collapse

Autor Tópico: safio- o que fazer quando entoca?  (Lida 4070 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline paulito

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 72
  • Agradecido: 15 vezes
    • Ourém
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:42 Segunda, 25 de Maio de 2020
Re: safio- o que fazer quando entoca?
« Responder #15 em: 23:21 Terça, 13 de Abril de 2021 »
obrigado pela vossa ajuda e pelas vossas dicas,

vou estudar o assunto e reforçar-me com um carreto e linha que permita equilibrar um pouco mais a luta para ver se para a próxima corre melhor

Paulo
 

Offline Carlos Andrade

Re: safio- o que fazer quando entoca?
« Responder #16 em: 00:12 Quarta, 14 de Abril de 2021 »
Prender a Cana, suster a respiração e mergulho puxar o bicho  >:D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pereirajp

Offline Laurentino

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 25
  • Agradecido: 5 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:38 Segunda, 05 de Abril de 2021
Re: safio- o que fazer quando entoca?
« Responder #17 em: 10:01 Quarta, 14 de Abril de 2021 »
Na altura que ia ao safio com o meu pai (ele é que percebe dessa pesca, eu ficava-me com a boia), cada vez que o gajo entocava, era para esquecer.
Lembro-me de varias vezes isso acontecer e ser um frustração enorme para ele. Era muito rara a vez que o gajo saia da toca de novo, muito rara mesmo.

R. Laurentino
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: safio- o que fazer quando entoca?
« Responder #18 em: 10:56 Quinta, 15 de Abril de 2021 »
Boas,

Pesca que costumo fazer com frequência. Deixa ver se me lembro de tudo...

Uso canas sportex e carretos sofi. Em termos de linhas uso mono 0,80 ou multi 0,33 na madre e estralho alterno entre mono 1mm com o comprimento de uma braça ou cabo d'aço com uns 30cm, dependendo da maré e do local.

Iscada de sardinha ou cavala bem apertada com linha elástica e de preferència a sangrar. Corta a cabeça pela zona das guelras e mete lá dentro o anzol, tipo sandes, virado para a cabeça, isto é, a linha do estralho a sair pela zona da cauda. E não te esquecas que iscadas grandes = exemplares grandes.

No local onde costumo pescar ao 2º toque é ferrar e siga sempre a puxar, cana bem levantada, linha bem esticada. Parar é igual a ficar sem montagem e se estás cansado aguentas e não choras. Quando apanho um de maior porte nunca lanço logo a seguir outra vez, deixo a adrenalina passar e as forças voltarem. Já cometi esse erro e bateram-me 2 seguidos grandes e não fosse a companhia acho que tinha ido parar dentro de água.

Se o safio entoca, esquece, é esticar o fio até rebentar, não vale a pena ficar à espera.

Prefere noites mais escuras e marés grandes, mas calmas. O safio não gosta de águas mto picadas e prefere escuridão. Não quer dizer que não andem lá, mas há menos actividade.

Como conselho, vai sempre acompanhado e não metas as mãos junto à boca do gajo ou candidatas-te a ficar sem algum dedo. Uma faca bem metida ali um pouco atrás dos olhos acalma-o.

De resto, se é pesca que gostas (e nem todos gostam) então é ir e a experiência faz o resto.
« Última modificação: 11:04 Quinta, 15 de Abril de 2021 por amateus »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, JoaoSantos, Francisco Belo, kalvas, Rprata, P. Cardoso

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: safio- o que fazer quando entoca?
« Responder #19 em: 11:09 Quinta, 15 de Abril de 2021 »
E pronto, basicamente o amigo amateus deu te um pré curso de pesca ao Congro  ;D ;D ;D

Inlcusive falou algo que acho muito importante , a forma de iscar , e o segredo da sardinha ou cavala ir a sangrar..  :aplau:
Tambem costumo usar Choco Fresco, e funciona muito bem tambem  ;D
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline P. Cardoso

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 64
  • Agradecido: 23 vezes
    • Rio Tinto
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:50 Terça, 25 de Fevereiro de 2020
Re: safio- o que fazer quando entoca?
« Responder #20 em: 17:50 Quinta, 15 de Abril de 2021 »
Parar é igual a ficar sem montagem e se estás cansado aguentas e não choras.  :LooooL2:
É mesmo assim... Tudo muito bem explicado, realço a parte em que elerta para manter os dedos longe da boca do bicho, é uma experiência dolorosa, cuidado.
Paixão pela pesca sempre!!!
 

Offline paulito

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 72
  • Agradecido: 15 vezes
    • Ourém
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:42 Segunda, 25 de Maio de 2020
Re: safio- o que fazer quando entoca?
« Responder #21 em: 23:52 Quinta, 15 de Abril de 2021 »
eu nunca experimentei um tipo de pesca que não tivesse gostado :) :) embora deva admitir que esta não é das que mais gosto. mas até é engraçada e como foi o convite de um grupo de malta porreira  :):)

só que na primeira vez fiquei um bocado perdido, e como todo o grupo pesca com linha de mão utilizado uns cordõess de nylon não me poderam ajudar muito na pesca há cana, e a pesca com linha de mão a mim não me desperta interesse.

por isso mais uma vez obrigado a todos pelas vossas dicas e mini curso, agora falta a parte pratica, mas essa vou ter de ser eu a fazer :)

Paulo
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: safio- o que fazer quando entoca?
« Responder #22 em: 13:14 Sexta, 16 de Abril de 2021 »
Quando tiveres o prazer de sentir a luta de um bom safio e o conseguires meter em seco vais ver que vais começar a gostar..
Considero uma pesca justa em termos de força entre o pescador e o bixo!
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline paulito

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 72
  • Agradecido: 15 vezes
    • Ourém
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:42 Segunda, 25 de Maio de 2020
Re: safio- o que fazer quando entoca?
« Responder #23 em: 16:43 Sexta, 16 de Abril de 2021 »
Isso acredito até porque quando mete canas e água é muito facil me agradar :) haja é tempo e condições para se poder pescar :)
 

Offline P. Cardoso

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 64
  • Agradecido: 23 vezes
    • Rio Tinto
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:50 Terça, 25 de Fevereiro de 2020
Re: safio- o que fazer quando entoca?
« Responder #24 em: 16:50 Sexta, 16 de Abril de 2021 »
Sempre ouvi dizer que a melhor altura do ano para pescar ao safio, são os meses com R, ou seja, de Setembro a Abril. Eu sempre consegui melhores resultados nos meses de Novembro a Abril.
Nos outro meses também saem mas com menor frequência...
Isto para te dizer, vai treinando que quando chegar a época deles não vais querer outra coisa.
Paixão pela pesca sempre!!!
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: safio- o que fazer quando entoca?
« Responder #25 em: 19:06 Sábado, 17 de Abril de 2021 »
Por aqui nao ligo muito aos meses, ligo sim ao estado do mar, ao vento e sobretudo para mim o melhor de todos as trovoadas e temporal. é após estes factores que saem os bons exemplares, os dignos acima de 10 kg.
Mas como é logico , e preciso saber onde eles estao a viver, mesmo sabendo que pode se pescar safio em qualquer parte ( até na praia inclusive)
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline Angelo Silva

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 49
  • Agradecido: 12 vezes
    • felgueiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:51 Sexta, 31 de Julho de 2020
Re: safio- o que fazer quando entoca?
« Responder #26 em: 10:05 Segunda, 26 de Julho de 2021 »
Olá companheiros , eu sei que já estou com 2 ou 3 meses de atraso neste tópico mas é valido na mesma .
a minha opinião :  cana Cormoura especial congro , mais ou menos 80 euros, carreto Daiwa GS100B ,mais ou menos 70 euros , linha multi filamento 0.80 ou mais, para durar  porque se for menor até aguenta mas estraga-se rápido nas rochas, e terminal em corda com 1 metro de 2 ou 3 mm resistente, com chumbo de correr de 150 gramas ou mais. e anzol o maior possível mas de boa qualidade . nesta altura (verão) ate sai alguns bons exemplares mas poucos o melhor é mesmo no mau tempo , ou a seguir a tempestades em alto mar... em relação a quando entoca , esquece corta a linha e monta tudo outra vez , se puxares muito com este material que listei acima só vais trazer o maxilar do bixo, e nao vale a pena matar porque mais tarde ele sai e pega outra vez, ja pesquei um bem bom sem um olho e parte da boca..
só sai peixe se o anzol estiver dentro de agua..
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Psiconauta [Hoje às 11:06]

Seria um bodiao, arco íris? por rui salmonete [Hoje às 03:39]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]