collapse

Autor Tópico: Cursos de Pesca  (Lida 2655 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TTV

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 2 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:18 Segunda, 01 de Fevereiro de 2021
Cursos de Pesca
« em: 23:55 Quinta, 18 de Fevereiro de 2021 »
Boa tarde,

Têm-me aconselhado o curso de pesca do Manuel Monteiro (Segredos de Pesca).

Já alguêm fez? Alguém recomenda este curso, ou outro?

Obrigado,
Tomé
 

Offline fsilva09

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 187
  • Agradecido: 51 vezes
  • Segue sempre por bom caminho!
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:59 Domingo, 11 de Dezembro de 2016
Re: Cursos de Pesca
« Responder #1 em: 01:38 Sexta, 19 de Fevereiro de 2021 »
Sempre se aprende alguma coisa. É sempre bom.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TTV

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: Cursos de Pesca
« Responder #2 em: 12:57 Sexta, 19 de Fevereiro de 2021 »
Nada que não possas encontrar pela internet se investires tempo.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TTV

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Re: Cursos de Pesca
« Responder #3 em: 13:23 Sexta, 19 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nada que não possas encontrar pela internet se investires tempo.


Exato
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TTV

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Cursos de Pesca
« Responder #4 em: 14:13 Sexta, 19 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nada que não possas encontrar pela internet se investires tempo.

E com idas, registos e análises de cada jornada. O tempo é o melhor conselheiro e a prática o melhor professor
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Cursos de Pesca
« Responder #5 em: 15:11 Sexta, 19 de Fevereiro de 2021 »
O de surfcasting já me disseram que era bom e o grupo de facebook tem lá malta muito dedicada e que ajuda bastante , o de boia em tempos deu para assistir a montes de lives apenas com um 1€ e eu ainda aprendi lá umas coisas, ou melhor com algumas dicas dele consegui pescar de maneiras diferentes onde já pescava, mas não passei a apanhar mais peixe por causa disso.

O único que adquiri foi o de spinning, porque tinha começado não à muito tempo na modalidade e nunca apanhava nada e queria perceber se era eu que estava a fazer as coisas de forma muito errada ou não, e após ter comprado o curso "descobri" que 90% do que lá estava já tinha eu lido e relido noutros lados, não acho que o curso tenho alguma coisa assim de relevante, pode ser bom para quem nunca pescou em modalidade nenhuma mas não acho que para quem tenha o mínimo interesse pela modalidade e procure algumas informações na net vá lá aprender algo que o faça achar que foi realmente um investimento muito bom. É a minha opinião, não quer dizer que todas tenham a mesma, não tenho nada contra os cursos, e até acho que foi uma boa iniciativa, e não me faz comichão nenhuma o dinheiro que ganham com isso.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TTV

Offline Fs

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 25
  • Agradecido: 9 vezes
  • Iberochondrostoma lusitanicum
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:40 Sábado, 15 de Agosto de 2020
Re: Cursos de Pesca
« Responder #6 em: 18:24 Sexta, 19 de Fevereiro de 2021 »


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

...
O único que adquiri foi o de spinning, porque tinha começado não à muito tempo na modalidade e nunca apanhava nada e queria perceber se era eu que estava a fazer as coisas de forma muito errada ou não, e após ter comprado o curso "descobri" que 90% do que lá estava já tinha eu lido e relido noutros lados, não acho que o curso tenho alguma coisa assim de relevante, pode ser bom para quem nunca pescou em modalidade nenhuma mas não acho que para quem tenha o mínimo interesse pela modalidade e procure algumas informações na net vá lá aprender algo que o faça achar que foi realmente um investimento muito bom...

Olá a todos

Esta tambem é a minha opinião.

Fs

Fernando Saraiva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TTV

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11872
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Cursos de Pesca
« Responder #7 em: 00:30 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O de surfcasting já me disseram que era bom e o grupo de facebook tem lá malta muito dedicada e que ajuda bastante , o de boia em tempos deu para assistir a montes de lives apenas com um 1€ e eu ainda aprendi lá umas coisas, ou melhor com algumas dicas dele consegui pescar de maneiras diferentes onde já pescava, mas não passei a apanhar mais peixe por causa disso.

O único que adquiri foi o de spinning, porque tinha começado não à muito tempo na modalidade e nunca apanhava nada e queria perceber se era eu que estava a fazer as coisas de forma muito errada ou não, e após ter comprado o curso "descobri" que 90% do que lá estava já tinha eu lido e relido noutros lados, não acho que o curso tenho alguma coisa assim de relevante, pode ser bom para quem nunca pescou em modalidade nenhuma mas não acho que para quem tenha o mínimo interesse pela modalidade e procure algumas informações na net vá lá aprender algo que o faça achar que foi realmente um investimento muito bom. É a minha opinião, não quer dizer que todas tenham a mesma, não tenho nada contra os cursos, e até acho que foi uma boa iniciativa, e não me faz comichão nenhuma o dinheiro que ganham com isso.
A aprendizagem na pesca não se compra mas sim conquista-se com o gosto e ir muitas vezes, quem pesca para apanhar muito peixe ou vai muito e ensite muitas vezes ou pode desistir logo  no começo ou o mais facil e ir comprar peixe... pesca-se por paixão gosto etc... etc
"born to fish forced to work"
 

Offline Raphael

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 116
  • Agradecido: 32 vezes
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:22 Domingo, 09 de Julho de 2017
Re: Cursos de Pesca
« Responder #8 em: 08:47 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Para quem nunca pescou na vida e para quem não tem a sorte de ter amigos que nos levem e ensinem a pescar, os cursos são bons! Mas é mesmo como já disseram 90% do que está nos cursos encontra-se pela net em todo o lado. A grande vantagem é que está organizado. Eu se não percebo nada de nada, também não sei o que procurar... O grupo fechado é capaz de ser porreiro, a malta ajuda-se e os instrutores estão sempre a marcar convivios e giveways e mais não sei que mais.
Resumindo...os cursos são bons, mas na minha humilde opinião não valem o valor pedido. Nada contra pedirem esse valor, afinal de contas organizar o curso, conteudos e fazer os videos da trabalho e é preciso dispender de tempo, mas para quem paga não considero que seja um valor que valha a pena.
Tive muito muito tentado na altura a comprar o curso de spining, mas foi mais pelo complemento dos pesqueiros que estavam a oferecer na altura, supostamente diziam os melhores pesqueiros e as condições ideiais para la pescar. Como em 2 anos aos spining so consegui fazer peixe duas vezes e de resto nem toques tinha, estava mesmo desesperado para perceber qual era o mal.  Não comprei, e desisti do spining! HAHAHA!

Desisti porque ja faço demasiadas pescas e porque de costa estou apaixonado pelo corrico (que me deu bem mais alegrias e em menos tempo) e o dinheiro nao da pa tudo!

Se o valor dos cursos nao é for problema e sentir necessidade de aprender mais qualquer coisa, esses cursos podem ser uma mais valia sim. Mas não mais do que isso!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TTV

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Cursos de Pesca
« Responder #9 em: 10:35 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Nunca fiz nenhum curso, não tenho absolutamente nada contra qualquer método de ensino ou de aprendizagem. Deste novo ganhei o gosto pela pesca, ia sozinho. Ir sozinho não é uma desculpa para não aprender. Na internet, no forum antigo e aqui no Pesqueiro fui adquirindo novos conceitos, ficando a par das novidades, ia trocando experiência com outros companheiros e absorvendo tudo o que me fosse útil. Depois transportei tudo isso para a pesca. Aos poucos, numa relação tentativa/erro que me motivava. E fui-me construindo assim como pescador, continuamos todosem fase de aprendizagem. Tem calma, não esperes resultados fabulosos rapidamente, não queiras apanhar o peixe todo do mundo. Preocupa-me em fazer montagens simples que te permitam pescar bem. Conhecer bem os spots onde vais mais, perceber fios, chumbadas, apropria-los á pesca que fazes. Um dia destes vais ver que arranjas companhia e que vais continuar sempre a aprender mais por mais que ja tenhas aprendido. Vai ser em acção de pesca, nunca duvides disso, que vais aprender. Fica atento a tudo. Ao que fizeste, ao mar, á maré, á lua, ao vento, aos iscos, á altura do ano, a todos os pormenores porque todos são importantes. Essencialmente disfruta da arte. É isso que me cativa.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TTV

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Cursos de Pesca
« Responder #10 em: 11:25 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O de surfcasting já me disseram que era bom e o grupo de facebook tem lá malta muito dedicada e que ajuda bastante , o de boia em tempos deu para assistir a montes de lives apenas com um 1€ e eu ainda aprendi lá umas coisas, ou melhor com algumas dicas dele consegui pescar de maneiras diferentes onde já pescava, mas não passei a apanhar mais peixe por causa disso.

O único que adquiri foi o de spinning, porque tinha começado não à muito tempo na modalidade e nunca apanhava nada e queria perceber se era eu que estava a fazer as coisas de forma muito errada ou não, e após ter comprado o curso "descobri" que 90% do que lá estava já tinha eu lido e relido noutros lados, não acho que o curso tenho alguma coisa assim de relevante, pode ser bom para quem nunca pescou em modalidade nenhuma mas não acho que para quem tenha o mínimo interesse pela modalidade e procure algumas informações na net vá lá aprender algo que o faça achar que foi realmente um investimento muito bom. É a minha opinião, não quer dizer que todas tenham a mesma, não tenho nada contra os cursos, e até acho que foi uma boa iniciativa, e não me faz comichão nenhuma o dinheiro que ganham com isso.
A aprendizagem na pesca não se compra mas sim conquista-se com o gosto e ir muitas vezes, quem pesca para apanhar muito peixe ou vai muito e ensite muitas vezes ou pode desistir logo  no começo ou o mais facil e ir comprar peixe... pesca-se por paixão gosto etc... etc

E eu não sou contra isso, quem vai à pesca vai também para apanhar uns peixes, e para estar junto do mar e aliviar a tensão do resto da semana que nem sempre é fácil. E se apanhar peixe fosse garantido ou ir só pela certa não tinha metade da piada que tem!

Eu decidi comprar por curiosidade, já que se falava tanto disso e como andava a iniciar ao spinning foi por aí que fui, e podia ter pedido o dinheiro de volta que dizem que dão e não o fiz, acabei por deixar de fazer spinning não só por não apanhar peixe, simplesmente porque foi a única pesca que tinha curiosidade em experimentar e não me encheu as medidas! Pratico 3 modalidades de pesca e uma delas com muito mais regularidade, e não é a pesca onde apanho mais peixe.

Hoje em dia não é difícil ter acesso a informação, mas no pesqueiro é onde mais se aprende, no entanto quem vem do zero não é fácil, e se não tiver alguém que de uma ajuda mais difícil é, e o clima vivido é conhecido por todos, a ganância predomina e isso é triste de ver. Eu ajudo quando sei e quando acho que a pessoa quer aprender.


 

Offline fsilva09

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 187
  • Agradecido: 51 vezes
  • Segue sempre por bom caminho!
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:59 Domingo, 11 de Dezembro de 2016
Re: Cursos de Pesca
« Responder #11 em: 18:15 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Sábios e avisados conselhos os do Nelson Peres. É isso tudo! Todavia, se adquirires o curso de surfcasting, garanto-te que não te irás arrepender.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TTV

Offline Ernesto Lima

Re: Cursos de Pesca
« Responder #12 em: 18:26 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Boa tarde a todos.

Tenho acompanhado este tópico e concordo, na generalidade, com tudo o que foi dito.

A grande maioria dos pescadores, não necessita, à partida, de curso absolutamente nenhum. E contra mim falo, pois já dinamizei vários, de pesca embarcada, e, embora já há um ano não os dinamize, não nego que torne a acontecer, essencialmente por solicitação.

No entanto, acho importante tecer algumas considerações sobre o assunto.

O interesse de uma qualquer formação teórica, ou teórico-prática, na minha opinião e de forma simplista, situa-se em duas áreas:

1. Poupar passos no arranque inicial - Formação inicial ou básica.
2. Poupar passos na evolução das capacidades, após prática - Formação contínua.

O acima descrito aplica-se a todas as áreas, pelo que pode afirmar-se que qualquer formação teórica, ou teórica-prática, inicial ou contínua, após terminada, não nos habilita a sermos mestres na área, antes, fornece-nos "armas", menos ou mais avançadas, para praticarmos / treinarmos, poupando passos ao nível da prática, do treino e, consequentemente, na obtenção de resultados.
Quem achar que vai fazer uma qualquer formação / curso, de pesca ou de outra coisa qualquer, e pense que tal, em termos de resultados, lhe trará sucesso imediato, está redondamente enganado. Tem de aplicar os conhecimentos, errando, modificando, praticando mais, começando a ter alguns resultados e repetindo o processo para continuar a evoluir, talvez sentindo necessidade de ir actualizando os seus conhecimentos, com mais prática, com apoios de quem mais saiba, procurando na net com espírito crítico, ou até com recurso a formação / curso, caso disponível. Todas estas acções serão consideradas formação contínua.

Algo muito importante numa qualquer formação é escolhê-la sabendo o que pretendemos. Vejamos por exemplo:

O que é, para vós, mais importante numa formação inicial, ainda por exemplo, de surfcasting?

1. Saber escolher os melhores locais onde colocar as iscas, em determinado areal, em determinado dia / noite, em determinada hora de maré e com determinadas condições de mar e vento?

2. Conhecer o conjunto de materiais e iscas mais adequado para se iniciar?

Das duas questões acima, qual a que acham estar mais acessível na net ou perguntando a pessoal que já consideramos mais sabedor do assunto?

E depois de já terem umas "luzes"/sucessos, fruto da aplicação prática / treino, para pouparem passos, que perguntas colocariam a seguir? Será que haverá alguma formação nesse sentido que vos possa poupar mais passos?

Estou curioso com as Vossa respostas / questões, muito porque não basta procurar cursos, há que tentar entender se os conteúdos e objectivos desses cursos são o que, de facto, pretendemos.

Correndo o risco de me repetir, uma coisa é certa..., se fizerem uma qualquer formação / curso, adequado às Vossas necessidades, e não praticarem / treinarem, usando e desenvolvendo, ou melhorando, os conceitos e conteúdos assimilados, a formação de pouco ou nada vos servirá.

Vamos conversando. As condições climatéricas e a situação estão a jeito para isso.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Cursos de Pesca
« Responder #13 em: 19:02 Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O que é, para vós, mais importante numa formação inicial, ainda por exemplo, de surfcasting?

1. Saber escolher os melhores locais onde colocar as iscas, em determinado areal, em determinado dia / noite, em determinada hora de maré e com determinadas condições de mar e vento?

2. Conhecer o conjunto de materiais e iscas mais adequado para se iniciar?

Das duas questões acima, qual a que acham estar mais acessível na net ou perguntando a pessoal que já consideramos mais sabedor do assunto?

E depois de já terem umas "luzes"/sucessos, fruto da aplicação prática / treino, para pouparem passos, que perguntas colocariam a seguir? Será que haverá alguma formação nesse sentido que vos possa poupar mais passos?


Para mim seria o material e os iscos. Se há tema que dá pano para mangas e é extremamente complexo é a escolha de uma cana de surfcasting. Facilmente se é induzido em erro ou se adquire algo que não se adequa á nossa técnica/necessidade.

O tema seguinte para mim seria como identificar os pontos quentes tanto no mar como a partir da praia em si. As alturas em que dá, que isco dá, lua, ventos, etc, é tudo muito volátil e de constante mudança. Mais do que qualquer outro assunto, este constrói-se com o tempo e prática, embora facilmente se obtenha informação preciosa que facilite esse percurso sem ser necessário recorrer a cursos.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Ernesto Lima

Re: Cursos de Pesca
« Responder #14 em: 16:17 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O que é, para vós, mais importante numa formação inicial, ainda por exemplo, de surfcasting?

1. Saber escolher os melhores locais onde colocar as iscas, em determinado areal, em determinado dia / noite, em determinada hora de maré e com determinadas condições de mar e vento?

2. Conhecer o conjunto de materiais e iscas mais adequado para se iniciar?

Das duas questões acima, qual a que acham estar mais acessível na net ou perguntando a pessoal que já consideramos mais sabedor do assunto?

E depois de já terem umas "luzes"/sucessos, fruto da aplicação prática / treino, para pouparem passos, que perguntas colocariam a seguir? Será que haverá alguma formação nesse sentido que vos possa poupar mais passos?


Para mim seria o material e os iscos. Se há tema que dá pano para mangas e é extremamente complexo é a escolha de uma cana de surfcasting. Facilmente se é induzido em erro ou se adquire algo que não se adequa á nossa técnica/necessidade.

O tema seguinte para mim seria como identificar os pontos quentes tanto no mar como a partir da praia em si. As alturas em que dá, que isco dá, lua, ventos, etc, é tudo muito volátil e de constante mudança. Mais do que qualquer outro assunto, este constrói-se com o tempo e prática, embora facilmente se obtenha informação preciosa que facilite esse percurso sem ser necessário recorrer a cursos.


Boa tarde Ricardo.

Por acaso tinha a ideia que ambos eram importantes, em simultâneo, ou, caso não se tivesse material específico, mas qualquer outro que desse minimamente, desde que em determinados pesqueiros fosse utilizável, a questão mais importante, e, parece-me, menos fácil de conseguir informação na net seria saber onde colocar iscas, e como, face a determinados dias, condições climatéricas e marés!?

O que me leva a pensar assim, são algumas histórias, como exemplo:

História 1 - Aqui há uns anos ia de barco e acampava, com família e amigos, nos cabeços de Tróia, ali à saída da barra junto ao Farol do Outão, e, não sendo pescador de surfcasting, nem tendo material específico para esta técnica, sabia que ao cair do dia, com a maré no início da enchente, se capturavam uns Robalos, e/ou umas Várias, ali na 1.ª meia a 1 hora da enchente, coisa que procurava para a respectiva assada na fogueira.
Munia-me com uma cana de embarcada, na altura tipo spinning, para ai com uns 2,70m, um estralho para aí com 1 metro, anzol n.º 1, iscado com longueirão ou com Conquilha, capturados ali nos cabeços, previamente salgados, e bumba...! Vá de lançamento possível. Durante aquela hora, pelo menos 3 ou 4  Robalos e/ou Várias com medida, não falhava.
O engraçado é que só entravam ali numa zona que fazia uma cova/pequena baía, para cá duma pequena elevação.

História 2 - Um amigo meu, grande pescador, com canas tipo spining, entre 2,70 e 3,00m, no início do Verão, ia a pé, no barco de passageiros, e, um pouco para lá da Ponta do Adoche, bico de Tróia, com casulo e longueirão, fazia belas tecas de Robalos e Várias com mais que a medida, também no início da enchente, a pescar quase ao pé dos pés.

Outras histórias - Não é raro, um velhote, ou não tão velho, aparecer numa determinada zona, a determinada hora, onde estão outros pescadores, com um canelão nacional, apanhar uma série de peixes e ir embora, com os outros a ver.

Não nego que os mesmos, que capturam com material menos adequado, se tivessem melhor material, poderiam capturar mais e / ou melhor, mas o conhecimento que têm dos comportamentos do peixe e dos pesqueiros, variáveis, colmate os materiais menos adequados ou ultrapassados.

Não sei se seria interessante ter uma formação com um desses "Guerreiros da Areia", eventualmente poupavam-se uns "passos". Não sei se os mesmos estarão dispostos a ir por aí? Se calhar não estão!? Isto porque parece-me mais fácil encontrar informação sobre materiais do que sobre o que fazer em determinada jornada, ou como escolher o melhor pesqueiro, a melhor isca e etc., num determinado dia e hora.

Mas como já referi: Ninguém precisa de cursos. Até porque o melhor mesmo é pescar frequentemente e ir aprendendo à sua custa, ou, muitas vezes, com apoio de outros, ou a custas destes.

Na embarcada, por exemplo, é engraçado..., muitos nasceram ensinados e quando vão para o mar, em vez de procurarem pesqueiros, procuram "bóias" e fundeiam quase em cima delas. Estas "bóias" são barcos cujos mestres, supostamente, estão referenciados por saberem mais ou menos o que andam a fazer. É compreensível..., em lugar de gastarem uns dinheiros com formação / informação, ou até perguntarem como se faz, leem umas coisas sobre materiais e iscas e espetam-se a pescar em cima de quem gastou para procurar. São os chamados "empata coisas", ou seja: nem "coisam", nem saem de cima.

Não estou a referir-me a quem quer que seja, estou só a constactar factos conhecidos no muno da pesca.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 16:20 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3840
  • Agradecido: 403 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Cursos de Pesca
« Responder #15 em: 16:51 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Na minha modesta opinião os cursos são sempre uma mais valia depois de teres o ADN infiltrado essa  mais valia vai no sentido do aperfeiçoamento os ditos cursos dados sempre por alguém conhecedor da pesca em causa o ideal seria mesmo penetrares num grupo ou alguém avalizado no tipo de pesca que pretendes e devagar chegas onde queres.
Fiz pesca de competição durante alguns anos e a aprendizagem era feita durante os treinos.Na pesca embarcada fui adquirindo algum conhecimento não em treinos mas por tentativas com pescadores mais tarimbados alguns á altura faziam competição e passavam esse conhecimento



cumpts
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, JVieira

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Cursos de Pesca
« Responder #16 em: 19:25 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na minha modesta opinião os cursos são sempre uma mais valia depois de teres o ADN infiltrado essa  mais valia vai no sentido do aperfeiçoamento os ditos cursos dados sempre por alguém conhecedor da pesca em causa o ideal seria mesmo penetrares num grupo ou alguém avalizado no tipo de pesca que pretendes e devagar chegas onde queres.
Fiz pesca de competição durante alguns anos e a aprendizagem era feita durante os treinos.Na pesca embarcada fui adquirindo algum conhecimento não em treinos mas por tentativas com pescadores mais tarimbados alguns á altura faziam competição e passavam esse conhecimento

E está tudo dito, amigo Manel...   :sim:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Cursos de Pesca
« Responder #17 em: 19:27 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Há locais que precisam de condições específicas para que o peixe os visite. Esses guerreiros da areia levam muitos anos de aprendizagem consigo, muitos dias e noites de calor, frio e chuva a perceberem o porquê e quando de o peixe se juntar ali e marcarem presença para belas capturas em pouco tempo. Talvez daí a resistência de muitos em transmitir esse conhecimento. Quem não conhece alguém que se lhe disser que no sítio X, na maré tal com mais ou menos coeficiente é bom, e se for com lua Y melhor ainda, não sabe porque é que dá assim e não dá noutras condições? Mas quem chegou a essa conclusão teve de passar pela experiência de todas as outras.
Em certos pesqueiros o material adequado faz toda a diferença, porque é necessário chegar onde o peixe está.

Em barco ou molhes eu não sei pescar. Resumo-me á sorte na escolha do local e iscos a utilizar, sabendo nesta fase da minha vida e constante aprendizagem que os iscos em que certos peixes melhor pegam variam com a época do ano.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Cursos de Pesca
« Responder #18 em: 20:08 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
De cursos pouco sei, ou melhor, nada sei. Não sei do que se fala num curso, ou melhor sei, porque já me descreveram de forma geral. Fico sempre baralhado quando falo de cursos de pesca.

Da pesca o que posso dizer é isto...

A aprendizagem na pesca é algo belo demais para querer apressar.
Uma parte das pessoas percebe o que quero dizer, a outra espero sinceramente que um dia venha a perceber.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Cursos de Pesca
« Responder #19 em: 20:35 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Da pesca o que posso dizer é isto...

A aprendizagem na pesca é algo belo demais para querer apressar.
Uma parte das pessoas percebe o que quero dizer, a outra espero sinceramente que um dia venha a perceber.


É isto... Nada substitui a satisfação de aprender sozinho e ter resultados com as nossas teorias e horas no mar.

Acredito que para quem vai começar completamente do zero, os cursos sejam benefícios, ensina o básico.... Apesar dessa informação se conseguir facilmente na Internet...

Atualmente as coisas estão extremamente facilitadas para quem começa, há muita informação, há cursos e há muitas facilidade de tirar dúvidas com pessoas do outro lado do país...

Quando comecei, toda a aprendizagem que tive foi por observar os velhos, pedir para me ensinarem os diversos nós, perceber sozinho os hábitos das douradas/robalos, aprender a leitura do mar inicialmente com ajuda dos velhos e depois meter em prática e ir de tentativa em tentativa à procura do sucesso.
Se trocava todos esses anos e experiências por um curso? Provavelmente na altura diria que sim, era mais fácil... Hoje, depois de tudo, digo que não.
 

Offline telmomadeira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 133
  • Agradecido: 34 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:43 Segunda, 25 de Agosto de 2014
Re: Cursos de Pesca
« Responder #20 em: 21:03 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
"A aprendizagem na pesca é algo belo demais para querer apressar."

É por isto que a pesca é uma paixão e não um desporto, na minha opinião.

Ainda acrescento que por que saibamos e conheçamos nenhum dia de pesca é igual a outro.

Para mim a próxima jornada começa logo quando termina uma.
A pensar onde acertei onde falhei e o que poderia ter melhorado.

Aos iniciantes apenas aconselho a que não tenham pressa de apanhar peixe, aproveitem simplesmente a jornada de pesca.

O apanhar peixe é o culminar de muitas outras coisas igualmente interessantes.

Abraço a todos.
 

Offline José L. Guerreiro

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 393
  • Agradecido: 72 vezes
    • queluz
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Segunda, 22 de Maio de 2017
Re: Cursos de Pesca
« Responder #21 em: 22:52 Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 »
Para os pescadores experientes os cursos não servem para nada e é dinheiro mal dado , para quem não tem experiência nenhuma é uma boa ferramenta onde a teoria está compactada e é explicada passo a passo .

Nada melhor do que perder horas e horas à pesca e no final de cada jornada fazer o balanço do que coreu bem e o menos bem , claro e perceber o porquê .


José L. Guerreiro

team surfcasting
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Cursos de Pesca
« Responder #22 em: 11:40 Segunda, 22 de Fevereiro de 2021 »
Eu não sei se será um mau ou bom investimento para o pessoal mais experiente, há sempre uma coisa ou outra que se aprende. No caso do curso de surfcasting eles com regularidade estão sempre a partilhar algumas dicas e assim, tenho um familiar meu que tem o curso e volta e meia lá vem com uma ideia ou outra. Acho que pode ser um mau investimento para quem nunca pescou ou até já pescou mas fica iludido com a pesca que pensa que depois de saber umas coisas é sempre peixe garantido.

Eu no meu caso quando decidi experimentar o spinning e depois acabei por deixar a modalidade não foi pela falta de capturas, mas sim porque é uma pesca que me exige coisas às quais eu não posso corresponder, e como pratico outras modalidades que me enchem mais as medidas acabei por deixar um pouco de parte. Se vivesse perto do mar não tenho dúvidas que se calhar não tinha deixado de praticar com regularidade.

Aprender é sempre bom, e como nem todos têm conhecidos ou facilidade em conhecer pessoal que os ajude, ou até já ficaram "queimados" quando pediram ajuda, nestes cursos têm ali um janela onde só lhes é cobrado dinheiro inicialmente e depois ainda podem ir pedir ajuda e esclarecer dúvidas sem ninguém levar a mal.
 

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por pescadoemvezdepescar [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]