collapse

Autor Tópico: Barco e atrelado  (Lida 2107 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline maxifrold

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 2
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:00 Terça, 11 de Junho de 2019
Barco e atrelado
« em: 18:14 Sexta, 05 de Março de 2021 »
Boas malta,Eu chamo-me Max e ai uns mesitos atras conseguei meu primeiro barco para pescarias ;D
ja tratei da papelada toda que nao  foi muito facil mais pronto,tenho aqui 1 duvida nisso tudo!
O barco k comprei argus 4,60m fibra,motor fora de borda e o atrelado sem documentos com matricula do carro,ja fiz porgunta ao
antigo dono do barco se o tal passa dos 300 kg ele disse que nao,que ja ando com ele a 25 anos sem ter
problemas.Ja ouvi aqui muita malta a dizer ter muito cuidado com isso.O que me aconselham nesta situação?Eu so novo nisso
Comprar 1 atrelado legalizado para nao ter problemas?Como consigo saber o peso bruto do barco e atrelado? ::)Obrigado pll ^-^
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Barco e atrelado
« Responder #1 em: 18:48 Sexta, 05 de Março de 2021 »
Boas,

O conjunto atrelado mais barco passa largamente o limite máximo por lei sem matricula que são 750kg.
Um barco de fibra com 4,60m mesmo sem motor já pesa mais de 750kg ;)

Para teres uma ideia, o meu barco de fibra semi-cabinado com 5,50m com motor fora de bordo 90cv 4tempos  pesa 1500kg.
O meu atrelado do 1 eixo nunca o pesei mas diria a olho que pesa entre 350kg e 400kg.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline rui salmonete

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3292
  • Agradecido: 382 vezes
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
Re: Barco e atrelado
« Responder #2 em: 18:50 Sexta, 05 de Março de 2021 »
Amigo, nao esquecer que o peso nao e' so' do Barco com atrelado mas sim tambem com o motor, seja o total do peso rebocado.
O carro precisa ter o push legalizado e no livrete com o peso maximo que pode ser transportado.
Depois sim logo ve se precisa de registar o atrelado com matricula propria ou se nao precisa.
Nunca esquecer que no transporte sempre precisa pendurar atras do motor a sinalizacao obrigatoria, uma faixas refletoras que se vende para o proposito.
Penso nao estar errado pois no meu foi assim, mas logo virao mais colegas informar algo mais.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Barco e atrelado
« Responder #3 em: 19:01 Sexta, 05 de Março de 2021 »
Boa tarde Maxifrold.

O peso de 300kg, corresponde ao peso bruto do atrelado, que é igual à soma do peso do atrelado com o peso da carga que pode levar. Muito sinceramente, duvido que o peso do Argus 4,60m, com motor + o peso do atrelado, seja só 300kg. Até agora o antigo dono sempre assim andou, e até agora nenhum polícia de trânsito, mais desconfiado, o obrigou a ir a uma báscula, para controlar o peso. Se tal acontecer e se verificar que o peso é de facto superior (quase de certeza que é), vai dar problema.

Ah..., lembre-se ainda que dentro do barco vão: Depósito de combustível, palamenta, material de pesca diverso, ferros de fundear e etc., tudo conta como carga e, consequentemente, total do peso bruto.

Tendo em conta o referido, acho que devia ir a uma báscula pesar o conjunto. Com o resultado nas suas mãos, melhor decidirá o que fazer.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 19:12 Sexta, 05 de Março de 2021 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 481
  • Agradecido: 88 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Barco e atrelado
« Responder #4 em: 08:45 Domingo, 07 de Março de 2021 »
camarada eu de barcos não percebo nada  :LooooL2: :grrr:
mas seguem umas dicas para o resto:

primeira:
no certificado de matricula do carro que vai rebocar:
tens de ver qual o peso rebocável que tens lá inscrito com travão e sem travão (se não estiver lá nada não podes rebocar!!!)
o travão dos reboques vê se normalmente junto à bola de engate (tem designação própria esse sistema mas não me lembro)

segunda:
um reboque só pode circular na via publica com matricula, ou seja, para saberes se está legal o reboque ou não, o mesmo tem de  ter a chapa de identificação (normalmente estão no braço) se na chapa estiver lá PB de 300kg, utilizas a matricula do carro rebocador, se este permitir.
se o reboque tiver PB superior a 300kg tem de ter matricula própria.

terceira:
seguro, se o reboque não tiver matricula própria, contactas a seguradora para eles adicionarem a clausula em que levas um reboque e é emitida uma nova carta "verde" com a referencia ao carro e reboque
se tiver matricula própria tens de fazer um seguro para o reboque.

quarta:
na eventualidade de um reboque ter mais de 750kg no PB e até 3500kg  tem de ter inspeção, para alem de matricula e seguro próprio.

Quinta:
existem reboques para barcos que têm a traseira extensivel (ou seja, desapertas um parafuso e puxas e o reobque fica maior, essa abertura ou esse crescimento de espaço têm de estar registado no certificado de matricula, nas anotaçãoes especiais)

sexta:
o motor dos barcos, durante o transporte na maioria das vezes, é transportado montado no barco, atenção que não pode passar o limite do reboque, se passar tem de ter a placa com as riscas vermelhas e brancas...

sétima:
o barco deve ter registado algures ou no próprio documento ou no barco a tara dele, também deves ver o peso do motor (não faço ideia se vem com o registo do barco ou se vem no próprio motor) e a tara reboque, somas os 3, depois vês o peso rebocável do carro rebocador, assim verificas logo se podes rebocar o material todo ou não.

espero ter complementado a informação que já tinha sido escrita, e espero ter apresentado de forma simples, pois pensar e escrever nem sempre é fácil  :olaa:
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Barco e atrelado
« Responder #5 em: 11:16 Segunda, 08 de Março de 2021 »
O reboque para estar isento de matrícula própria não poderá ultrapassar os 300 kg, o que pelo que já foi dito, será seguramente insuficiente face ao conjunto.

Em função do peso do conjunto carro rebocador + reboque, poderá ser obrigatório a categoria de carta B+E.

O reboque sempre que tenha mais de 300 kg, terá que ter matrícula própria, bem como a documentação.

Por último, deverá ser incluído o serviço de reboque na apólice.
Se houver seguradoras que subscrevam RC do reboque em apólice própria, poderá ter interesse, pois desta forma, os danos eventuais do reboque a terceiros ou a permanência deste na via pública, estará garantida sempre, mesmo que não acoplado ao veículo rebocador.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

 

* Tópicos Recentes

Okuma por g0ta [Hoje às 19:37]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 19:33]

Daiwa ou VEGA por g0ta [Hoje às 19:23]

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por soparameenterter [Hoje às 18:29]

Silicone em spray Lidl por Xenas [Hoje às 14:28]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Zagaia [Hoje às 11:10]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 00:46]

Carreto para pesca pião em altura por voron [15:04 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]