collapse

Autor Tópico: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes  (Lida 5895 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline HS GALOS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
  • Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia de tr
    • almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:28 Quinta, 22 de Abril de 2021
Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« em: 09:29 Sexta, 23 de Abril de 2021 »
Bom dia pescadores
Tenho uma ideia que a seu tempo vou colocar em pratica e gostaria das vossas opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes ,para pais e filhos enfim para quem queira aprender .
Esta ideia já existe algum tempo tanto que já tenho barco registado em MT .
Que vos parece e que conselhos podem dar para levar a ideia avante .
Obrigado
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #1 em: 12:18 Sexta, 23 de Abril de 2021 »
Boas

Parece ser uma boa ideia :fixe:

Existe sempre muita malta que quer experimentar pescar no barco mas, por não ter material e não saber se enjoa, acaba por adiar ou desistir...

Não sei se será fácil garantir clientes regulares mas pode ser que consigas manter um grupo que vá “subindo de nível” e sempre podes também fazer saídas em MT normal para ir rentabilizando o barco.

Boa sorte no projecto ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #2 em: 12:34 Sexta, 23 de Abril de 2021 »
Em relação à pesca não sei bem a aderência da coisa as pessoas têm sempre tendência a desvalorizar este tipo de conhecimentos mas acredito que ao fim de algum tempo possa começar a dar frutos, o passa palavra ajudaria muito.

Uma ideia que sempre tive era se um dia tivesse a hipótese de ter um barco, procurar alguém com experiencia de navegação e de pesca que me pudesse dar umas aulas de como navegar e de me ensinar a procurar os meus pesqueiros e a conhecer o mar no meu barco e no terreno mesmo.

Foi uma coisa que sempre me fascinou é ver mestres que parecem conhecer o mar como as suas mãos, e certamente eu iria gostar de ter alguém que me desse ferramentas para eu conseguir fazer o meu caminho sozinho, e numa situação destas não me importava nada de pagar a alguém para em ensinar a "voar".
 

Offline HS GALOS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
  • Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia de tr
    • almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:28 Quinta, 22 de Abril de 2021
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #3 em: 16:19 Sexta, 23 de Abril de 2021 »
Passa um pouco por isso ,desde montagens a tecnicas de pesca entre tirar um barco da marina ou colocar um barco na rampa ,desde com sonda aprender pesqueiros ate entre outras coisa a arte de fundear no pesqueiro.
Essa é a minha ideia porque na altura que comecei a pescar tive de aprender á pressa em barcos de veteranos e todos sem explicar nada.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #4 em: 16:20 Sexta, 23 de Abril de 2021 »
Penso que possa ser uma boa ideia sim, não há nada como tentar, pode levar tempo de inicio mas depois o passa palavra num negócio deste tipo pode ser muito favorável.
 

Offline David12

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 547
  • Agradecido: 137 vezes
    • São Marcos
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:55 Domingo, 15 de Julho de 2018
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #5 em: 21:09 Sexta, 23 de Abril de 2021 »
Acho uma ideia com muito potencial, e como qualquer plano de negócios existe uma série de pontos fulcrais.
Não sei em que ponto de maturação está esse projecto, nem se a ideia se é este torna-se o teu ganha pão, ou apenas uma "brincadeira" ao fim de semana. Este ponto obriga a uma abordagem completamente diferente.
Já fazes saidas MT? Já sondaste interesse dentro da tua lista de contactos?
 

Offline HS GALOS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
  • Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia de tr
    • almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:28 Quinta, 22 de Abril de 2021
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #6 em: 10:31 Sábado, 24 de Abril de 2021 »
Sim já faço saidas de pesca durante a semana quando o tempo permite e aos fins de semana ,mas sempre quis poder transmitir conhecimentos e tentar puxar mais pessoal para esta modalidade .por isso todos os conselhos e opiniões são bem vindas.
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #7 em: 14:50 Segunda, 26 de Abril de 2021 »
nunca se sabe, nunca experimentei, e normalmente quem vai já tem o seu grupo, é sempre difícil entrar nessas brincadeiras, eu até alinharia, só pelo facto de experimentar e mais importante não ser obrigado a comprar material para ver se gosto da técnica ou não..  >:D
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline Ricardo_2841

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 3 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:56 Terça, 29 de Setembro de 2020
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #8 em: 18:58 Segunda, 26 de Abril de 2021 »
Boas,
Aqui já tinhas o primeiro aluno. E provavelmente levaria também o meu filho. Se a ideia for para a frente avisa.
 

Offline Barbatana

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 2
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:10 Sexta, 30 de Abril de 2021
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #9 em: 21:40 Sexta, 30 de Abril de 2021 »
A ideia é boa. Se é viável não sei mas tens em mim um candidato. Se avançares com isso avisa.
 

Offline HS GALOS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
  • Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia de tr
    • almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:28 Quinta, 22 de Abril de 2021
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #10 em: 21:59 Segunda, 03 de Maio de 2021 »
Ora viva rapaziada
Vou mesmo avançar com o projecto da escola de pesca embarcada.já estou a preparar a pagina no facebook e a seu tempo noutras plataformas digitais ,vamos ver como corre.
 

Offline David12

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 547
  • Agradecido: 137 vezes
    • São Marcos
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:55 Domingo, 15 de Julho de 2018
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #11 em: 22:13 Segunda, 03 de Maio de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ora viva rapaziada
Vou mesmo avançar com o projecto da escola de pesca embarcada.já estou a preparar a pagina no facebook e a seu tempo noutras plataformas digitais ,vamos ver como corre.
Maravilha! Uma sugestão que posso dar, caso tenhas já algum material, é a possibilidade de poder fazer saídas com material alugado. Sem ter de comprar material nas primeiras saidas, para ver se o bicho pega, e teres preço de saída com material.
Eu quero fazer uns team buildings com a equipa de trabalho, tenho material para 3 pessoas, caso tenhas para mais 2 ou 3, já te arranjo aí umas saídas.
Também tenho hospedes, que têm interesse em ir experimentar, até poderei esporadicamente arranjar uns clientes.
Onde tens o barco?
 

Offline SRoque

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:52 Segunda, 06 de Julho de 2020
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #12 em: 10:12 Terça, 04 de Maio de 2021 »
Penso que é uma ideia interessante.
Tenho andado à procura de um barco porreiro para experimentar embarcada, mas como não tenho material adequado nem conhecimento para me orientar sozinho, ainda não me aventurei.
É bom ter opções mais focadas em quem se quer iniciar, sem serem as empresas que cobram 120€ por pessoa para pesca aos diversos.
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1035
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #13 em: 16:19 Terça, 04 de Maio de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Penso que é uma ideia interessante.
Tenho andado à procura de um barco porreiro para experimentar embarcada, mas como não tenho material adequado nem conhecimento para me orientar sozinho, ainda não me aventurei.
É bom ter opções mais focadas em quem se quer iniciar, sem serem as empresas que cobram 120€ por pessoa para pesca aos diversos.

120???..... Isso não estará um pouco inflacionado???

Acho que os preços andam nos 40/45,....o normal!!!
Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline SRoque

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:52 Segunda, 06 de Julho de 2020
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #14 em: 17:23 Terça, 04 de Maio de 2021 »
Foi o valor mais elevado que vi. Já não me lembro da empresa mas posso procurar e partilhar se encontrar. Claro que é com refeição incluída e se calhar mais algumas coisas dispensáveis.
A maior parte pede 40 / 45, mas sem isco, materiais, montagens etc. Depois tudo soma.

Não estou a julgar se é caro ou barato, mas é sem dúvida uma barreira para quem quer experimentar para ver se gosta da modalidade.

Acredito que haja quem pratique preços mais baixos com estas coisas incluídas, mas parte do problema é que os resultados de uma pesquisa online sejam sempre as mesmas 4 ou 5 empresas, mais orientadas para o turismo.
Não existe nenhuma plataforma onde os "mais pequenos" partilhem as condições, preços e disponibilidade dos seus barcos?
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #15 em: 17:23 Terça, 04 de Maio de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Penso que é uma ideia interessante.
Tenho andado à procura de um barco porreiro para experimentar embarcada, mas como não tenho material adequado nem conhecimento para me orientar sozinho, ainda não me aventurei.
É bom ter opções mais focadas em quem se quer iniciar, sem serem as empresas que cobram 120€ por pessoa para pesca aos diversos.

120???..... Isso não estará um pouco inflacionado???

Acho que os preços andam nos 40/45,....o normal!!!


Se souberes de alguém diz 😅 ao meu amigo que praticamente só faz embarcada, e com quem eu ia sempre têm pedido entre 40 a 60 por 4h de pesca. Se for o dia inteiro já se manda para os 80 no mínimo
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HS GALOS

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #16 em: 17:39 Terça, 04 de Maio de 2021 »
Se começam a mandar-se muitos para esse preços a clientela começa a cair.
Eu pago sempre 40 ou 45€, e fora de pandemia a única fez que paguei 45€ foi em sesimbra e não volto a sair naquele barco.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HS GALOS

Offline Ricardo_2841

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 3 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:56 Terça, 29 de Setembro de 2020
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #17 em: 22:23 Terça, 04 de Maio de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ora viva rapaziada
Vou mesmo avançar com o projecto da escola de pesca embarcada.já estou a preparar a pagina no facebook e a seu tempo noutras plataformas digitais ,vamos ver como corre.
Vai dando noticias por aqui, não tenho Facebook nem outras plataformas digitais !!!  8) 8)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HS GALOS

Offline HS GALOS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
  • Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia de tr
    • almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:28 Quinta, 22 de Abril de 2021
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #18 em: 22:50 Terça, 04 de Maio de 2021 »
Boa noite rapaziada
Tentando responder a todos lá vai
tenho o barco na doca de santo amaro ,lisboa
saidas de pesca de 120 euros eu acho na minha humilde opinião abusivo
eu vou tentar com material ,e isco não passar dos 45 euros.
o meu objectivo não é fazer saidas de pesca visto isso já eu fazer mas sim tentar que camaradas fiquem preparados para enfrentar uma saida de pesca num barco cheio de veteranos .
Mas não só
Esim uma preparação para futuros marinheiros desde a saida da doca o fundear passando pela leitura correcta de uma sonda,sei lá uma panoplia de situações .
 

Offline David12

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 547
  • Agradecido: 137 vezes
    • São Marcos
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:55 Domingo, 15 de Julho de 2018
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #19 em: 23:16 Terça, 04 de Maio de 2021 »
Boa! A parte da navegação é fundamental, que eu saiba apenas as escolas de vela exploram isso como deve ser, com cursos de navegação, e alugueres acessíveis para alunos.
Eu acho "aceitável" preços de 80/100€ para pescas menos comuns, e com material específico e que em alguns casos exigem grandes deslocações, e uma proximidade próxima do "professor" nas primeiras vezes, por exemplo slow pitch jigging ( que adorava experimentar) ou mesmo uma pesca de profundidade com material incluido.
Agora pesca aos diversos ao choco, poupem-me. Este ano estabeleci máximo 35€ para o choco, e por causa disso ainda não fui, que atrasei-me a marcar e não têm havido desistências nos 2 barcos que quero. Já paguei 50 e 60€ para ir às douradas, mas na proxima epoca ficarei por barcos de 40€, a não ser que os resultados falhem várias vezes seguidas.
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #20 em: 14:32 Quarta, 05 de Maio de 2021 »
Isso já existe pela FPPDAM (Federação Portuguesa de Pesca Desportiva de Alto Mar), e creio que fazem saídas em Setúbal com crianças e pessoas com mobilidade reduzida.
Mas é uma boa ideia.
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HS GALOS

Offline RicardoD

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 51
  • Agradecido: 12 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 09 de Setembro de 2018
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #21 em: 15:51 Quarta, 05 de Maio de 2021 »
Gosto da ideia, e pelas respostas, parece que há interessados.

Pela minha parte, para além de achar interessante aprender sobre a parte de "marinharia", tenho tido dificuldade em encontrar um barco que faça saídas direcionadas para crianças (+/- 4 horas acho o ideal) aos diversos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HS GALOS

Offline Ernesto Lima

Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #22 em: 16:54 Quarta, 05 de Maio de 2021 »
Boa tarde a todos.

Atendendo a algum trabalho desenvolvido nesta área, tenho acompanhado este tópico e permitam-me deixar algumas reflexões:

Público alvo:

Sem dúvida que há. Tem muito pessoal que quer aprender a pescar, necessitando de saber como governar o barco, adquirir e manusear materiais náuticos e de pesca, saber como ler a sonda e fundear, conhecer os melhores locais e iscas para cada época; em suma, um conjunto enorme de bases e competências a adquirir, não investindo inicialmente em material que desconhecem, ou só conhecem por "tocar de ouvido".
Tem ainda pessoal que, pura e simplesmente quer proporcionar um dia diferente à família, sem outros objectivos para além desse e que certamente não vai querer investir em material próprio. Só querem pagar e serem servidos.

Portanto, e só atendendo aos públicos alvo acima descritos, já tem muito por onde divulgar, restando saber como passar a mensagem.

Tipos de pesca:

Qualquer tipo de pesca exige conhecimentos, sendo que, certas técnicas, obrigam a conhecimentos mais diferenciados e materiais mais caros, a serem colocados em mãos inexperientes, aumentando o perigo de avaria ou quebra dos mesmos.

Características do barco:

Se para pescadores individuais, cujo objectivo é mesmo a pesca pura e dura, qualquer embarcação, desde que segura, pode servir; se pensarmos numa família, ou num pai ou tio que quer levar os filhos ou sobrinhos a pescar, a exigência em termos de segurança e condições a bordo já se pode tornar bem maior.

Número de pescadores / alunos a bordo:

Atendendo à quantidade de conteúdos referidos pelo autor deste tópico, nomeadamente: navegação, fundeio, leitura de sonda e toda a acção de pesca, independentemente da técnica, parece-me importante referir que o número de pessoal a bordo terá de ser adequado às condições do barco, de forma a garantir uma boa qualidade de ensino. E posso dizer que, só com 3 alunos a bordo, não se para o dia inteiro.
Outra hipótese poderá ser dividir conteúdos por dias diferentes..., por exemplo: num dia navegação, leitura de sonda e fundeio; e, em outro dia, acção de pesca.

A questão dos preços:

Mesmo num porto a partir do qual não se tenha de percorrer grandes distâncias para conseguir frequentar pesqueiros que ofereçam hipóteses significativas de, numa determinada época, conseguirmos que os alunos tenham algum sucesso relativamente ao processo de ensino e tendo em conta uma jornada de 6 as 8 horas, auferir menos de 300€ (+IVA) pela totalidade de um barco de até 7 metros, parece-me pouco aceitável. Ainda mais quando os materiais e as iscas, naturais e / ou artificiais, estiverem incluídas no preço.

Quando falo em 300€ penso nos seguintes valores mínimos:

Marina: 1300€ / ano
Seguro: 200€ / ano
IUC: 200€ / ano (motor de 100HP)
Manutenção casco: 300€ / ano
Manutenção motor: 300€ /ano
Pagar a marinheiro: 50€ / saída (se for o caso)
Combustível: 50€ / saída

Nota importante 1: falta falar de materiais e iscas, e, já agora do preço / hora ou a óbvia necessidade de lucro do "patrão da loja".

Nota importante 2: Não esquecer que quanto mais o barco anda, mais sujeito a avarias está (o mesmo quando anda muito pouco ou não anda). Claro que uma qualquer avaria num motor dum barco com tamanho e condições para desenvolver estes trabalhos, não é normalmente barata, obrigando a deixar algum fundo de maneio para responder quando necessário.

Nota importante 3: O número de saídas / ano, está condicionado às condições climatéricas que, no caso "escola", deverão ser o menos agrestes possível.

Resumindo:

Face ao descrito, atendendo a que os valores são indicativos, por baixo, e que os clientes têm de sentir a qualidade, quer das condições, quer do ensino, falar de valores de 45€ por pessoa, parece-me, no mínimo arriscado. Tenhamos em conta que não me parece que se possa levar a lotação completa, e, as iscas e materiais emprestados custam dinheiro e gastam-se.

Quanto à ideia, desde que bem montada e com preços adequados, parece-me muito boa e com mercado.

Muito mais haveria que dizer e esmiuçar, mas só pretendi deixar a minha opinião, com base em algum conhecimento na área.

Força para a frente

Cumprimentos

Ernesto

« Última modificação: 17:06 Quarta, 05 de Maio de 2021 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rider, kalvas, Ricardo Nunes, HS GALOS

Offline Ernesto Lima

Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #23 em: 17:14 Quarta, 05 de Maio de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Isso já existe pela FPPDAM (Federação Portuguesa de Pesca Desportiva de Alto Mar), e creio que fazem saídas em Setúbal com crianças e pessoas com mobilidade reduzida.
Mas é uma boa ideia.

Boa tarde João Pontes

O que refere acerca da FPPDAM dirige-se a populações muito específicas que dificilmente terão hipóteses de aceder a este tipo de acção privada. Ou seja: só aqueles que tenham familiares que os levem e possam pagar. Posso garantir-lhe que são muito poucos.

Normalmente a Federação organiza estes pequenos workshops com o apoio das instituições, seus técnicos e ainda das Câmaras Municipais. Em Setúbal, por exemplo, é isso que acontece e até o barco onde vão é da Câmara. Tudo completamente gratuito.

Através do seu projecto ParaPesca, e na mesma linha, a Federação também organiza torneios regionais de pesca para este pessoal.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #24 em: 17:24 Quarta, 05 de Maio de 2021 »
Concordo com tudo o que o Ernesto mencionou no post anterior.
No que toca ao ensino, nas várias vertentes, e principalmente se existir crianças e pessoal inexperiente a bordo, a coisa torna-se dificil. A meu ver é necessário diminuir o pessoal a bordo e aumentar o valor.

No entanto umas saídas para a pesca com pessoal experiente, e saídas com pessoal que quer experimentar este tipo de pesca pela 1ª vez, que não têm material nem vai comprar, uma vez que pode não se adaptar. Neste caso é só uma questão de arranjar 1/2 duzia de conjuntos e restante material ( chumbadas, anzois, linhas, etc...)
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #25 em: 19:23 Quarta, 05 de Maio de 2021 »
Boas,

Uma questão que pode ajudar a ajustar o valor é efetivamente praticar um valor por saída e não por cabeça.
Imaginem, uma família que até pode ter posses para pagar, pode preferir adquirir a saída e levar só 2 ou 3 pessoas, no entanto, imaginando agora um grupo em que alguns já pescam e outros não, ou seja, nem todos precisam da ajuda material e atenção em particular, podem ajustar a saída à capacidade do barco e assim conseguir um valor mais baixo por cabeça.
Ou seja, a saída seria sempre ajustada ao cliente e à finalidade pretendida, de forma a sentirem que o valor é justo mediante a atenção recebida.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Ernesto Lima

Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #26 em: 20:08 Quarta, 05 de Maio de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Uma questão que pode ajudar a ajustar o valor é efetivamente praticar um valor por saída e não por cabeça.
Imaginem, uma família que até pode ter posses para pagar, pode preferir adquirir a saída e levar só 2 ou 3 pessoas, no entanto, imaginando agora um grupo em que alguns já pescam e outros não, ou seja, nem todos precisam da ajuda material e atenção em particular, podem ajustar a saída à capacidade do barco e assim conseguir um valor mais baixo por cabeça.
Ou seja, a saída seria sempre ajustada ao cliente e à finalidade pretendida, de forma a sentirem que o valor é justo mediante a atenção recebida.

Boa tarde Beto.

Daquilo que tenho visto por aí, e embora tudo se possa negociar caso a caso, penso que misturar formatos poderá não ser uma boa opção, isto porque com pessoas muito diferenciadas a bordo, a coisa complica-se e existe até uma certa tendência a aparecerem alguns "mestres" a fazerem o que entendem porque "estão a pagar" e a mandar "bitaites" decorrentes do que ouviram por aqui e por ali, sem terem aprofundado para além disso.

Na minha opinião, a oferta poderia ter 4 opções:

1. Pesca aos diversos para pescadores já feitos, com preço fixo.

2. Pescas direccionadas a determinados exemplares ou técnicas especificas para pescadores já feitos, com preços fixos diferenciados tendo em conta distâncias a percorrer e iscas e materiais incluídos ou não no preço (Ex: Pargo e Dourada, ao fundo com estralhos ou chumbadinha)

3. Escola iniciação com preço fixo, cobrindo programa definido e material e iscas incluídos.

4. Escola de técnicas diferenciadas para pescadores já conhecedores de outras técnicas, com preços fixos diferenciados tendo em conta distâncias a percorrer (Ex: Jigging, Slow Jigging, pesca em profundidade..., etc.).

Nota 1: Os preços, para além do acima referido, deverão ter em conta o número adequado de pescadores a bordo, para cada opção.

Nota 2: Estipular valor total da embarcação para cada uma das 4 opções, tendo em conta que pode aparecer alguém que peça: "escolho a opção x, mas quero ir sózinho ou com um amigo, ou etc.".

Dá um bocado de trabalho, mas obriga-nos a pensar bem no assunto e talvez programar melhor as saídas.

Digo eu..., posso estar enganado.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #27 em: 21:18 Quarta, 05 de Maio de 2021 »
Boas Ernesto

Concordo, deve dar algum trabalho mas será crucial ter uma oferta variada para as várias vertentes e diferentes níveis de pesca.
Deve deixar no entanto, essa possibilidade do cliente poder alugar o barco inteiro e poder definir quantas pessoas quer a bordo, de forma a que o cliente se sinta confortável na iniciação ou apenas nessa saída em família, sem ter que dividir barco com outras pessoas e aí sim, nesses casos, será importante estipular o preço por saída variando apenas ligeiramente conforme a quantidade de material e isca necessária.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #28 em: 21:48 Quarta, 05 de Maio de 2021 »
A opção de ir aprender/experimentar slow jigging é deveras interessante. Não me parece haver muita oferta a esse nível, ou pelo menos eu desconheço.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1035
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #29 em: 23:00 Quarta, 05 de Maio de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Penso que é uma ideia interessante.
Tenho andado à procura de um barco porreiro para experimentar embarcada, mas como não tenho material adequado nem conhecimento para me orientar sozinho, ainda não me aventurei.
É bom ter opções mais focadas em quem se quer iniciar, sem serem as empresas que cobram 120€ por pessoa para pesca aos diversos.

120???..... Isso não estará um pouco inflacionado???

Acho que os preços andam nos 40/45,....o normal!!!


Se souberes de alguém diz 😅 ao meu amigo que praticamente só faz embarcada, e com quem eu ia sempre têm pedido entre 40 a 60 por 4h de pesca. Se for o dia inteiro já se manda para os 80 no mínimo

Tenho um grupo , o qual sai em Peniche no "mensageiro do mar " , e pagamos 40€ por saída ( grupo de 12 pescadores ) - saida as 5.30 e regresso as 15.30 ao porto.

É provavel que haja mudanças no grupo em breve , se estiveres interessado talvez se arranje algo .....
Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline HS GALOS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
  • Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia de tr
    • almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:28 Quinta, 22 de Abril de 2021
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #30 em: 20:32 Quinta, 06 de Maio de 2021 »
Boa tarde rapaziada
Isto sim é o pretendido ,muitas e boas opiniões e muitas ideias construtivas
Eu pouco a pouco vou me apresentando e no que respeita ao meu barco é o unico MT registado de pesca desportiva no Tejo que é a zona que mais opero,onde naturalmente foi pensado para trabalho mas também pesca/passeio com os meus filhos em total segurança .
Venham as boas ideias e fico muito grato pelos concelhos e as vossas opiniões.

 

Offline HS GALOS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
  • Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia de tr
    • almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:28 Quinta, 22 de Abril de 2021
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #31 em: 20:40 Quinta, 06 de Maio de 2021 »
Só um aparte
É um barco que tem o selo clean and safe do turismo de Portugal.
 

Offline pantao

Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #32 em: 14:57 Sexta, 07 de Maio de 2021 »
Ernesto esses valores são para particulares numa MT não se paga imposto de motor mas seguro e vistorias são muito mais caras.
Qualquer trolha hoje em dia ganha 15 euros por hora...7x15 = 105 mais despesas do barco...eu por 300 euros deixo me estar quietinho :-)
 

Offline Ernesto Lima

Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #33 em: 23:19 Sexta, 07 de Maio de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ernesto esses valores são para particulares numa MT não se paga imposto de motor mas seguro e vistorias são muito mais caras.
Qualquer trolha hoje em dia ganha 15 euros por hora...7x15 = 105 mais despesas do barco...eu por 300 euros deixo me estar quietinho :-)

Boa noite Pantão.

Tens toda a razão.

Quando falei nos valores, falei muito por baixo, pensando num barco sem grande motor e até 7 metros. Também não me lembrei que as MTs não pagam o IUC mas têm vistorias e seguros anuais bem mais caros.

A razão de ter falado naqueles valores, muito mínimos, foi essencialmente para deixar a ideia de que fazer escola a 45€ por cabeça é, no mínimo, complicado. Se então vamos para barcos maiores com lotação diminuída, 300€ por total de saída é impensável. Pior ainda se as deslocações forem grandes.

Ficam as notas, cada um terá de ver como fazer as suas contas.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline HS GALOS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
  • Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia de tr
    • almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:28 Quinta, 22 de Abril de 2021
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #34 em: 20:17 Sábado, 08 de Maio de 2021 »
Boa tarde rapaziada

Tenho lido todas as respostas com atenção.

Relativo a iuc eu pago porque não quis registar em MT exclusivo e assim quando quero o barco é meu e posso sair quando quiser sem restriçoes.

Certo que são quase 500 euros por ano visto ter 225cv e como o camarada Ernesto disse tem vistorias todos os anos.

Mas feitas as contas os 45 euros sei que não é muito mas penso que permite chegar a todos sem pesar na carteira porque o objetivo é ensinar .
Esses 45 já paga a despesa que o barco tem e sua manutenção .
 
Claro que se o barco leva 10 pessoas eu não posso sair com apenas 2 mas tambem não quero ir no maximo pelo que o ideal seja entre 5/6 pessoas.

Vamos ver como corre que o mais dificil na minha opinião vai ser apresentação nas redes sociais e não só.


 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #35 em: 10:55 Terça, 11 de Maio de 2021 »
qual seria o "plano B" para o caso de algum inexperiente, se sentir mal (ex mais comum vómitos) terá de aguentar a pastilha?
uma vez que é dirigida a malta sem experiencia, se calhar irá acontecer algumas vezes?
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline David12

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 547
  • Agradecido: 137 vezes
    • São Marcos
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:55 Domingo, 15 de Julho de 2018
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #36 em: 01:45 Quarta, 07 de Julho de 2021 »
Então companheiro, como está o projecto?
Sempre foi para a frente?
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #37 em: 22:31 Terça, 11 de Outubro de 2022 »
Então camarada quando se vão saber novidades sobre o projeto?
Já está andar?
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline Paulo Fachadas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 53
  • Agradecido: 17 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:18 Sexta, 14 de Dezembro de 2018
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #38 em: 13:45 Domingo, 04 de Dezembro de 2022 »
Boa tarde, ando com vontade de experimentar uma pescaria num barco, como não tenho material (não é propriamente um problema) nem experiência agradou me a ideia! Sempre andou para a frente o projeto? Até estaria interessado  :)
Surfcasting:
Shimano Ultegra Surf 450BXG-G - Daiwa Windcast Z5000
Shimano Super Aero Technium 450BX-H - Tubertini KARMA 1000
Boia/chumbadinha: Barros Maestro 5M - Tubertini Drex 6000
Buldo/borracha: Barros Robaliza 3.9M - Tubertini AP Power Yellow 6000
Barco: Barros Aventura Boat 300
 

Offline HS GALOS

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
  • Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia de tr
    • almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:28 Quinta, 22 de Abril de 2021
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #39 em: 21:05 Domingo, 04 de Dezembro de 2022 »
Boas companheiro
Vai arrancar se tudo correr bem numa fase experimental em janeiro.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo Fachadas

Offline Paulo Fachadas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 53
  • Agradecido: 17 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:18 Sexta, 14 de Dezembro de 2018
Re: Opiniões sobre escola de pesca embarcada para iniciantes
« Responder #40 em: 21:07 Domingo, 04 de Dezembro de 2022 »
Se precisares de cobaias apita  ;D agora fora de brincadeiras estou mm interessado!
Surfcasting:
Shimano Ultegra Surf 450BXG-G - Daiwa Windcast Z5000
Shimano Super Aero Technium 450BX-H - Tubertini KARMA 1000
Boia/chumbadinha: Barros Maestro 5M - Tubertini Drex 6000
Buldo/borracha: Barros Robaliza 3.9M - Tubertini AP Power Yellow 6000
Barco: Barros Aventura Boat 300
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]