collapse

Autor Tópico: Leitura do mar no geral  (Lida 3357 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #30 em: 19:49 Quarta, 27 de Janeiro de 2021 »
Nem nos Açores que eles fazem muitas pescas dessas as fazem todos os dias, não pense que uma pesca dessas se faz sempre que se vai lá.

Esse senhor pode ter realmente feito essa pesca, mas também não pense que é sempre assim. Quem la vai muitas vezes tem a hipótese de apanhar muito peixe mais vezes, a pesca é mesmo assim. Eu vou quando posso, o que significa poucas vezes, e para ir de semana já tenho de tirar um dia de férias, o meu percurso de aprendizagem  é mais demorado do que alguém que vai muitas mais vezes e vive ao pé do mar, se eu fosse pela certa escolhia muito melhor os dias e não precisava de passar lá tantas horas em vão. O segredo é mesmo ir e ir, e tentar aprender com quem já sabe. Daqui a um ano ou dois vai ver que aprendeu mesmo muito, e daqui a 10 então nem se fala.

O importante é não desanimar, essas conversas só servem para desencorajar a malta que está a aprender, porque fica frustrada de não conseguir chegar lá perto quanto mais igualar, no dia que fizer uma pesca dessas e contar a esse senhor vai ver que ele lhe vai dizer logo que foi sorte ou que não é sempre assim.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Chibo217

Offline Chibo217

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
  • Agradecido: 1 vezes
  • O peixe é o
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 23 de Janeiro de 2021
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #31 em: 21:43 Quarta, 27 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O importante é não desanimar, essas conversas só servem para desencorajar a malta que está a aprender, porque fica frustrada de não conseguir chegar lá perto quanto mais igualar, no dia que fizer uma pesca dessas e contar a esse senhor vai ver que ele lhe vai dizer logo que foi sorte ou que não é sempre assim.

Desistir jamais !💪💪💪
Vou me focar menos em apanhar peixe e mais em aprender, hei de lá chegar...😂
O peixe é o único animal que cresce depois de morto, pergunte a qualquer pescador.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #32 em: 10:04 Quinta, 28 de Janeiro de 2021 »
Não conheço o autor da foto, quando foi tirada e o local.
Essa pesca foi embarcada ou apeada? feita por 1 pescador ou vários? feita em Portugal Continental? é recente?
Mas devo dizer que não se deve acreditar em tudo o que se vê e ouve.  não me refiro a este caso espeficico

Já vi várias pessoas á pesca, e depois tiram fotos do peixe todo junto, tirar fotos ao peixe do vizinho, etc...

Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Oligater

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 395
  • Agradecido: 97 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #33 em: 12:15 Quinta, 28 de Janeiro de 2021 »
Eu vou ser bruto nesta cena de ensinamentos... porque cada vez mais, há um numero infinito de "novos" pescadores, que não respeita nada nem ninguém!
Quando saio hoje para locais que frequentei desde sempre, praticamente, já não vejo pessoas de outrora... que exatamente pelo mesmo motivo que eu, procuram a pesca para um momento de tranquilidade, e não de "balança"! Por estes motivos, deixei os meus pesqueiros de eleição, optando por outra modalidade de pesca que não a bóia.
Hoje em dia, praia fora, principalmente de noite, com cana de spining ou corrico (borracha), é assim que faço, sempre que me é possível. Peixe?!!! No ano passado, dois de registo, de resto, água! É assim que neste momento olho e vejo a pesca. Se quero tranquilidade? Tenho que ir à procura dela. Já há quem faça "perseguições", "esperas", para tentar perceber, onde o elemento A ou B, se desloca, e onde costuma pescar! Caímos no ridículo!
Muitos compram material, só porque vêm fotos de grandes pescarias... e os "inocentes", não sabem se são de agora, se foram tiradas em grupo ou sozinhos, se de noite ou de dia, etc etc acreditam em tudo..., e depois, como não conseguem perceber, vêm para aqui tirar dúvias, que só "in loco", e durante muitos anos a levar porrada, se consegue chegar a patamares mais elevados.
Se querem perceber mais da "coisa", saiam de casa sem material, desloquem-se aos pesqueiros onde encontram gente a pescar, e observem tudo, tudo o que está ao vosso redor. Se virem sair peixe, melhor, olhem com mais atenção.
A pesca, nunca foi, nem nunca será uma ciência exata!
 

Offline Fisherpro

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 83
  • Agradecido: 8 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:10 Segunda, 08 de Julho de 2019
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #34 em: 14:00 Quinta, 28 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu vou ser bruto nesta cena de ensinamentos... porque cada vez mais, há um numero infinito de "novos" pescadores, que não respeita nada nem ninguém!
Quando saio hoje para locais que frequentei desde sempre, praticamente, já não vejo pessoas de outrora... que exatamente pelo mesmo motivo que eu, procuram a pesca para um momento de tranquilidade, e não de "balança"! Por estes motivos, deixei os meus pesqueiros de eleição, optando por outra modalidade de pesca que não a bóia.
Hoje em dia, praia fora, principalmente de noite, com cana de spining ou corrico (borracha), é assim que faço, sempre que me é possível. Peixe?!!! No ano passado, dois de registo, de resto, água! É assim que neste momento olho e vejo a pesca. Se quero tranquilidade? Tenho que ir à procura dela. Já há quem faça "perseguições", "esperas", para tentar perceber, onde o elemento A ou B, se desloca, e onde costuma pescar! Caímos no ridículo!
Muitos compram material, só porque vêm fotos de grandes pescarias... e os "inocentes", não sabem se são de agora, se foram tiradas em grupo ou sozinhos, se de noite ou de dia, etc etc acreditam em tudo..., e depois, como não conseguem perceber, vêm para aqui tirar dúvias, que só "in loco", e durante muitos anos a levar porrada, se consegue chegar a patamares mais elevados.
Se querem perceber mais da "coisa", saiam de casa sem material, desloquem-se aos pesqueiros onde encontram gente a pescar, e observem tudo, tudo o que está ao vosso redor. Se virem sair peixe, melhor, olhem com mais atenção.
A pesca, nunca foi, nem nunca será uma ciência exata!

Tudo dito 👍, para se chegar a certos patamares, só com muita insistência, persistência, e muitos anos de pesca no lombo, no meu caso são já 30 anos de pesca e só de há 10 anos para cá, os resultados são mais certos, a experiência é tudo e isso ganhamos com a prática, todos os que frequentam o fórum e que têm resultados mais certos, são de certo pescadores que já andam nisto à algum tempo, claro que um novato tb pode ter resultados, mas uma coisa é apanhar peixe 1 ou 2 vezes outra é ter resultados mais constantes.
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #35 em: 08:23 Terça, 25 de Janeiro de 2022 »
Aproveitando o tópico, venho mostrar umas fotos a pedir opinião para onde deveria fazer a pesca, as fotos são no pico da maré baixa
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline _marcelo_

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Agradecido: 34 vezes
    • Loures - Vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:35 Terça, 20 de Abril de 2021
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #36 em: 09:41 Sexta, 28 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quando saio hoje para locais que frequentei desde sempre, praticamente, já não vejo pessoas de outrora... que exatamente pelo mesmo motivo que eu, procuram a pesca para um momento de tranquilidade, e não de "balança"! Por estes motivos, deixei os meus pesqueiros de eleição, optando por outra modalidade de pesca que não a bóia.
Hoje em dia, praia fora, principalmente de noite, com cana de spining ou corrico (borracha), é assim que faço, sempre que me é possível. Peixe?!!! No ano passado, dois de registo, de resto, água! É assim que neste momento olho e vejo a pesca. Se quero tranquilidade? Tenho que ir à procura dela. Já há quem faça "perseguições", "esperas", para tentar perceber, onde o elemento A ou B, se desloca, e onde costuma pescar! Caímos no ridículo!
Muitos compram material, só porque vêm fotos de grandes pescarias... e os "inocentes", não sabem se são de agora, se foram tiradas em grupo ou sozinhos, se de noite ou de dia, etc etc acreditam em tudo..., e depois, como não conseguem perceber, vêm para aqui tirar dúvias, que só "in loco", e durante muitos anos a levar porrada, se consegue chegar a patamares mais elevados.
Se querem perceber mais da "coisa", saiam de casa sem material, desloquem-se aos pesqueiros onde encontram gente a pescar, e observem tudo, tudo o que está ao vosso redor. Se virem sair peixe, melhor, olhem com mais atenção.
A pesca, nunca foi, nem nunca será uma ciência exata!


Como em tudo a experiência é fundamental! Seja quando nos começamos a aperceber que mar temos para escolher a pesca, os melhores anzóis, a cana adequada, os mm de fio que devemos usar.
Só com muitas grades vamos evoluindo e tirando peixe mais frequentemente.

Relatos de malta que sempre que vai à pesca enche o cesto são falácias e que depois levam à frustração daqueles que vão com essa ideia e voltam a casa com a grade.



 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #37 em: 09:53 Sexta, 28 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quando saio hoje para locais que frequentei desde sempre, praticamente, já não vejo pessoas de outrora... que exatamente pelo mesmo motivo que eu, procuram a pesca para um momento de tranquilidade, e não de "balança"! Por estes motivos, deixei os meus pesqueiros de eleição, optando por outra modalidade de pesca que não a bóia.
Hoje em dia, praia fora, principalmente de noite, com cana de spining ou corrico (borracha), é assim que faço, sempre que me é possível. Peixe?!!! No ano passado, dois de registo, de resto, água! É assim que neste momento olho e vejo a pesca. Se quero tranquilidade? Tenho que ir à procura dela. Já há quem faça "perseguições", "esperas", para tentar perceber, onde o elemento A ou B, se desloca, e onde costuma pescar! Caímos no ridículo!
Muitos compram material, só porque vêm fotos de grandes pescarias... e os "inocentes", não sabem se são de agora, se foram tiradas em grupo ou sozinhos, se de noite ou de dia, etc etc acreditam em tudo..., e depois, como não conseguem perceber, vêm para aqui tirar dúvias, que só "in loco", e durante muitos anos a levar porrada, se consegue chegar a patamares mais elevados.
Se querem perceber mais da "coisa", saiam de casa sem material, desloquem-se aos pesqueiros onde encontram gente a pescar, e observem tudo, tudo o que está ao vosso redor. Se virem sair peixe, melhor, olhem com mais atenção.
A pesca, nunca foi, nem nunca será uma ciência exata!


Como em tudo a experiência é fundamental! Seja quando nos começamos a aperceber que mar temos para escolher a pesca, os melhores anzóis, a cana adequada, os mm de fio que devemos usar.
Só com muitas grades vamos evoluindo e tirando peixe mais frequentemente.

Relatos de malta que sempre que vai à pesca enche o cesto são falácias e que depois levam à frustração daqueles que vão com essa ideia e voltam a casa com a grade.





Tudo dito, apenas com muitas idas á pesca se consegue ter resultados consistentes.

Pesco há cerca de 20 anos, no inicio levei poucas grades, o peixe é que era pequeno (havia imenso peixe!), com o passar do tempo é que comecei a perceber os motivos do vizinho tirar bons exemplares e eu apenas missangas... Observava o que ele fazia, os tipos de material, forma de iscar, etc...  e aí comecei a perceber que eu estava a pescar "mal" para os exemplares que realmente queria capturar.

Espessura da linha, a chumbada, o formato do anzol, a forma de iscar, tudo isto é de grande importância e isso é só mesmo com o tempo que se aprende....

E a leitura do mar, sem dúvida que será 50% do sucesso da pesca.

Abraço
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #38 em: 09:58 Sexta, 28 de Janeiro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aproveitando o tópico, venho mostrar umas fotos a pedir opinião para onde deveria fazer a pesca, as fotos são no pico da maré baixa

A resposta a essa pergunta é sempre difícil, nem  sempre a teoria e a prática são a mesma coisa. Teoricamente vejo aí 2 ou 3 zonas onde eu iria investir, mas na realidade poderá não ser a melhor opção. Quantas vezes não estamos num sitio com todas as condições para dar uns peixes e simplesmente não dá?

De qualquer forma, o importante aí é perceber para onde se está a acumular as comida que vem das coroas de areia, é aí que o peixe vai comer. Outro detalhe importante será perceber a que especie vamos dirigir a nossa pesca? Douradas, robalos e sargos comem em diferentes zonas consoante a altura da maré (e da lua, mas isso é outra história).

 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #39 em: 10:32 Sábado, 29 de Janeiro de 2022 »
Obrigado, era para robalo (corrico), mas deu grade, eles hão de cá ficar fisgados... De qualquer forma eles andam por lá... Estava lá uma rede manjoeira montada, significa que eles lá andam.... acho eu... :)) >:D
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 17:52]

Robalo de Primavera por Zagaia [Hoje às 16:48]

Seria um bodiao, arco íris? por ffgsoares [Hoje às 15:10]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [Hoje às 14:35]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [Hoje às 08:19]