collapse

Autor Tópico: Leitura do mar no geral  (Lida 3354 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fabilx

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 64
  • Agradecido: 8 vezes
    • LIS
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Domingo, 04 de Outubro de 2015
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #15 em: 15:44 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Assim mando as fotografias. Qual é a vossa opinião ?

 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #16 em: 16:20 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Depende da modalidade de pesca e espécie alvo... Não conheço essas praias para saber o que por aí há..

Mas resumindo, se for surfcasting... Onde tem muita pedra é de fugir... Onde tem espuma é coroas de areia, sem espuma é zonas mais fundas... Podes pescar nas coroas, nos fundões, dependendo da altura da maré, espécie alvo, lua e força/tamanho de mar.
 

Offline Chibo217

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
  • Agradecido: 1 vezes
  • O peixe é o
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 23 de Janeiro de 2021
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #17 em: 18:24 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Caro Chibo217, a forma como tens encarado a pesca é totalmente errada. Não é errado querer apanhar peixe, é errado é ir a pensar nisso.

Não penses que os grandes troféus são uma constante, não são... Douradas de 4kg?robalos de 5kg? Evidentemente que os há, já os tirei... Mas não é de ir com esse pensamento...

Eu pesco há quase 20 anos... Sabes quanto tempo levei até tirar o meu robalo acima de kg? Perto de 5/6 anos... A minha dourada acima de kg? Outros 5/6 anos... Um robalo de 5kg? Perto de 10 anos...

Porque se metemos fotos em algum lado, nos dias seguintes é impossível pescar naquele pesqueiro por causa dos pescadores que andam atrás do peixe apanhado.
Obrigado pela atenção 🙏
Não quero que me interpretem mal, quando falei nos robalos e douradas XL, nao quero dizer que ando a procura desses, se vierem melhor 😂, foram apenas exemplos que dei, mas por acaso se ferrasse um desses agora, nem sabia bem o que fazer, provavelmente ia partir a linha e perder o peixe 😅.

Já me aconteceu não apanhar nada e a uns 10 metros de mim estar um pescador e encher um balde de douradas. Tenho a certeza se amanhã for para cima daquela pedra onde ele tava, lançar na mesma direção com o mesmo isco não vou apanhar nenhuma.   Não acredito em pesqueiros milagrosos que tem sempre peixe, daí criar este tópico que me guiasse, porque não conheço muitos pesqueiros e quero descobrir, mas sem dar muitos tiros no escuro.

Como não tenho ninguém conhecido que me ajude ou me guie, tento procurar informação, este fórum tem sido muito útil. Desculpem se estou a ser chato 😅
Bons lançamentos
O peixe é o único animal que cresce depois de morto, pergunte a qualquer pescador.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #18 em: 18:28 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Inserir Citação (seleção)
Desculpem se estou a ser chato 😅

Nada mesmo.
Estamos cá para nos ajudarmos uns aos outros.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Xenas, Chibo217

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #19 em: 18:50 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Caro Chibo217, a forma como tens encarado a pesca é totalmente errada. Não é errado querer apanhar peixe, é errado é ir a pensar nisso.

Não penses que os grandes troféus são uma constante, não são... Douradas de 4kg?robalos de 5kg? Evidentemente que os há, já os tirei... Mas não é de ir com esse pensamento...

Eu pesco há quase 20 anos... Sabes quanto tempo levei até tirar o meu robalo acima de kg? Perto de 5/6 anos... A minha dourada acima de kg? Outros 5/6 anos... Um robalo de 5kg? Perto de 10 anos...

Porque se metemos fotos em algum lado, nos dias seguintes é impossível pescar naquele pesqueiro por causa dos pescadores que andam atrás do peixe apanhado.
Obrigado pela atenção 🙏
Não quero que me interpretem mal, quando falei nos robalos e douradas XL, nao quero dizer que ando a procura desses, se vierem melhor 😂, foram apenas exemplos que dei, mas por acaso se ferrasse um desses agora, nem sabia bem o que fazer, provavelmente ia partir a linha e perder o peixe 😅.

Já me aconteceu não apanhar nada e a uns 10 metros de mim estar um pescador e encher um balde de douradas. Tenho a certeza se amanhã for para cima daquela pedra onde ele tava, lançar na mesma direção com o mesmo isco não vou apanhar nenhuma.   Não acredito em pesqueiros milagrosos que tem sempre peixe, daí criar este tópico que me guiasse, porque não conheço muitos pesqueiros e quero descobrir, mas sem dar muitos tiros no escuro.

Como não tenho ninguém conhecido que me ajude ou me guie, tento procurar informação, este fórum tem sido muito útil. Desculpem se estou a ser chato 😅
Bons lançamentos


És de que zona? Pode ser que pessoal de perto de ti queira dar umas dicas...se fores da zona oeste, podes contar comigo
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Chibo217

Offline Chibo217

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
  • Agradecido: 1 vezes
  • O peixe é o
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 23 de Janeiro de 2021
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #20 em: 19:10 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

És de que zona? Pode ser que pessoal de perto de ti queira dar umas dicas...se fores da zona oeste, podes contar comigo

Sou do Sul, Barlavento Algarvio.
O peixe é o único animal que cresce depois de morto, pergunte a qualquer pescador.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #21 em: 19:27 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

És de que zona? Pode ser que pessoal de perto de ti queira dar umas dicas...se fores da zona oeste, podes contar comigo

Sou do Sul, Barlavento Algarvio.


Tenta perceber se há alguém dessa zona que te possa ajudar
 

Offline Fabilx

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 64
  • Agradecido: 8 vezes
    • LIS
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Domingo, 04 de Outubro de 2015
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #22 em: 20:26 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Depende da modalidade de pesca e espécie alvo... Não conheço essas praias para saber o que por aí há..

Mas resumindo, se for surfcasting... Onde tem muita pedra é de fugir... Onde tem espuma é coroas de areia, sem espuma é zonas mais fundas... Podes pescar nas coroas, nos fundões, dependendo da altura da maré, espécie alvo, lua e força/tamanho de mar.

Agredeço ! Para mim só corricar :)
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #23 em: 21:34 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Depende da modalidade de pesca e espécie alvo... Não conheço essas praias para saber o que por aí há..

Mas resumindo, se for surfcasting... Onde tem muita pedra é de fugir... Onde tem espuma é coroas de areia, sem espuma é zonas mais fundas... Podes pescar nas coroas, nos fundões, dependendo da altura da maré, espécie alvo, lua e força/tamanho de mar.

Agredeço ! Para mim só corricar :)



Então para isso qualquer das praias é bom... Vais andando pela praia e vais procurando o peixe... Se for uma zona de pedra metes uma boia de água ou um buldo e resolves a situação.
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #24 em: 15:56 Quarta, 27 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em conversas de café, em vídeos no YouTube, comecei a ter relatos de pescadores que sempre que vão pescar apanham sempre peixe, e não apenas 3/4 peixes, apanhavam grandes quantidades do tipo que tem de parar de pescar por causa do peso que tem de carregar, ou grandes troféus douradas 4kg, robalos de 5kg...


Se assim fosse sempre, nem as pescas partilhavam caro amigo...

Não acha curioso que seja sempre assim ?
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #25 em: 16:15 Quarta, 27 de Janeiro de 2021 »
Isso em parte é conversa de um senhor que faz bastantes videos e eu até gosto do seu trabalho e não tenha nada contra, mas acho que inevitavelmente está a incutir esse sentido em que sempre que se vai à pesca se apanha peixe e se assim não for é porque estamos a fazer alguma coisa mal, o que não corresponde sempre à verdade.

Eu posso dizer que é raro ir à pesca e não apanhar nada, por norma apanho sempre nem que seja um peixe para devolver , mas parar de pescar porque já não posso com o peixe é raro ou melhor muito raro, no barco a pescar aos diversos não é assim tao difícil de se ver isso ou melhor não é difícil ver alguém com mais pescado do que o legal, mas não devolvo só porque não posso mais, muitas vezes devolvo porque tenho a minha fasquia própria e não vou estar a levar o máximo que consigo só porque sim, de praia já fiz pescas de 20+ peixes e não trazer nem um comigo porque robalos sem medida não é para mim e não devia ser para ninguém, mas se calham a ser robalos todos de kilo e meio imagine bem o peso que isso daria.

Não se acredite em tudo o que ouve, basta ver alguns companheiros a seu redor que sejam muito experientes e vai ver o que acontece.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Chibo217

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #26 em: 17:05 Quarta, 27 de Janeiro de 2021 »
Da minha parte e concordando com o que o Joaol escreveu, das grades não reza a história.

As vezes em que se apanha peixe tem a ver com o que se quer apanhar. Se vou aos robalos, só retenho de 50cm para cima. O resto liberto. E não retenho mais que 3, que é mais que suficiente para umas belas refeições em familia e divertir-me. Nos sitios certos e nas alturas certas vou aos pargos, tenho algumas capturas mas apanhar pargos com amostra e apeado, tem as suas grades à mistura. Mas não deixo de ir por isso pois a cada captura é uma satisfação enorme. Outras espécies também vou a elas, aliás, não há nada que não tente apanhar com amostra, dos peixes planos aos robalos, passando pelos pargos, tunideos, badejos, bodiões, vou sempre com alguma espécie mais em mente. Apanho, mas as grades pelo meio são muitas e relatá-las seria fácil "fui, lancei, lancei e lancei e vim embora sem apanhar nada".
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline Chibo217

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
  • Agradecido: 1 vezes
  • O peixe é o
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 23 de Janeiro de 2021
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #27 em: 18:04 Quarta, 27 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Isso em parte é conversa de um senhor que faz bastantes videos e eu até gosto do seu trabalho e não tenha nada contra, mas acho que inevitavelmente está a incutir esse sentido em que sempre que se vai à pesca se apanha peixe e se assim não for é porque estamos a fazer alguma coisa mal, o que não corresponde sempre à verdade.

Eu posso dizer que é raro ir à pesca e não apanhar nada, por norma apanho sempre nem que seja um peixe para devolver , mas parar de pescar porque já não posso com o peixe é raro ou melhor muito raro, no barco a pescar aos diversos não é assim tao difícil de se ver isso ou melhor não é difícil ver alguém com mais pescado do que o legal, mas não devolvo só porque não posso mais, muitas vezes devolvo porque tenho a minha fasquia própria e não vou estar a levar o máximo que consigo só porque sim, de praia já fiz pescas de 20+ peixes e não trazer nem um comigo porque robalos sem medida não é para mim e não devia ser para ninguém, mas se calham a ser robalos todos de kilo e meio imagine bem o peso que isso daria.

Não se acredite em tudo o que ouve, basta ver alguns companheiros a seu redor que sejam muito experientes e vai ver o que acontece.

Secalhar estamos a falar da mesma pessoa 😅, mas ouvi isso de várias pessoas, inclusive no restaurante onde trabalhava um dia apareceu um pescador que queria vender o peixe que tinha pescado na noite anterior, não me lembro ao certo tudo o que tinha, entre sargos e tainhas, lembro me bem de ver 10kg de douradas. Depois disse me que não apanhou mais porque tinha de escalar a falésia e já estava demasiado carregado, não me pareceu estar a mentira até porque o faria...

Não quero apanhar tanto peixe, se sentir o bichinho lá a picar já me dá uma satisfação enorme, se tiver de devolver e ficar só com a grade tudo bem e se trouxer 2/3 para mim e para minha mulher chega me. O que me faz confusão é estar 8h a pesca e não se passar nada. Depois sim reflito muito sobre o que posso estar a fazer mal, será o isco, a montagem, a linha muito grossa, o anzol, a chumbada, as condições do pesqueiro, o vento, a lua, o que será eis a questão ?

Mesmo com a grades, um dia na pesca é sempre um bom dia, sempre gostei de atividades ligadas ao mar por isso não há nada melhor para mim do que passar um dia assim.

Apenas quero aprender mais sobre a pesca, sobre ler o pesqueiro, tentar perceber porquê que apanhei e porquê que não apanhei, para assim poder evoluir.
O peixe é o único animal que cresce depois de morto, pergunte a qualquer pescador.
 

Offline Chibo217

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
  • Agradecido: 1 vezes
  • O peixe é o
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 23 de Janeiro de 2021
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #28 em: 18:07 Quarta, 27 de Janeiro de 2021 »
Como explicam este exemplo ?  Sorte, Experiência, ou foi de arraste 😂😂
« Última modificação: 18:09 Quarta, 27 de Janeiro de 2021 por Chibo217 »
O peixe é o único animal que cresce depois de morto, pergunte a qualquer pescador.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #29 em: 18:32 Quarta, 27 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Como explicam este exemplo ?  Sorte, Experiência, ou foi de arraste 😂😂

Eu explico com experiência, conhecimento e sorte... Nada mais que isso...
Agora também vejo ai alguns sargos que estão a roçar a medida...
Eu sou da opinião que sargos e douradas as medidas são curtas... Uma dourada com menos de 750g é para devolver... Sargos com menos de 400g é para a água.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Chibo217

 

* Tópicos Recentes

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 16:44]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [Hoje às 09:46]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]