collapse

Autor Tópico: Anpled - morreu?  (Lida 10053 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3309
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #75 em: 11:36 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
Não vejo extrema necessidade de haver dinheiros envolvidos

Isto é a base de tudo o que falam e têm falado até aqui.

Não comparem a pesca com o surf, são 2 mundos completamente distintos.

O João Borges bem que tentou, marcou presença em alguns eventos, 1º no Sitio do Pescador, e depois no Pesqueiro. Muita coisa falhou, sim..., muita coisa podia ser feita diferente, podia..., mas enquanto houve entusiasmo e participação de 1/2 duzia de pessoas fez-se coisas muito boas e importantes.

Para ter uma associação deste tipo é preciso 1/2 dúzia de "gajos" darem muito de si, para que muitos possam usufruir.

boas

aquilo que aqui vou dizer é sem conhecimento nenhum acerca da a anpled ou outra associação qualquer, porque nunca estive por dentro de nenhuma associação que fosse relacionada com a pesca

se disser alguma coisa errada peço desculpa e agradeço que me corrijam

fala-se em dinheiro como um dos principais motivos e por outro lado coloca-se em causa o chamado trabalho pró bono (trabalho gratuito e voluntario em prol de uma comunidade ou de uma causa)

já tive um fórum relacionado com outro tema e do qual era administrador, proprietário, dinamizador, mulher da limpeza e tudo o mais que lhe dissesse respeito, chegou a ter mais de 50 mil membros a nivel mundial as participações por parte dos membros não deveriam andar muito mais alem das deste
posto isto em suma o que quero dizer com isto é

tenho 99,9% que o o Fórum têm despesas de manutenção quer a nivel de plantaforma que neste caso é a simple machines (está escrito no fundo na pagina principal com respectivo link)  terá tambem com toda a certeza um servidor que certamente é pago seja mensalmente ou anualmente, alguem o há-de estar a pagar seja atravès do seu bolso ou atravès de alguns eventos que por aqui se vão fazendo pela altura do Natal ou passagem de ano

eu não pago nada para cá andar e usufruir e tenho o beneficio de retirar daqui informação e esclarecimentos


fala-se por vezes com muita satisfação que já somos cerca de 9000, sendo que a participação e dinâmica se situará na casa de 100 membros se tanto

a minha pergunta é se nos fosse pedido para dar um contributo monetário por mais insignificante que fosse quantos estariam dispostos a faze-lo???

este é um bom exemplo do que é o associativismo

talvez por estas mesmas razões a anpled ou outra qualquer associação não tenham conseguido e não consigam ter pernas para andar

o dinheiro é importante  para fazer mover as coisas mas a participação e dinamização também o é

mais uma vez peço que caso  tenha dito  ou ferido algum tipo de suscetibilidade não foi  minha intenção nem proposito


Abraço
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11233
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #76 em: 11:46 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Zé, não disses te a meu ver nada de mal.
O problema não é o dinheiro somente. Esse é um dos maiores problemas. Ou digamos a falta de representatividade, que se convertiria em algumas verbas.
O problema do associativismo estar morto em Portugal é que o seu ideal estagnou.
Continuam a achar que quer fazer parte tem que saber que vai ser comido de cebolada. Errado. Os tempos são outros.
Tempo é dinheiro. As pessoas vivem numa sociedade frenética, com pouco tempo, com menos paciência e claro menos disponibilidade. Se a isso quiseres ainda que paguem para trabalhar de borla é ainda ouvirem queixinhas parvas. Ninguém aguenta, ou muito poucos vão aguentar.
Não faz é sentido num universo já interessante de 200.000 pessoas, não teres cerca de 5000 vá lá a pensarem em prol da modalidade que dizem gostar.
SÓ com meios uma equipa hoje em dia vai vingar.
Sem essa mudança não existirá mais ninguém a defender a pesca lúdica. Acabou.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Online Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1038
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #77 em: 11:47 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia. Trindade sim, a queriam instituir a carta de pescador, foi em reunia3de plenário que a ANPLED se bateu e recusou.

Ricardo, as cotas são exactamente 1 euro mês.
Não se pretendia ganhar nada, apenas ter o mínimo para existir uma sede, um site, e sempre me bati para se ter um bom advogado.
Para isto é preciso algum dinheiro, coisa que nunca houve disponível. Era necessário que cerca de 3 a 5% dos pescadores se filiasse, mas nunca passou de 0,001%


Obrigado Filipe

Tinha essa ideia e confirma-se , agora convido-vos todos a pensar na beleza que seria ter de frequentar formação, fazer um teste de conhecimentos , gastar €€€€ para ter mais um cartão na carteira,........bonito , não é ???? Sim , porque a ideia era exigir essa tal "carta" para poder pescar,......um bocadinho ao estilo da carta de caçador.

o passo seguinte devia ser exigir um seguro obrigatório a pesca ( como existe na caça ),..........cambada de idiotas !!!!

Afinal a ANPLED sempre fez qq coisa por todos nós e TODOS devíamos estar agradecidos a quem lá andou, em vez de andar a mandar bocas nos FB´s e afins .

E contra mim falo , que nunca me associei ,......agora também nunca me viram a contestar o trabalho feito por carolice de todos os que lá andaram.
É um bocadinho como aqui a equipa de gestão do pesqueiro , podemos nem sempre concordar com o que é feito , mas só temos de agradecer o trabalho feito em prol deste nosso cantinho.

Forte abraço a todos

Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1397
  • Agradecido: 480 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Anpled - morreu?
« Responder #78 em: 12:15 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
É com grande interesse que tenho seguido esta discussão acerca da ANPLED.

Devo dizer que pesco há quase 20 anos e nunca tinha ouvido falar da ANPLED, desconhecia por completo esta associação, sendo que também só tive conhecimento dela no ano passado, na altura do confinamento.


Realmente os pescadores só têm a agradecer a esta associação pelo que fez em prol de todos os lúdicos.

Na minha opinião, faz falta, muita falta, uma associação que nos defenda sempre. E não é para esta altura de confinamento, é para todas as ocasiões.
Levantar debates como pescas ilegais, arrastos, defesos das espécies (para todos!!), seria de extrema importância. Não se trata de ser egoísta, trata-se sim da sustentabilidade das espécies, dos fundos e toda a biodiversidade. Acima de tudo, o que realmente importa (ou deveria importar), é a sustentabilidade. Evidentemente que os profissionais vão argumentar que é o ganha pão, certo, é a vida deles, mas esquecem-se que se continuarem, dentro de poucos anos arriscamos a que simplesmente não haja peixe em quantidade suficiente para esses ditos profissionais.
Faz algum sentido as douradas em plena desova estarem a ser massacradas por centenas de embarcações?


Se eventualmente a ANPLED se reerguer (e eu gostava que sim), podem contar que me vou associar e contribuir para melhorar esta nossa atividade.

De resto, sobre as criticas de quem nada contribui, não se pode de todo ligar a isso. Criticar sim, mas de forma construtiva...

Cumprimentos. 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #79 em: 12:26 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
no minimo fico feliz de andarmos a discutir. discutir é bom, ouvir e dar opiniões é muito positivo. felizmente não temos todos de concordar uns com outros.
se pensam que quando lancei este tema o único objectivo era uma associação que defendesse que a pesca devia abrir em tempo de confinamento, não me expliquei bem.
o que me assusta é que não haver representação para uma coisa que tanto amamos e tenho receio que cada vez fiquemos mais esquecidos.
o mundo do associativismo não é fácil, nunca o foi, agora está um pouco pior, as pessoas cada vez estão mais individualistas e isso não é seguramente bom para qualquer movimento associativo.
sinceramente temos de pensar o que queremos para o futuro da pesca em Portugal, se não houver representatividade, seja com a ANPLED ou com a federação, corremos o risco de a breve tempo sermos extintos, ou de se aprovarem coisas sem qualquer lógica. se continuarmos a olhar só para o nosso umbigo, temo realmente por todos nós enquanto pescadores.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3309
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #80 em: 12:51 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Filipe passei exatamente pelo mesmo, e sei exactamente o que é passar por uma situação dessas dai ter chegado á conclusão de que o melhor era fechar o tal forum e se assim o pensei assim o fiz

uma questão que me intriga um pouco tambem é:

qual o papel dos empresários diretamente ligados á pesca têm no meio disto tudo?

sejam empresas maritimo turisticas,  lojas de pesca ou importadores e representantes de marcas ou mesmo as marcas

penso que tambem teriam interesse que houvesse algum tipo de orgão representativo para bem do seu negocio, quer por terem uma melhor noção do seu publico alvo quer para divulgação dos seus produtos e até se calhar outras mais valias
Abraço
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11233
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #81 em: 13:31 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Esquece empresas de pesca. Marcas e lojas, que deviam pôr guerras de lado e entender o que é de interesse comum. Ninguém se entende, muitos desses empresários eu conheço são individualistas, outros obcecados com as guerras de vendas, não enxergam nada a frente dos olhos.
Os pescadores, enfim, participam mais na porcaria das discussões de Facebook sobre o tamanho do peixe do que com causas importantes.


António gostei do que escreves te, só me faz confusão é tu e muitos na3terem ouvido falar da ANPLED pois a associação fazia se representar até a uns anos atrás em todas as feiras, eventos da modalidade. Dávamos workshops, publicava os no Facebook, estávamos representados nas reuniões da modalidade com as entidades competentes.
Em parte isso faz me ainda mais crer que não se dava atenção nenhuma a modalidade. Os pescadores em tempos livres não ligam as coisas.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3309
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #82 em: 13:41 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esquece empresas de pesca. Marcas e lojas, que deviam pôr guerras de lado e entender o que é de interesse comum. Ninguém se entende, muitos desses empresários eu conheço são individualistas, outros obcecados com as guerras de vendas, não enxergam nada a frente dos olhos.
Os pescadores, enfim, participam mais na porcaria das discussões de Facebook sobre o tamanho do peixe do que com causas importantes.


pois....

talvez a desunião comece também por ai, é mais do mesmo á laia do salve-se quem puder
tudo isto acaba um pouco por ser como os enfermeiros, médicos, policias, bombeiros e por ai fora

só vimos para a janela aplaudir quando estamos com o cu apertado e só nos lembramos quando precisamos, no fundo resume a sociedade em que vivemos na atualidade se é que a isso se possa chamar sociedade!!
Abraço
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1397
  • Agradecido: 480 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Anpled - morreu?
« Responder #83 em: 16:58 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

António gostei do que escreves te, só me faz confusão é tu e muitos na3terem ouvido falar da ANPLED pois a associação fazia se representar até a uns anos atrás em todas as feiras, eventos da modalidade. Dávamos workshops, publicava os no Facebook, estávamos representados nas reuniões da modalidade com as entidades competentes.
Em parte isso faz me ainda mais crer que não se dava atenção nenhuma a modalidade. Os pescadores em tempos livres não ligam as coisas.


É estranho eu não ter conhecimento dela antes... Se bem que eu sempre fui "antiquado" relativamente a redes sociais e nunca lhes dei muita atenção, nem tão pouco ao que por lá se passa. Também, infelizmente, nunca tive oportunidade de ir a feiras de pesca. Talvez esses sejam os motivos que me levaram a esse desconhecimento. De qualquer forma, se ela for reativada, irei contribuir.

Mas acho que divulgação em lojas, acordos para eventuais descontos, receber uma percentagem das licenças, seriam ideias a debater para garantir financiamento e divulgação.

 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20262
  • Agradecido: 1406 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #84 em: 17:08 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Há uns meses atrás ( não sei precisar bem a data ), também não me recordo em que canal foi ( talvez RTP2 ou RTP3 ) o João Borges passou um documentário sobre pesca, e onde falou o João Borges.
Vou ver se encontro alguma coisa.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20262
  • Agradecido: 1406 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #85 em: 18:07 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Acho que foi em 2009 ( devo ter visto na RTP Memória recentemente ).
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 558 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Anpled - morreu?
« Responder #86 em: 18:28 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Acho que foi em 2009 ( devo ter visto na RTP Memória recentemente ).

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Trindade, kalvas, Ernesto Lima

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #87 em: 19:48 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Eu pesco há muitos anos e claro, já tinha ouvido falar na Anpled, não muitas vezes para ser sincero. Mas do pouco que ouvi falar sempre tive o nome João Borges como o grande rosto da associação, a travar muitas e grandes lutas em prol de todos nós. Naturalmente não quero ser injusto para todos os outros companheiros que ajudaram e se empenharam na luta com o João, penso que o Filipe foi um deles em tempos, pessoa por quem tenho uma grande estima e admiração. O Associativismo têm muito que se lhe diga, é muito difícil manter a motivação não tendo toda a classe atras em apoio. Neste sentido, eu como pescador tenho que me penitenciar porque nunca fui sócio, nunca vi uma campanha, nunca estive muito familiarizado com a causa. Como eu devem haver milhares. Hoje já quase todos sabemos o que é a Anpled, talvez hoje o número de associados fosse muito maior, a informação é maior assim como é necessária uma associação que nos defenda. Não adianta andarmos a discutir quem sabe mais ou menos sobre o que é o associativismo, se não o fizemos até aqui, acho que ainda vamos a tempo de nos unirmos e filiarmo-nos á associação assim que se reerguer.
Nelson Peres
 

Offline fsilva09

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 187
  • Agradecido: 51 vezes
  • Segue sempre por bom caminho!
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:59 Domingo, 11 de Dezembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #88 em: 20:09 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
"Serviste a pátria e ela foi-te ingrata, tu fizeste o que devias e ela o que costuma."-Padre António Vieira-
Isso do associativismo é duro, muito duro. Dás o cabedal, gastas o teu dinheiro, deixas de acompanhar a família e os amigos e a paga são coices. Ninguém te dá valor e ainda por cima "estás lá é para te encheres", se compras um carro "o clube dá muita massa", se precisas de ajuda para qualquer actividade clubística ninguém pode, ninguém tem vagar e toda a gente tem mais que fazer, depois vais dar com eles no café a virar finos e dizer mal de ti. Tirando 2 ou 3 carolas como tu, porreirinhos e que são pau para toda a obra os outros estão-se positivamente nas tintas. A Anpled não podia ir para a frente. 1 € é o quê? Dá para quê? Inscreverem-se 5000 fundadores? Muito difícil, só se houvesse uma cana e um carreto para cada um como brinde. Se recomeçarem a Anpled com uma joia de 20€ e quotas mensais de 5€ pagas por débito directo, para não haver atrasos, uma página privada no facebook a dar parte das actividades do clube e alguns artigos de interesse, concursos de pesca em vários pontos do país e a realização de outras operações de marketing do vosso conhecimento seria uma maneira mais plausível de ter sucesso

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Ernesto Lima, amateus, Ricardo Nunes

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #89 em: 15:33 Quarta, 24 de Fevereiro de 2021 »
fsilva09 disseste tudo  :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: fsilva09

 

* Tópicos Recentes

Finalmente tempo para lá ir por carlosfishcarlos [Hoje às 20:23]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Alexandre81 [Hoje às 20:11]

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [Hoje às 15:19]

Carreto para pesca pião em altura por voron [Hoje às 15:04]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]