collapse

Autor Tópico: NBS Flomax Amigo  (Lida 3155 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pmaravilha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:54 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
NBS Flomax Amigo
« em: 14:16 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Pessoal um "bocadinho a titulo de loucura" estava a pensar encher uma das bobines do Halley com NBS Flomax Amigo (estive com o fio há algum tempo e gostei bastante, contudo ainda não experimentei mesmo a pescar). Tenho tido alguns problemas com o SurfTech a pescar em zonas com algumas rochas e queria colocar um multifilar por forma a que toda a montagem se tornasse um bocado mais resistente.
Assim sendo queria saber se alguém tem alguma opinião sobre a relação qualidade preço do fio ou sugestões alternativas.
Obrigado
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19743
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: NBS Flomax Amigo
« Responder #1 em: 16:34 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »

 Não conheço a linha companheiro, não te posso ajudar mas presumo que falas de uma linha multifilar, e, há aí malta que usa o multi e que com certeza te ajudará.

 Bom Ano de 2014 ;)
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: NBS Flomax Amigo
« Responder #2 em: 19:39 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Tambem estou como o Soares, não te consigo ajudar ;)
Nelson Peres
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11270
  • Agradecido: 1660 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: NBS Flomax Amigo
« Responder #3 em: 21:52 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Eu conheço a linha. É boa. Muito boa. Mas não entendo porque vais por multi nas rochas. Vais perder dinheiro, e essa linha e cara.
Estás a pesca mal nas rochas. A linha que usas não presta para lá, tem alguma memória.
Experimenta uma linha como a Asso discovery ou a Vega AKADA FC e vais sentir diferenças.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline pmaravilha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:54 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: NBS Flomax Amigo
« Responder #4 em: 10:51 Sábado, 28 de Dezembro de 2013 »
Filipe lembrei-me desse porque ainda na quinta-feira estive nesse local (Outão, local que acho que até conheces) e após o segundo lançamento com o SurfTech partiu mesmo pelo chicote, montei tudo de novo e aconteceu igual. Por preguiça em vez de montar tudo de novo decidi trocar para outro carreto onde tenho uma montagem em multi 0.18 e chicote 0.40 gorila, dai em diante não perdi mais material e consegui tirar dois bons sargos um charroco e um alcorraz. Sendo que normalmente nesses locais costumo pescar com chumbadas entre 60g e 120g ao utilizar um dos fios que sugeriste devo manter então o tipo de montagem? Opto por uma espessura de cerca de 0.25 no fio do carreto e posteriormente monto um chicote com espessura maior?
 

Offline miguel82

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: NBS Flomax Amigo
« Responder #5 em: 15:43 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
Boas. O uso do multifilamento para pescar nas rochas pode compensar muito relativamente ao mono dependendo da montagem. Posso-te dizer que eu desde que comecei a pescar com multifilamento passei a perder muito mas muito menos linha do carreto (É a diferença de ter fio para 1ano inteiro enquanto antes com o mono ao fim de 2meses já estava a ficar com a bobine vazia).
Para isso vais é ter de usar sempre um chicote em monofilamento com uma carga de rotura ligeiramente inferior ao do multi, para quando tiveres de partir a linha, isso acontecer sempre pelo mono ou pelo nó de união.
Como o que pretendes é apenas tornar a montagem mais resistente essa é a melhor maneira de fazer, tu com um multifilamento 0,23 consegues pescar com um chicote de 0,50 à vontade... certifica-te só que o nó de união está bem feito...

Se pescares directo com multifilamento até à chumbada , sem chicote, lanças mais longe mas acontece como o Filipe disse, não ganhas para o fio! lol.
Depois há outra coisa que tens de ter muita atenção ao pescares com multifilamento, que é manter sempre a linha esticada já que este mais facilmente fica embrulhado nas pedras, e mais dificilmente o consegues safar intacto.



 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11270
  • Agradecido: 1660 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: NBS Flomax Amigo
« Responder #6 em: 20:29 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
Desculpa nunca mais dei pelo tópico.
O Outão e um cemitério de chumbadas. É um pesqueiro que tem peixe grande, mas que tem características próprias, e que não é fácil para se pescar. Multi para mim, epa, ali não usava... Mas sou eu.
Pescar fino é uma hipóteses para meteres a chumbada o mais longe possível, mas podes perder baixadas, pois a rampa que o local apresenta faz com que as linhas venhas muitas vezes a roçar na pedra e possa partir.
O Mais seguro é pescares directo, mas perdes metros fulcrais no lançamento, e a montagem depende muito da corrente, mas em dias em que haja peixe e estejas a perde-los usa a montagem de fusível, para garantires que mesmo que fique a montagem trazes o peixe.

Para que saibas, não sei se tens essa noção, o Outão apresenta um declive brutal de água logo aos vossos pés. 100 metros a vossa frente estás entre 30 a 40 metros de fundo, logo imagina o declive que existe logo aos vossos pés. Mesmo lançando muito longe a chumbada vai recolhendo e fica bem mais próximo do que muitas vezes as pessoas julgam que têm a chumbada.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline miguel82

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: NBS Flomax Amigo
« Responder #7 em: 22:59 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
Não conheço essa zona mas por vezes pesco num pequeiro onde debaixo de água é quase tudo rochas muito altas (2,3,4metros) e com fundões pelo meio. Cada lançamento se não vai lá peixe fica lá tudo. Mesmo quando o peixe sai, a chumbada quase sempre fica lá e o fio do chicote depois tem de ser trocado tal é o mau estado que vem (o estralho nem por isso).
Aí o que faço é meter-lhe um chicote de 0,70 e mais comprido com cerca de 10/15metros. Raramente parte pelo multifilamento porque as rochas acabam por cortar sempre o 0,70  pois apesar de elas serem altas, os 10/15metros de chicote são suficiente para nenhuma tocar no multifilamento. De qualquer forma eu ali não preciso de lançar muito... Vejo de vez em quando uns artistas a pescarem lá com 0,50 e 0,60 de mono no carreto e o resultado é sempre o mesmo:  metros e metros de fio agarrados aos mexilhões e percebes por água dentro. lolol

Não há nada como experimentares, se vires que ao meteres um chicote de 0,40 muito comprido não consegues alcançar a distância que pretendes ou a corrente pegar muito nele, então vais ter de optar por uma das duas opções que o Filipe deu consoante as condições e o tamanho dos peixes que tiverem a sair nesse dia.
 

Offline pmaravilha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:54 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: NBS Flomax Amigo
« Responder #8 em: 10:34 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Obrigado malta ;) vou ter que experimentar e como se costuma disser com a pratica à de vir a perfeição  :D. Agora que terminou a chuva vou voltar a carga e ver como me safo.
 

 

* Tópicos Recentes

Procuro cana Vega legend sensor 425 aquela de 2019 por soparameenterter [22:57 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Conjunto de spinning para o meu Paizão.... por José Couto [19:44 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por ffgsoares [14:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [09:50 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Tubertini Strong Hammer 2 por José Couto [07:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Ajuda Daiwa por FilipePC [21:51 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [19:10 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [17:08 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Descanse em paz. por Dernios [13:28 Sábado, 18 de Maio de 2024]