collapse

Autor Tópico: Anpled - morreu?  (Lida 9743 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Anpled - morreu?
« em: 18:28 Sexta, 19 de Fevereiro de 2021 »
independentemente de se achar que o confinamento é remédio, de não se achar.
de concordar  que se possa ou não pescar

a associação fez um comunicado em Abril que ia voltar a ter um papel interventivo... esse papel era fazer de morta?

"A ANPLED- Associação Nacional Pescadores Lúdicos e Desportivos, por motivos que mais tarde poderemos vir a contar-lhes,  com o esforço, dedificação e envolvimento de todos os pescadores lúdicos, poderá ressurgir no panorama da pesca lúdica nacional,  reocupando o seu lugar e funções junto das entidades legisladoras e governamentais na defesa dos direitos fundamentais para a prática da pesca desportiva."

não há ninguém que defenda os nossos direitos? a associação de surf até na assembleia da republica foi recebida... e nós vamos fingindo de mortos?
quanto mais quietos e calados formos ficando, mais fácil é para governos proibirem. enquanto vamos ficando calados, mais fácil é de sermos pisados.
qualquer dia vão experimentar,
a pesca vai ser proibida a partir de dia x do mes 0 do ano y art.º 8  alinea c
e depois quero ver.
ou pensamos em fazer alguma coisa, ou iremos ser comidos de cebolada
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #1 em: 18:57 Sexta, 19 de Fevereiro de 2021 »
Engraçado que só se lembram da ANPLED quando há proibições. Quando se pode pescar nem se liga.
Queixem se a federação, Portugal tem federação de pesca. Perguntem lhes porque nunca defenderam a pesca lúdica na sua história.
Têm o que merecem.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #2 em: 19:22 Sexta, 19 de Fevereiro de 2021 »
eu lembro-me quando tenho que me lembrar. é normal que nos lembremos das coisas quando elas fazem falta.
isso do ter o que se merece, tem muito que se lhe diga. há coisas que mais vale estarmos calados.
eu sei que já lá pertenceste ou pertences...
 se estás mais dentro do assunto, em vez de estares a afastar as pessoas, podias pensar em juntar.
se é uma altura que faz falta, talvez quando não fizer tanto as pessoas se lembrem que quando foi preciso agir, agiram e defenderam os nossos direitos, e quando for a altura de votar, pagar quotas, ou arranjar uma direção alguem apareça.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Xenas

Offline jmet

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 230
  • Agradecido: 52 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #3 em: 23:10 Sexta, 19 de Fevereiro de 2021 »
A Anpled é a Anpled, a Federação é outra coisa.

A Federação não está vocacionada para a pesca lúdica, mas sim para a competição e para as relações e provas internacionais.

Querer desculpar o falhanço estrondoso da Anpled com a Federação não é correcto. É uma desculpa de mau pagador.

Eu fui sócio da Anpled desde o primeiro momento, até que ela pura e simplesmente se demitiu das suas funções e foi desaparecendo da área para que tinha sido criada. E, depois, desapareceu por completo. Curiosamente, foi desaparecendo depois de receber uns dinheiros europeus a pretexto de uma coisa qualquer que nunca soubemos propriamente o que foi ou qual o trabalho desenvolvido. Muito curioso...

Mas, uma coisa é certa: a Anpled e o seu fracasso é o reflexo dos pescadores lúdicos que somos. Estamos muitos furos abaixo de outras actividades lúdicas, como o surf ou muitas outras.
 
Já agora: enquanto os surfistas não ajavardam as praias e, pelo contrário as limpam de javardices lá deixadas, nós, os pescadores lúdicos (ou, vá lá, grande parte de nós) é o que se sabe... 

A Anpled até pode ressurgir (no que não acredito). Mas se assim fosse, seria mais um fogacho e mais nada.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Fernandes, Xenas

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #4 em: 23:56 Sexta, 19 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora: enquanto os surfistas não ajavardam as praias e, pelo contrário as limpam de javardices lá deixadas, nós, os pescadores lúdicos (ou, vá lá, grande parte de nós) é o que se sabe... 

Não é bem assim... costa vicentina e o caravanismo selvagem, feito na grande maioria por surfistas.... não ajavardam a praia talvez, mas as imediações basta lá ir para ver de perto. Digo isto porque é uma situação com a qual tenho que conviver nas várias vezes que lá vou abaixo.

Há imperfeições em tudo o que é atividade, mas felizmente os novos que se vão juntando à pesca já levam outra mentalidade mais amiga do ambiente.

Em 2018, quando a arrábida andou a levar com mar a sério que galgava o pontão da figuerinha, cerca de 80kg de lixo foram de lá retirados antes que o regressassem ao mar, não foram os surfistas nem nenhuma organização ambiental que andou a retirar esse lixo. Foram 4 pescadores.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #5 em: 23:58 Sexta, 19 de Fevereiro de 2021 »
Carlos não posso pertencer a algo que não funciona.
O meu nome ainda lá estar diz me zero, porque o que gostava não vai acontecer.
Há que ser pragmáticos, os pescadores têm o que merecem. É o que eu penso. Vivi anos lá dentro para perceber isso. A pesca desportiva é uma confusão, os pescadores um stress, e o que podia ser algo bonito não dá.
Mandem emails para a federação. Eles é que deviam fazer algo, mas como não dá guita fazem bola. Se desse apareciam logo.
Desculpa mas não tenho que unir, motivar, seja quem for. As pessoas são crescidas, se quisessem uma entidade a funcionar quando ela laborava ajudavam. A pesca é realmente estranha, um meio em que as pessoas não se sabem unir para nada.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #6 em: 00:04 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Jmet, a ANPLED é o teu reflexo e de todos. Têm o que merecem. Querem que se trabalhe, gaste tempo, pague se do próprio bolso, etc etc. Para quê?
Era o que faltava. Assim é mais justo. Não existe nada que nos defenda.
Sobre a federação estar mais vocacionada para competição, lololol, aí não... A pesca lúdica não lhes dá nada. Se desse, os chupistas apareciam.
Quanto mais, basta ver se federaçoes de outros desportos para se ver que são eles que defendem não só o desporto de competição mas toda a actividade do seu desporto. Mas a pesca é complexa demais para se fazer fácil.
E sempre vi que is interesses eram mais fortes do que o descernimento em se fazer o que está correcto.
AS coisas são o que são.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline jmet

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 230
  • Agradecido: 52 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #7 em: 00:33 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Querer que  a Federação defenda os pescadores lúdicos é o mesmo que pretender que a Federação Portuguesa de Futebol, para além de defender os seus associados defenda os os maduros que dão uns toques bola e fazem uns jogos de solteiros e casados  ao fim de semana.
 

Offline fsilva09

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 187
  • Agradecido: 51 vezes
  • Segue sempre por bom caminho!
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:59 Domingo, 11 de Dezembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #8 em: 00:39 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
A Anpled devia fazer um congresso para eleger novos dirigentes e por as coisas a andar. Isto não é situação.
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #9 em: 10:25 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora: enquanto os surfistas não ajavardam as praias e, pelo contrário as limpam de javardices lá deixadas, nós, os pescadores lúdicos (ou, vá lá, grande parte de nós) é o que se sabe... 

Não é bem assim... costa vicentina e o caravanismo selvagem, feito na grande maioria por surfistas.... não ajavardam a praia talvez, mas as imediações basta lá ir para ver de perto. Digo isto porque é uma situação com a qual tenho que conviver nas várias vezes que lá vou abaixo.

Há imperfeições em tudo o que é atividade, mas felizmente os novos que se vão juntando à pesca já levam outra mentalidade mais amiga do ambiente.



sim, esta ideia de que os surfistas são todos bons e os pescadores são todos porcos... tem de ser desmistificada.
são pessoas... uns melhores, outros piores.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Jmet, a ANPLED é o teu reflexo e de todos. Têm o que merecem. Querem que se trabalhe, gaste tempo, pague se do próprio bolso, etc etc. Para quê?

Sobre a federação estar mais vocacionada para competição, lololol, aí não... A pesca lúdica não lhes dá nada. Se desse, os chupistas apareciam.

bem vindo ao associativismo... eu tenho mais de 20 anos disso. felizmente estou de férias ha algum tempo.
em relação à Federação... eles devem receber parte do seu financiamento das licenças que nós pagamos... se não recebem é porque não andam a fazer as coisas como devem ser.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Carlos não posso pertencer a algo que não funciona.
O meu nome ainda lá estar diz me zero, porque o que gostava não vai acontecer.
Há que ser pragmáticos, os pescadores têm o que merecem. É o que eu penso. Vivi anos lá dentro para perceber isso. A pesca desportiva é uma confusão, os pescadores um stress, e o que podia ser algo bonito não dá.
Mandem emails para a federação. Eles é que deviam fazer algo, mas como não dá guita fazem bola. Se desse apareciam logo.


eu tenho essa discussão com alguns membros aqui do fórum. e sempre chegamos à conclusão no fim da noite, do mesmo que estás a dizer. mas algo tem de ser feito. se não for vamos ser uma raça em extinção, a breve tempo. ou pensas que quando alguns partidos politicos virarem as suas atenções para nós que se não houver um pouco de organização não acabam connosco?

só chamar à atenção que não estou contra surfistas, passeantes, ciclistas... ninguém. só estou a favor de nós, pescadores. desde o primeiro momento que estou contra este tipo de limitações. compreendendo que isto é um estado anormal, situação nova e tal... mas é uma situação nova que dura à um ano, e no fim são sempre os mesmos a ser prejudicados. e nós, pescadores, temos sido dos piores.

tens um restaurante, fecha, tens umas bombas de combustivel, só podes vender combustivel e tabaco( uma garrafa de água vai ao supermercado cheio de gente buscar), tens um café fecha, tens um cabeleireiro fecha, tens uma loja de pesca, fecha, tens um hipermercado, mantem-te aberto e vende o que proibimos aos outros todos, tens uma fábrica, tens de trabalhar, és agricultor, tu até estás ao ar livre, vai trabalhar...e por ai fora.

continuo a dizer, senão fizermos nada vamos ser comidos.  independentemente de daqui a um ano ou dois já estar tudo bem... não vai durar. é nos tempos dificeis que temos de tomar atitudes, e tomar precauções para que não voltem a fazer o mesmo
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #10 em: 10:45 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora: enquanto os surfistas não ajavardam as praias e, pelo contrário as limpam de javardices lá deixadas, nós, os pescadores lúdicos (ou, vá lá, grande parte de nós) é o que se sabe... 

Essa tá muita boa 😂😂😂 não sei como cresceu esse mito, mas não corresponde de todo á verdade. Nem generalizando é justo. Da mesma forma que tens pescadores que deixam os pesqueiros nojentos e outros limpam o que lá está, o mesmo se passa nos surfistas. A diferença gritante é talvez nas falésias onde os montes de lixo se tornam mais evidentes, mas nas praias a música já toca outro ritmo. Alimentar mitos como esse é uma das muitas causas da nossa situação face ao surf
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #11 em: 10:48 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Quando me lembro da Anpled associo a um nome que nunca mais ouvi falar. Durante anos deu a cara e lutou por todos mas vamos lá ver uma coisa... Não estando por dentro do assunto e correndo o risco de estar a escrever asneiras, eu calculo que o João e a sua equipa lutava por todos em prejuizo próprio. Não acredito que essa associação tivesse meios para ajudar a fazer face às despesas das pessoas que andaram anos a fazer das tripas coração, a darem de si e da sua vida particular sem ter uma classe unida. Podemos aguentar uns anos, torna-se desgastante entrar numa luta desigual. Não basta ter vontade, e aqui estou inteiramente do lado do Filipe, de ver as coisas mudadas quando estão mal. Teríamos que nos unir e criar condições para que a Anpled voltasse a ter força. Quem lá esteve ou quem tem conhecimento dessa realidade, saberá ou terá uma ideia concerteza de como seria possível reerguer a associação. Eu não sei.
Nelson Peres
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #12 em: 13:33 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Querer que  a Federação defenda os pescadores lúdicos é o mesmo que pretender que a Federação Portuguesa de Futebol, para além de defender os seus associados defenda os os maduros que dão uns toques bola e fazem uns jogos de solteiros e casados  ao fim de semana.

eu dei essa sugestão no comunicado que a federação fez. mas realmente depois de todos os comentários  que por lá li no mesmo comunicado chego á conclusão que fui um bocado anjinho, se nem eles se entendem uns com os outros seja pelas diferenças de escalão, seja pelo tipo de pesca que praticam (aguas interiores versus aguas marítimas)
quanto a mim vou voltar á antiga portuguesa quando tudo isto passar vou passar a pescar mas não vou tirar a licença até que ache que fui compensado pelo tempo que não pude usufruir dela,
vou comprar  um conjunto barato na decatlhon enquanto andar na ilegalidade, se for abordado pela policia digo que o material não é meu e que só estava ali a descansar e a fumar um cigarrito
se ainda assim o policia insistir digo-lhe que realmente antes de eu ali chegar estava lá um sujeito mas que fugiu sem razão aparente :D :D :D
Abraço
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #13 em: 13:58 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Não se chateiem muito. Daqui a uns dias ou vá lá 1 mesito, isto abre, voltam a pescar e a ANPLED deixa de fazer falta. Aguentem mais um pouco.

Respondendo ao Silva, quem quiser fazer algo que faça. Se existe vontade, basta abrir uma associação e lutar pelos nossos direitos. Eu com todo o gosto faço me associado para ajudar quem quiser fazer algo para que não lhe aconteça o mesmo que eu já vivi.

A ANPLED Não deve voltar a estar de pé. É a realidade.
No entanto quem pode marcar a reunião é o presidente da mesa da assembleia, chama se João Miguel Costa.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #14 em: 14:18 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Boas

-Vou tentar dizer o que quero sem falar de política, respeitando as regras do fórum, se entenderem que não se adequa, solicito que removam, obrigado-
 
Desde que avançou uma lei, a última portaria de 2014 que saiu e que ainda vigora, que foi elaborada contra todas as indicações do grupo de trabalho que foi criado na altura, supostamente, para ajudar os legisladores a elaborar os artigos sobre os quais nada percebem, não sei que tipo de “força” poderá ter uma associação como a anpled.... infelizmente como é óbvio...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Anpled - morreu?
« Responder #15 em: 14:28 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Houve participação? Houve adesão? Houve vontade?   ::)

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #16 em: 14:30 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
comunicado de 27 de abril de 2020

Estimados amigos.
A ANPLED- Associação Nacional Pescadores Lúdicos e Desportivos, por motivos que mais tarde poderemos vir a contar-lhes,  com o esforço, dedificação e envolvimento de todos os pescadores lúdicos, poderá ressurgir no panorama da pesca lúdica nacional,  reocupando o seu lugar e funções junto das entidades legisladoras e governamentais na defesa dos direitos fundamentais para a prática da pesca desportiva.
Logo que tenhamos LUZ VERDE para nos reunirmos...sem receios da pandemia, vou propor ao Presidente da Direcção,  a realização de uma reunião, um encontro formal de amigos e pescadores, para definirmos o que fazer da Associação, que rumo iremos tomar, que nos propomos fazer, desde que assumamos novamente preconizar os fins para que foi fundada. A de defender todos os pescadores lúdicos desportivos deste país, pratiquem eles competição ou nāo.
Este estado de confinamento a que estamos sujeitos,  por muito que nos seja penoso passá-lo, temos de o admitir e garantir.  Ao infringi-lo, não somos só nós a correr perigo, mesmo que pensemos...no mar, estando sózinho, não contagio ou sou contagiado por ninguém. ERRADO!!!
Não sabemos se, no nosso percurso, como tocamos em tudo ou quase tudo que nos circunda,  algo estará contaminado. Temos e ficamos sempre com um ? em cima da nossa cabeça, no nosso pensamento, como se de uma campainha se tratasse. Lembrem-se que as nossas famílias estão em casa à nossa espera. E mais não será preciso explicar-vos. As causas da nossa infração manifestar-se-ão depois, se for caso disso.
Contenham-se nas palavras e atitudes que possamos ter para com as Autoridades Competentes. Eles nada mais fazem do que cumprir com as ordens e indicações que lhes dão. É essas ordens que querermos e pretendemos evitar que sejam proferidas e promolgadas,  sem que possamos discuti-las e analisar. Agindo neste sentido, TODOS ficaremos satisfeitos e felizes por podermos exercer as modalidades inerentes à Pesca Lúdica.
A SUSTENTABILIDADE das espécies,  inclui a humana. Aproveitemos esta pausa obrigatória, para reflectimos no que temos de MUDAR EM NÓS,  para que a Natureza nos receba de novo, pois fazemos parte D'la.
Atentos estamos, atentos ficaremos.
Venham connosco!
João Miguel Costa
 Pres Ass. Geral


parece haver boa intenção, apesar do momento que estamos a atravessar, se tem pernas para andar ou não!!, não consigo ter opinião formada
sinceramente também estou de acordo com o Filipe, quando tudo isto passar já ninguém se irá lembrar nem da ANPLED nem de outra associação qualquer do género

já dizia o ditado, só nos lembramos de santa barbara quando faz trovoada
Abraço
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #17 em: 16:58 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Texto com palavras bonitas, mas sem seguimento.
Ainda hoje estou a espera da assembleia para me poder deslocar e participar.
Esqueçam, é perder tempo.
Vejam uns filmes, daqui a umas semanas volta tudo ao normal.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 567
  • Agradecido: 61 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #18 em: 17:03 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Texto com palavras bonitas, mas sem seguimento.
Ainda hoje estou a espera da assembleia para me poder deslocar e participar.
Esqueçam, é perder tempo.
Vejam uns filmes, daqui a umas semanas volta tudo ao normal.


Uns filmes sobre pesca!..
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #19 em: 17:18 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Texto com palavras bonitas, mas sem seguimento.
Ainda hoje estou a espera da assembleia para me poder deslocar e participar.
Esqueçam, é perder tempo.
Vejam uns filmes, daqui a umas semanas volta tudo ao normal.

pois é...
esperemos que seja o mais breve possível!!
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #20 em: 17:36 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
refiro-me ao voltar á normalidade, não há assembleia
Abraço
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #21 em: 17:38 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Só quero deixar uma correção/fábula ao Jmet.

Sonhas te com isso dos dinheiros europeus.
Mas faz de conta que sim, e como deve ser gozo, eu lembro me sim, até se comprou um carro para cada elemento da direcção. O troco foi para tremoços.
Bons tempos, de muita riqueza na ANPLED.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #22 em: 12:04 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Até é possível que sim, mas também não ia ser de um dia para o outro mesmo que grande parte dos lúdicos se filiasse e pagasse as quotas que iam fazer alguma coisa. No fundo entendo que o Filipe já disse tudo e sou obrigado a dar-lhe toda a razão.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #23 em: 14:34 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Ricardo, são pagas cerca de 200.000 licenças ao ano.
Adivinha lá quantos sócios tinha ou tem a ANPLED?
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #24 em: 14:49 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
valores na ordem dos 160000€ ano, já dariam para fazer uns melhoramentos e criar algo com alguma orientação e proteção??
desde que fossem bem geridos
Abraço
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #25 em: 15:23 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
desde que fossem bem geridos

Zé Carlos estamos em Portugal ...
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #26 em: 15:24 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ricardo, são pagas cerca de 200.000 licenças ao ano.
Adivinha lá quantos sócios tinha ou tem a ANPLED?

Vou arriscar e dizer que nem aos módicos 5.000 chegou
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #27 em: 15:27 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
desde que fossem bem geridos

Zé Carlos estamos em Portugal ...

ás vezes esqueço-me dessa parte :D :D

infelizmente é assim
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #28 em: 16:40 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
o que há na internet para alem da pagina de facebook é isto

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

na pagina de facebook parece-me que a intençao é voltar a reavivar a associação!!!!!
Abraço
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Anpled - morreu?
« Responder #29 em: 17:23 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Não se iludam... ::)
A partir do momento em que seja possível voltar a pescar, toda a vontade de fazer o que quer que seja, em prol da pesca lúdica, se desvanecerá... e a partir daí só há tempo para a prática da "coisa".
É triste ter que dizê-lo, mas se não fosse o confinamento e as restrições inerentes ao mesmo, muitos pescadores continuariam sem saber o que é a ANPLED, a FPPD e outros organismos ligados à pesca.

Quem me dera estar enganado!

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #30 em: 18:20 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Ricardo se fossem 5.000 batiam os palmas.
Se eu te disser que se resume a 100 e poucos!!!!!!!!!!

Talvez assim entendam o que sempre se preocuparam com a pesca, os pescadores em geral.
É mau demais.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #31 em: 19:31 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ricardo se fossem 5.000 batiam os palmas.
Se eu te disser que se resume a 100 e poucos!!!!!!!!!!

Talvez assim entendam o que sempre se preocuparam com a pesca, os pescadores em geral.
É mau demais.

😮

Sou sincero, pesco á muitos anos, inclusive com um interegno grande em que parei tudo e quando voltei vi que muita coisa tinha mudado ainda antes de começar a procurar informação na internet, mas só ouvi falar na anpled durante o primeiro confinamento
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #32 em: 20:39 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
pelo que leio, basicamente temos de fazer o mesmo que ANPLED, fingirmo-nos de mortos, à espera que se lembrem de nós.
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #33 em: 20:55 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ricardo se fossem 5.000 batiam os palmas.
Se eu te disser que se resume a 100 e poucos!!!!!!!!!!

Talvez assim entendam o que sempre se preocuparam com a pesca, os pescadores em geral.
É mau demais.

Não sei se foi essa a tua primeira experiência em associativismo. Se foi, percebo a supresa.

É igual em todo o lado, não é só na pesca. Tens um par de maduros que fazem tudo e mais um par de botas, e tens o resto que usufrui das condições, quando sequer se dão ao trabalho de fazerem parte.

Perfeitamente normal em pt.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #34 em: 21:44 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Sim em termos de associativismo foi.
Resume se ao que referia te Sim. É muito complicado. Os portugueses estão se a marimbar para tudo. Que malta terrível.
Mas paciência. Por isso hj surffou se e não se pescou.
Os tugas da pesca é muito cromo.
Vi uma petição no Facebook feita por malta sem cabeça nenhuma.
COMEÇA logo por uma peta gigante, quem ler aquilo ri se logo. Escreveram que a pesca tem 1 milhão de pescadores.
Estamos entregues a isto. Enfim.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #35 em: 22:08 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
eu assinei
tens alguma ideia de quantas licenças foram passadas em 2020?
existe algum sitio onde se pode consultar essa informação?

o único documento que encontrei é um artigo de 2007 em que falava em cerca de 200 mil vindo a descer nos anos subsequentes

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Abraço
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #36 em: 22:29 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Tem sido cerca de 180 a 190 mil em água salgada.
Está no site da Dgrm.
Qualquer pessoa pode consultar.
Como é que se faz uma petição com base numa tanga? Logo aí estamos arrumados a partida.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Anpled - morreu?
« Responder #37 em: 22:39 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Como é que se faz uma petição com base numa tanga?

É a condizer com a fama que os pescadores têm...   :evil:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #38 em: 22:55 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tem sido cerca de 180 a 190 mil em água salgada.
Está no site da Dgrm.
Qualquer pessoa pode consultar.
Como é que se faz uma petição com base numa tanga? Logo aí estamos arrumados a partida.

assinei de coração , não consultei dados nenhuns  O:-) :D
Abraço
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #39 em: 22:57 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Dados de 2019, último ano a constar nos registos até á data
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #40 em: 23:05 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
pode-se concluir neste caso que andam 800 mil á gandaia  :hahaha: :hahaha:

se calhar a gandaia ainda é a melhor opção :hummm: :hummm:
Abraço
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #41 em: 23:17 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
pode-se concluir neste caso que andam 800 mil á gandaia  :hahaha: :hahaha:

se calhar a gandaia ainda é a melhor opção :hummm: :hummm:

Não querendo desfazer a intenção do autor da petição, foi só um arrendondamento á portuguesa 😂
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Re: Anpled - morreu?
« Responder #42 em: 23:17 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Concordo que a quantidade de pescadores referidos na petição está claramente exagerado. Mas também não é tanto ao mar nem tanto à terra.
Aos cerca de 200mil pescadores de água salgada, falta juntar os de água doce. Apesar de não saber que quantidades sejam, diria que pelo menos são 100mil. Não é de todo irrelevante um desporto/atividade com 300 mil praticantes. Quanto praticantes fazem surf? bodyboard? etc...

Provavelmente alguns não vão gostar do que vou escrever, mas é a realidade. E peço desculpa se estou a ofender alguém.

Independentemente da petição ser uma tanga ou não, o que importa é que realmente se está a tentar fazer alguma coisa.
Eu pesco há 8/9 anos e desde aí sabem quando ouvi falar da ANPLED? Em Abril 2020.

Se a petição em causa é uma treta, o que dizer da ANPLED? Esta associação é que é uma treta, ela existe para que? Porque não funciona em prol dos interesses de todos os pescadores? Falta de apoios/associados? Como querem associados se não a promovem?
Em N grupos do facebook não há referencias à ANPLED. No Pesqueiro não há referencia à ANPLED e se há, está bem enterrada no passado.

Não vamos culpar os pescadores por não querer saber. Se eu soubesse da existencia desta associação, eu fazia-me sócio para ter os meus direitos salvaguardados e defendidos e eventuais benefícios. Se já pago uma licença, não me faria diferença pagar mais 8€ para ser sócio. E como eu, acredito que haja imensos mais pescadores. Se no universo de 200mil pescadores, conseguissem apenas 5% de associados, dava 10mil sócios.

É muito fácil culpar os pescadores por ignorarem, mas essa não é de todo a realidade geral. Existe preocupação, existe interesse. Existe desconhecimento por falta de divulgação.

Porque não se viu a ANPLED a defender os diversos locais da costa onde há defesos ridiculos? Porque não se viu a ANPLED a "ir contra" as pescas ilegais, nomeadamente redes e afins?

Alguém me explica, em virtude da minha ignorancia/desconhecimento, o que é que efetivamente a ANPLED fez em prol dos pescadores? Qual foi o beneficio que os cento e tal sócios tiveram? Seria importante perceber isso e pelo que sei, há aqui pessoal que fez/faz parte dessa associação.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #43 em: 14:02 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Essa petição eu não assinei e não me parece que vá assinar, quero mesmo muito voltar à pesca, mas não me identifico em algumas daquelas palavras.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #44 em: 14:27 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Não assinei, não vou assinar e sou completamente contra essa petição, é apenas a minha opinião e vale o que vale  ;)
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #45 em: 15:18 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Jorge Marques és mais um a dizer disparates.
Por isso temos o que merecemos. Somos o reflexo dos pescadores que temos.

Disses te tanta incorrecção.
Primeiro nem por sombras temos 100.000 pescadores de água doce, isso é Surreal. Demonstra que estás a leste disto.
Depois se pensasse, as licenças não correspondem ao número de pescadores pois o que saiu foi 187 mil licenças. Isso não significa que sejam 187.000 pescadores pois muitos tiram licenças diárias podendo se repetir várias vezes ao ano, ou duplicam licenças, pois muitos tiram licença apeada e depois se forem de barco tiram de embarcada.
No total entre água salgada e doce se existirem 200.000, é fantástico. É um número muito bom. Não se precisa de dar tangas de 1 milhão para nos fazermos de grandes. Pois de grandes somos muito pouco.
Sobre a temática ANPLED as tuas palavras só refletem o que penso. E a tua incapacidade de pensar torna se mais notória quando não consegues perceber que não é uma associação que tem que zelar pelos teus interesses
, és tu que tens que o fazer. Não aparenta saber fazê lo.
Esta petição por isso, não assino pois vai contra o meu 1 princípio. A verdade.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1035
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #46 em: 15:57 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não assinei, não vou assinar e sou completamente contra essa petição, é apenas a minha opinião e vale o que vale  ;)

Amigo Luis, respeito como não podia deixar de ser,  a tua opinião , no entanto não concordo,....e explico porquê !!!!

Quem acompanhou as minhas opiniões acerca deste assunto , sabe que fui sempre defensor da proibição , no sentido de quanto mais depressa TODOS pudessemos pescar , melhor ,......sempre no sentido de uma proibição alargada e abrangente , de modo a que essa proibição tivesse o minimo tempo possivel. Até porque a historia do "distanciamento piscatorio" tem muito que se lhe diga,.....se em spinning e surfcasting é a pura das verdades , nas embarcadas MT e na boia aos carapaus estamos tão distantes do colega do lado, como uma "alternadeira" a fazer uma table dance........se é que me entendem !!!

Agora as coisas mudaram , não aceito que os "patos" do surf e afins possam ir alegremente para a praia enquanto os "ursos" dos pescadores ficam em terra , até porque os ajuntamentos em aquecimento , bem como a deslocação em grupo nas carrinhas "pao de forma" para a praia , bem como a amena cavaqueira "pós surfada",.....não é menos inocente que o comportamento da comunidade piscatória.

Posto isto e apesar desta petição não ser o premio nobel das petições, EU DECIDI ASSINAR ,...até porque a ser verdade que acima das 7500 assinaturas terá de subir a plenário , quero ver os "idiotas" dos nossos deputados a ter que pensar um bocadinho porque é que uns tem livre acesso as praias e outros ( que até pagam qq coisa ) estão proibidos de o fazer....... quero que aquelas cabecinhas pensadoras gastem 15 minutos a pensar no nosso hobby.

Trindade , o gradeiro do Oeste
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1035
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #47 em: 16:01 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não assinei, não vou assinar e sou completamente contra essa petição, é apenas a minha opinião e vale o que vale  ;)

Amigo Luis, respeito como não podia deixar de ser,  a tua opinião , no entanto não concordo,....e explico porquê !!!!

Quem acompanhou as minhas opiniões acerca deste assunto , sabe que fui sempre defensor da proibição , no sentido de quanto mais depressa TODOS pudessemos pescar , melhor ,......sempre no sentido de uma proibição alargada e abrangente , de modo a que essa proibição tivesse o minimo tempo possivel. Até porque a historia do "distanciamento piscatorio" tem muito que se lhe diga,.....se em spinning e surfcasting é a pura das verdades , nas embarcadas MT e na boia aos carapaus estamos tão distantes do colega do lado, como uma "alternadeira" a fazer uma table dance........se é que me entendem !!!

Agora as coisas mudaram , não aceito que os "patos" do surf e afins possam ir alegremente para a praia enquanto os "ursos" dos pescadores ficam em terra , até porque os ajuntamentos em aquecimento , bem como a deslocação em grupo nas carrinhas "pao de forma" para a praia , bem como a amena cavaqueira "pós surfada",.....não é menos inocente que o comportamento da comunidade piscatória.

Posto isto e apesar desta petição não ser o premio nobel das petições, EU DECIDI ASSINAR ,...até porque a ser verdade que acima das 7500 assinaturas terá de subir a plenário , quero ver os "idiotas" dos nossos deputados a ter que pensar um bocadinho porque é que uns tem livre acesso as praias e outros ( que até pagam qq coisa ) estão proibidos de o fazer....... quero que aquelas cabecinhas pensadoras gastem 15 minutos a pensar no nosso hobby.

E continuo defensor da proibição abrangente durante mais 15 dias ou 1 mês por muito que me custe, .....mas para TODOS , não é uns serem filhos de Deus e outros filhos da P,......ou há moralidade.......

Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #48 em: 16:09 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E a tua incapacidade de pensar torna se mais notória quando não consegues perceber que não é uma associação que tem que zelar pelos teus interesses
, és tu que tens que o fazer.

Não concordo de todo contigo. Uma associação é a responsável por zelar pelos interesses comuns dos seus associados (neste caso a pesca lúdica) e representá-los perante as  entidades oficiais ou outras, de modo a cumprir objectivos comuns.

Dou-te o exemplo da APCF, da qual faço parte apenas como sócio, e que conseguiu por exemplo, legalizar o carpfishing nocturno, representa os seus associados e a modalidade perantes N entidades e ainda apoia os associados quando são autuados, se existir indícios de que foram injustamente autuados, além de outras iniciativas. Isto é zelar pelos interesses comuns dos seus associados, no geral e individualmente.
E acredita que também se queixam de falta de participação dos associados.

Gostava de saber qual a tua interpretação do que é uma associação.
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #49 em: 16:13 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
não aceito que os "patos" do surf e afins possam ir alegremente para a praia enquanto os "ursos" dos pescadores ficam em terra

Esta frase é linda. Vamos detalhar:

o pato do surfista pode ir à praia.
o pescador náo quer ser o urso dos que fica em casa enquanto o pato do surfista pode ir surfar: é autorizado a pescar
o manel da esquina n quer ser urso quando o urso do pescador e o pato do surfista podem ir à praia: é autorizado a ir
o zé das couves n quer ser o urso que n pode ir à praia quando os outros ursos mais o pato podem ir: é autorizado a ir

Estás a ver onde é que isto leva? E que se fosse ao contrário estavas tu calado (e todos nós) e os surfistas a refilar lol :)

« Última modificação: 16:15 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 por amateus »
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #50 em: 16:24 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Mateus, eu respeito o que tu possas pensar. Para mim, eu tenho que zelar pelos meus interesses. Não posso ser parvo e esperar que uns tipos quaisquer façam algo por mim sem que eu faça por eles. É assim que penso. Para falar, trnho que ter feito tb eu algo, como filiar me, pagar quotas, participar. Só reclamar, esquece, não faz parte do meu pensamento.
Entidades não remuneradas, que dever têm perante nós?
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #51 em: 16:26 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Mateus já agora diz me uma coisa quantos associados tem a associação a que pertences?
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1035
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #52 em: 16:48 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
não aceito que os "patos" do surf e afins possam ir alegremente para a praia enquanto os "ursos" dos pescadores ficam em terra

Esta frase é linda. Vamos detalhar:

o pato do surfista pode ir à praia.
o pescador náo quer ser o urso dos que fica em casa enquanto o pato do surfista pode ir surfar: é autorizado a pescar
o manel da esquina n quer ser urso quando o urso do pescador e o pato do surfista podem ir à praia: é autorizado a ir
o zé das couves n quer ser o urso que n pode ir à praia quando os outros ursos mais o pato podem ir: é autorizado a ir

Estás a ver onde é que isto leva? E que se fosse ao contrário estavas tu calado (e todos nós) e os surfistas a refilar lol :)


É exactamente por isso que assinei a petição, quero ver os srs "deputados" a descalçar a bota ,......não quero ser "Urso" , nem fazer os outros de "Ursos".....quem abriu a excepção dos "patos" é que tem de se justificar !!! O porquê dos "patos" serem diferentes de todos os outros.....

Ou há moralidade,.....ou ????

E volto-te a dizer , sou defensor de mais 15 dias ou 1 mês de confinamento a sério , para ursos, patos , galinhas ,maneis da esquina , zé das couves ,...e tudo o resto, para que depois TODOS possamos ter o direito a usufruir de alguma normalidade (com regras).


Trindade , o gradeiro do Oeste
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, amateus

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #53 em: 17:02 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mateus já agora diz me uma coisa quantos associados tem a associação a que pertences?

Não chega a 300 sócios, penso eu, mas não te sei dizer ao certo.
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #54 em: 17:17 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Eu não assinei.

Li o texto com atenção, mas achei-o confuso e com incorrecções e/ou sem referências onde ver os números/valores que indicam, e também não acho que que a pesca lúdica deva ser "prática essencial de subsistência a muitas famílias desfavorecidas.", até porque isso leva a outros problemas, como o comércio, que é proibido.

Se houvesse uma associação a funcionar, este é um bom exemplo de uma intervenção necessária junto das autoridades e entidades competentes, o que daria, sem dúvida, muita mais força ao pedido de revisão da proibição, do que uma petição.

Mas que seja bem sucedida, é o que desejo :)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É exactamente por isso que assinei a petição
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #55 em: 17:35 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
não aceito que os "patos" do surf e afins possam ir alegremente para a praia enquanto os "ursos" dos pescadores ficam em terra

Esta frase é linda. Vamos detalhar:

o pato do surfista pode ir à praia.
o pescador náo quer ser o urso dos que fica em casa enquanto o pato do surfista pode ir surfar: é autorizado a pescar
o manel da esquina n quer ser urso quando o urso do pescador e o pato do surfista podem ir à praia: é autorizado a ir
o zé das couves n quer ser o urso que n pode ir à praia quando os outros ursos mais o pato podem ir: é autorizado a ir

Estás a ver onde é que isto leva? E que se fosse ao contrário estavas tu calado (e todos nós) e os surfistas a refilar lol :)


É exactamente por isso que assinei a petição, quero ver os srs "deputados" a descalçar a bota ,......não quero ser "Urso" , nem fazer os outros de "Ursos".....quem abriu a excepção dos "patos" é que tem de se justificar !!! O porquê dos "patos" serem diferentes de todos os outros.....

Ou há moralidade,.....ou ????

E volto-te a dizer , sou defensor de mais 15 dias ou 1 mês de confinamento a sério , para ursos, patos , galinhas ,maneis da esquina , zé das couves ,...e tudo o resto, para que depois TODOS possamos ter o direito a usufruir de alguma normalidade (com regras).




Tocaste no ponto certo: fechado para todos 👍 convenientemente, e é fácil entender porquê, ninguém fez nada a pedir o "encerramento" das actividades de surf. Antes se foi pelo sol nascer para todos, que a ser tb para os pescadores (não vai! Mas hipoteticamente) todos os outros vão querer o seu sol porque afinal aqueles 2 já podem...

Vamos no bom caminho nos números, o confinamento ainda que com muitas excepções e fura filas está a dar frutos nos novos contágios, e até nos internamentos embora estes já desçam muito mais devagar. Antes de 15 de março não acredito que haja alguma abertura, o PR estabeleceu objectivos para iniciar o desconfinamento. Objectivos esses que ainda só foram atingidos na média de contágios diária, nos outros ainda estamos muito longe do desejado.

Mais do que querer voltar a pescar, não quero de todo ter de voltar a confinar. E por isso prefiro aguardar e rezar para que a sociedade aproveite esse tempo para se mentalizar que deve cumprir com as medidas em liberdade, do que ir pescar agora, dar azo a mais ondas e gente na rua e não vejo fim a isto. Nós estamos sem pescar, há quem esteja sem comer.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #56 em: 17:42 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Na minha opinião a maneira que aquilo está escrito leva a crer que somos uns anjinhos, e para um apelo ou pedido para nos poderem voltar a deixar pescar, o título mais parece uma ordem ou ameaça .

O pescador quando se mete uma cancela e se diz que é proibido pescar é o primeiro a saltar ou a fazer desaparecer, é o primeiro a deixar locais onde mais se parece que estamos na índia com lixo a perder de vista, é o primeiro a achar que tem sempre mais direitos que deveres e por aí fora. Eu acho que se deve lutar por este direito, mas não da forma como está escrito, entretanto só falta dizer que somos os que mais ajuda o país a crescer economicamente.

Que os outros tenham lutado ou não pelos seus direitos não nos deveria aquecer ou arrefecer, e apesar de não ser justo o surf estar permitido e a pesca não, não lhes tira o direito que conseguiram, e a mim e com algum desagrado custa-me a crer que mudem isto antes do fim do confinamento, na minha opinião não temos feito grande coisa para merecer.

Os surfistas também não são santos, mas não podemos esquecer dos muitos mais milhares que conseguem mexer, o turismo à volta do surf tem uma dimensão enorme, acho que nem se pode comparar. E eu já fui desrespeitado por surfistas na pesca como muitos de vós, mas ainda assim não fiquei com palas.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #57 em: 17:55 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Repara Mateus, 300 sócios para uma modalidade que poderá ter o quê? 5.000, 10.000 praticantes?
A ANPLED tem 100 e poucos para um universo de 200.000 pois representa todas as áreas. Estatisticamente, essa associação está muito bem.

É muito difícil o associativismo actual. Depende de muito boa vontade de 2 ou 3 pessoas e a pesca é uma confusão completa.
A mim deixa me triste, mas já me deixou mais, fui me curando.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Re: Anpled - morreu?
« Responder #58 em: 18:06 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Jorge Marques és mais um a dizer disparates.
Por isso temos o que merecemos. Somos o reflexo dos pescadores que temos.

Disses te tanta incorrecção.
Primeiro nem por sombras temos 100.000 pescadores de água doce, isso é Surreal. Demonstra que estás a leste disto.
Depois se pensasse, as licenças não correspondem ao número de pescadores pois o que saiu foi 187 mil licenças. Isso não significa que sejam 187.000 pescadores pois muitos tiram licenças diárias podendo se repetir várias vezes ao ano, ou duplicam licenças, pois muitos tiram licença apeada e depois se forem de barco tiram de embarcada.
No total entre água salgada e doce se existirem 200.000, é fantástico. É um número muito bom. Não se precisa de dar tangas de 1 milhão para nos fazermos de grandes. Pois de grandes somos muito pouco.
Sobre a temática ANPLED as tuas palavras só refletem o que penso. E a tua incapacidade de pensar torna se mais notória quando não consegues perceber que não é uma associação que tem que zelar pelos teus interesses
, és tu que tens que o fazer. Não aparenta saber fazê lo.
Esta petição por isso, não assino pois vai contra o meu 1 princípio. A verdade.


Tens razão no que referes acerca do número de pescadores, não vi que os valores fossem de licenças. Pelo que vai levar a que sejam menos em nível de pescadores

Agora acerca da associação. Amigo, desculpa que te diga, mas tu é que não deves ter a mimima noção de associativismo e gestão. Qualquer associação, seja ela qual for, antes de receber, tem de dar se quiser ser bem sucedida. É como em tudo.
Se uma associação quer ser grande, em 1o lugar tem de mostrar "trabalho" e competência e só depois pode colher os frutos.
No caso específico da ANPLED, diz-me, o que é que eles fizeram em benefício dos pescadores? Como queres que os pescadores comums se façam sócios do que quer que seja se a associação não mostra serviço / não trás benefícios???
Um exemplo muito simples, imagina que investes na compra e venda de ações, na tua cabeça, faz sentido comprar ações de uma empresa que está a cair na falência? Para os comuns isso é um suicídio. Outro exemplo, abres uma loja, se não tiveres produto para vender indicado para o teu publico alvo e fazer o devido marketing não vais ter grande sucesso, correcto? A culpa é do lojista ou do cliente?
No caso da associação é igual, achas que um pescador normal vai pagar cotas se isso não trás qualquer benefício à classe de pescadores lúdicos? Achas que um pescador vai "comprar" um produto que não lhe satisfaz as suas necessidades?

Agora se me disseres que a ANPLED fez x, y, z em prol dos pescadores e que não se conseguiu aguentar por falta de verbas/socios, dou-te toda a razão, a culpa é dos pescadores.

O facto é que tu conseguiste responder ao meu texto, mas a resposta que eu aguardava da tua parte era mesmo esta:

"Alguém me explica, em virtude da minha ignorancia/desconhecimento, o que é que efetivamente a ANPLED fez em prol dos pescadores? Qual foi o beneficio que os cento e tal sócios tiveram? Seria importante perceber isso e pelo que sei, há aqui pessoal que fez/faz parte dessa associação. "

Era só isto que eu gostava de saber. O que é que realmente foi feito? Porque honestamente, desde que comecei a pescar até hoje, as queixas dos pescadores são sempre as mesmas e nada mudou desde aí.

Volto a dizer, se me demonstrares que a ANPLED realmente fez coisas importantes e não conseguiu continuar em virtude da má vontade dos pescadores, eu retiro tudo o que disse e dou total razão a associação. Caso contrário, a culpa do fracasso desta associação deve-se a quem a geriu/dirigiu.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #59 em: 18:18 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Eu não tenho que te demonstrar nada. Enganas te. Era o que faltava.
Procura tu se quiseres. Eu quando me filei procurei saber e ler os seus propósitos.
É graças a ANPLED que ainda podes pescar livremente. Foram travadas batalhas muito duras com esforço de pessoas que ainda têm que ler cenas como tu e outros escrevem.
Como eu entendo o porquê de terem desistido. Dasss. Ouvir reclamações de quem nunca nada deu...
« Última modificação: 18:27 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 por FilipePC »
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Re: Anpled - morreu?
« Responder #60 em: 18:38 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu não tenho que te demonstrar nada. Enganas te. Era o que faltava.
Procura tu se quiseres. Eu quando me filei procurei saber e ler os seus propósitos.
É graças a ANPLED que ainda podes pescar livremente. Foram travadas batalhas muito duras com esforço de pessoas que ainda têm que ler cenas como tu e outros escrevem.
Como eu entendo o porquê de terem desistido. Dasss. Ouvir reclamações de quem nunca nada deu...

Bem que procurei. Encontrei alguns comunicados e em nenhum me deu a entender que foi aquela instituição que me permite pescar livremente hoje em dia.
Pelo que vi, a sede é /era em Setúbal. Certamente que para essa zona, houve desenvolvimentos, correções. Mas apenas por interesse comum das pessoas que aí pescam.
Já que falaste de pescar livremente, qual foi a influência da anpled na zona oeste ou zona norte? O que é que foi feito de extraordinário? Por mais que procure não encontro qualquer.

Como é que queres que eu dê alguma coisa se não há divulgação? Não sou eu que tenho de procurar, é a anpled que tem de se dar a conhecer. Seja em lojas de pesca, seja em sites, seja no Facebook. E depois de ter conhecimento da sua existência, sim, vou me informar e perceber para que serve e só depois tomo a decisão de dar o que quer que seja. Como já escrevi, tomei conhecimento da anpled em 2020 e pesco desde 2011. 9 anos depois. E ainda digo mais, de todos os utilizadores do pesqueiro, quantos é que conheciam a anpled antes de 2020/2021??? Diria que 2% é ser demasiado otimista.

« Última modificação: 18:41 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 por Jorge.Marques »
 

Offline manuel

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 269
  • Agradecido: 26 vezes
    • charneca
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:37 Terça, 31 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #61 em: 18:43 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Percebo o Filipe, já pertenci a uma associação de outras áreas. É horrível trabalhar para outros ainda reclamarem.
Sabem é falar, ajudar ou pertencer é para esquecer. Façam se a vida e se querem abram uma associação eles.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #62 em: 18:51 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
O não conhecer é uma coisa, eu também não conhecia, nunca pesquei num meio onde me falassem disso, mas o meu desconhecimento não me dá direito a por em causa do trabalho feito, não o deveria estar a fazer, porque de certo que vai ter de remediar algumas palavras
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #63 em: 20:38 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Acho que há aqui, na minha opinião, alguns conceitos que não estão 100% correctos:

Sim, qualquer associação têm de se promover junto dos praticantes de modo a angariar o maior numero de filiados possível: o trabalho faz-se antes ou durante a filiação, e não apenas depois.
Sim, os praticantes de uma determinada modalidade deveriam efectuar pesquisas e ver se existe alguma associação ao qual lhes interesse aderir. Mudança de mentalidades precisa-se.

Sim, quem se mete em associativismo deve estar preparado para o facto de que não se pode agradar a todos e vao sempre existir os que estão contra tudo e todos e falam mal: a parte boa é que se a associação sobreviver 1) os velhos do restelo têm tendência a desaparecer e 2) as associações têm estatutos que permitem expulsaros sócios incómodos.

Ainda hoje a APCF, independentemente do trabalho que fez, recebe críticas e muitas vezes nem fazem parte nem sabem o porquê de fazer deste ou daquele modo, apenas gostam de criticar (e criticar é bom, se for construtivamente).

Sim, quem se quer iniciar o associativismo têm de estar preparado que nem todos querem, nem todos têm disponibilidade e a maioria está-se a borrifar. São exactamente 3 ou 4 maduros a fazer tudo e um par de botas e os outros filiados ou não, a usufruir. Mas o associativismo é mesmo assim por estas bandas. E sim, não se pode agradar a todos e vai haver sempre gente que vai refilar. É a vida.

Quanto aos do surf, parabens para eles que se conseguiram organizar e assim lutar pelos seus direitos comuns. É a vida, também.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #64 em: 21:27 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Pois é Mateus, mas é sobre esse conceito que eu estou contra e discordo.
Para ti é normal ser assim, eu acho que embora seja a realidade, está errado e não pode ser assim. É o aceitar um conceito errado que padece de erro.
Eu estive do lado de fora, estive do lado de dentro e sempre pensei igual. Ninguém tem que se escravizar por mim sem ser remunerado, não tendo eu o direito de reclamar ou exigir algo sobre o qual nada dei.
Eu ainda hoje não aponto o dedo a nenhuma associação não remunerada. Aponto o dedo sim a quem é remunerado/apoiado por dinheiro público e nada faz. A esses posso apontar o dedo.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #65 em: 21:52 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pois é Mateus, mas é sobre esse conceito que eu estou contra e discordo.
Para ti é normal ser assim, eu acho que embora seja a realidade, está errado e não pode ser assim. É o aceitar um conceito errado que padece de erro.
Eu estive do lado de fora, estive do lado de dentro e sempre pensei igual. Ninguém tem que se escravizar por mim sem ser remunerado, não tendo eu o direito de reclamar ou exigir algo sobre o qual nada dei.
Eu ainda hoje não aponto o dedo a nenhuma associação não remunerada. Aponto o dedo sim a quem é remunerado/apoiado por dinheiro público e nada faz. A esses posso apontar o dedo.

Então concluo que tu não tens perfil para o associativismo :)

Associativismo faz-se por gosto, não para ser pago ;)
 

Offline Ernesto Lima

Re: Anpled - morreu?
« Responder #66 em: 21:59 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu não tenho que te demonstrar nada. Enganas te. Era o que faltava.
Procura tu se quiseres. Eu quando me filei procurei saber e ler os seus propósitos.
É graças a ANPLED que ainda podes pescar livremente. Foram travadas batalhas muito duras com esforço de pessoas que ainda têm que ler cenas como tu e outros escrevem.
Como eu entendo o porquê de terem desistido. Dasss. Ouvir reclamações de quem nunca nada deu...

Bem que procurei. Encontrei alguns comunicados e em nenhum me deu a entender que foi aquela instituição que me permite pescar livremente hoje em dia.
Pelo que vi, a sede é /era em Setúbal. Certamente que para essa zona, houve desenvolvimentos, correções. Mas apenas por interesse comum das pessoas que aí pescam.
Já que falaste de pescar livremente, qual foi a influência da anpled na zona oeste ou zona norte? O que é que foi feito de extraordinário? Por mais que procure não encontro qualquer.

Como é que queres que eu dê alguma coisa se não há divulgação? Não sou eu que tenho de procurar, é a anpled que tem de se dar a conhecer. Seja em lojas de pesca, seja em sites, seja no Facebook. E depois de ter conhecimento da sua existência, sim, vou me informar e perceber para que serve e só depois tomo a decisão de dar o que quer que seja. Como já escrevi, tomei conhecimento da anpled em 2020 e pesco desde 2011. 9 anos depois. E ainda digo mais, de todos os utilizadores do pesqueiro, quantos é que conheciam a anpled antes de 2020/2021??? Diria que 2% é ser demasiado otimista.



Boa noite Jorge Marques.

A ANPLED nunca teve sede em Setúbal.

Participaram, sim, em todas as Feiras de Pesca de Setúbal, excepto na última, com pavilhão próprio, e dinamizaram vários workshops de spinning, fundo e corrico, a partir de costa, para jovens iniciados, assim como estiveram disponíveis para atender todos os pescadores que os procurassem. Também dinamizaram várias acções do mesmo tipo em outros locais do país, enquanto houve força e capacidade para isso. Se os apoios não se verificam e as pedras atiradas doem, a determinada altura as pessoas desmotivam-se. É normal e acontece muito no Associativismo. Claro que, se uma Associação tiver uma base aceitável de membros interessados, saem os desmotivados e avançam outros. O mesmo já não acontece se a base for pouco representativa. Acho que foi o caso.

Na sua última participação, abriram um seminário para discussão das últimas alterações da Lei da Pesca de Mar, foi razoavelmente divulgado, mas pouco pescadores apareceram.

Na altura, entre outras alterações, conseguiram que o governo não diminuísse a quantidade de pescado a capturar, assim como, na embarcada, conseguiram que, em embarcações de recreio, com até 3 pescadores, se pudesse capturar 10kg por pescador + maior exemplar. Antes disso só o podiam fazer se fossem dois pescadores. Com mais de 2, só se podiam capturar 25kg por barco, fossem 3, 4 ou mais.

Temos algo a agradecer à ANPLED, nomeadamente, ao João Borges que, enquanto pode, se desunhou para tentar levar aquilo para a frente.

Sobre o assunto, de uma associação representativa dos pescadores lúdicos, o que tenho visto é muita pressão para que alguém se atire para a frente e faça o trabalho que a todos compete. Ainda não vi ninguém atirar-se para a frente e apresentar soluções concretas no sentido de um real lançamento da coisa. Fácil é colocar em causa tentativas anteriores que à maioria passaram despercebidas, por vezes comentadas depreciativamente, muitas vezes sem conhecimento de causa. Até porque a malta, não havendo pandemia ou outras complicações, quer é pescar..., quem quiser que prepare, organize, trate de papeladas e monte Associações.

No entanto falar no assunto já é um princípio..., pode ser que apareça alguém que lidere um grupo de Pessoal e avance com a coisa.

Pessoalmente, já tenho idade para ter juízo e quero é pescar quando for possível. No entanto, se aparecer alguma associação, na parte que toca a criar condições para, na área de Setúbal, com enquadramento na Feira Náutica, ou em outras actividades lúdicas ou desportivas realizadas pela Câmara Municipal, certamente apoiarei incondicionalmente, com tudo o que for possível, conforme o fiz no passado. Isto, quando a pandemia deixar, e se continuar nestas andanças.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 22:09 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #67 em: 22:36 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Mateus, para mim estás completamente errado. Primeiro não me viste escrever que queria ou achava que devia ser pago.
Mostra me onde escrevi que queria ser pago sfv.
Depois o que digo é com total crença é que aquilo que tu é muitos julgam ser a base do associativismo está obsoleta (daí não funcionar). Não sou eu que estou enganado, desculpa, mas és tu.
Para existir associativismo serio é bem feito, com resultados objectivos, é necessário uma base sustentável, condições de trabalho e ideias actuais que não essas, obsoletas que pelos vistos acreditas.
Agora eu ser escravo, de gente que só sabe reclamar, disparatar, não tenho perfil. Nem quero ter.
Acredito em bases de trabalho completamente distintas.
Existe diferença entre ser pago e pagar para servir. De parvo não me fazem😉. Já fizeram.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #68 em: 22:42 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
As palavras do Ernesto no 1 parágrafo (grande) resumem parte do que penso e sinto.
A ANPLED deu a cara em muitas feiras, workshops, reuniões durante anos a fio.
Mas trabalhar (a pagar) para malta tão refilona e ingrata! Escolhe outro! Dasss.
Façam se a vida.
Sou grato ao que a ANPLED fez e tanto protegeu para esta malta escrever tanto disparate.
Tenho pena que ninguém agare naquilo, que terá o meu apoio verdadeiro (pagarei cotas e não vou criticar feito parvo a toa).
Pois seria bom para os pescadores. Quem o fizer dobro me perante tal pessoas(s).
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1035
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #69 em: 00:12 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Boa noite

Posso estar a dizer um disparate, mas penso que a famosa "carta de pescador" ainda hoje está suspensa por sugestão da ANPLED......

o Filipe talvez possa esclarecer essa questão !!!!

Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline joseferreira77

Re: Anpled - morreu?
« Responder #70 em: 08:47 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Quando leio isto, fico logo parvo a tentar entender como é que os terroristas se organizam. Ainda por cima eles tem meio mundo a controlar os financiamentos.  Mas o dinheiro move montanhas né.

Há dinheiro na pesca, podia haver muito mais que suficiente para financiar uma associação.

Quem financia as assocs dos artistas e afins são taxas pagas nas compra de todos os discos rígidos, pen drives e afins. Muitos que nunca vão ter uma música ou um filme lá gravado.

Uma parte das licenças devia ir para isso.

Sem dinheiro nunca haverá defensores. Apenas interessados. Tem que ser a profissão de alguém para que funcione.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #71 em: 09:22 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quando leio isto, fico logo parvo a tentar entender como é que os terroristas se organizam. Ainda por cima eles tem meio mundo a controlar os financiamentos.  Mas o dinheiro move montanhas né.

Há dinheiro na pesca, podia haver muito mais que suficiente para financiar uma associação.

Quem financia as assocs dos artistas e afins são taxas pagas nas compra de todos os discos rígidos, pen drives e afins. Muitos que nunca vão ter uma música ou um filme lá gravado.

Uma parte das licenças devia ir para isso.

Sem dinheiro nunca haverá defensores. Apenas interessados. Tem que ser a profissão de alguém para que funcione.


Depende... Não vejo extrema necessidade de haver dinheiros envolvidos. Aliás, quando se mete dinheiro fica pior a emenda que o soneto.
O grave da questão penso que passe pela fácil falta de reconhecimento por quem desenvolve algo por parte daqueles a quem não se consegue agradar. É minha opinião que para se construir um futuro na pesca lúdica, há um longo caminho a percorrer, e que implica não só a defesa dos interesses dos pescadores mas também n na defesa da sustentabilidade das espécies.
Se a anpled reactivasse e optasse por ambas as vertentes (que possivelmente o terá feito), era previsível que grande parte da comunidade disparasse uma salva de críticas por defenderem defesos, aumento dos tamanhos mínimos de captura, entre outros tão necessários, porque para haver pesca é necessário haver peixe 😉
Um dos temas controversos por exemplo, é o defeso do sargo na costa vicentina. Está errado! Não devia ser só para os apeados mas para todos. E se se batalhasse por um defeso do robalo em janeiro? Ui...

Faz falta a anpled, não tenham dúvidas. Mas não é só hoje em que há confinamento. É sempre, a longo prazo e a continuar o trabalho que foi desenvolvido, porque foi. Há que mudar o paradigma da pesca lúdica em Portugal que é vista quase como que criminosa aos olhos de muitos, e essa mudança começa pelos próprios pescadores. Todos querem mudança mas ninguém quer uma mudança em que tem de ceder algo, e isso não pode ser.

A meter dinheiros, se fosse por exemplo quotas de 1€ mensal para ajudas de despesas de deslocações, manutenção de site e etc, concordo. Meter dinheiros públicos e fazer daquilo profissão, não. Há inúmeros exemplos no país que demonstram que esse modelo não resulta. Da parte dos associados tb terão que perceber que exigir sem nada dar não é correcto. Com o grupo certo de pessoas não tenho dúvidas que a anpled tem pernas para andar, a longo prazo criar uma mudança sólida e benéfica, sabendo claro que nunca será possível agradar a todos.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #72 em: 09:56 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Inserir Citação (seleção)
Não vejo extrema necessidade de haver dinheiros envolvidos

Isto é a base de tudo o que falam e têm falado até aqui.

Não comparem a pesca com o surf, são 2 mundos completamente distintos.

O João Borges bem que tentou, marcou presença em alguns eventos, 1º no Sitio do Pescador, e depois no Pesqueiro. Muita coisa falhou, sim..., muita coisa podia ser feita diferente, podia..., mas enquanto houve entusiasmo e participação de 1/2 duzia de pessoas fez-se coisas muito boas e importantes.

Para ter uma associação deste tipo é preciso 1/2 dúzia de "gajos" darem muito de si, para que muitos possam usufruir.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #73 em: 11:14 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Bom dia. Trindade sim, a queriam instituir a carta de pescador, foi em reunia3de plenário que a ANPLED se bateu e recusou.

Ricardo, as cotas são exactamente 1 euro mês.
Não se pretendia ganhar nada, apenas ter o mínimo para existir uma sede, um site, e sempre me bati para se ter um bom advogado.
Para isto é preciso algum dinheiro, coisa que nunca houve disponível. Era necessário que cerca de 3 a 5% dos pescadores se filiasse, mas nunca passou de 0,001%
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #74 em: 11:22 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ninguém tem que se escravizar por mim sem ser remunerado

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Querem que se trabalhe, gaste tempo, pague se do próprio bolso, etc etc. Para quê?

Depreendi destas afirmações que queres uma associação onde os responsáveis aufiram de um valor. Posso ter interpretado mal...

Quanto ao "é que aquilo que tu é muitos julgam ser a base do associativismo está obsoleta" aparentemente só não funcionou para a anpled. Também não percebo onde é que o voluntariado no associativismo é contrário a "resultados objectivos" , "base sustentável" e "condições de trabalho".

De qualquer maniera eta discussão não leva a lado nenhum, já tu tens uma ideia mais "profissionalizada" do associativismo, eu tenho uma ideia de "voluntariado" do associativismo (o que não invalida em nada o profisionalismo com que os assuntos são tratados). Portanto, concordemos em discordar.

 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #75 em: 11:36 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
Não vejo extrema necessidade de haver dinheiros envolvidos

Isto é a base de tudo o que falam e têm falado até aqui.

Não comparem a pesca com o surf, são 2 mundos completamente distintos.

O João Borges bem que tentou, marcou presença em alguns eventos, 1º no Sitio do Pescador, e depois no Pesqueiro. Muita coisa falhou, sim..., muita coisa podia ser feita diferente, podia..., mas enquanto houve entusiasmo e participação de 1/2 duzia de pessoas fez-se coisas muito boas e importantes.

Para ter uma associação deste tipo é preciso 1/2 dúzia de "gajos" darem muito de si, para que muitos possam usufruir.

boas

aquilo que aqui vou dizer é sem conhecimento nenhum acerca da a anpled ou outra associação qualquer, porque nunca estive por dentro de nenhuma associação que fosse relacionada com a pesca

se disser alguma coisa errada peço desculpa e agradeço que me corrijam

fala-se em dinheiro como um dos principais motivos e por outro lado coloca-se em causa o chamado trabalho pró bono (trabalho gratuito e voluntario em prol de uma comunidade ou de uma causa)

já tive um fórum relacionado com outro tema e do qual era administrador, proprietário, dinamizador, mulher da limpeza e tudo o mais que lhe dissesse respeito, chegou a ter mais de 50 mil membros a nivel mundial as participações por parte dos membros não deveriam andar muito mais alem das deste
posto isto em suma o que quero dizer com isto é

tenho 99,9% que o o Fórum têm despesas de manutenção quer a nivel de plantaforma que neste caso é a simple machines (está escrito no fundo na pagina principal com respectivo link)  terá tambem com toda a certeza um servidor que certamente é pago seja mensalmente ou anualmente, alguem o há-de estar a pagar seja atravès do seu bolso ou atravès de alguns eventos que por aqui se vão fazendo pela altura do Natal ou passagem de ano

eu não pago nada para cá andar e usufruir e tenho o beneficio de retirar daqui informação e esclarecimentos


fala-se por vezes com muita satisfação que já somos cerca de 9000, sendo que a participação e dinâmica se situará na casa de 100 membros se tanto

a minha pergunta é se nos fosse pedido para dar um contributo monetário por mais insignificante que fosse quantos estariam dispostos a faze-lo???

este é um bom exemplo do que é o associativismo

talvez por estas mesmas razões a anpled ou outra qualquer associação não tenham conseguido e não consigam ter pernas para andar

o dinheiro é importante  para fazer mover as coisas mas a participação e dinamização também o é

mais uma vez peço que caso  tenha dito  ou ferido algum tipo de suscetibilidade não foi  minha intenção nem proposito


Abraço
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #76 em: 11:46 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Zé, não disses te a meu ver nada de mal.
O problema não é o dinheiro somente. Esse é um dos maiores problemas. Ou digamos a falta de representatividade, que se convertiria em algumas verbas.
O problema do associativismo estar morto em Portugal é que o seu ideal estagnou.
Continuam a achar que quer fazer parte tem que saber que vai ser comido de cebolada. Errado. Os tempos são outros.
Tempo é dinheiro. As pessoas vivem numa sociedade frenética, com pouco tempo, com menos paciência e claro menos disponibilidade. Se a isso quiseres ainda que paguem para trabalhar de borla é ainda ouvirem queixinhas parvas. Ninguém aguenta, ou muito poucos vão aguentar.
Não faz é sentido num universo já interessante de 200.000 pessoas, não teres cerca de 5000 vá lá a pensarem em prol da modalidade que dizem gostar.
SÓ com meios uma equipa hoje em dia vai vingar.
Sem essa mudança não existirá mais ninguém a defender a pesca lúdica. Acabou.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1035
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #77 em: 11:47 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia. Trindade sim, a queriam instituir a carta de pescador, foi em reunia3de plenário que a ANPLED se bateu e recusou.

Ricardo, as cotas são exactamente 1 euro mês.
Não se pretendia ganhar nada, apenas ter o mínimo para existir uma sede, um site, e sempre me bati para se ter um bom advogado.
Para isto é preciso algum dinheiro, coisa que nunca houve disponível. Era necessário que cerca de 3 a 5% dos pescadores se filiasse, mas nunca passou de 0,001%


Obrigado Filipe

Tinha essa ideia e confirma-se , agora convido-vos todos a pensar na beleza que seria ter de frequentar formação, fazer um teste de conhecimentos , gastar €€€€ para ter mais um cartão na carteira,........bonito , não é ???? Sim , porque a ideia era exigir essa tal "carta" para poder pescar,......um bocadinho ao estilo da carta de caçador.

o passo seguinte devia ser exigir um seguro obrigatório a pesca ( como existe na caça ),..........cambada de idiotas !!!!

Afinal a ANPLED sempre fez qq coisa por todos nós e TODOS devíamos estar agradecidos a quem lá andou, em vez de andar a mandar bocas nos FB´s e afins .

E contra mim falo , que nunca me associei ,......agora também nunca me viram a contestar o trabalho feito por carolice de todos os que lá andaram.
É um bocadinho como aqui a equipa de gestão do pesqueiro , podemos nem sempre concordar com o que é feito , mas só temos de agradecer o trabalho feito em prol deste nosso cantinho.

Forte abraço a todos

Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Anpled - morreu?
« Responder #78 em: 12:15 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
É com grande interesse que tenho seguido esta discussão acerca da ANPLED.

Devo dizer que pesco há quase 20 anos e nunca tinha ouvido falar da ANPLED, desconhecia por completo esta associação, sendo que também só tive conhecimento dela no ano passado, na altura do confinamento.


Realmente os pescadores só têm a agradecer a esta associação pelo que fez em prol de todos os lúdicos.

Na minha opinião, faz falta, muita falta, uma associação que nos defenda sempre. E não é para esta altura de confinamento, é para todas as ocasiões.
Levantar debates como pescas ilegais, arrastos, defesos das espécies (para todos!!), seria de extrema importância. Não se trata de ser egoísta, trata-se sim da sustentabilidade das espécies, dos fundos e toda a biodiversidade. Acima de tudo, o que realmente importa (ou deveria importar), é a sustentabilidade. Evidentemente que os profissionais vão argumentar que é o ganha pão, certo, é a vida deles, mas esquecem-se que se continuarem, dentro de poucos anos arriscamos a que simplesmente não haja peixe em quantidade suficiente para esses ditos profissionais.
Faz algum sentido as douradas em plena desova estarem a ser massacradas por centenas de embarcações?


Se eventualmente a ANPLED se reerguer (e eu gostava que sim), podem contar que me vou associar e contribuir para melhorar esta nossa atividade.

De resto, sobre as criticas de quem nada contribui, não se pode de todo ligar a isso. Criticar sim, mas de forma construtiva...

Cumprimentos. 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #79 em: 12:26 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
no minimo fico feliz de andarmos a discutir. discutir é bom, ouvir e dar opiniões é muito positivo. felizmente não temos todos de concordar uns com outros.
se pensam que quando lancei este tema o único objectivo era uma associação que defendesse que a pesca devia abrir em tempo de confinamento, não me expliquei bem.
o que me assusta é que não haver representação para uma coisa que tanto amamos e tenho receio que cada vez fiquemos mais esquecidos.
o mundo do associativismo não é fácil, nunca o foi, agora está um pouco pior, as pessoas cada vez estão mais individualistas e isso não é seguramente bom para qualquer movimento associativo.
sinceramente temos de pensar o que queremos para o futuro da pesca em Portugal, se não houver representatividade, seja com a ANPLED ou com a federação, corremos o risco de a breve tempo sermos extintos, ou de se aprovarem coisas sem qualquer lógica. se continuarmos a olhar só para o nosso umbigo, temo realmente por todos nós enquanto pescadores.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #80 em: 12:51 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Filipe passei exatamente pelo mesmo, e sei exactamente o que é passar por uma situação dessas dai ter chegado á conclusão de que o melhor era fechar o tal forum e se assim o pensei assim o fiz

uma questão que me intriga um pouco tambem é:

qual o papel dos empresários diretamente ligados á pesca têm no meio disto tudo?

sejam empresas maritimo turisticas,  lojas de pesca ou importadores e representantes de marcas ou mesmo as marcas

penso que tambem teriam interesse que houvesse algum tipo de orgão representativo para bem do seu negocio, quer por terem uma melhor noção do seu publico alvo quer para divulgação dos seus produtos e até se calhar outras mais valias
Abraço
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #81 em: 13:31 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Esquece empresas de pesca. Marcas e lojas, que deviam pôr guerras de lado e entender o que é de interesse comum. Ninguém se entende, muitos desses empresários eu conheço são individualistas, outros obcecados com as guerras de vendas, não enxergam nada a frente dos olhos.
Os pescadores, enfim, participam mais na porcaria das discussões de Facebook sobre o tamanho do peixe do que com causas importantes.


António gostei do que escreves te, só me faz confusão é tu e muitos na3terem ouvido falar da ANPLED pois a associação fazia se representar até a uns anos atrás em todas as feiras, eventos da modalidade. Dávamos workshops, publicava os no Facebook, estávamos representados nas reuniões da modalidade com as entidades competentes.
Em parte isso faz me ainda mais crer que não se dava atenção nenhuma a modalidade. Os pescadores em tempos livres não ligam as coisas.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #82 em: 13:41 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esquece empresas de pesca. Marcas e lojas, que deviam pôr guerras de lado e entender o que é de interesse comum. Ninguém se entende, muitos desses empresários eu conheço são individualistas, outros obcecados com as guerras de vendas, não enxergam nada a frente dos olhos.
Os pescadores, enfim, participam mais na porcaria das discussões de Facebook sobre o tamanho do peixe do que com causas importantes.


pois....

talvez a desunião comece também por ai, é mais do mesmo á laia do salve-se quem puder
tudo isto acaba um pouco por ser como os enfermeiros, médicos, policias, bombeiros e por ai fora

só vimos para a janela aplaudir quando estamos com o cu apertado e só nos lembramos quando precisamos, no fundo resume a sociedade em que vivemos na atualidade se é que a isso se possa chamar sociedade!!
Abraço
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Anpled - morreu?
« Responder #83 em: 16:58 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

António gostei do que escreves te, só me faz confusão é tu e muitos na3terem ouvido falar da ANPLED pois a associação fazia se representar até a uns anos atrás em todas as feiras, eventos da modalidade. Dávamos workshops, publicava os no Facebook, estávamos representados nas reuniões da modalidade com as entidades competentes.
Em parte isso faz me ainda mais crer que não se dava atenção nenhuma a modalidade. Os pescadores em tempos livres não ligam as coisas.


É estranho eu não ter conhecimento dela antes... Se bem que eu sempre fui "antiquado" relativamente a redes sociais e nunca lhes dei muita atenção, nem tão pouco ao que por lá se passa. Também, infelizmente, nunca tive oportunidade de ir a feiras de pesca. Talvez esses sejam os motivos que me levaram a esse desconhecimento. De qualquer forma, se ela for reativada, irei contribuir.

Mas acho que divulgação em lojas, acordos para eventuais descontos, receber uma percentagem das licenças, seriam ideias a debater para garantir financiamento e divulgação.

 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #84 em: 17:08 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Há uns meses atrás ( não sei precisar bem a data ), também não me recordo em que canal foi ( talvez RTP2 ou RTP3 ) o João Borges passou um documentário sobre pesca, e onde falou o João Borges.
Vou ver se encontro alguma coisa.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #85 em: 18:07 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Acho que foi em 2009 ( devo ter visto na RTP Memória recentemente ).
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Anpled - morreu?
« Responder #86 em: 18:28 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Acho que foi em 2009 ( devo ter visto na RTP Memória recentemente ).

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Trindade, kalvas, Ernesto Lima

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #87 em: 19:48 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
Eu pesco há muitos anos e claro, já tinha ouvido falar na Anpled, não muitas vezes para ser sincero. Mas do pouco que ouvi falar sempre tive o nome João Borges como o grande rosto da associação, a travar muitas e grandes lutas em prol de todos nós. Naturalmente não quero ser injusto para todos os outros companheiros que ajudaram e se empenharam na luta com o João, penso que o Filipe foi um deles em tempos, pessoa por quem tenho uma grande estima e admiração. O Associativismo têm muito que se lhe diga, é muito difícil manter a motivação não tendo toda a classe atras em apoio. Neste sentido, eu como pescador tenho que me penitenciar porque nunca fui sócio, nunca vi uma campanha, nunca estive muito familiarizado com a causa. Como eu devem haver milhares. Hoje já quase todos sabemos o que é a Anpled, talvez hoje o número de associados fosse muito maior, a informação é maior assim como é necessária uma associação que nos defenda. Não adianta andarmos a discutir quem sabe mais ou menos sobre o que é o associativismo, se não o fizemos até aqui, acho que ainda vamos a tempo de nos unirmos e filiarmo-nos á associação assim que se reerguer.
Nelson Peres
 

Offline fsilva09

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 187
  • Agradecido: 51 vezes
  • Segue sempre por bom caminho!
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:59 Domingo, 11 de Dezembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #88 em: 20:09 Terça, 23 de Fevereiro de 2021 »
"Serviste a pátria e ela foi-te ingrata, tu fizeste o que devias e ela o que costuma."-Padre António Vieira-
Isso do associativismo é duro, muito duro. Dás o cabedal, gastas o teu dinheiro, deixas de acompanhar a família e os amigos e a paga são coices. Ninguém te dá valor e ainda por cima "estás lá é para te encheres", se compras um carro "o clube dá muita massa", se precisas de ajuda para qualquer actividade clubística ninguém pode, ninguém tem vagar e toda a gente tem mais que fazer, depois vais dar com eles no café a virar finos e dizer mal de ti. Tirando 2 ou 3 carolas como tu, porreirinhos e que são pau para toda a obra os outros estão-se positivamente nas tintas. A Anpled não podia ir para a frente. 1 € é o quê? Dá para quê? Inscreverem-se 5000 fundadores? Muito difícil, só se houvesse uma cana e um carreto para cada um como brinde. Se recomeçarem a Anpled com uma joia de 20€ e quotas mensais de 5€ pagas por débito directo, para não haver atrasos, uma página privada no facebook a dar parte das actividades do clube e alguns artigos de interesse, concursos de pesca em vários pontos do país e a realização de outras operações de marketing do vosso conhecimento seria uma maneira mais plausível de ter sucesso

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Ernesto Lima, amateus, Ricardo Nunes

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: Anpled - morreu?
« Responder #89 em: 15:33 Quarta, 24 de Fevereiro de 2021 »
fsilva09 disseste tudo  :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: fsilva09

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3840
  • Agradecido: 403 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #90 em: 22:52 Quarta, 24 de Fevereiro de 2021 »
A Anpled morreu e morrem todas as tentativas seja no que for senão tiverem proventos para ter alguém  qualificado a tempo inteiro é  de louvar é bonito a carolice e a entrega ,deixando por vezes a família para trás com o passar do tempo se a mensagem não  passar vem o desânimo  e por fim a queda.
Se querem uma nova Anpled  têm de criar estruturas para ser gerida por corpos  a tempo inteiro e renumerados como não  sei


Cumpts
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #91 em: 09:19 Quinta, 25 de Fevereiro de 2021 »
Boas,

Concordo contigo Manel ;)
O associativismo voluntariado, pode funcionar em comunidades mais pequenas e entre pessoas que se conhecem, como é o caso das pequenas associações que organizam as festinhas de verão nas terreolas e pouco mais...
Numa associação, que só poderá funcionar se for de nível nacional, terá de haver gente a "trabalhar para quem não conhece", se não for remunerado ou tiver qualquer tipo de regalias, está condenada a médio prazo, quando a motivação for menor que as críticas...
Mas atenção que, sendo remunerado, estará mais exposto ao escrutínio e as críticas aumentam de volume, coloca-se portanto numa posição em que se tem mesmo de mostrar serviço!
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #92 em: 11:26 Quinta, 25 de Fevereiro de 2021 »
Beto o objectivo não é ser remunerado. O objectivo é não pagar do próprio bolso para trabalhar e ter verbas para pôr uma associação a andar.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #93 em: 13:40 Quinta, 25 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Beto o objectivo não é ser remunerado. O objectivo é não pagar do próprio bolso para trabalhar e ter verbas para pôr uma associação a andar.
Filipe, mesmo esse meio termo entre o voluntariado e o remunerado, creio que não teria grande futuro...
Como disseste uns post atrás, hoje em dia, o trabalho exige muito mais tempo de cada um, estamos tão embrenhamos a tentar garantir o nosso que, no pouco tempo que sobra, temos ainda de incluir a família e o hobby, não vai haver tempo para andar de um lado para o outro sem contrapartidas, ainda para mais, numa associação que se quer de nível nacional, teria de haver tempo para se deslocarem de norte a sul, em eventos, não vejo que se enquadre na grande maioria do pessoal, com exceção talvez para uns reformados ou malta rica que não tem que fazer ;D
Como disse e repito, voluntário em associação, só funciona em meios pequenos e entre pessoal conhecido, onde o esforço conjunto e individual são idênticos e praticamente apenas em prol da própria associação...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #94 em: 14:15 Quinta, 25 de Fevereiro de 2021 »
Nisso concordo.
Mas eu já escrevi que aquele ideal que alguns aqui têm do conceito de associação está obsoleto. Não vai funcionar. As pessoas não vão estar a dar de si para nada.
Isso ou muda, ou esqueçam associações.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #95 em: 15:54 Sábado, 06 de Março de 2021 »
Estive a ler em alguns foruns de pesca que se estão a realizar alguns encontros/reuniões entre pescadores e a Anpled para reactivar a associação. Será desta ?
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #96 em: 16:12 Sábado, 06 de Março de 2021 »
Fóruns ou Facebook?
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: manuel

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #97 em: 16:29 Sábado, 06 de Março de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Fóruns ou Facebook?

Tens razão Filipe, são grupos de pesca no facebook.

Mas já li que vai haver esta semana uma reunião com o João Miguel Costa
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #98 em: 18:20 Sábado, 06 de Março de 2021 »
Não há nenhuma reunião da ANPLED marcada por enquanto. Os seus órgãos sociais terão que se reunir não se sabe quando.
Reuniões existentes só com outras entidades mas de pouco servem para já.
Acho fundamental se reunir a ANPLED primeiro.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline manuel

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 269
  • Agradecido: 26 vezes
    • charneca
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:37 Terça, 31 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #99 em: 17:03 Domingo, 07 de Março de 2021 »
Barraca. Está no Facebook uma discussão sobre a ANPLED. Supostamente vai existir uma reunião em que anunciam que a ANPLED está presente e o Filipe Condinho questiona quem anunciou a presença da ANPLED se o presidente nem tem conhecimento da reunião, e pela conversa nem ele, o vice presidente!!!
Uau.
Esta associação está de rastos.
 

Offline joseferreira77

Re: Anpled - morreu?
« Responder #100 em: 17:11 Domingo, 07 de Março de 2021 »
Acho que o.que está no Facebook é uma tentativa de pegar na associação por parte de alguém de fora. Não sei se é bom ou mau. Mas fiquei surpreendido. Mas duvido que isto seja um vou d'etat hahahah


 

Offline manuel

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 269
  • Agradecido: 26 vezes
    • charneca
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:37 Terça, 31 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #101 em: 17:27 Domingo, 07 de Março de 2021 »
Quanto mais leio, mais me apercebo que é só malta sem nexo. Não conheço ninguém da ANPLED bem, mas questiono me como pode correr bem se escondem coisas uns aos outros dentro da própria equipa. Só mostra desorganização, falta de respeito uns pelos outros.
 

Offline manuel

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 269
  • Agradecido: 26 vezes
    • charneca
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:37 Terça, 31 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #102 em: 17:28 Domingo, 07 de Março de 2021 »
O Filipe Condinho é uma pessoa bem vista, gostava de ouvir a versão dele sobre o que se passa aqui aos membros do fórum, visto que tem defendido tanto a ANPLED.
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #103 em: 17:33 Domingo, 07 de Março de 2021 »
não conheço os estatutos, mas atirando para o ar... não há presidente.
há um presidente da assembleia geral que é o unico orgão em funções, é assim que normalmente acontece numa associação que deixa de ter direção, que foi o que aconteceu.
e pelo que vi, é o presidente da assembleia geral que "falou", tudo dentro do normal.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #104 em: 18:29 Domingo, 07 de Março de 2021 »
O que vai para aqui...
A mim só me interessa falar da ANPLED.
Existe uma situação não clarificada, sobre reuniões. Só isso.
Acho na minha humilde opinião que não se deve fazer uma correlação entre a ANPLED e os seus membros. Eu se for ao café não vai o o Filipe membro da ANPLED. Vai o Filipe. Só.
Tudo o que tem a ver com a ANPLED tem nome e local.
Será em assembleia que irei falar. Já o disse. Tudo o resto acho que são confusões típicas dos pescadores.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline José L. Guerreiro

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 393
  • Agradecido: 72 vezes
    • queluz
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Segunda, 22 de Maio de 2017
Re: Anpled - morreu?
« Responder #105 em: 23:52 Domingo, 07 de Março de 2021 »
pelo o que ouvi vai haver uma reunião no dia 10 com várias pessoas , entre as quais vão lá estar logistas , pescadores e representantes ou ex-reprensantes ligados à Anpled.
José L. Guerreiro

team surfcasting
 

Offline José L. Guerreiro

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 393
  • Agradecido: 72 vezes
    • queluz
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Segunda, 22 de Maio de 2017
Re: Anpled - morreu?
« Responder #106 em: 09:30 Terça, 16 de Março de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
pelo o que ouvi vai haver uma reunião no dia 10 com várias pessoas , entre as quais vão lá estar logistas , pescadores e representantes ou ex-reprensantes ligados à Anpled.

A tão esperada reunião aconteceu , vamos ver os resultados !

" A PESCA, É O NOSSO DESPORTO
AVANÇAR, é a nossa melhor resposta.
Adiada a reunião da semana passada, e como não nos podemos atrasar face ao que aí vem, ontem á tarde, um grupo de pescadores trocaram opiniões sobre o atual estado da pesca  desportiva, também designada de lúdica e da sua representatividade junto do poder decisor. Estiveram presentes neste encontro alguns pescadores assim como alguns membros dos órgãos sociais da Anpled.
Desta troca de opiniões e sugestões para o futuro, salientamos em primeiro lugar uma vontade unânime de agir rapidamente, de forma concertada e assertiva em prol da pesca. Das várias temáticas abordadas nesta reunião importa referir que o estatuto de Pescador lúdico não se enquadra naquilo que é o quadro abrangente dos desportos reconhecidos em Portugal. Como tal, o pescador Desportivo/Recreativo encontra se totalmente desprotegido de direitos, mesmo pagando uma licença para praticar a modalidade.
Um outro ponto muito importante que esteve em grande foi a preocupação e o desejo que a nova associação seja uma associação virada para  um movimento constante de ação e exemplo no que diz respeito á proteção ambiental e a defesa das espécies, promovendo iniciativas anuais de limpeza das praias e pesqueiros, pela mão dos seus associados, acções de formação de cariz cívico e ambiental, etc.
É também fulcral referir que este movimento não surge para combater as medidas tomadas em contexto de pandemia mas sim por um conjunto muito mais abrangente de medidas tomadas contra o Pescador e contra a pesca que estão a levar a um inaceitável conjunto de medidas que poderá a muito curto prazo acabar com a pesca desportiva recreativa em Portugal. "
José L. Guerreiro

team surfcasting
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: manuel, Ricardo Nunes

Offline fsilva09

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 187
  • Agradecido: 51 vezes
  • Segue sempre por bom caminho!
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:59 Domingo, 11 de Dezembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #107 em: 10:44 Terça, 16 de Março de 2021 »
E sobre o futuro da Anpled, não se falou? Não se fala em eleições?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: manuel

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #108 em: 12:11 Terça, 16 de Março de 2021 »
As eleições só podem acontecer, após uma assembleia de apresentação de contas. Após isso a marcação de eleições. Tem que aparecer listas.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: manuel

Offline fsilva09

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 187
  • Agradecido: 51 vezes
  • Segue sempre por bom caminho!
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:59 Domingo, 11 de Dezembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #109 em: 21:31 Terça, 16 de Março de 2021 »
Pois claro, e então se verá quem é que se chega à frente. Tomara que sejam pessoas capazes e com boa vontade. Neste fórum temos disso! Agusrdemos.
 

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #110 em: 23:28 Quinta, 18 de Março de 2021 »

Boa noite.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #111 em: 16:12 Terça, 25 de Maio de 2021 »
copia tirada do facebook :

Assembleia Geral Extraordinária
CONVOCATÓRIA
     Na qualidade de Presidente da Assembleia Geral e nos termos dos Artigos 16º, 17º, 18º e 19º dos Estatutos da ANPLED (Associação Nacional de Pescadores Lúdicos e Desportivos), convoco todos os associados a reunirem em Assembleia-geral, a realizar no dia 26 de Junho, pelas 15,00 horas, nas instalações do Liberdade Futebol Clube, sitas na Rua Manuel Febrero, 3, 2805-192 Almada, com a seguinte ordem de trabalhos:
Ponto 1 – Apresentação, análise e votação, do Balanço e Relatório de Contas da   Direção, relativo ao exercicio de 2012 a 2020;
Ponto 2 – Anpled, que futuro?
Ponto 3 – Assuntos de interesse geral e da Associação. 
    Todos os participantes deverão cumprir com as recomendações da DGS, antes, durante e após a realização da Assembleia-geral, nomeadamente:
O uso de máscara facial;
Manter a distância fisica de 2 metros entre pessoas;
Suspender o contacto fisico (apertos de mão e abraços);
Para desinfeção das mãos serão disponibilizados dispensadores de solução á base de álcool, á entrada e saída das instalações.
    Por inerência dos condicionalismos resultantes das medidas de combate à pandemia Covid19, que vigorem á data prevista para a realização da Assembleia, a data, hora e local supra anúnciados poderão vir a sofrer alteração.   
Link do Google Maps;
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre...
                                                          25, de Maio de 2021
 O Presidente da Assembleia Geral
Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Fernando_Santos

Offline Alex64

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 372
  • Agradecido: 2 vezes
  • So sei que nada sei
    • Vau, Óbidos
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:34 Quarta, 09 de Dezembro de 2015
Re: Anpled - morreu?
« Responder #112 em: 09:12 Sexta, 07 de Janeiro de 2022 »
Olá gente boa da minha terra
Eu nem sabia que existia a associação.
Afinal isto tudo deu em que???
Desculpem a ignorância mas estou fora e completamente as escuras relativamente ao tema em questão.
Poderia alguém dizer em que pé está tudo isto??
Obrigado 🙏 e grande abraço 🤗
A vida e uma Soda, Focrates
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #113 em: 13:20 Sexta, 07 de Janeiro de 2022 »
Em que deu?
Centenas de pessoas nas redes sociais aquando do confinamento a pedir para a associação aparecer...
Quando acabaram as restrições das medidas do governo para ajuntamentos, anunciou se um mês antes a reunião da associação aberta aos sócios e aberta na internet.
Tirando a direcção e amigos, apareceram 2 pessoas presencialmente e 1 pela internet num universo de mais de 200.000 pescadores. TOP.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: manuel

Offline Alex64

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 372
  • Agradecido: 2 vezes
  • So sei que nada sei
    • Vau, Óbidos
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:34 Quarta, 09 de Dezembro de 2015
Re: Anpled - morreu?
« Responder #114 em: 14:00 Sábado, 08 de Janeiro de 2022 »
Desculpem a franqueza mas nós os tugas somos os sábios sabemos tudo não importa o que seja quando chega a hora da verdade rabinho entre as pernas e se ladramos é de longe.
Conclusão: temos o que merecemos .
Obrigado Filipe pela (triste) informação
A vida e uma Soda, Focrates
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #115 em: 17:11 Sábado, 08 de Janeiro de 2022 »
citação

João Miguel Costa


 das fraquezas se tiram forças para enfrentar novos desafios.
Foi esta a conclusão a que chegaram os que se fizeram presentes.
Como disse, vamos para ELEIÇÕES e para uma nova Assembleia Geral .
Até à sua realização, terão de haver Listas que se proponham a sufrágio. Estas, terão de ser apresentadas préviamente a todos os sócios que, na devida altura, votarão naquela que melhor responda ao programa que se proponha executar.
Sem estarmos presos a qualquer lugar e função, de bom grado, esperamos que essas LISTAS apareçam.
A ideia é continuar a dar VIDA à ANPLED, e através dela...defendermos todos os pescadores lúdicos portugueses.
Abraço

acho que neste momento está-se a aguardar para que apareçam candidatos e respetivas listas para realização de eleições
« Última modificação: 17:12 Sábado, 08 de Janeiro de 2022 por ze carlos »
Abraço
 

Offline Alex64

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 372
  • Agradecido: 2 vezes
  • So sei que nada sei
    • Vau, Óbidos
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:34 Quarta, 09 de Dezembro de 2015
Re: Anpled - morreu?
« Responder #116 em: 19:31 Sábado, 08 de Janeiro de 2022 »
Fisicamente para mim é impossível dado que vivo fora do país
Mas no que eu possa ajudar contem comigo,
Só peço que me vão mantendo informado
Thanks mi friends
A vida e uma Soda, Focrates
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #117 em: 20:20 Sábado, 08 de Janeiro de 2022 »
Não vai aparecer ninguém para listas, só se a actual equipa quiser continuar e apresentar lista. Enfim, é o que há. Aguardo por desenvolvimentos.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Anpled - morreu?
« Responder #118 em: 21:53 Sábado, 08 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não vai aparecer ninguém para listas, só se a actual equipa quiser continuar e apresentar lista. Enfim, é o que há. Aguardo por desenvolvimentos.


Filipe
também acho que tens razão
Abraço
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #119 em: 09:23 Domingo, 09 de Janeiro de 2022 »
É muito complicado. Também acho que não vai aparecer nenhuma lista, a se manter a existência da Anpled será, mais uma vez, pela luta dos mesmos de sempre !
Nelson Peres
 

Offline Alex64

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 372
  • Agradecido: 2 vezes
  • So sei que nada sei
    • Vau, Óbidos
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:34 Quarta, 09 de Dezembro de 2015
Re: Anpled - morreu?
« Responder #120 em: 09:49 Domingo, 09 de Janeiro de 2022 »
Então a que arregassar as mangas e avançar sem estar à espera que ALGUÉM
Se chegue a frente (é um costume muito nosso)
Se vires um homem com fome não lhe dês um peixe, mas ensina-o a pescar!
Pelos vistos estamos TODOS à espera que alguém de o peixe
A vida e uma Soda, Focrates
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #121 em: 09:54 Domingo, 09 de Janeiro de 2022 »
É infelizmente normal. As pessoas vivem numa sociedade muito stressante, não têm paciência nem querem dar o seu tempo em prol de algo.
Pelo menos cá é assim. Noutros países pode ser diferente com culturas distintas.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Alex64

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 372
  • Agradecido: 2 vezes
  • So sei que nada sei
    • Vau, Óbidos
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:34 Quarta, 09 de Dezembro de 2015
Re: Anpled - morreu?
« Responder #122 em: 10:06 Domingo, 09 de Janeiro de 2022 »
Acredita que sim Filipe em alguns aspetos somos mesmo tacanhos, vê por exemplo a França com isto do COVID (não está em questão se e correto ou não) a malta sai pra rua
A defender os seus direitos,não ficam em casa no sofá a ver pela tv tipo treinador de sofá.
Opinar ,opinamos todos, atuar está curto
A vida e uma Soda, Focrates
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anpled - morreu?
« Responder #123 em: 11:43 Domingo, 09 de Janeiro de 2022 »
Sem dúvida. Cá basta haver futebol e a malta é feliz.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]