collapse

Autor Tópico: Boia move-se com a corrente  (Lida 1561 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pst

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Marco de Canaveses
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:30 Segunda, 19 de Abril de 2021
Boia move-se com a corrente
« em: 18:36 Segunda, 19 de Abril de 2021 »
Boas tardes, estou a iniciar a minha caminhada na pesca e tenho tudo uma pequena dificuldade. Sempre que quero pescar com o anzol a rasar o fundo tenho o problema que a boia anda ao sabor da corrente, já vi outros pescadores a pescar da mesma forma e a boia fica estática, o que estarei a fazer mal?

A minha montagem é nó, boia, oliva, destrocedeor e empate de 0.75cm
 

Offline David12

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 547
  • Agradecido: 137 vezes
    • São Marcos
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:55 Domingo, 15 de Julho de 2018
Re: Boia move-se com a corrente
« Responder #1 em: 19:11 Segunda, 19 de Abril de 2021 »
Boas companheiro. Acabas-te de fazer uma pergunta bastante complexa no mundo da pesca à boia. Apanhar peixe a bóia com o peixe a comer à maluca, não tem muito que saber, boia afunda, ferra-se e tira-se o peixe ( neste último ponto dependendo do peixe e do pesqueiro pode ser tudo menos simples). Agora colocar bem a boia, mante-la na zona quente, conhecer o fundo e os buracos e perceber como se está a compor o estralho debaixo de água tendo em conta o que vemos ao cimo da água, são do meu ponto de vista os tópicos mais importantes para um pescador de boia.
Há dias em que o peixe só atira, com a pesca de determinada forma.
Dependendo do sítio que falas, pode ser corrente mas à partida será o vento a fazer seio à linha, e a linha a arrastar a boia.
Se a boia corre, podes tentar segurá-la, mas isso pode implicar dependendo das condições levantar o estralho. Tenta pescar em zonas oxigenadas e que consigas manter a boia!
0,75m é um estralho muito curto, poderá eventualmente ser usado a pescar com engodo e a peixes de superfície.
Experimenta usar um estralho do tamanho da cana com um olivete a correr(2/4g). Muitas idas à pesca é o segredo, e de preferencia nos mesmos pesqueiros para os conhecer o melhor que puderes! Força!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Gui

Offline Oligater

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 395
  • Agradecido: 97 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Re: Boia move-se com a corrente
« Responder #2 em: 11:57 Terça, 20 de Abril de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas tardes, estou a iniciar a minha caminhada na pesca e tenho tudo uma pequena dificuldade. Sempre que quero pescar com o anzol a rasar o fundo tenho o problema que a boia anda ao sabor da corrente, já vi outros pescadores a pescar da mesma forma e a boia fica estática, o que estarei a fazer mal?

A minha montagem é nó, boia, oliva, destrocedeor e empate de 0.75cm


São décadas a pescar à bóia em corrente, isso é impossível! Se tem corrente, obrigatoriamente tem que correr, e até convém, caso contrário, dificilmente algum peixe se faz à isca! Agora, tem que olhar bem os jeitos que a água faz. Muitas vezes, essas correntes fazem ravessas, onde a água corre em sentido contrário à maré, que com toda a certeza, a bóia, vai chegar a um sitio, que deixa de correr. Outra vezes, pesca-se com a bóia travada, neste caso, o que vai acontecer, é a bóia chegar à beira mais rapidamente...
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 933
  • Agradecido: 213 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Boia move-se com a corrente
« Responder #3 em: 18:10 Terça, 20 de Abril de 2021 »
A boia correr é perfeitamente normal, é uma pesca onde se está sempre a recolher e a lançar e é uma pesca que o tempo realmente efetivo de pesca onde tem a iscada no sitio que pretende é muito menor que numa pesca ao fundo por exemplo. Por vezes chegam a ser segundos onde a boia está no sitio que pretende. A boia estar que tempos no mesmo sitio é uma pesca diferente, aos carapaus por exemplo ou em águas muitos paradas, a pescar aos sargos por exemplo isso não acontece, o mar deve estar mexido e haver espuma.
 

Offline Pst

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Marco de Canaveses
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:30 Segunda, 19 de Abril de 2021
Re: Boia move-se com a corrente
« Responder #4 em: 20:23 Terça, 20 de Abril de 2021 »
Certo mas eu estou a falar na pesca de rio
 

Offline David12

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 547
  • Agradecido: 137 vezes
    • São Marcos
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:55 Domingo, 15 de Julho de 2018
Re: Boia move-se com a corrente
« Responder #5 em: 20:59 Terça, 20 de Abril de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Certo mas eu estou a falar na pesca de rio

Aí não posso opinar, mas o vento e o seio aplica-se na mesma. Tenta fazer as perguntas com todos esses pontos, para não te tentarem ajudar em vão.
 

Offline Pst

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Marco de Canaveses
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:30 Segunda, 19 de Abril de 2021
Re: Boia move-se com a corrente
« Responder #6 em: 20:23 Quarta, 21 de Abril de 2021 »
Boa noite, outra questão mas agora para pesca ao fundo. Se colocar um chumbo no empate do anzol esse chumbo assenta no chão, o anzol fica a “flutuar” ou com o peso da isca fica assente no fundo na mesma? Isca usada asticot
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 933
  • Agradecido: 213 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Boia move-se com a corrente
« Responder #7 em: 11:02 Quinta, 22 de Abril de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Certo mas eu estou a falar na pesca de rio

As variantes acabam por ser as mesmas, cheguei a pescar no rio tejo na zona da golegã na altura que tinha lá os areeiros, e a pesca que fazia procurava zonas fundas (5m 6m) e que fizessem pequenas entradas nas margens para conseguir fazer a pesca que praticava na altura, dias sem vento em que a água parecia um espelho. Se fosse para zonas mais expostas à corrente do tejo e com algum vento era normal que a boia corre-se um bocado.
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Boia move-se com a corrente
« Responder #8 em: 00:07 Terça, 27 de Abril de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa noite, outra questão mas agora para pesca ao fundo. Se colocar um chumbo no empate do anzol esse chumbo assenta no chão, o anzol fica a “flutuar” ou com o peso da isca fica assente no fundo na mesma? Isca usada asticot


Se tiver corrente o asticot levanta, quanto mais estralho, mais levanta.

Já agora eu não usava o chumbo no empate do anzol, sempre antes do nó do empate. Isto não se aplica nos empates da inglesa.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Teask

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 12 vezes
    • Benavente
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:48 Segunda, 28 de Dezembro de 2020
Re: Boia move-se com a corrente
« Responder #9 em: 00:44 Terça, 27 de Abril de 2021 »
Boa noite
Pesca a boia em agua doce de corrente so consegues ter a boia parada no citio se tiveres em cima de uma ponte e pores a boa a favor da corrente, ou em alguma entrada na margem ou metes o chumbo a bater no fundo com um estralho e as unicas maneira que estou a ver, tirando isso a boia vem sempre parar na margem.
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Boia move-se com a corrente
« Responder #10 em: 17:34 Quarta, 28 de Abril de 2021 »
Ora vamos lá tentar esclarecer toda a confusão que para aqui vai.
Na pesca à bóia em água corrente tanto a bóia como o isco têm, logicamente, que correr. A velocidade com que correm está relacionada com a velocidade da corrente e o peso que calibra a bóia. Se durante o seu percurso a bóia não for travada, a sua velocidade aumenta se o vento tiver a mesma direção da corrente e diminui se este tiver direção oposta à corrente.
A maneira correta de pescar será a de ir tentando travar a bóia, durante o seu percurso, de modo a que os chumbos da montagem sigam sempre à frente desta e não sejam arrastados pela mesma. Isto faz com que o isco seja apresentado de modo correto ao peixe, visto que por norma o peixe come o que a corrente lhe traz.
É claro que se a bóia estiver sobrecalibrada com peso que a corrente não consiga arrastar e esse peso assente no fundo, ela não vai sair do local, mas isso não é pesca à bóia. Isso é estar agarrado a uma bóia "poitada".  ::)
No caso da pesca ao fundo, o anzol iscado com asticot poderá flutuar se a linha do estralho for bastante fina (ex. 0,08mm), o anzol extremamente pequeno e leve (ex. 20/22) e os asticots tiverem algum ar no seu interior e é necessário que não exista corrente, caso contrário por acção da mesma o isco tende a encostar ao fundo.
Para que o isco flutue é necessário adicionar ao estralho ou ao anzol qualquer coisa que ajude à flutuação.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Pst

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Marco de Canaveses
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:30 Segunda, 19 de Abril de 2021
Re: Boia move-se com a corrente
« Responder #11 em: 16:52 Sexta, 30 de Abril de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ora vamos lá tentar esclarecer toda a confusão que para aqui vai.
Na pesca à bóia em água corrente tanto a bóia como o isco têm, logicamente, que correr. A velocidade com que correm está relacionada com a velocidade da corrente e o peso que calibra a bóia. Se durante o seu percurso a bóia não for travada, a sua velocidade aumenta se o vento tiver a mesma direção da corrente e diminui se este tiver direção oposta à corrente.
A maneira correta de pescar será a de ir tentando travar a bóia, durante o seu percurso, de modo a que os chumbos da montagem sigam sempre à frente desta e não sejam arrastados pela mesma. Isto faz com que o isco seja apresentado de modo correto ao peixe, visto que por norma o peixe come o que a corrente lhe traz.
É claro que se a bóia estiver sobrecalibrada com peso que a corrente não consiga arrastar e esse peso assente no fundo, ela não vai sair do local, mas isso não é pesca à bóia. Isso é estar agarrado a uma bóia "poitada".  ::)
No caso da pesca ao fundo, o anzol iscado com asticot poderá flutuar se a linha do estralho for bastante fina (ex. 0,08mm), o anzol extremamente pequeno e leve (ex. 20/22) e os asticots tiverem algum ar no seu interior e é necessário que não exista corrente, caso contrário por acção da mesma o isco tende a encostar ao fundo.
Para que o isco flutue é necessário adicionar ao estralho ou ao anzol qualquer coisa que ajude à flutuação.

Caro JVieira desde já obrigado pela resposta, nas lojas de pesca existe algum material para colocar no estralho que faça com que o mesmo flutue?
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Boia move-se com a corrente
« Responder #12 em: 22:22 Sexta, 30 de Abril de 2021 »
Existem no mercado alguns materiais, inclusive iscos artificiais, que  em conjugação com os iscos naturais ou colocados nos estralhos permitem que estes últimos sejam levantados do fundo. Tudo depende do tipo de iscos que se querem pôr a flutuar.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [Hoje às 01:32]

Carapaus por Pedro Gonçalves [23:41 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]