collapse

Autor Tópico: Pesca ao lúcio perca na barragem da vigia  (Lida 7044 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Josemfs

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • paio pires
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:41 Segunda, 26 de Outubro de 2020
Pesca ao lúcio perca na barragem da vigia
« em: 12:36 Quarta, 24 de Março de 2021 »
Boas pessoal,

alguém me sabe dizer como anda a barragem da vigia no que diz respeito a lúcios perca,
muito obrigado pela atenção dispensada.
cumprimentos
um abraço a todos.
José Sousa.
 

Offline AlentejanoDaLinha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 48
  • Agradecido: 11 vezes
    • Carrasqueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:11 Sexta, 08 de Janeiro de 2021
Re: Pesca ao lúcio perca na barragem da vigia
« Responder #1 em: 12:56 Quarta, 24 de Março de 2021 »
Boa tarde José,

Relativamente à barragem da vigia não sei dizer...mas uns kilometrozinhos mais e podes ir para o Alqueva, que esta   cheio deles....borrachinha com cabeçote, não falha.

Boas pescas.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Josemfs

Offline Pedromgp

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 1 vezes
    • Estremoz
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:11 Quinta, 04 de Março de 2021
Re: Pesca ao lúcio perca na barragem da vigia
« Responder #2 em: 12:59 Quarta, 24 de Março de 2021 »
Já agora aproveitando o tópico. No caia como está também para o lucioperca? Alguém sabe?
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Pesca ao lúcio perca na barragem da vigia
« Responder #3 em: 12:49 Quinta, 25 de Março de 2021 »
A lucio perca  já está espalhada um pouco por todo o país, não tenho dúvida que muito em breve predominará em todas as barragens dos principais rios portugueses.

Mas pelo que tenho percebido, grave foi a introdução do peixe forragem para a lucioperca, estou a falar das abletes, alburnos, talibans ou como lhes queiram chamar, pois esses sacaninhas hibridam com as nossas espécies autóctones, levando as nossas espécies nativas à extinção. E está muito perto disso acontecer. Mais, estes sacaninhas, nas nossas águas(em particular em algumas barragens) enchem-se de parasitas, contaminando os nossos ciprinideos (sobretudo bordalos, bogas e escalos) que  são mais vulneráveis.

É uma tristeza e uma revolta enorme ver o que fizeram aos nossos rios, às nossas espécies... milhares de anos com ecossistemas em harmomia, e num espaço de uma ou duas décadas simplesmente acaba-se com um ciclo que tem perdurado muito, mas muito tempo antes até da nossa espécie sapiens sapiens por cá andar a fazer estragos.

É o egoísmo e a ganância a falar mais alto. Nada de novo, portanto...

Agora como se resolve o problema!? Secam-se os rios e voltam-se a repovoar com espécies nativas?!

Como sempre, estragos destes refletem-se no ser humano, e à conta da ablete reproduzir-se estupidamente e alimentar-se em quantidades absurdas de plancton, a qualidade das nossas águas está a degradar-se rapidamente, e isto é um assunto que pouca gente fala, não quer falar, ou prefere ignorar.

O plancton funciona como um filtro natural à poluição, e sem ele iremos aumentar exponencialmente os custos com os tratamentos da água, e nem assim a qualidade da água que chegará às nossas torneiras ficará igual, tampouco será melhor.

Isto são apenas alguns dos problemas que se identificaram até aqui, pois acredito que mais novidades desagradáveis aparecerão com o decorrer do tempo.



Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline Pedromgp

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 1 vezes
    • Estremoz
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:11 Quinta, 04 de Março de 2021
Re: Pesca ao lúcio perca na barragem da vigia
« Responder #4 em: 10:41 Sábado, 27 de Março de 2021 »
Não tem total razão amigo. Mas não vou entrar por aí. A questão aqui era como estava a sair os lucioperca na vigia. E eu perguntei o mesmo sobre a do caia. Acho que essa resposta que deu não se adequa à este tópico.
 

Offline jmet

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 230
  • Agradecido: 52 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao lúcio perca na barragem da vigia
« Responder #5 em: 23:13 Domingo, 28 de Março de 2021 »
Pois... Que se lixe a natureza , o que é preciso é pescar, seja lá o que for.
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao lúcio perca na barragem da vigia
« Responder #6 em: 23:21 Segunda, 29 de Março de 2021 »
Concordo com algumas coisas que o Joãop aqui disse, são verdades cruas, sobre esta espécie- o Lucioperca

Mas não foi o  companheiro Pedromgp que os colocou lá de certeza...

Fez uma pergunta apenas, não deu cabo de nada no nosso ecossistema.  Calma pescadores, não tarda nada estamos a relaxar na prática desportiva.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Pedromgp

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 1 vezes
    • Estremoz
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:11 Quinta, 04 de Março de 2021
Re: Pesca ao lúcio perca na barragem da vigia
« Responder #7 em: 10:33 Terça, 30 de Março de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pois... Que se lixe a natureza , o que é preciso é pescar, seja lá o que for.

Mas eu não disse que se lixe a natureza, ou o que seja. Se ler bem o meu comentário, eu disse "não tem total razão" não disse que não concordava ou que não fazia mal nenhum. Pois lógico que sei o que os lucios, Lucios percas o que seja predador faz as nossas espécies. Mas se já estão introduzidos vamos fazer o que? Eu se apanhar um lucio já não devolvo. Mas há muita gente que o faz, sendo ele de devolução proibida. Só comentei que o comentário não era adequado a este tópico. Nao coloque palavras que eu não disse.
 

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por Afonso bthills [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por Afonso bthills [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]