collapse

Autor Tópico: Lixo nos pesqueiros  (Lida 1171 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ladarios

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 363
  • Agradecido: 56 vezes
    • Amarante, Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 09 de Novembro de 2015
Lixo nos pesqueiros
« em: 08:29 Quarta, 26 de Maio de 2021 »
Boas, a pesca é sem, dúvida para mim, a atividade de lazer que  mais me fascina, me encanta e me enebria a alma ... nem vale a pena digitar mais seja o que for sobre isso porque estou a escrever para pescadores e todos conhecem bem o que sentimos quando estamos a pescar - o tempo para! -
Mas cada vez me sinto mais indignado com alguns aspetos relacionados com a pesca... por um lado a pesca liegal: as redes a poucos metros da praia, apanhando tudo que vier à rede, seja peixe com a medida ou sem a medida  e os próprios pescadores lúdicos que fazem pescarias de 20, 30 e mais robalotes de palmo ou furco e, para cúmulo, ainda vêm muitas vezes afrontar o pessoal publicando as fotos dessas ilegalidades nas redes sociais como se de uma façanha se tratasse.... 
Mas o que verdadeiramente me levou a desabafar convosco, por agora, foi o lixo que grande parte dos pescadores deixa nos pesqueiros, principalmente, nos molhes e paredões. Podia mencionar alguns como os molhes da ria em Aveiro, o molhe norte e o molhe sul em Aveiro, mas não vale a pena porque, infelizmente, são todos incluindo  os spots na areia...
Acho que está na altura de fazermos qualquer coisa... nao sei bem o quê, mas deixo aqui esta questão, precisamente para nos por todos a refletir no assunto: eu sei que alguns de nós já  fazemos alguma coisa: trazer dos locais de pesca parte do lixo que os outos fizeram, mesmo a custo de ouvir palavras de gozo por parte de pescadores mais incultos... mas isso é pouco... deixo algumas perguntas: pedir às autoridades fiscalização rígida  e constante de todos os pesqueiros aplicando multas pesadas? Criarmos grupos tipo "amigos da pesca limpa" e percorrermos vários pesqueiros limpando-os e dar duas de retórica aos pescadores presentes incentivando-os a mudar atitudes?
Parece-me mais viável e justa a primeira, mas minha intenção é mesmo criar inquietação sobre o assunto no sentido de aparecerem soluções....
Boas jornadas de pesca para todos...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: duas, Nelsonrico, faisca73, Aleixo7, 3ofakind, Rafael V.

Offline Marauder

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 502
  • Agradecido: 32 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
Re: Lixo nos pesqueiros
« Responder #1 em: 09:07 Quarta, 26 de Maio de 2021 »
Mesmo nas praias o lixo é muitíssimo, apesar de aqui a culpa ser dos humanos em geral ao contrário dos pesqueiros de rocha que são frequentados essencialmente por alguns pescadores (vulgo porcos). Nas minhas ultimas 2 saídas para pesca de praia trouxe 1 saco de plástico cheio de plásticos que apanho só na minha área de influencia de cerca de 20m.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ladarios, faisca73, Fernando_Santos

Offline Nelsonrico

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 188
  • Agradecido: 99 vezes
    • Évora
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Domingo, 16 de Setembro de 2018
Re: Lixo nos pesqueiros
« Responder #2 em: 14:00 Quarta, 26 de Maio de 2021 »
Citando Pitágoras, "Eduque as crianças e não será necessário castigar aos homens", relativamente a estes últimos, não há grande coisa a fazer a não ser o castigo C:-), burro velho não aprende línguas. No meu caso, sempre que vou à pesca levo um saco para o meu lixo e nos cinco minuto, antes de me vir embora, consigo-o encher, não sendo para isso necessário andar grandes distâncias. Sempre foi isto que a minha filha me viu fazer e agora, nos meses de verão, quando fazemos praia, também o faz. Conclusão: fazemos a nossa parte esperando que o exemplo atraia adeptos. Mas concordo com o que foi dito, é lamentável como encontramos certos locais. :fixe:
Há mar e mar, há ir (para Évora) e voltar...

Cumprimentos,
Nelson Riço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Marauder, ladarios, 3ofakind

Offline Mekucb

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 105
  • Agradecido: 19 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:42 Domingo, 23 de Junho de 2019
Re: Lixo nos pesqueiros
« Responder #3 em: 14:39 Quarta, 26 de Maio de 2021 »
Na última semana reparei na quantidade de lixo em Aveiro. Tenho visto (nas pessoas que vejo lá) algum cuidado com o lixo. Inclusive vi uma conversa de um pescador a assumir que infelizmente deixou muito lixo nos pesqueiros mas que anda a tentar redimir-se a apanhar lixo quando se vai embora.
Era giro fazer um desafio para incentivar a limpeza dos pesqueiros.
Aqui e que as marcas podiam dar uma ajuda  Criar incentivos e sorteios mediante desafios de limpeza dos pesqueiros? Criar visibilidade do problema?

Edit: vamos usar o hashtag
#limpaopesqueiro
Cada vez que limpares o teu pesqueiro e publicarem nas redes sociais?
« Última modificação: 14:42 Quarta, 26 de Maio de 2021 por Mekucb »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ladarios

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Lixo nos pesqueiros
« Responder #4 em: 17:15 Quarta, 26 de Maio de 2021 »
Infelizmente é um problema que parece não ter fim por mais que se apele e se faça. O pior há-de ser quando as autoridades tomarem medidas drásticas como pura e simplesmente vedar o exercício da pesca lúdica em determinados locais derivado desse mesmo problema. Vão pagar os justos pelos pecadores. Peniche é provavelmente um dos locais em que isso vai ser aplicado de início...
É um problema de fundo e de certa forma cultural. Não vou dizer que são só os mais velhos porque não são. Todas as faixas etárias o fazem, acabando por ser mais fácil mudar mentalidades nos mais novos que nos mais velhos.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ladarios

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Lixo nos pesqueiros
« Responder #5 em: 17:23 Quarta, 26 de Maio de 2021 »
o ser humano é porco por natureza, por muito que me custe dizer isto.  antes fosse só o pescador o unico a deitar lixo em todo lado!

 para mim a solução era simples... não limpar!  talvez se as pessoas andassem a chafurdar na própria merda durante algum tempo , criassem alguma "consciência"...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ladarios

Offline Nelsonrico

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 188
  • Agradecido: 99 vezes
    • Évora
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Domingo, 16 de Setembro de 2018
Re: Lixo nos pesqueiros
« Responder #6 em: 23:04 Quarta, 26 de Maio de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
o ser humano é porco por natureza, por muito que me custe dizer isto.  antes fosse só o pescador o unico a deitar lixo em todo lado!

 para mim a solução era simples... não limpar!  talvez se as pessoas andassem a chafurdar na própria merda durante algum tempo , criassem alguma "consciência"...
Acho que devemos ser mais pró activos, já se "chafurda" há muito tempo em várias merdas, e não foi por isso que as coisas mudaram. Moldar o que é moldável, incutindo bons princípios e esperar dos nossos uma resposta capaz. Afinal, é por eles que estamos a tentar mudar o rumo.
Há mar e mar, há ir (para Évora) e voltar...

Cumprimentos,
Nelson Riço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ladarios

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Lixo nos pesqueiros
« Responder #7 em: 17:30 Domingo, 30 de Maio de 2021 »
Não creio que lá vá com incentivos .
Quem assim é não muda .Nem por eles , muito menos por alguém.

Lamento , mas creio que seja uma guerra perdida.

Pessoas assim simplesmente não prestam, nada a fazer...
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ladarios

Offline murtinho4ever

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 21
  • Agradecido: 3 vezes
    • Açores
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:02 Sexta, 21 de Agosto de 2015
Re: Lixo nos pesqueiros
« Responder #8 em: 23:58 Domingo, 30 de Maio de 2021 »
Por causa disso do lixo as autoridades fecharam um pesqueiro aqui nos Açores
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ladarios

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Lixo nos pesqueiros
« Responder #9 em: 14:34 Segunda, 07 de Junho de 2021 »
Parece que alguém da Vega leu este tópico.

Muito bem Vega.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

« Última modificação: 14:38 Segunda, 07 de Junho de 2021 por duas »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, ladarios

Offline Ricardo_2841

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 3 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:56 Terça, 29 de Setembro de 2020
Re: Lixo nos pesqueiros
« Responder #10 em: 15:22 Segunda, 07 de Junho de 2021 »
Muito bem!
Agora queria ver a concorrência a tomar medidas parecidas ou melhores...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ladarios

Offline Marauder

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 502
  • Agradecido: 32 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
Re: Lixo nos pesqueiros
« Responder #11 em: 15:36 Segunda, 07 de Junho de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Parece que alguém da Vega leu este tópico.

Muito bem Vega.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]



Muito bem, os meus parabéns à VEGA por esta excelente iniciativa. Agora companheiros.......toca a visitar todos os pesqueiros conhecidos e olhar bem para o chão.  :D :D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ladarios

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Lixo nos pesqueiros
« Responder #12 em: 15:44 Segunda, 07 de Junho de 2021 »
E agora na altura do carapau é muito piora. Costumo frequentar a boca do inferno durante os meses mais frios. Agora nesta altura do ano o cheiro é insuportável.Já comuniquei o caso a´Vereadora  do ambiente da Câmara  Municipal de Cascais na qual fui informado que todos os dias sai uma equipe para fazer limpeza dessa zona. Eu já os vi lá . Só que param a camioneta olham pro mar e seguem caminho, e está feita a limpeza :hummm: :hummm: :hummm:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ladarios

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Lixo nos pesqueiros
« Responder #13 em: 20:17 Segunda, 07 de Junho de 2021 »
A boa atitude é que esses supostos pescadores começassem a levar o seu lixo!!! E os pescadores que os vissem deixar o lixo os sensibilizassem para tal!!! Caso contrário os denunciassem... PORQUÊ??? Porque um dia somos todos proibidos de pescar nesses locais, ... somos todos vistos como esses PORCOS, ...

Estou farto de limpar o lixo dos outros infelizmente... e agora até levo logo um saco e umas luvas para apanhar o lixo à frente de quem o deita (a ver se ganham vergonha!!!)...

A Camara deve promover a limpeza sim... mas o(s) PORCO(S) é que não devem deixar lá o lixo. Trata-se de EDUCAÇÃO e pelos vistos não a têm, assim como respeito pelo próximo e pela natureza.

Acho que nós pescadores devíamos tomar uma posição referente a isto (dar o bom exemplo)... campanhas de sensibilização talvez, participação pro-ativa, e por aí fora... LAMENTAR apenas não serve de nada e não nos faz melhores!!!
 
Afonso
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Lixo nos pesqueiros
« Responder #14 em: 20:28 Segunda, 07 de Junho de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Parece que alguém da Vega leu este tópico.

Muito bem Vega.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]



Excelente iniciativa, os meus parabéns , digno de ser partilhado.
Grande marketing .  ( digo isto no bom sentido e sem hipocrisia )

Bela partilha Duas  :aplau:



Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Trata-se de EDUCAÇÃO e pelos vistos não a têm, assim como respeito pelo próximo e pela natureza.

Partilho da mesma opinião. ;)
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]