collapse

Autor Tópico: Seguro para atrelado  (Lida 1783 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vasoide

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 3
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:38 Quinta, 25 de Fevereiro de 2016
Seguro para atrelado
« em: 21:36 Sábado, 27 de Março de 2021 »
Viva a todos.

Tenho algumas dúvidas na relação atrelado-seguros.

Então é assim:

Eu ando muita vez com atrelados pequenos <300kg e sempre usei a matrícula do carro. Na carta verde do seguro indica que "faz serviço de reboque", e quanto a isto penso estar dentro da legalidade e não é o que me preocupa.

Já no atrelado do barco tenho usado a matrícula do carro e por sorte nunca tive chatices. Contudo este atrelado tem documentos e matrícula própria. E aí reside as minhas dúvidas. Para usar o atrelado com matrícula própria tenho mesmo de lhe fazer um seguro ah matrícula externo ah apólice do carro?
Caso sim, a seguradora tem de ser a mesma do carro que o puxa ou pode ser independente? Quanto custuma custar um seguro destes?
« Última modificação: 21:38 Sábado, 27 de Março de 2021 por vasoide »
 

Offline pantao

Re: Seguro para atrelado
« Responder #1 em: 23:34 Domingo, 28 de Março de 2021 »
O seguro é feito no próprio carro e não no atrelado e vem identificado na apólice qual o reboque.
O mesmo carro pode rebocar vários reboques
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas

Offline malena

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 135
  • Agradecido: 7 vezes
    • Charneca da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:28 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Seguro para atrelado
« Responder #2 em: 01:19 Segunda, 29 de Março de 2021 »
Tendo o atrelado matricula própria tem de fazer seguro do atrelado, não bastando vir mencionado o serviço de reboque.

Tem duas formas de contrarar uma apolice:

1. agregar à apolice do carro (muito mais barato) (preço depende do peso bruto; o meu de 1600kg anda pelos 20€ anuais) ou

2. contratar apolice só para o atrelado (umas 4 ou 5 vezes mais caro do que a primeira opção; para o atrealado acima +-100€); pode ser na seguradora do carro ou outra.

O grande problema aqui, é que na maior parte das companhias, só pudemos ter agregado à apolice do carro um atrelado. Quem tenha mais do que um atrelado, tem de andar sempre a alterar, que é o meu caso.

Espero ter ajudado.
« Última modificação: 01:22 Segunda, 29 de Março de 2021 por malena »
 

Offline pantao

Re: Seguro para atrelado
« Responder #3 em: 09:03 Segunda, 29 de Março de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quem tenha mais do que um atrelado, tem de andar sempre a alterar, que é o meu caso.

Tenho 2 atrelados de barco e uma caravana, tudo  com matricula própria e averbados a mesma apólice do carro sem qualquer problema.
Já mudei de seguradora por apresentarem melhores condições e mantiveram os atrelados.
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Seguro para atrelado
« Responder #4 em: 16:01 Segunda, 29 de Março de 2021 »
Atenção a uma coisa; o reboque se estiver incluído na apólice do contrato auto, só está garantido na via pública quando estiver atrelado ao rebocador.

Embora mais caro, a forma de garantir que o reboque, desde que com matrícula própria estará sempre seguro é ter apólice própria.

Se, por exemplo, o reboque estiver estacionado na via pública, desatrelado do rebocador e, por alguma razão se destravar e  provocar um acidente, só é possível accionar a responsabilidade civil, se existir apólice individual do mesmo.   
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20154
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Seguro para atrelado
« Responder #5 em: 16:28 Segunda, 29 de Março de 2021 »
Inserir Citação (seleção)
Se, por exemplo, o reboque estiver estacionado na via pública, desatrelado do rebocador e, por alguma razão se destravar e  provocar um acidente, só é possível accionar a responsabilidade civil, se existir apólice individual do mesmo.   

Com a vantagem ainda de que qualquer veiculo o poderá rebocar.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline pantao

Re: Seguro para atrelado
« Responder #6 em: 14:19 Terça, 30 de Março de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Com a vantagem ainda de que qualquer veiculo o poderá rebocar.

Rider não tenho a certeza mas quando me informei tal não era verdade.
Se o carro rebocador não tiver seguro de atrelado, independente de este ter ou não seguro, o carro tem que ter sempre

Machado como és do ramo por favor esclarece esta dúvida :-)
O atrelado tem seguro, mas o carro não tem seguro de atrelado. Que acontece em caso de acidente?
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Seguro para atrelado
« Responder #7 em: 16:15 Terça, 30 de Março de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Com a vantagem ainda de que qualquer veiculo o poderá rebocar.

Rider não tenho a certeza mas quando me informei tal não era verdade.
Se o carro rebocador não tiver seguro de atrelado, independente de este ter ou não seguro, o carro tem que ter sempre

Machado como és do ramo por favor esclarece esta dúvida :-)
O atrelado tem seguro, mas o carro não tem seguro de atrelado. Que acontece em caso de acidente?

Sim, deverá estar expresso que o veículo rebocador faz serviço de reboque. Se agregado à mesma apólice estará seguro só quando atrelado ao rebocador, se tiver apólice própria, aí sim, estará em permanência garantido mesmo que não esteja atrelado.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [Hoje às 01:32]

Carapaus por Pedro Gonçalves [23:41 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]