collapse

Autor Tópico: Anpled - morreu?  (Lida 10010 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Re: Anpled - morreu?
« Responder #60 em: 18:38 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu não tenho que te demonstrar nada. Enganas te. Era o que faltava.
Procura tu se quiseres. Eu quando me filei procurei saber e ler os seus propósitos.
É graças a ANPLED que ainda podes pescar livremente. Foram travadas batalhas muito duras com esforço de pessoas que ainda têm que ler cenas como tu e outros escrevem.
Como eu entendo o porquê de terem desistido. Dasss. Ouvir reclamações de quem nunca nada deu...

Bem que procurei. Encontrei alguns comunicados e em nenhum me deu a entender que foi aquela instituição que me permite pescar livremente hoje em dia.
Pelo que vi, a sede é /era em Setúbal. Certamente que para essa zona, houve desenvolvimentos, correções. Mas apenas por interesse comum das pessoas que aí pescam.
Já que falaste de pescar livremente, qual foi a influência da anpled na zona oeste ou zona norte? O que é que foi feito de extraordinário? Por mais que procure não encontro qualquer.

Como é que queres que eu dê alguma coisa se não há divulgação? Não sou eu que tenho de procurar, é a anpled que tem de se dar a conhecer. Seja em lojas de pesca, seja em sites, seja no Facebook. E depois de ter conhecimento da sua existência, sim, vou me informar e perceber para que serve e só depois tomo a decisão de dar o que quer que seja. Como já escrevi, tomei conhecimento da anpled em 2020 e pesco desde 2011. 9 anos depois. E ainda digo mais, de todos os utilizadores do pesqueiro, quantos é que conheciam a anpled antes de 2020/2021??? Diria que 2% é ser demasiado otimista.

« Última modificação: 18:41 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 por Jorge.Marques »
 

Offline manuel

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 269
  • Agradecido: 26 vezes
    • charneca
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:37 Terça, 31 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #61 em: 18:43 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Percebo o Filipe, já pertenci a uma associação de outras áreas. É horrível trabalhar para outros ainda reclamarem.
Sabem é falar, ajudar ou pertencer é para esquecer. Façam se a vida e se querem abram uma associação eles.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #62 em: 18:51 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
O não conhecer é uma coisa, eu também não conhecia, nunca pesquei num meio onde me falassem disso, mas o meu desconhecimento não me dá direito a por em causa do trabalho feito, não o deveria estar a fazer, porque de certo que vai ter de remediar algumas palavras
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #63 em: 20:38 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Acho que há aqui, na minha opinião, alguns conceitos que não estão 100% correctos:

Sim, qualquer associação têm de se promover junto dos praticantes de modo a angariar o maior numero de filiados possível: o trabalho faz-se antes ou durante a filiação, e não apenas depois.
Sim, os praticantes de uma determinada modalidade deveriam efectuar pesquisas e ver se existe alguma associação ao qual lhes interesse aderir. Mudança de mentalidades precisa-se.

Sim, quem se mete em associativismo deve estar preparado para o facto de que não se pode agradar a todos e vao sempre existir os que estão contra tudo e todos e falam mal: a parte boa é que se a associação sobreviver 1) os velhos do restelo têm tendência a desaparecer e 2) as associações têm estatutos que permitem expulsaros sócios incómodos.

Ainda hoje a APCF, independentemente do trabalho que fez, recebe críticas e muitas vezes nem fazem parte nem sabem o porquê de fazer deste ou daquele modo, apenas gostam de criticar (e criticar é bom, se for construtivamente).

Sim, quem se quer iniciar o associativismo têm de estar preparado que nem todos querem, nem todos têm disponibilidade e a maioria está-se a borrifar. São exactamente 3 ou 4 maduros a fazer tudo e um par de botas e os outros filiados ou não, a usufruir. Mas o associativismo é mesmo assim por estas bandas. E sim, não se pode agradar a todos e vai haver sempre gente que vai refilar. É a vida.

Quanto aos do surf, parabens para eles que se conseguiram organizar e assim lutar pelos seus direitos comuns. É a vida, também.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11232
  • Agradecido: 1643 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #64 em: 21:27 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Pois é Mateus, mas é sobre esse conceito que eu estou contra e discordo.
Para ti é normal ser assim, eu acho que embora seja a realidade, está errado e não pode ser assim. É o aceitar um conceito errado que padece de erro.
Eu estive do lado de fora, estive do lado de dentro e sempre pensei igual. Ninguém tem que se escravizar por mim sem ser remunerado, não tendo eu o direito de reclamar ou exigir algo sobre o qual nada dei.
Eu ainda hoje não aponto o dedo a nenhuma associação não remunerada. Aponto o dedo sim a quem é remunerado/apoiado por dinheiro público e nada faz. A esses posso apontar o dedo.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #65 em: 21:52 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pois é Mateus, mas é sobre esse conceito que eu estou contra e discordo.
Para ti é normal ser assim, eu acho que embora seja a realidade, está errado e não pode ser assim. É o aceitar um conceito errado que padece de erro.
Eu estive do lado de fora, estive do lado de dentro e sempre pensei igual. Ninguém tem que se escravizar por mim sem ser remunerado, não tendo eu o direito de reclamar ou exigir algo sobre o qual nada dei.
Eu ainda hoje não aponto o dedo a nenhuma associação não remunerada. Aponto o dedo sim a quem é remunerado/apoiado por dinheiro público e nada faz. A esses posso apontar o dedo.

Então concluo que tu não tens perfil para o associativismo :)

Associativismo faz-se por gosto, não para ser pago ;)
 

Offline Ernesto Lima

Re: Anpled - morreu?
« Responder #66 em: 21:59 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu não tenho que te demonstrar nada. Enganas te. Era o que faltava.
Procura tu se quiseres. Eu quando me filei procurei saber e ler os seus propósitos.
É graças a ANPLED que ainda podes pescar livremente. Foram travadas batalhas muito duras com esforço de pessoas que ainda têm que ler cenas como tu e outros escrevem.
Como eu entendo o porquê de terem desistido. Dasss. Ouvir reclamações de quem nunca nada deu...

Bem que procurei. Encontrei alguns comunicados e em nenhum me deu a entender que foi aquela instituição que me permite pescar livremente hoje em dia.
Pelo que vi, a sede é /era em Setúbal. Certamente que para essa zona, houve desenvolvimentos, correções. Mas apenas por interesse comum das pessoas que aí pescam.
Já que falaste de pescar livremente, qual foi a influência da anpled na zona oeste ou zona norte? O que é que foi feito de extraordinário? Por mais que procure não encontro qualquer.

Como é que queres que eu dê alguma coisa se não há divulgação? Não sou eu que tenho de procurar, é a anpled que tem de se dar a conhecer. Seja em lojas de pesca, seja em sites, seja no Facebook. E depois de ter conhecimento da sua existência, sim, vou me informar e perceber para que serve e só depois tomo a decisão de dar o que quer que seja. Como já escrevi, tomei conhecimento da anpled em 2020 e pesco desde 2011. 9 anos depois. E ainda digo mais, de todos os utilizadores do pesqueiro, quantos é que conheciam a anpled antes de 2020/2021??? Diria que 2% é ser demasiado otimista.



Boa noite Jorge Marques.

A ANPLED nunca teve sede em Setúbal.

Participaram, sim, em todas as Feiras de Pesca de Setúbal, excepto na última, com pavilhão próprio, e dinamizaram vários workshops de spinning, fundo e corrico, a partir de costa, para jovens iniciados, assim como estiveram disponíveis para atender todos os pescadores que os procurassem. Também dinamizaram várias acções do mesmo tipo em outros locais do país, enquanto houve força e capacidade para isso. Se os apoios não se verificam e as pedras atiradas doem, a determinada altura as pessoas desmotivam-se. É normal e acontece muito no Associativismo. Claro que, se uma Associação tiver uma base aceitável de membros interessados, saem os desmotivados e avançam outros. O mesmo já não acontece se a base for pouco representativa. Acho que foi o caso.

Na sua última participação, abriram um seminário para discussão das últimas alterações da Lei da Pesca de Mar, foi razoavelmente divulgado, mas pouco pescadores apareceram.

Na altura, entre outras alterações, conseguiram que o governo não diminuísse a quantidade de pescado a capturar, assim como, na embarcada, conseguiram que, em embarcações de recreio, com até 3 pescadores, se pudesse capturar 10kg por pescador + maior exemplar. Antes disso só o podiam fazer se fossem dois pescadores. Com mais de 2, só se podiam capturar 25kg por barco, fossem 3, 4 ou mais.

Temos algo a agradecer à ANPLED, nomeadamente, ao João Borges que, enquanto pode, se desunhou para tentar levar aquilo para a frente.

Sobre o assunto, de uma associação representativa dos pescadores lúdicos, o que tenho visto é muita pressão para que alguém se atire para a frente e faça o trabalho que a todos compete. Ainda não vi ninguém atirar-se para a frente e apresentar soluções concretas no sentido de um real lançamento da coisa. Fácil é colocar em causa tentativas anteriores que à maioria passaram despercebidas, por vezes comentadas depreciativamente, muitas vezes sem conhecimento de causa. Até porque a malta, não havendo pandemia ou outras complicações, quer é pescar..., quem quiser que prepare, organize, trate de papeladas e monte Associações.

No entanto falar no assunto já é um princípio..., pode ser que apareça alguém que lidere um grupo de Pessoal e avance com a coisa.

Pessoalmente, já tenho idade para ter juízo e quero é pescar quando for possível. No entanto, se aparecer alguma associação, na parte que toca a criar condições para, na área de Setúbal, com enquadramento na Feira Náutica, ou em outras actividades lúdicas ou desportivas realizadas pela Câmara Municipal, certamente apoiarei incondicionalmente, com tudo o que for possível, conforme o fiz no passado. Isto, quando a pandemia deixar, e se continuar nestas andanças.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 22:09 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11232
  • Agradecido: 1643 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #67 em: 22:36 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Mateus, para mim estás completamente errado. Primeiro não me viste escrever que queria ou achava que devia ser pago.
Mostra me onde escrevi que queria ser pago sfv.
Depois o que digo é com total crença é que aquilo que tu é muitos julgam ser a base do associativismo está obsoleta (daí não funcionar). Não sou eu que estou enganado, desculpa, mas és tu.
Para existir associativismo serio é bem feito, com resultados objectivos, é necessário uma base sustentável, condições de trabalho e ideias actuais que não essas, obsoletas que pelos vistos acreditas.
Agora eu ser escravo, de gente que só sabe reclamar, disparatar, não tenho perfil. Nem quero ter.
Acredito em bases de trabalho completamente distintas.
Existe diferença entre ser pago e pagar para servir. De parvo não me fazem😉. Já fizeram.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11232
  • Agradecido: 1643 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #68 em: 22:42 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
As palavras do Ernesto no 1 parágrafo (grande) resumem parte do que penso e sinto.
A ANPLED deu a cara em muitas feiras, workshops, reuniões durante anos a fio.
Mas trabalhar (a pagar) para malta tão refilona e ingrata! Escolhe outro! Dasss.
Façam se a vida.
Sou grato ao que a ANPLED fez e tanto protegeu para esta malta escrever tanto disparate.
Tenho pena que ninguém agare naquilo, que terá o meu apoio verdadeiro (pagarei cotas e não vou criticar feito parvo a toa).
Pois seria bom para os pescadores. Quem o fizer dobro me perante tal pessoas(s).
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1038
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #69 em: 00:12 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Boa noite

Posso estar a dizer um disparate, mas penso que a famosa "carta de pescador" ainda hoje está suspensa por sugestão da ANPLED......

o Filipe talvez possa esclarecer essa questão !!!!

Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline joseferreira77

Re: Anpled - morreu?
« Responder #70 em: 08:47 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Quando leio isto, fico logo parvo a tentar entender como é que os terroristas se organizam. Ainda por cima eles tem meio mundo a controlar os financiamentos.  Mas o dinheiro move montanhas né.

Há dinheiro na pesca, podia haver muito mais que suficiente para financiar uma associação.

Quem financia as assocs dos artistas e afins são taxas pagas nas compra de todos os discos rígidos, pen drives e afins. Muitos que nunca vão ter uma música ou um filme lá gravado.

Uma parte das licenças devia ir para isso.

Sem dinheiro nunca haverá defensores. Apenas interessados. Tem que ser a profissão de alguém para que funcione.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #71 em: 09:22 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quando leio isto, fico logo parvo a tentar entender como é que os terroristas se organizam. Ainda por cima eles tem meio mundo a controlar os financiamentos.  Mas o dinheiro move montanhas né.

Há dinheiro na pesca, podia haver muito mais que suficiente para financiar uma associação.

Quem financia as assocs dos artistas e afins são taxas pagas nas compra de todos os discos rígidos, pen drives e afins. Muitos que nunca vão ter uma música ou um filme lá gravado.

Uma parte das licenças devia ir para isso.

Sem dinheiro nunca haverá defensores. Apenas interessados. Tem que ser a profissão de alguém para que funcione.


Depende... Não vejo extrema necessidade de haver dinheiros envolvidos. Aliás, quando se mete dinheiro fica pior a emenda que o soneto.
O grave da questão penso que passe pela fácil falta de reconhecimento por quem desenvolve algo por parte daqueles a quem não se consegue agradar. É minha opinião que para se construir um futuro na pesca lúdica, há um longo caminho a percorrer, e que implica não só a defesa dos interesses dos pescadores mas também n na defesa da sustentabilidade das espécies.
Se a anpled reactivasse e optasse por ambas as vertentes (que possivelmente o terá feito), era previsível que grande parte da comunidade disparasse uma salva de críticas por defenderem defesos, aumento dos tamanhos mínimos de captura, entre outros tão necessários, porque para haver pesca é necessário haver peixe 😉
Um dos temas controversos por exemplo, é o defeso do sargo na costa vicentina. Está errado! Não devia ser só para os apeados mas para todos. E se se batalhasse por um defeso do robalo em janeiro? Ui...

Faz falta a anpled, não tenham dúvidas. Mas não é só hoje em que há confinamento. É sempre, a longo prazo e a continuar o trabalho que foi desenvolvido, porque foi. Há que mudar o paradigma da pesca lúdica em Portugal que é vista quase como que criminosa aos olhos de muitos, e essa mudança começa pelos próprios pescadores. Todos querem mudança mas ninguém quer uma mudança em que tem de ceder algo, e isso não pode ser.

A meter dinheiros, se fosse por exemplo quotas de 1€ mensal para ajudas de despesas de deslocações, manutenção de site e etc, concordo. Meter dinheiros públicos e fazer daquilo profissão, não. Há inúmeros exemplos no país que demonstram que esse modelo não resulta. Da parte dos associados tb terão que perceber que exigir sem nada dar não é correcto. Com o grupo certo de pessoas não tenho dúvidas que a anpled tem pernas para andar, a longo prazo criar uma mudança sólida e benéfica, sabendo claro que nunca será possível agradar a todos.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20241
  • Agradecido: 1406 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #72 em: 09:56 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Inserir Citação (seleção)
Não vejo extrema necessidade de haver dinheiros envolvidos

Isto é a base de tudo o que falam e têm falado até aqui.

Não comparem a pesca com o surf, são 2 mundos completamente distintos.

O João Borges bem que tentou, marcou presença em alguns eventos, 1º no Sitio do Pescador, e depois no Pesqueiro. Muita coisa falhou, sim..., muita coisa podia ser feita diferente, podia..., mas enquanto houve entusiasmo e participação de 1/2 duzia de pessoas fez-se coisas muito boas e importantes.

Para ter uma associação deste tipo é preciso 1/2 dúzia de "gajos" darem muito de si, para que muitos possam usufruir.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11232
  • Agradecido: 1643 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #73 em: 11:14 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Bom dia. Trindade sim, a queriam instituir a carta de pescador, foi em reunia3de plenário que a ANPLED se bateu e recusou.

Ricardo, as cotas são exactamente 1 euro mês.
Não se pretendia ganhar nada, apenas ter o mínimo para existir uma sede, um site, e sempre me bati para se ter um bom advogado.
Para isto é preciso algum dinheiro, coisa que nunca houve disponível. Era necessário que cerca de 3 a 5% dos pescadores se filiasse, mas nunca passou de 0,001%
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #74 em: 11:22 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ninguém tem que se escravizar por mim sem ser remunerado

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Querem que se trabalhe, gaste tempo, pague se do próprio bolso, etc etc. Para quê?

Depreendi destas afirmações que queres uma associação onde os responsáveis aufiram de um valor. Posso ter interpretado mal...

Quanto ao "é que aquilo que tu é muitos julgam ser a base do associativismo está obsoleta" aparentemente só não funcionou para a anpled. Também não percebo onde é que o voluntariado no associativismo é contrário a "resultados objectivos" , "base sustentável" e "condições de trabalho".

De qualquer maniera eta discussão não leva a lado nenhum, já tu tens uma ideia mais "profissionalizada" do associativismo, eu tenho uma ideia de "voluntariado" do associativismo (o que não invalida em nada o profisionalismo com que os assuntos são tratados). Portanto, concordemos em discordar.

 

 

* Tópicos Recentes

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [14:59 Terça, 30 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por voron [14:33 Terça, 30 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por duas [10:29 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre estralho. por Antonio.Silva [10:28 Terça, 30 de Abril de 2024]

Número de anzóis permitido por Jacaré [22:40 Segunda, 29 de Abril de 2024]

? acção rápida mas progressiva ? por Luisuk [21:39 Segunda, 29 de Abril de 2024]