar o ata corta para a chumbada de correr.

 Ó Rui esse primeiro esquema (chumbadinha) uso muito em zonas de pedra e é porreiro, chumbos leves mas que podem ir até 60/80 g e faz-se um rockfishing á maneira mesmo quando o peixe está longe, mas em areal, lá está, uma chumbada de 140 g faz um ótimo trabalho.

 Tá porreiro  :fixe:

 
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #26 em: 22:12 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sr rui só uma pergunta... porque só deixa 1,5 metros de linha disponivel para a chumbada correr? (figura 2)

Porque não une logo o chicote ao destorcedor do estralho?


Porque, normalmente uso as montagens já feitas em casa e no local adapto o estralho em  tamanho, tipo e grossura  e  o tipo de anzol.
 A vantagem é de que ao usares as montagens pré-feitas, com um clip no chicote, facilmente a trocas  por outra já iscada ou por outro tipo de montagem que entretanto já  tens preparada quando recolheres a outra, evitando assim a perca de tempo ao iscares, mudares de estralho, enleios, etc.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19731
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #27 em: 22:15 Quinta, 26 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Óh Soares, na verdade nunca me aconteceu vincar nem partir nas poucas vezes que usei mas como não tenho muita segurança não uso e pronto.... Cada maluco com a sua pancada  ;D

 Eu percebi ó Nelson, já observei várias vezes que demostras que não confias e, é assim mesmo se um gajo não se sente com confiança no material, vale mais não usar, ou andamos sempre naquela, será que vai aguentar ou parte já >:D, fazes bem em não usar. :fixe:
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19731
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #28 em: 22:23 Quinta, 26 de Junho de 2014 »

 É isso mesmo ó Rui, uma gajo altera com facilidade as pescas e se quiser trabalhar com as montagens pré iscadas e é só tirar uma e pendurar a outra, lança e vai tratar daquela e iscar.

  :fixe:
 

Offline miguel30

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Work to fish!
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:58 Quarta, 29 de Janeiro de 2014
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #29 em: 08:26 Sexta, 27 de Junho de 2014 »
Faz sentido a questão de ser muito mais rapido para trocar montagens... E é verdade que unir directo do chicote com varias pescarias o chicote fica mais curto, mas valerá a pena deixar a chumbada a correr apenas 1,5 metros? Presumo que em barco faça algum sentido mas no surfcasting nao sei.
Work to fish
 

Offline Abel Sousa

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 398
  • Agradecido: 7 vezes
    • Canidelo - Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:23 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #30 em: 17:53 Terça, 01 de Julho de 2014 »
Boas!
Estas montagens com a chumbeira a correr só se utilizam com mares calmos?
Se o mar estiver muito mexido ou com uma ondulação alta a montagem anda toda aos "tombos" dentro de água?
Eu já utilizei a 1ª montagem que aqui foi mostrada, num fundo só de rocha e com alguma corrente e funcionou muito bem, raramente prendia.
Abraço
Abel Sousa
 

Offline joaomiguelc.rocha

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 717
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #31 em: 20:37 Segunda, 21 de Julho de 2014 »
Boas tardes Abel parece que tinhas umas questões por responder,
O amigo Soares e amigo Nelson entre outros atrás já discutiram praticamente tudo desta montagem que eu também tanto uso....chumbada a correr, tal como já foi dito funciona bastante bem para peixe que prova o isco antes de "atacar" a dourada é a espécie que imediatamente corre muitos mais riscos de ganhar um piercing com esta montagem  ;D

Vou deixar aqui uma pratica minha e provavelmente de outros colegas, até para o amigo Nelson não ter medo de experimentar se é que ainda não experimentou chumbada de haste a correr, como algarvio que pesca ás douradas eu também vou a Portimão molhar a sopa algumas vezes e sei que tem dias que faz a diferença.

Quando não uso chumbo de esfera furada, uso o destorcedor também ele a correr  directamente no chicote com a chumbada de seguida ao destorcedor que corre meto uma misanga de 4mm que o destorcedor não passa de seguida pedaço de tubo muitas vezes até descarno um bocado de fio de electricidade (6 ou 7 cm) e meto entre o destorcedor da chumbada e o nó do destorcedor no final do chicote onde leva logo o estralho com no mínimo 1,5m o tubo vai proteger o nó, ora agora o que se aprende com a prática....

este tubo feito de revestimento de fio de electricidade eu comecei por fazer só com 2 ou 3cm e ainda que em chumbo de correr não costume haver enleios de fio por vezes acontecia visto quando não uso chumbo de bola furada usar chumbadas de haste e a mesma ficar em molho com o destorcedor onde clipa o estralho....então começei a fazer os tubos de 6 ou 7cm faz com que a chumbada fique sempre mais alta que o engate do estralho no chicote não havendo contacto entre os 2 e não há enleios.

Em relação a pesca do sargo com chumbo fixo ser melhor, sim é em norma é e a vantagem não é tão grande o sargo quando está para atacar não saboreia como a dourada, logo na pratica do surfcasting para o sargo podes ter a chumbada fixa.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #32 em: 21:09 Segunda, 21 de Julho de 2014 »
De correr já experimentei tudo, acho eu, e chumbada com aste de correr tambem. :) Por acaso, há algum tempo que estou a pescar com chumbo fixo e não têm corrido nada bem pelo que a estratégia do próximo fim de semana vai ser utilizar 3 sistemas diferentes. Por vezes, uma alteração á forma de pescar, uma alteração simples faz diferença... Tem dias que ando á procura do peixe, mudo isto, aquilo, faço assado, frito, mudo isco, forma de iscar, etc...e ultimamente tenho-me limitado a desfrutar apenas de um bom bocado junto ao mar (viva ao Algarve  :D) sem estar muito atento á pesca.... (depois queixa-te que não apanhas nada :chora:  ;D :P)

Chega de malandrice... 8)
Nelson Peres
 

Offline joaomiguelc.rocha

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 717
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #33 em: 23:22 Quarta, 23 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
De correr já experimentei tudo, acho eu, e chumbada com aste de correr tambem. :) Por acaso, há algum tempo que estou a pescar com chumbo fixo e não têm corrido nada bem pelo que a estratégia do próximo fim de semana vai ser utilizar 3 sistemas diferentes. Por vezes, uma alteração á forma de pescar, uma alteração simples faz diferença... Tem dias que ando á procura do peixe, mudo isto, aquilo, faço assado, frito, mudo isco, forma de iscar, etc...e ultimamente tenho-me limitado a desfrutar apenas de um bom bocado junto ao mar (viva ao Algarve  :D) sem estar muito atento á pesca.... (depois queixa-te que não apanhas nada :chora:  ;D :P)

Chega de malandrice... 8)

Afinal de contas esse o espírito  ;)
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5115
  • Agradecido: 398 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Douradas e Sargos. Chumbo a correr ou não?
« Responder #34 em: 16:28 Quarta, 27 de Agosto de 2014 »
Eu acho que as montagens de chumbo de correr só se usam quando não há ondulação nem vento, porque para fazer o efeito já referido (diminuir a prisão da isca enquanto a dourada está a mastigar), a linha não pode ter tensão nenhuma. Cana direitinha e linha a fazer barriga com o seu próprio peso.

Eu só usei com chumbadas de tropedo leves - 120g... E no verão algarvio.

As montagens de correr que tenho são iguais ao segundo desenho do ruisargo, mas o clip em vez de estar na chumbada está no destorcedor que corre na madre.

Abraço
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [Hoje às 10:37]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [Hoje às 10:03]

Ajuda Daiwa por FilipePC [22:13 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por Cefs [21:21 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [17:08 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Descanse em paz. por Dernios [13:28 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]