collapse

Autor Tópico: Ajuda - Ler o mar  (Lida 1250 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Ajuda - Ler o mar
« em: 10:18 Sábado, 30 de Janeiro de 2021 »
Bem sei que isto deve ser o mais dificil na pesca.
Já li por diversos lados a existência de remoinhos.

A minha questão é, como é que eu consigo identificar esses remoinhos?
É pelas ondas? pela areia? corrente? formato da praia?

Desde já agradeço a ajuda.
 

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Re: Ajuda - Ler o mar
« Responder #1 em: 12:59 Terça, 02 de Fevereiro de 2021 »
Não há ninguem que me possa esclarecer neste aspeto?
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Ajuda - Ler o mar
« Responder #2 em: 16:27 Terça, 02 de Fevereiro de 2021 »
Bom não sabendo bem o que define esses remoinhos vou dar o meu parecer.

Há zonas onde claramente se consegue ver correntes contrárias a coincidirem umas nas outras, não é difícil de ver, basta chegar a uma praia e perceber que em determinada zona há ondas a virem de direções diferentes e coincidirem umas nas outras, e nas zonas laterais ou onde a agua volta a sair para o mar parecem formar uns remoinhos ou algo assim esquisito. Onde se vê mais este tipo de situações e pela minha experiencia é em praias que estão planas e com pouca profundidade.

São pela minha experiencia zonas a evitar, por vezes uns metros mais ou lado encontram-se zonas um pouco mais fundas ou onde o set vem mais certinho sem ondas para um lado e outras para o outro, mas se a praia estiver toda ela muito plana e o mar com força a mais para essas zonas se houver outro pesqueiro em mente mais vale seguir viagem, mas lá está nada é certo.

Deixo aqui um vídeo onde consegue ver o que falo, não dá para ver os remoinhos porque realmente é uma massa de agua muito pequena, mas numa zona com água a sério isto forma correntes que a maioria das pessoas não vê e são bastante perigosas.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Alguém me corrija se estiver errado, não sou a melhor pessoa ou com a experiencia apurada para explicar coisas mais complexas como estas

 

 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - Ler o mar
« Responder #3 em: 16:58 Terça, 02 de Fevereiro de 2021 »
Inserir Citação (seleção)
Deixo aqui um vídeo onde consegue ver o que falo, não dá para ver os remoinhos porque realmente é uma massa de agua muito pequena, mas numa zona com água a sério isto forma correntes que a maioria das pessoas não vê e são bastante perigosas.

O que se vê não são remoinhos. Nem é comum ver-se na praia.
Quanto a ser perigoso, quanto mais funda for a praia mais perigoso é, e o risco de afogamento é enorme para quem desconhece tal facto.

As zonas mais perigosas são os chamados agueiros. Que é nada mais do que o recuo da agua novamente para o mar.

A maioria das vezes é muito dificil de detectar, normalmente é uma zona com pouco ou nenhuma ondulação, e o local " ideal " para tomar banho, infelizmente quando dão por isso já é tarde demais.

Com atenção podem ver onde os surfistas entram na agua ( pelo menos os mais experientes e os locais ), rapidamente chegam lá fora, enquanto outros andam a batalhar para passar a ondulação.

Relativamente á pesca, é um local a apostar.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Ajuda - Ler o mar
« Responder #4 em: 17:06 Terça, 02 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom não sabendo bem o que define esses remoinhos vou dar o meu parecer.

Há zonas onde claramente se consegue ver correntes contrárias a coincidirem umas nas outras, não é difícil de ver, basta chegar a uma praia e perceber que em determinada zona há ondas a virem de direções diferentes e coincidirem umas nas outras, e nas zonas laterais ou onde a agua volta a sair para o mar parecem formar uns remoinhos ou algo assim esquisito. Onde se vê mais este tipo de situações e pela minha experiencia é em praias que estão planas e com pouca profundidade.

São pela minha experiencia zonas a evitar, por vezes uns metros mais ou lado encontram-se zonas um pouco mais fundas ou onde o set vem mais certinho sem ondas para um lado e outras para o outro, mas se a praia estiver toda ela muito plana e o mar com força a mais para essas zonas se houver outro pesqueiro em mente mais vale seguir viagem, mas lá está nada é certo.

Deixo aqui um vídeo onde consegue ver o que falo, não dá para ver os remoinhos porque realmente é uma massa de agua muito pequena, mas numa zona com água a sério isto forma correntes que a maioria das pessoas não vê e são bastante perigosas.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Alguém me corrija se estiver errado, não sou a melhor pessoa ou com a experiencia apurada para explicar coisas mais complexas como estas

 



Isso no vídeo é um agueiro. Na pesca se a praia estiver muito rasa e á falta de um fundão bom é local que aposto. Será onde as correntes se encontram e onde fica depositada a comedia.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - Ler o mar
« Responder #5 em: 17:17 Terça, 02 de Fevereiro de 2021 »
Esse video é em que sitio???
Não me parece uma "praia", e pelo que vejo há outros factores visiveis para que exista esse encontro de ondução.
Esse efeito pode ser causado por variadas situações, e não de uma forma natural. Extruturas existentes, uma embarcação que passou...
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - Ler o mar
« Responder #6 em: 17:23 Terça, 02 de Fevereiro de 2021 »
É comum ver-se esta situação em locais onde existam molhos, paredões, rochas..
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Ajuda - Ler o mar
« Responder #7 em: 17:28 Terça, 02 de Fevereiro de 2021 »
Nas praias não é difícil ver zonas onde se vêm ondas vindas de duas direções opostas, e quando digo ondas digo mesmo uma zona onde de forma sistemática uma onda vem de uma direção e outra de outra. O vídeo claro que é apenas a titulo de exemplo onde em forma minúscula se vê esse fenómeno gerado de forma natural ou por haver estruturas por perto. E não é de todo um agueiro.

Se pesquisarem por cross seas no google conseguem por exemplo ver que chegam a formar um quadrado e numa dimensão muito maior, certamente mais mais propicio nuns locais que outros, talvez pelos fundos e por correntes que se estendem por muitos metros ou kms.

PS: o video não sei onde é tão pouco, foi a titulo de exemplo apenas
« Última modificação: 17:31 Terça, 02 de Fevereiro de 2021 por Joaol »
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Ajuda - Ler o mar
« Responder #8 em: 17:43 Terça, 02 de Fevereiro de 2021 »
Ou melhor no video até pode ser uma forma de agueiro mas de maneira muito menos comum de se ver, numa camada de superior as ondas continuam a ver na direção oposta à da saída de água. Porque um agueiro é isso mesmo uma saída de água, e  a sua força contrária ao das zonas de entrada de água é que os torna bons para os surfistas e perigosos para os banhistas.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Ajuda - Ler o mar
« Responder #9 em: 17:59 Terça, 02 de Fevereiro de 2021 »
Os remoinhos não são fáceis de identificar à maioria dos pescadores.
Os remoinhos não são mais do que encontros de correntes opostas, sendo por norma nestes locais onde se deposita a comedia proveniente das coroas de areia.
Estes remoinhos são muito frequentes em zonas com agueiros.

Na imagem percebe-se que no agueiro, a corrente puxa para dentro, mas passando a linha imaginária das coroas de areia, a corrente dissipa-se para os lados.
Usando esta imagem, se a corrente maritima estiver da "direita para a esquerda", o remoinho vai estar localizado na extremidade esquerda da coroa do lado direito do agueiro. Por outro lado, se a corrente maritima for "da esquerda para a direita", o remoinho vai encontrar-se na extremidade direita da coroa do lado esquerdo do agueiro.  A localização do remoinho proveniente do agueiro está localizado onde ocorre a convergencia da corrente proveniente do agueiro com a corrente maritima.

Na minha opinião, este é sempre um dos locais a explorar, pois é um dos locais onde a comedia se acumular e afinal de contas, o peixe está onde está a comida.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - Ler o mar
« Responder #10 em: 18:04 Terça, 02 de Fevereiro de 2021 »
Inserir Citação (seleção)
Esse efeito pode ser causado por variadas situações, e não de uma forma natural. Extruturas existentes, uma embarcação que passou...

Aqui estava apenas a referir-me ao video.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - Ler o mar
« Responder #11 em: 18:09 Terça, 02 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Os remoinhos não são fáceis de identificar à maioria dos pescadores.
Os remoinhos não são mais do que encontros de correntes opostas, sendo por norma nestes locais onde se deposita a comedia proveniente das coroas de areia.
Estes remoinhos são muito frequentes em zonas com agueiros.

Na imagem percebe-se que no agueiro, a corrente puxa para dentro, mas passando a linha imaginária das coroas de areia, a corrente dissipa-se para os lados.
Usando esta imagem, se a corrente maritima estiver da "direita para a esquerda", o remoinho vai estar localizado na extremidade esquerda da coroa do lado direito do agueiro. Por outro lado, se a corrente maritima for "da esquerda para a direita", o remoinho vai encontrar-se na extremidade direita da coroa do lado esquerdo do agueiro.  A localização do remoinho proveniente do agueiro está localizado onde ocorre a convergencia da corrente proveniente do agueiro com a corrente maritima.

Na minha opinião, este é sempre um dos locais a explorar, pois é um dos locais onde a comedia se acumular e afinal de contas, o peixe está onde está a comida.

A existencia de agueiros não obriga a existencia de coroas, nem tão pouco de 2 coroas, isso é um fundão.
Um fundão não é um agueiro, e até em grande parte das vezes a corrente nos fundões é nula.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Ajuda - Ler o mar
« Responder #12 em: 18:56 Terça, 02 de Fevereiro de 2021 »
Pois eu não consigo mesmo ajudar porque os remoinhos mesmo na definição da palavra nunca vi mesmo bem definidos, o que vi e por várias vezes é mesmo na questão que falei, onde águas e ondas com correntes contrárias ou direções opostas se encontram e fazem o mais parecido que vi com um remoinho, e evito pescar nessa zonas, o estralhos enrolam todos, e mesmo com amostras elas nem trabalham bem, porque estão sempre a levar porrada de todos os lados, ao contrário de um agueiro.

Num agueiro sei que é uma zona com boas possibilidades de haver peixe, nestas zonas que defino, nunca obtive resultados, e onde mais as vejo por exemplo é quando águas vindas de profundidades distintas se encontram, mas também já as apanhei em praias muito planas.
Mas como disse não sou a pessoa certa para opiniar com garantias de veracidade.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19446
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda - Ler o mar
« Responder #13 em: 19:49 Terça, 02 de Fevereiro de 2021 »

 Aí no vídeo, esse efeito é provocado pelo facto de existir essa língua de areia que a dada hora da maré fica quase sem água, a onda vem divide-se pois não tem fundura e depois nas laterais mais fundas a onda flecte para dentro e vai cruzar com a do outro lado e forma esse efeito, essa língua tem poucos centímetros de água por cima, não se vê bem mas dos lados parece dois fundões.

 Quanto aos redemoinhos, em praia nunca vi, só mesmo em zonas que tenham obstáculos submersos (rochas ou outros) se poderão formar, mas como digo nunca vi assim nada muito evidente.

  :fixe: