collapse

Autor Tópico: hibrida vs tubular  (Lida 1795 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nuno Salvado

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 214
  • Agradecido: 20 vezes
    • Moita
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:37 Segunda, 12 de Outubro de 2020
hibrida vs tubular
« em: 14:47 Domingo, 28 de Fevereiro de 2021 »
Boa tarde. Quais as diferenças entre uma cana hibrida e uma cana tubular?
Obrigado. Nuno Salvado.
Nuno Salvado
 

Offline Carlos Andrade

Re: hibrida vs tubular
« Responder #1 em: 11:04 Terça, 09 de Março de 2021 »
Já existem alguns tópicos sobre isso, se procurares com a ferramenta pesquisa encontras de certeza. É preciso, tal como na pesca paciência para tal, mas resumindo:
Cana tubular: conforme o nome indica, é toda ela construída em tubos cónicos e ocos. Tipicamente são usadas em mares mais bravos, visto que a maioria possui uma resistência maior à flexão que as híbridas, o que atenua a influência da ondulação.
As híbridas, levam um excerto em fibra maciço no primeiro elemento, que lhes permite serem mais sensíveis aos toques do peixe.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 933
  • Agradecido: 213 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: hibrida vs tubular
« Responder #2 em: 11:48 Terça, 09 de Março de 2021 »
A tubular em mares bravos pode tornar-se  bastante incómodas de pescar se forem canas muito rijas, a ponteira não amortece a ondulação e a cana está sempre aos coices no espeto, a hibrida por ser macia na ponteira absorve mais a ondulação e a cana consegue estar mais sossegada no espeto.

Em dias críticos tanto pode ser difícil interpretar os toque numa como noutra ainda assim será sempre mais fácil na hibrida só é preciso percebermos o que é o mar e o que é picada de peixe.

As tubulares são mais indicadas para mares bravos pelo facto de haver modelos capazes de lançar chumbadas mais pesadas, ainda assim há hibridas que lançam muito peso também, as daiwa, não todas é certo, ou mesmo as shimano têm hibridos mais rijos e facilmente pesca em mares maiores e mares mais calmos de verão. 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joão pessi

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: hibrida vs tubular
« Responder #3 em: 13:04 Terça, 09 de Março de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde. Quais as diferenças entre uma cana hibrida e uma cana tubular?
Obrigado. Nuno Salvado.


Acho que o essencial já foi referido...

Tubulares: aguentam mais erros por parte do pescador (mais resistência), marcam pior o peixe, permitem maiores lançamentos.
Hibridas, tem de se ter mais cuidado a lidar com a cana, marcam o peixe melhor, em principio os lançamentos são inferiores...

Apesar de tudo, atualmente há hibridas mais rijas que algumas tubulares... E há hibridas a suportar grandes gramagens e a conseguir marcar o peixe qb.
Sempre pesquei com tubulares, adoro.as...a minha primeira hibrida detestei.a, por ser demasiado sensível... Depois insisti numa hibrida mais rija e é o equilíbrio ideal entre a potência e sensibilidade...
Com a vantagem de uma hibrida permitir pescar em mares maiores por amortecer os impactos.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20156
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: hibrida vs tubular
« Responder #4 em: 14:45 Terça, 09 de Março de 2021 »
Inserir Citação (seleção)
Cana tubular: conforme o nome indica, é toda ela construída em tubos cónicos e ocos. Tipicamente são usadas em mares mais bravos, visto que a maioria possui uma resistência maior à flexão que as híbridas, o que atenua a influência da ondulação.

Neste ponto tenho uma opinião contrária.

Inserir Citação (seleção)
Tubulares: aguentam mais erros por parte do pescador (mais resistência), marcam pior o peixe, permitem maiores lançamentos.
Hibridas, tem de se ter mais cuidado a lidar com a cana, marcam o peixe melhor, em principio os lançamentos são inferiores...

Neste ponto tb não concordo. Os factores são outros e não têm a ver com o ser tubular ou hibrida.

De resto concordo com tudo o que foi dito.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: hibrida vs tubular
« Responder #5 em: 18:56 Terça, 09 de Março de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
Tubulares: aguentam mais erros por parte do pescador (mais resistência), marcam pior o peixe, permitem maiores lançamentos.
Hibridas, tem de se ter mais cuidado a lidar com a cana, marcam o peixe melhor, em principio os lançamentos são inferiores...

Neste ponto tb não concordo. Os factores são outros e não têm a ver com o ser tubular ou hibrida.

De resto concordo com tudo o que foi dito.


Eu percebo o motivo pelo quam discordas da questão dos lançamentos... Depende da técnica, tipo de lançamento, etc... E até te dou razão...

Mas por exemplo, tens a mesma versão de cana em tubular e hibrida (comprimento, ação, tudo iguais iguais), a usar a mesma técnica de lançamento, a híbrida irá lançar menos... Tendencialmente...
Já o experimentei com uma prime caster 4.25 Hibrida e tubular... A diferença era uns 6 ou 7m entre elas...nada de relevante... Mas a tubular tinha vantagem
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20156
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: hibrida vs tubular
« Responder #6 em: 19:16 Terça, 09 de Março de 2021 »
A questão é como colocamos a mensagem. Como sabemos há muita malta a iniciar-se, e outros já iniciados, mas com muitas duvidas.
A comparação terá se ser sempre em canas de gama semelhante, e mesmo assim não será a mesma coisa. Eu entendo que o que disseste era logo com essa atenção. Mas quem pouco ou nada percebe, pode entender que uma cana tubular ( qualquer uma ) lança mais que uma hibrida ( qualquer uma ) o que não é verdade.

No entanto, e falando por mim, já não lanço uma cana tubular á cerca de 3 anos. Habituei-me de tal maneira ás hibridas que..., acho-as melhores em tudo. Tenho as tubulares todas confinadas há muito tempo.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 933
  • Agradecido: 213 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: hibrida vs tubular
« Responder #7 em: 20:33 Terça, 09 de Março de 2021 »
A prime caster híbrida, acho por exemplo um tipo de cana ideial para pescar todo o ano, tem um excelente compromisso entre sensibilidade e firmeza para lançar, a cana é muito confortável no lançamento emarca bem qb acho que está muito bem conseguida é uma híbrida bastante equilibrada.

 O ano passado a par da prime caster pesquei com uma liberty tubular e já me desfi da cana, apesar de muito bem acabada para o valor já não me agrada nada depois de ter começado a pescar com canas híbridas, a cana é rija, não marca um chavelho embora eu já a conhecendo conseguia detetar toques muito pequenos, na luta com o peixe não a acho nada prazerosa enfim acho que já não volto a tubulares, sinto que lançava um pouco mais que na prime mas isso não é tudo, estive bastante tempo parado no surfcasting e quando voltei voltei apenas para híbridas o ano passado dei uma chance mas acho que já não é para mim, o prazer de pesca em si não tem nada a ver. É apenas a minha opinião. 
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: hibrida vs tubular
« Responder #8 em: 09:35 Quarta, 10 de Março de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A questão é como colocamos a mensagem. Como sabemos há muita malta a iniciar-se, e outros já iniciados, mas com muitas duvidas.
A comparação terá se ser sempre em canas de gama semelhante, e mesmo assim não será a mesma coisa. Eu entendo que o que disseste era logo com essa atenção. Mas quem pouco ou nada percebe, pode entender que uma cana tubular ( qualquer uma ) lança mais que uma hibrida ( qualquer uma ) o que não é verdade.

No entanto, e falando por mim, já não lanço uma cana tubular á cerca de 3 anos. Habituei-me de tal maneira ás hibridas que..., acho-as melhores em tudo. Tenho as tubulares todas confinadas há muito tempo.

Sim, tens toda a razão... Deveria ter.me explicado melhor. Obrigado pela chamada de atenção 😜
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: hibrida vs tubular
« Responder #9 em: 09:39 Quarta, 10 de Março de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A prime caster híbrida, acho por exemplo um tipo de cana ideial para pescar todo o ano, tem um excelente compromisso entre sensibilidade e firmeza para lançar, a cana é muito confortável no lançamento emarca bem qb acho que está muito bem conseguida é uma híbrida bastante equilibrada.


Totalmente de acordo... As daiwas hibridas, a meu ver, também são as melhores para se pescar o ano inteiro na nossa costa... Prime, caster, z, masterize 35...qualquer uma tem muita potência (mais a z e a masterize) e marcam qb... No meu gosto pessoal, não gosto de canas que fiquei ali a marcar em excesso.
 

 

* Tópicos Recentes

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [12:00 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [01:32 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]