collapse

Autor Tópico: Iniciante Spinning  (Lida 1150 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AndreBoaventura

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Esposende
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Domingo, 28 de Junho de 2020
Iniciante Spinning
« em: 10:30 Sábado, 22 de Maio de 2021 »
Bom dia, pretendo começar a pescar ao spinning, sou pescador de surfcasting logo não tenho nenhuma experiência sobre esta pesca, vou pescar principalmente em praia e em pontão (foz de Esposende), fundo de areia, por isso procuro os vossos conselhos de que que amostras devo adquirir para iniciar, irei pescar maioritariamente à noite e nas horas do amanhecer e anoitecer.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Iniciante Spinning
« Responder #1 em: 12:55 Sábado, 22 de Maio de 2021 »
Bem vindo, participa e diverte-te
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11217
  • Agradecido: 1638 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Iniciante Spinning
« Responder #2 em: 14:23 Sábado, 22 de Maio de 2021 »
Bem vindo.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Iniciante Spinning
« Responder #3 em: 16:06 Sábado, 22 de Maio de 2021 »
Bem vindo, participa e diverte-te.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Iniciante Spinning
« Responder #4 em: 19:37 Sábado, 22 de Maio de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia, pretendo começar a pescar ao spinning, sou pescador de surfcasting logo não tenho nenhuma experiência sobre esta pesca, vou pescar principalmente em praia e em pontão (foz de Esposende), fundo de areia, por isso procuro os vossos conselhos de que que amostras devo adquirir para iniciar, irei pescar maioritariamente à noite e nas horas do amanhecer e anoitecer.

boas

bem vindo

vou responder porque tambem comecei agora  a entreter-me a pescar na modalidade de spinning
a minha modalidade de preferencia é pesca ao fundo (surfcasting)


já tens cana e carreto para spinning?
Abraço
 

Offline AndreBoaventura

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Esposende
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Domingo, 28 de Junho de 2020
Re: Iniciante Spinning
« Responder #5 em: 11:40 Segunda, 24 de Maio de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia, pretendo começar a pescar ao spinning, sou pescador de surfcasting logo não tenho nenhuma experiência sobre esta pesca, vou pescar principalmente em praia e em pontão (foz de Esposende), fundo de areia, por isso procuro os vossos conselhos de que que amostras devo adquirir para iniciar, irei pescar maioritariamente à noite e nas horas do amanhecer e anoitecer.

boas

bem vindo

vou responder porque tambem comecei agora  a entreter-me a pescar na modalidade de spinning
a minha modalidade de preferencia é pesca ao fundo (surfcasting)


já tens cana e carreto para spinning?

Sim tenho, comprei uma cana da Rapala 3 MTS e com ação entre as 20-70 grs. Mas parece-me que não lança muito, qual é a média de distância de lançamento que se pretende no spinning?
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Iniciante Spinning
« Responder #6 em: 12:40 Segunda, 24 de Maio de 2021 »
boas

com essa ação já será uma cana de ação pesada, para um spinning mais pesado,  compra uns vinis com cabeçotes na casa das 30/35 gr que é a ação intermedia da cana, de preferencia de montagem texas para não se perderem ao prender em alguma pedra que possa haver, experimenta-os em praia

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

adere a este grupo de facebook que é do Joaquim Cadete que vende esse tipo de material


que linha tens no carreto?
« Última modificação: 12:45 Segunda, 24 de Maio de 2021 por ze carlos »
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Iniciante Spinning
« Responder #7 em: 13:12 Segunda, 24 de Maio de 2021 »
qual o carreto que tens?
que linha estás a usar?


opta por estes vinis que são mais macios, ele vende já montados acerca de 3€ cada
Abraço
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Iniciante Spinning
« Responder #8 em: 02:26 Terça, 25 de Maio de 2021 »
Inserir Citação (seleção)
Sim tenho, comprei uma cana da Rapala 3 MTS e com ação entre as 20-70 grs. Mas parece-me que não lança muito, qual é a média de distância de lançamento que se pretende no spinning?

Começando pela última parte, diria que o peixe tanto pode andar longe como quase aos pés. Ou seja, quanto mais distante se conseguir lançar uma amostra, melhor, mas não como regra a seguir para cada situação de pesca pois haverão vezes que o peixe andará logo ali. Haverão vezes em que o mais importante será a precisão e não tanto a distância.

Quanto á primeira parte, e a sensação que a cana não lança muito, haverão certos pormenores que terás de averiguar:

1 - Diâmetro do fio usado. O fim deve ser adequado à pesca que se faz. Qualquer fio de 20lb (algo em torno do 0.16) aguenta um bom peixe, e em pescas em que não há risco de o fio passar em pedras não vejo porque usar mais. Se por outro lado há o risco de contacto do fio com as pedras, engrossa-se o fio  . Geralmente nas pedras uso fios de 30lb (algo em torno do 0.23) . Porque não usar sempre um 0.23 por exemplo? Porque o fio quanto mais grosso, mais curto será o lançamento e nota-se ainda mais se estiver vento lateral por exemplo, a arquear o fio.

2 - Tipos de amostra.um vinil não lança o mesmo que uma amostra rigida, e um jig pode parecer um foguete comparado com as outras.
Mesmo falando só em vinis, há vinis que parecem rigidas a lançar e outros que "rodopiam" e roubam uns bons metros no lançamento.

3 - a Cana. Pois.... a cana. Que amostras (tipo e peso) usaste para concluir que não lança muito? Pergunto isto porque sei de muitas observações do tipo "amostras de 20gr ou menos não lançam nada." que foram tiradas a lançar as ditas amostras com canas de CWs do género "40-100".
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Vareiro [Hoje às 23:18]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [Hoje às 14:58]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]