collapse

Autor Tópico: Cursos de Pesca  (Lida 2707 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Cursos de Pesca
« Responder #15 em: 16:51 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Na minha modesta opinião os cursos são sempre uma mais valia depois de teres o ADN infiltrado essa  mais valia vai no sentido do aperfeiçoamento os ditos cursos dados sempre por alguém conhecedor da pesca em causa o ideal seria mesmo penetrares num grupo ou alguém avalizado no tipo de pesca que pretendes e devagar chegas onde queres.
Fiz pesca de competição durante alguns anos e a aprendizagem era feita durante os treinos.Na pesca embarcada fui adquirindo algum conhecimento não em treinos mas por tentativas com pescadores mais tarimbados alguns á altura faziam competição e passavam esse conhecimento



cumpts
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, JVieira

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Cursos de Pesca
« Responder #16 em: 19:25 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na minha modesta opinião os cursos são sempre uma mais valia depois de teres o ADN infiltrado essa  mais valia vai no sentido do aperfeiçoamento os ditos cursos dados sempre por alguém conhecedor da pesca em causa o ideal seria mesmo penetrares num grupo ou alguém avalizado no tipo de pesca que pretendes e devagar chegas onde queres.
Fiz pesca de competição durante alguns anos e a aprendizagem era feita durante os treinos.Na pesca embarcada fui adquirindo algum conhecimento não em treinos mas por tentativas com pescadores mais tarimbados alguns á altura faziam competição e passavam esse conhecimento

E está tudo dito, amigo Manel...   :sim:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Cursos de Pesca
« Responder #17 em: 19:27 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Há locais que precisam de condições específicas para que o peixe os visite. Esses guerreiros da areia levam muitos anos de aprendizagem consigo, muitos dias e noites de calor, frio e chuva a perceberem o porquê e quando de o peixe se juntar ali e marcarem presença para belas capturas em pouco tempo. Talvez daí a resistência de muitos em transmitir esse conhecimento. Quem não conhece alguém que se lhe disser que no sítio X, na maré tal com mais ou menos coeficiente é bom, e se for com lua Y melhor ainda, não sabe porque é que dá assim e não dá noutras condições? Mas quem chegou a essa conclusão teve de passar pela experiência de todas as outras.
Em certos pesqueiros o material adequado faz toda a diferença, porque é necessário chegar onde o peixe está.

Em barco ou molhes eu não sei pescar. Resumo-me á sorte na escolha do local e iscos a utilizar, sabendo nesta fase da minha vida e constante aprendizagem que os iscos em que certos peixes melhor pegam variam com a época do ano.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Cursos de Pesca
« Responder #18 em: 20:08 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
De cursos pouco sei, ou melhor, nada sei. Não sei do que se fala num curso, ou melhor sei, porque já me descreveram de forma geral. Fico sempre baralhado quando falo de cursos de pesca.

Da pesca o que posso dizer é isto...

A aprendizagem na pesca é algo belo demais para querer apressar.
Uma parte das pessoas percebe o que quero dizer, a outra espero sinceramente que um dia venha a perceber.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Cursos de Pesca
« Responder #19 em: 20:35 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Da pesca o que posso dizer é isto...

A aprendizagem na pesca é algo belo demais para querer apressar.
Uma parte das pessoas percebe o que quero dizer, a outra espero sinceramente que um dia venha a perceber.


É isto... Nada substitui a satisfação de aprender sozinho e ter resultados com as nossas teorias e horas no mar.

Acredito que para quem vai começar completamente do zero, os cursos sejam benefícios, ensina o básico.... Apesar dessa informação se conseguir facilmente na Internet...

Atualmente as coisas estão extremamente facilitadas para quem começa, há muita informação, há cursos e há muitas facilidade de tirar dúvidas com pessoas do outro lado do país...

Quando comecei, toda a aprendizagem que tive foi por observar os velhos, pedir para me ensinarem os diversos nós, perceber sozinho os hábitos das douradas/robalos, aprender a leitura do mar inicialmente com ajuda dos velhos e depois meter em prática e ir de tentativa em tentativa à procura do sucesso.
Se trocava todos esses anos e experiências por um curso? Provavelmente na altura diria que sim, era mais fácil... Hoje, depois de tudo, digo que não.
 

Offline telmomadeira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Agradecido: 34 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:43 Segunda, 25 de Agosto de 2014
Re: Cursos de Pesca
« Responder #20 em: 21:03 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
"A aprendizagem na pesca é algo belo demais para querer apressar."

É por isto que a pesca é uma paixão e não um desporto, na minha opinião.

Ainda acrescento que por que saibamos e conheçamos nenhum dia de pesca é igual a outro.

Para mim a próxima jornada começa logo quando termina uma.
A pensar onde acertei onde falhei e o que poderia ter melhorado.

Aos iniciantes apenas aconselho a que não tenham pressa de apanhar peixe, aproveitem simplesmente a jornada de pesca.

O apanhar peixe é o culminar de muitas outras coisas igualmente interessantes.

Abraço a todos.
 

Offline José L. Guerreiro

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 398
  • Agradecido: 73 vezes
    • queluz
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Segunda, 22 de Maio de 2017
Re: Cursos de Pesca
« Responder #21 em: 22:52 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Para os pescadores experientes os cursos não servem para nada e é dinheiro mal dado , para quem não tem experiência nenhuma é uma boa ferramenta onde a teoria está compactada e é explicada passo a passo .

Nada melhor do que perder horas e horas à pesca e no final de cada jornada fazer o balanço do que coreu bem e o menos bem , claro e perceber o porquê .


José L. Guerreiro

team surfcasting
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Cursos de Pesca
« Responder #22 em: 11:40 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Eu não sei se será um mau ou bom investimento para o pessoal mais experiente, há sempre uma coisa ou outra que se aprende. No caso do curso de surfcasting eles com regularidade estão sempre a partilhar algumas dicas e assim, tenho um familiar meu que tem o curso e volta e meia lá vem com uma ideia ou outra. Acho que pode ser um mau investimento para quem nunca pescou ou até já pescou mas fica iludido com a pesca que pensa que depois de saber umas coisas é sempre peixe garantido.

Eu no meu caso quando decidi experimentar o spinning e depois acabei por deixar a modalidade não foi pela falta de capturas, mas sim porque é uma pesca que me exige coisas às quais eu não posso corresponder, e como pratico outras modalidades que me enchem mais as medidas acabei por deixar um pouco de parte. Se vivesse perto do mar não tenho dúvidas que se calhar não tinha deixado de praticar com regularidade.

Aprender é sempre bom, e como nem todos têm conhecidos ou facilidade em conhecer pessoal que os ajude, ou até já ficaram "queimados" quando pediram ajuda, nestes cursos têm ali um janela onde só lhes é cobrado dinheiro inicialmente e depois ainda podem ir pedir ajuda e esclarecer dúvidas sem ninguém levar a mal.
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:07]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]