collapse

Autor Tópico: A Pesca Desportiva Não Está Proibida durante o Estado de Emergência  (Lida 2228 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline mcrui

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 8 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:22 Terça, 01 de Setembro de 2020
Re: A Pesca Desportiva Não Está Proibida durante o Estado de Emergência
« Responder #15 em: 21:05 Sábado, 06 de Março de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tipicamente português
Já disse tudo...
 

Offline mcrui

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 8 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:22 Terça, 01 de Setembro de 2020
Re: A Pesca Desportiva Não Está Proibida durante o Estado de Emergência
« Responder #16 em: 21:08 Sábado, 06 de Março de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tipicamente português de procurar contornar e interpretar a lei a gosto
Com esta expressão já disse tudo.
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: A Pesca Desportiva Não Está Proibida durante o Estado de Emergência
« Responder #17 em: 21:19 Sábado, 06 de Março de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É um dever do cidadão ir votar, mas ninguém, até à data, foi condenado por não o fazer

Oi? Em Portugal não é um dever, é um direito.

Quanto ao resto, mais do mesmo. Semântica. Podes dizer o que quiseres mas a pesca lúdica é diferente de pesca desportiva.

Eu liguei para a dgrm, falei com a fppd, com a arcpd e com a psp da minha zona e a informação é sempre a mesma: proibido. Perante isto nada mais há a fazer senão aguardar.

E isto, claro, não quer dizer que eu concorde ou ache justo.
« Última modificação: 21:21 Sábado, 06 de Março de 2021 por amateus »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Meskita

Offline mcrui

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 8 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:22 Terça, 01 de Setembro de 2020
Re: A Pesca Desportiva Não Está Proibida durante o Estado de Emergência
« Responder #18 em: 21:57 Sábado, 06 de Março de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Oi? Em Portugal não é um dever, é um direito.

Para que fique claro e esclarecido, e em caso de dúvida que leia a Constituição. A Constituição não associa ao direito de voto uma obrigação jurídica de votar. Não há sanções por não votar. Mas a Constituição frisa claramente que se trata de um dever cívico.
Pequenos detalhes do sistema judicial e constitucional Português.
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A Pesca Desportiva Não Está Proibida durante o Estado de Emergência
« Responder #19 em: 23:06 Sábado, 06 de Março de 2021 »
A malta que não se chateie...

Mas até os agentes têm dúvidas... Também tenho emails que se contradizem e de entidades fiscalizadoras!

Também já pedi opinião a juristas amigos e advogados que têm sérias dúvidas!
Assim como outros que são da opinião de não é proibido.

No entanto acho que deve prevalecer o bom senso!!! E o que deveria estar em causa é a situação que se está a passar...
Qto aos Federados poderem não é bem assim... E se tiverem dúvidas perguntem ao IPDJ... E consultem as Leis...

Ou as Federeçoes querem angariar associados (para ganhar uns trocos?), ou os que passarem a pagar são praticantes desportivos (treino organizado com a finalidade da competição)... Ahahahah
É triste como tudo não passam de conveniências.

Entretanto estamos todos a pescar! Que o vírus seja é controlado.






Afonso
 

Offline Luis Santos 800

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 34
  • Agradecido: 6 vezes
  • Pescar é lavar a cabeça por dentro ...
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:23 Sexta, 08 de Janeiro de 2021
Re: A Pesca Desportiva Não Está Proibida durante o Estado de Emergência
« Responder #20 em: 23:16 Sábado, 06 de Março de 2021 »
Bem amigos, por muito que nos custe, temos mesmo que aguardar e na minha opinião não vale a pena arriscar.
Com a polícia marítima, para começar a conversar com eles, no mínimo são 250,00€.
Hoje, na Ericeira, estava um mar de luxo, mas ...
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: A Pesca Desportiva Não Está Proibida durante o Estado de Emergência
« Responder #21 em: 23:38 Sábado, 06 de Março de 2021 »
Companheiro, a declaração de estado de emergência permite a suspensão do exercício de direitos fundamentais, inclusivé o dizer que a pesca lúdica está proibida. Agora interpreta isso como quiseres e faz o que entenderes, mas a proibição está lá.

Queres ir pescar vai, não faço juízos de valor, cada um sabe de si. Não te venhas é depois lamentar para o forum com ojá li por aqui (e por outros lados) que a polícia anda na caça à multa e são uns bandidos etc e tal.

Eu prefiro aguentar (ia 2/3 vezes por semana à pesca e sei bem o que estou a passar) e não me por em risco e, principalmente, por outros em risco. Nãp ficaria bem com a minha consciência, mas isso sou eu.
 

Offline Victor Teixeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 328
  • Agradecido: 38 vezes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Quarta, 18 de Março de 2015
Re: A Pesca Desportiva Não Está Proibida durante o Estado de Emergência
« Responder #22 em: 08:09 Domingo, 07 de Março de 2021 »
Estão a hiperventilar...
Pergunto: Pescar é um caso de vida ou de morte? Vá, fica ao vosso critério. Existem incongruências, injustiça a vários níveis? Sim...Não generalizando. Houvesse tanta ânsia, bom senso , inteligência em deixar os pesqueiros limpos!
Vejam o lado positivo. Muito peixe tem a oportunidade de crescer...
Só irei quando assim for deliberado.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: A Pesca Desportiva Não Está Proibida durante o Estado de Emergência
« Responder #23 em: 11:12 Domingo, 07 de Março de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Estão a hiperventilar...
Pergunto: Pescar é um caso de vida ou de morte? Vá, fica ao vosso critério. Existem incongruências, injustiça a vários níveis? Sim...Não generalizando. Houvesse tanta ânsia, bom senso , inteligência em deixar os pesqueiros limpos!
Vejam o lado positivo. Muito peixe tem a oportunidade de crescer...
Só irei quando assim for deliberado.

o mais provável é ser a ultima deliberação que vão fazer neste pais
com tantas outras áreas em suspenso a pesca vai ser uma área que nem sequer deve ser considerada na equação infelizmente
Abraço
 

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: A Pesca Desportiva Não Está Proibida durante o Estado de Emergência
« Responder #24 em: 11:19 Domingo, 07 de Março de 2021 »
Não direccionando esta mensagem ao criador do tópico, neste último ano tem se assistido cada vez mais ao aparecimento das pessoas ditas especiais.
Não pensam no sacrifício conjunto,estando muitas totalmente apaticas ao sofrimento que tudo isto está a causar a muita gente....
Eu sou relativamente novo ainda, aos meus avós obrigaram a ir para a guerra,a mim como já foi dito e bem aconselham me a ficar em casa para o bem de todos.
Não posso trabalhar e pela segunda vez estou impedido de praticar o desporto que gosto e 90% das vezes pratico sozinho.
Nao concordo, olhando para o meu caso pessoal, mas olhando para o quadro geral e conhecendo os costumes das nossas gentes, acho totalmente lógico a proibição.
E pelo contrário não acho que a pesca devia ser liberada porque o surf o foi, acho é que o surf não deveria o ter sido.
Não acho que haja glória nesta luta sinceramente.
Peço desculpa se ofendi alguém com a minha opinião.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joseafonso, Ricardo Nunes, Fs

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: A Pesca Desportiva Não Está Proibida durante o Estado de Emergência
« Responder #25 em: 12:30 Domingo, 07 de Março de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não direccionando esta mensagem ao criador do tópico, neste último ano tem se assistido cada vez mais ao aparecimento das pessoas ditas especiais.
Não pensam no sacrifício conjunto,estando muitas totalmente apaticas ao sofrimento que tudo isto está a causar a muita gente....
Eu sou relativamente novo ainda, aos meus avós obrigaram a ir para a guerra,a mim como já foi dito e bem aconselham me a ficar em casa para o bem de todos.
Não posso trabalhar e pela segunda vez estou impedido de praticar o desporto que gosto e 90% das vezes pratico sozinho.
Nao concordo, olhando para o meu caso pessoal, mas olhando para o quadro geral e conhecendo os costumes das nossas gentes, acho totalmente lógico a proibição.
E pelo contrário não acho que a pesca devia ser liberada porque o surf o foi, acho é que o surf não deveria o ter sido.
Não acho que haja glória nesta luta sinceramente.
Peço desculpa se ofendi alguém com a minha opinião.


Concordo plenamente.
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1035
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: A Pesca Desportiva Não Está Proibida durante o Estado de Emergência
« Responder #26 em: 14:15 Domingo, 07 de Março de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não direccionando esta mensagem ao criador do tópico, neste último ano tem se assistido cada vez mais ao aparecimento das pessoas ditas especiais.
Não pensam no sacrifício conjunto,estando muitas totalmente apaticas ao sofrimento que tudo isto está a causar a muita gente....
Eu sou relativamente novo ainda, aos meus avós obrigaram a ir para a guerra,a mim como já foi dito e bem aconselham me a ficar em casa para o bem de todos.
Não posso trabalhar e pela segunda vez estou impedido de praticar o desporto que gosto e 90% das vezes pratico sozinho.
Nao concordo, olhando para o meu caso pessoal, mas olhando para o quadro geral e conhecendo os costumes das nossas gentes, acho totalmente lógico a proibição.
E pelo contrário não acho que a pesca devia ser liberada porque o surf o foi, acho é que o surf não deveria o ter sido.
Não acho que haja glória nesta luta sinceramente.
Peço desculpa se ofendi alguém com a minha opinião.



Pois , esse é o problema ,.....as baldas ao surf e afins.....

Quem tem visto as imagens na TV , repara nos milhares de malta que bastou uns dias de sol para desconfinarem ,.....como as autoridades são permissivas há cada vez gente na rua e o problema ( embora mais controlado) mantêm-se , temos ainda numeros muito perigosos.

Arrisco-me a dizer que neste momento, toda a gente sai de casa menos os pescadores, é ver as praias cheias de caezinhos, gatinho , passeios higienicos, agrupamentos de surfistas, boardistas e afins e os desgraçados dos pescadores ( unicos pagantes ) a ficar a xuxar no dedo !!!

Eu também sou da opinião que temos de aguentar mais um bocado (15 dias /1 Mês), encarar isto como um defeso e sonhar com os sargalhões de kilo que vamos TODOS apanhar depois , mas metam os "passeantes" em casa senão corremos o risco daqui a 1 ou 2 meses estarmos na "merda " outra vez.

Pouca gente tem reparado , a tv nem fala nisso , mas a Madeira desconfinou , abriu ao turismo e está há 4 ou 5 dias com cerca de 140 casos diarios,.....o que são numeros de tragedia,......não queiram ter juizinho e arranjam um verão dentro de casa !!!
Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: A Pesca Desportiva Não Está Proibida durante o Estado de Emergência
« Responder #27 em: 06:57 Segunda, 08 de Março de 2021 »
Apesar de se falar de caça à multa à partida só é multado quem transgredir as regras e concordando com o Trindade é tudo demasiado permissivo.
Vejo pessoas sem máscara ainda a passear e reclamar de coisas tão fúteis que chega a arrepiar, lembro me agora do sr de Matosinhos que andou a passar o vídeo a confrontar vários polícias, sem máscara e o problema dele era que chegou ao ponto de cortar o cabelo em casa😂😂
Realmente casos tão graves tem que ser bem analizados.... À paulada
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: A Pesca Desportiva Não Está Proibida durante o Estado de Emergência
« Responder #28 em: 12:50 Segunda, 08 de Março de 2021 »
cada pescador e cidadão sabe de si e da sua saúde,
como todos sabemos a policia marítima fiscaliza a nossa actividade ...
quem a regula é a dgrm...
hoje de manhã mandei um e-mail à dgrm relacionado com a pesca lúdica e foram bastante rápidos a responder, e coloco logo a primeira parte do e-mail que eles me responderam sem eu ter tocado no assunto "permissão/proibição" de pescar.

"Sendo a pesca lúdica considerada uma atividade de lazer e considerando que os momentos de lazer ao ar livre apenas são permitidos nos termos da alínea l) do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto n.º 3-A/2021, devendo ocorrer na zona de residência e ser de curta duração, a pesca lúdica não é permitida."

portanto cada um entende como quiser...
 como foi colocado na 1ª pagina existe este detalhe na pesca:

portaria 14/2014

Artigo 2.º
Conceito

Para efeitos do presente decreto-lei entende-se por pesca lúdica a captura de espécies marinhas, vegetais ou animais, sem fins comerciais ou científicos, através de uma das seguintes formas de exercício:

a) Pesca de lazer, cuja prática visa a mera recreação;

b) Pesca desportiva, cuja prática visa a obtenção de marcas desportivas em competição organizada;

cada um pense como quiser abraço a todos ^-^
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline mcrui

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 8 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:22 Terça, 01 de Setembro de 2020
Re: A Pesca Desportiva Não Está Proibida durante o Estado de Emergência
« Responder #29 em: 01:27 Segunda, 15 de Março de 2021 »
Apenas para conhecimento dos frequentadores deste portal, deixo aqui, com o meu último comentário e participação, a informação de que já existe uma petição online dirigida ao Presidente da Assembleia da República sobre o assunto:

Petição: «Abertura imediata da pesca lúdica para pescadores com licença válida em 2020»
 
Endereço ou link para ler e eventualmente assinarem a petição: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Até breve.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: A Machado

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]