collapse

Autor Tópico: Leitura do mar no geral  (Lida 3350 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Chibo217

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
  • Agradecido: 1 vezes
  • O peixe é o
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 23 de Janeiro de 2021
Leitura do mar no geral
« em: 15:24 Segunda, 25 de Janeiro de 2021 »
Boa tarde pescadores,
Já encontrei neste fórum muita informação em relação à leitura do mar, das quais estou muito agradecido por terem partilhado, mal posso esperar para por em prática.
Percebi a diferença entre fundões, coroas, agueiros, entradas e saídas de água. Identificá-los e distingui-los corretamente acredito que virá com o tempo e com a prática.
Mas essa informação geralmente está relacionada a pesqueiros na praia, a minha questão é se essa mesma leitura se aplica a pesqueiros de falésia ou rochas(rockfishing), no entanto pesqueiros que tem o fundo com mais rochas e pedras, que por vezes criam se falsas coroas devidos as rochas qe são permanentes.
O peixe é o único animal que cresce depois de morto, pergunte a qualquer pescador.
 

Online Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 933
  • Agradecido: 213 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #1 em: 15:47 Segunda, 25 de Janeiro de 2021 »
Essa questão dos fundões e coroas não se aplica tanto em relação à pesca na pedra, as coroas podem interessar mas em casos muito específicos, porque se pesca essencialmente muito perto da margem onde o peixe está a comer o marisco das pedras.

Como em qualquer tipo de pesca os pesqueiros vão mudando, um pesqueiro onde a pedra que avia no fundo fica coberta de areia deixa de tanta vida, o marisco que havia desaparece, as tocas dos peixes ficam tapadas com areia e deixa de ser um local de eleição, no entanto quando a coroa está a chegar pertinho mas ainda não tapou as pedras pode ser muito produtivo.

Eu quando pesco na pedra gosto de procurar pesqueiros onde as pedras tenham vida e tenham bastante marisco, gosto também de pesqueiros onde o fundo seja muito coberto de pedra, não seja apenas pedra na margem e areia dai em diante. O melhor mesmo é ir conhecendo os pesqueiros na maré vazia ou em dias de mar muito calmo e aguas lusas onde consegue ver os fundos com muita facilidade, para quando o mar estiver mais mexido ir então experimentar, é muito importante perceber que tipo de mar o pesqueiro precisa para que consiga enganar uns peixes, pesqueiros mais fundos precisam de mar maior para fazer mexer aquela massa de água toda e pesqueiros mais razos o mar tem de ser mais pequeno para mexer o suficiente e ser pecável.

Quando vai  à descoberta é sempre um tiro no escuro, mas é ir e se conseguir apanhar a maré vazia no fim ou no inicio da pesca é bom para ir conhecendo e para ir tirando algumas conclusões sobre a boa ou má pesca que fez. Mas é preciso insistir também, há pesqueiros que têm opimas condições e ainda assim ser pouco ou nada produtivos em determinados dias.
 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Xenas, Chibo217

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #2 em: 17:02 Segunda, 25 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde pescadores,
Já encontrei neste fórum muita informação em relação à leitura do mar, das quais estou muito agradecido por terem partilhado, mal posso esperar para por em prática.
Percebi a diferença entre fundões, coroas, agueiros, entradas e saídas de água. Identificá-los e distingui-los corretamente acredito que virá com o tempo e com a prática.
Mas essa informação geralmente está relacionada a pesqueiros na praia, a minha questão é se essa mesma leitura se aplica a pesqueiros de falésia ou rochas(rockfishing), no entanto pesqueiros que tem o fundo com mais rochas e pedras, que por vezes criam se falsas coroas devidos as rochas qe são permanentes.

Depende dos peixes alvo. Se para alguns peixes, interessa mar a bater para descascar pedra e expor alimento, para outros interessa mar calmo. Se para deteminadas espécies a profundidade não é um factor importante, para outras é factor chave. Outras espécies gostam de umas melas de areia pelo meio do fundo rochoso outras nem tanto. Um fundo coberto de laminária é sempre uma vantagem. Depois dentro dos tipos de fundo rochoso tens aqueles mais de cascalho, outros e pedra partida e outros com grandes blocos de pedra. Tens pedras ilhadas que à distância de lançamento serão sempre de explorar. É muito importante conhecer o comportamento da espécie para procurar os fundos que interessam.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Chibo217

Offline Chibo217

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
  • Agradecido: 1 vezes
  • O peixe é o
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 23 de Janeiro de 2021
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #3 em: 01:08 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Essa questão dos fundões e coroas não se aplica tanto em relação à pesca na pedra, as coroas podem interessar mas em casos muito específicos, porque se pesca essencialmente muito perto da margem onde o peixe está a comer o marisco das pedras.

Como em qualquer tipo de pesca os pesqueiros vão mudando, um pesqueiro onde a pedra que avia no fundo fica coberta de areia deixa de tanta vida, o marisco que havia desaparece, as tocas dos peixes ficam tapadas com areia e deixa de ser um local de eleição, no entanto quando a coroa está a chegar pertinho mas ainda não tapou as pedras pode ser muito produtivo.

Eu quando pesco na pedra gosto de procurar pesqueiros onde as pedras tenham vida e tenham bastante marisco, gosto também de pesqueiros onde o fundo seja muito coberto de pedra, não seja apenas pedra na margem e areia dai em diante. O melhor mesmo é ir conhecendo os pesqueiros na maré vazia ou em dias de mar muito calmo e aguas lusas onde consegue ver os fundos com muita facilidade, para quando o mar estiver mais mexido ir então experimentar, é muito importante perceber que tipo de mar o pesqueiro precisa para que consiga enganar uns peixes, pesqueiros mais fundos precisam de mar maior para fazer mexer aquela massa de água toda e pesqueiros mais razos o mar tem de ser mais pequeno para mexer o suficiente e ser pecável.

Quando vai  à descoberta é sempre um tiro no escuro, mas é ir e se conseguir apanhar a maré vazia no fim ou no inicio da pesca é bom para ir conhecendo e para ir tirando algumas conclusões sobre a boa ou má pesca que fez. Mas é preciso insistir também, há pesqueiros que têm opimas condições e ainda assim ser pouco ou nada produtivos em determinados dias.
 
Obrigado pela atenção🙏
São essas características que cada pesqueiro deve ter que ainda não consegui interpretar. Já me aconteceu ir a um pesqueiro e apanhar alguns robalos/bailas em 3/4h e depois ir lá outros dias estar 5/6h a pesca e nem uma picada sempre em enchente e com o mesmo isco.
Mar pequeno ou mar grande posso indentifcar consoante a altura da maré e da ondulação ?
« Última modificação: 01:10 Terça, 26 de Janeiro de 2021 por Chibo217 »
O peixe é o único animal que cresce depois de morto, pergunte a qualquer pescador.
 

Offline Chibo217

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
  • Agradecido: 1 vezes
  • O peixe é o
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 23 de Janeiro de 2021
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #4 em: 01:16 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde pescadores,
Já encontrei neste fórum muita informação em relação à leitura do mar, das quais estou muito agradecido por terem partilhado, mal posso esperar para por em prática.
Percebi a diferença entre fundões, coroas, agueiros, entradas e saídas de água. Identificá-los e distingui-los corretamente acredito que virá com o tempo e com a prática.
Mas essa informação geralmente está relacionada a pesqueiros na praia, a minha questão é se essa mesma leitura se aplica a pesqueiros de falésia ou rochas(rockfishing), no entanto pesqueiros que tem o fundo com mais rochas e pedras, que por vezes criam se falsas coroas devidos as rochas qe são permanentes.

Depende dos peixes alvo. Se para alguns peixes, interessa mar a bater para descascar pedra e expor alimento, para outros interessa mar calmo. Se para deteminadas espécies a profundidade não é um factor importante, para outras é factor chave. Outras espécies gostam de umas melas de areia pelo meio do fundo rochoso outras nem tanto. Um fundo coberto de laminária é sempre uma vantagem. Depois dentro dos tipos de fundo rochoso tens aqueles mais de cascalho, outros e pedra partida e outros com grandes blocos de pedra. Tens pedras ilhadas que à distância de lançamento serão sempre de explorar. É muito importante conhecer o comportamento da espécie para procurar os fundos que interessam.

Obrigado pela atenção 🙏
Consegue me dar alguns exemplos sobre as espécies?
Não sou muito esquisito em relação ás espécies, gostava era de levar peixe para casa 🤣. Sendo o meu objetivo quase sempre robalos, douradas e sargos, pelo menos é nessas espécies que penso quando vou comprar o isco. Claro que se vier um boa safia ou um linguado não me chateia muito 😂
O peixe é o único animal que cresce depois de morto, pergunte a qualquer pescador.
 

Online Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 933
  • Agradecido: 213 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #5 em: 09:29 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Essa questão dos fundões e coroas não se aplica tanto em relação à pesca na pedra, as coroas podem interessar mas em casos muito específicos, porque se pesca essencialmente muito perto da margem onde o peixe está a comer o marisco das pedras.

Como em qualquer tipo de pesca os pesqueiros vão mudando, um pesqueiro onde a pedra que avia no fundo fica coberta de areia deixa de tanta vida, o marisco que havia desaparece, as tocas dos peixes ficam tapadas com areia e deixa de ser um local de eleição, no entanto quando a coroa está a chegar pertinho mas ainda não tapou as pedras pode ser muito produtivo.

Eu quando pesco na pedra gosto de procurar pesqueiros onde as pedras tenham vida e tenham bastante marisco, gosto também de pesqueiros onde o fundo seja muito coberto de pedra, não seja apenas pedra na margem e areia dai em diante. O melhor mesmo é ir conhecendo os pesqueiros na maré vazia ou em dias de mar muito calmo e aguas lusas onde consegue ver os fundos com muita facilidade, para quando o mar estiver mais mexido ir então experimentar, é muito importante perceber que tipo de mar o pesqueiro precisa para que consiga enganar uns peixes, pesqueiros mais fundos precisam de mar maior para fazer mexer aquela massa de água toda e pesqueiros mais razos o mar tem de ser mais pequeno para mexer o suficiente e ser pecável.

Quando vai  à descoberta é sempre um tiro no escuro, mas é ir e se conseguir apanhar a maré vazia no fim ou no inicio da pesca é bom para ir conhecendo e para ir tirando algumas conclusões sobre a boa ou má pesca que fez. Mas é preciso insistir também, há pesqueiros que têm opimas condições e ainda assim ser pouco ou nada produtivos em determinados dias.
 
Obrigado pela atenção🙏
São essas características que cada pesqueiro deve ter que ainda não consegui interpretar. Já me aconteceu ir a um pesqueiro e apanhar alguns robalos/bailas em 3/4h e depois ir lá outros dias estar 5/6h a pesca e nem uma picada sempre em enchente e com o mesmo isco.
Mar pequeno ou mar grande posso indentifcar consoante a altura da maré e da ondulação ?


O mar grande é uma expressão que se usa para quando o mar está agitado. O que deve começar a fazer é, antes de ir à pesca ver as previsões do mar para esse dia, e depois começar a perceber que efeitos é que esse mar tem nos pesqueiros que costuma frequentar para mais facilmente decidir onde deve ir pescar. No entanto não espere chegar ao pesqueiro e encontrar tudo como idealizou, o mar nunca está como queremos ou o vento entre outros fatores, mas saber o estado do mar e o efeito que tem já é um muito bom começo, poupa-nos logo tempo e muitas vezes o corpo.


Essa situação que descreve de apanhar muito peixe num dia e no outro não acontece a todos, mesmo em condições muito idênticas e dias que parecem quase iguais o peixe está sempre em movimento à procura de alimento não vale a pena matar muito a cabeça com isso. 
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20156
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #6 em: 09:52 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Inserir Citação (seleção)
...gostava era de levar peixe para casa

A pesca é mesmo isso, apanhar peixe. Mas não só.
Para o pescador lúdico é lazer, passar um bom bocado, descontraído e voltar para casa renovado.
Se vamos para a pesca com essa pressão, as desilusões são maiores.
Se encararmos a pesca como outro desporto de lazer, tudo é melhor.
Quando vais correr / caminhar, o que levas para casa?? quando vais andar de bicicleta, o que levas para casa?
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Marauder, Xenas, Chibo217

Offline Chibo217

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
  • Agradecido: 1 vezes
  • O peixe é o
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 23 de Janeiro de 2021
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #7 em: 13:02 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
A pesca é mesmo isso, apanhar peixe. Mas não só.
Para o pescador lúdico é lazer, passar um bom bocado, descontraído e voltar para casa renovado.
Se vamos para a pesca com essa pressão, as desilusões são maiores.
Se encararmos a pesca como outro desporto de lazer, tudo é melhor.

Correto, a pesca para mim começou assim mesmo, pesca lúdica, uma pescaria com amigos, umas cervejas, gargalhadas, tempos muito bem passados, mas apanhar peixe nada. Foi sempre assim até ao dia em que apanhei o primeiro peixe com medida(Sargo), e comecei a pensar mais seriamente na pesca e nas suas variantes, mesmo assim fui muitas vezes depois desse dia e não apanhei nada. Até outro dia que fui com um amigo meu e o seu avô, que já tem alguma idade e tem uma vida inteira de pescarias, nesse dia consegui trazer 4 sargos para casa, uma vitória para mim 😂. Depois disso so apanhei mais 2 vezes peixe. Posso dizer que sensivelmente em 20 vezes que fui a pesca apenas 4 vezes trouxe peixe para casa. Desde que apanhei o primeiro peixe comecei a investigar na internet, videos, fóruns, truques, dicas, montagens, isco. Em conversas de café, em vídeos no YouTube, comecei a ter relatos de pescadores que sempre que vão pescar apanham sempre peixe, e não apenas 3/4 peixes, apanhavam grandes quantidades do tipo que tem de parar de pescar por causa do peso que tem de carregar, ou grandes troféus douradas 4kg, robalos de 5kg... Posto isto deixei de acreditar na sorte na pesca, talvez exista um bocadinho mas acredito que é muito mais que isso. Desde então as idas a pesca deixaram de ser um tempo bem passado, de renovação e passou a ser um tempo de frustração e desilusão. (Continuo a apreciar estar junto do mar, desde de sempre gostei mesmo antes de pescar)
Era esse passo que queria dar, passar para a pesca desportiva, lutas com o peixe, apanhar um exemplar, não quero apanhar o peixe todo 🤣 mas sentir mais realizado na pesca e atingir objetivos.
O peixe é o único animal que cresce depois de morto, pergunte a qualquer pescador.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #8 em: 13:15 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
A pesca é mesmo isso, apanhar peixe. Mas não só.
Para o pescador lúdico é lazer, passar um bom bocado, descontraído e voltar para casa renovado.
Se vamos para a pesca com essa pressão, as desilusões são maiores.
Se encararmos a pesca como outro desporto de lazer, tudo é melhor.

Correto, a pesca para mim começou assim mesmo, pesca lúdica, uma pescaria com amigos, umas cervejas, gargalhadas, tempos muito bem passados, mas apanhar peixe nada. Foi sempre assim até ao dia em que apanhei o primeiro peixe com medida(Sargo), e comecei a pensar mais seriamente na pesca e nas suas variantes, mesmo assim fui muitas vezes depois desse dia e não apanhei nada. Até outro dia que fui com um amigo meu e o seu avô, que já tem alguma idade e tem uma vida inteira de pescarias, nesse dia consegui trazer 4 sargos para casa, uma vitória para mim 😂. Depois disso so apanhei mais 2 vezes peixe. Posso dizer que sensivelmente em 20 vezes que fui a pesca apenas 4 vezes trouxe peixe para casa. Desde que apanhei o primeiro peixe comecei a investigar na internet, videos, fóruns, truques, dicas, montagens, isco. Em conversas de café, em vídeos no YouTube, comecei a ter relatos de pescadores que sempre que vão pescar apanham sempre peixe, e não apenas 3/4 peixes, apanhavam grandes quantidades do tipo que tem de parar de pescar por causa do peso que tem de carregar, ou grandes troféus douradas 4kg, robalos de 5kg... Posto isto deixei de acreditar na sorte na pesca, talvez exista um bocadinho mas acredito que é muito mais que isso. Desde então as idas a pesca deixaram de ser um tempo bem passado, de renovação e passou a ser um tempo de frustração e desilusão. (Continuo a apreciar estar junto do mar, desde de sempre gostei mesmo antes de pescar)
Era esse passo que queria dar, passar para a pesca desportiva, lutas com o peixe, apanhar um exemplar, não quero apanhar o peixe todo 🤣 mas sentir mais realizado na pesca e atingir objetivos.

Foi o teu maior erro, e será esse o teu maior arrependimento. Ninguém apanha sempre peixe, ninguém apanha sempre troféus. Por cada história com peixe há uma série delas não contadas sem nada 😉
Há ocasiões em que se vai por ir mesmo, espairecer, aliviar o stress, sem ponderar muito locais e outras variantes. Outras vai-se com intenção de, mas em qualquer uma delas o resultado pode ser o inesperado. Fico mais depressa frustrado com perdas de material, limo, vento inesperado que com a grade. A consistência do sucesso vem de uma grande curva de aprendizagem, de bater vezes sem conta o mesmo pesqueiro nas mais variadas condições até lhe apanhar a manha.
Já dizia o meu falecido avô "o primeiro e maior erro do pescador é ir atrás do peixe apanhado".
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Chibo217

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #9 em: 13:51 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Caro Chibo217, a forma como tens encarado a pesca é totalmente errada. Não é errado querer apanhar peixe, é errado é ir a pensar nisso.

Não penses que os grandes troféus são uma constante, não são... Douradas de 4kg?robalos de 5kg? Evidentemente que os há, já os tirei... Mas não é de ir com esse pensamento...

Eu pesco há quase 20 anos... Sabes quanto tempo levei até tirar o meu robalo acima de kg? Perto de 5/6 anos... A minha dourada acima de kg? Outros 5/6 anos... Um robalo de 5kg? Perto de 10 anos...

É preciso tempo, muito tempo, muitas horas junto ao mar. 
Eu, tal como a maioria, no inicio patinei muito... A pescar igual a colegas ao lado, isco igual, no mesmo sitio... Eles tiravam bons peixes e eu não, era triste sim, mas eles sempre disseram que com o tempo eu ia conseguir... E consegui! Mas nunca ia com a pensar no peixe. Ia quando podia, ia para passar o tempo. E acima de tudo, ia para me divertir e ainda hoje é para isso que vou... Claro que o culminar da "diversão" são aqueles minutos que tenho um peixe na linha, não sou hipócrita nesse aspeto, mas não vou com esse pensamento.

Mais importante do que capturar grandes exemplares, é importante ter capturas constantes, sejam grandes ou pequenos peixes. De nada te serve tirar hoje um peixe de 5kg e passares 2.meses sem tirar nada...

Com o passar do tempo, vais perceber os detalhes, vais ver quando são os dias mais propensos a capturas... Posso te dizer que neste ano de 2021 fiz 4 pescas, tive 1 grade (1 raia pequena, devolvida) e nas outras 3 fiz perto de 13kg de robalos em 5 peixes... Sorte? Talvez...pessoal ao meu lado não tirou nada de jeito... Diria que é 50% sorte, 50% experiência...
Mas volto a dizer, ir à pesca numa de passar um tempo, se o peixe vier é apenas um acréscimo... E é assim que se tem de se olhar para a pesca.

Não ligues aos vídeos de pescarias, fotos de pescarias no Facebook... Não ligues a isso. A maioria do pessoal que coloca videos e fotos não conta as grades que já apanhou, nao conta as horas gastas no mar... Simplesmente colocam fotos do peixe que fazem. E ainda te digo mais, os pescadores da minha zona que fazem boas pescas de forma constante não colocam fotos nas redes sociais, partilham com quem querem partilhar e nada mais... Porque se metemos fotos em algum lado, nos dias seguintes é impossível pescar naquele pesqueiro por causa dos pescadores que andam atrás do peixe apanhado.
« Última modificação: 14:06 Terça, 26 de Janeiro de 2021 por Antonio.Silva »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: luizalmeida

Offline Fabilx

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 64
  • Agradecido: 8 vezes
    • LIS
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Domingo, 04 de Outubro de 2015
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #10 em: 14:36 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Boas e obrigado pelo topico ,

alguem pode fazer "upload" de fotografias de praias e rochas de zonas interessantes para enter melhor a leitural do mar? Claro que sim, sem dizer onder fica o "spot", mas acho que deve ser muito mais util assim :)

Obrigado e abraços
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #11 em: 14:38 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas e obrigado pelo topico ,

alguem pode fazer "upload" de fotografias de praias e rochas de zonas interessantes para enter melhor a leitural do mar? Claro que sim, sem dizer onder fica o "spot", mas acho que deve ser muito mais util assim :)

Obrigado e abraços


Faz uma breve pesquisa aqui pelo forum, há imensos tópicos sobre leitura de mar/praias
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20156
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #12 em: 14:53 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Inserir Citação (seleção)
comecei a ter relatos de pescadores que sempre que vão pescar apanham sempre peixe, e não apenas 3/4 peixes, apanhavam grandes quantidades do tipo que tem de parar de pescar por causa do peso que tem de carregar, ou grandes troféus douradas 4kg, robalos de 5kg...

Não vás nessa conversa.
Esses relatos, histórias que ouves e vês não é bem assim.
Todos temos dias desses, dias memoráveis, mas não é sempre, e para os conseguires têm que ir 20/30 vezes, e numa será um bom dia de pesca ( com peixe ) porque dias bons de pesca são todos eles.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Fabilx

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 64
  • Agradecido: 8 vezes
    • LIS
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Domingo, 04 de Outubro de 2015
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #13 em: 14:56 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas e obrigado pelo topico ,

alguem pode fazer "upload" de fotografias de praias e rochas de zonas interessantes para enter melhor a leitural do mar? Claro que sim, sem dizer onder fica o "spot", mas acho que deve ser muito mais util assim :)

Obrigado e abraços


Faz uma breve pesquisa aqui pelo forum, há imensos tópicos sobre leitura de mar/praias

Sim eu sei, li muitas, mas sempre sem ou com poucas fotografias :(
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Leitura do mar no geral
« Responder #14 em: 14:59 Terça, 26 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas e obrigado pelo topico ,

alguem pode fazer "upload" de fotografias de praias e rochas de zonas interessantes para enter melhor a leitural do mar? Claro que sim, sem dizer onder fica o "spot", mas acho que deve ser muito mais util assim :)

Obrigado e abraços


Faz uma breve pesquisa aqui pelo forum, há imensos tópicos sobre leitura de mar/praias

Sim eu sei, li muitas, mas sempre sem ou com poucas fotografias :(


É mais facil colocares aqui meia dúzia de fotos e depois pedires ajuda para fazer a analise dos sítios..
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto PENN SARGUS II 4000 por Joaquim Alves [Hoje às 09:13]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por MMagalhães [23:40 Segunda, 22 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por Marauder [09:27 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [12:00 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [01:32 Sexta, 19 de Abril de 2024]