collapse

Autor Tópico: Isco adequado  (Lida 1415 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Chibo217

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
  • Agradecido: 1 vezes
  • O peixe é o
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:25 Sábado, 23 de Janeiro de 2021
Isco adequado
« em: 11:53 Segunda, 25 de Janeiro de 2021 »
Boa tarde pescadores,
Como iniciado na pesca ás vezes tenho dúvidas em qual isco comprar, normalmente levo 2 tipos de isco, no entanto gostava de saber qual o melhor para as diversas situações ( á noite, de dia, surfcasting, rockfishing, sazonalidade), sei que o isco varia consoante as espécies procuradas e deve se pensar nas dietas dessas espécies, mas quais os mais eficazes na vossa opinião ?
Obrigado
O peixe é o único animal que cresce depois de morto, pergunte a qualquer pescador.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Isco adequado
« Responder #1 em: 12:30 Segunda, 25 de Janeiro de 2021 »
São demasiadas variantes e vertentes de pesca diferentes.

Para pescar em zonas de pedra seja à chumbadinha ou à boia dou preferência a iscos mais naturais dessas zonas, mais virado para os mariscos da pedra ou então a sardinha que é o chamado "pão" dos peixes, todos comem.

Em praia dou preferência a anelídeos no entanto há mariscos muito habituais em zonas de areia também e que dão resultados, seja o lingueirão seja a ameijoa etc. Depois quando pretendo tentar a sorte aos robalos maiores costumo tentar também lula, choco e sardinha em iscadas grandes, mas mesmo nestes dias por vezes acabo a tirar os robalos que procurava a atacarem nas minhocas.

Lembro-me de quando comecei a pescar na praia, aproveitava que a minha mae ia à praia e eu la levava o meu caniço, e certo dia estava a praia cheia de pescadores, a pescarem com iscos mais aconselhados para o efeito (anelídeos) e ninguém tirar nada, e eu ao primeiro lançamento a pescar com camarão que era o que conseguia arranjar, fazer logo um sargo com 900 e tal gramas, com isto o que quero dizer é que não há iscos certos, há uma tendência maior para apanhar peixe com anelídeos na praia, mas o que não quer dizer que seja sempre assim.

Eu para a praia de noite levo sempre casulo, se houver levo também americana ou outro tipo de minhocas, pessoalmente não gosto muito de coreana, aquilo para iscar as vezes é uma dor de cabeça parte-se toda. Depois e não sempre, levo ou umas lulas de bico,  sardinha, lingueirão ou até mesmo ameijoa.

Para pesca à boia costumo levar sardinha, camarão e às vezes mexilhão. Há muitos mais que pode levar e com muito bons resultados ou até melhores, mesmo as minhocas podem fazer muito boas capturaras mas para pescar à boia não levo porque são iscos mais caros e com a quantidade de lançamentos e afins não justifica o estrago.


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Chibo217, PesqueiroPaiva

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Isco adequado
« Responder #2 em: 12:43 Segunda, 25 de Janeiro de 2021 »
É uma pergunta de resposta extremamente complexa, depende de N fatores.
Mas por norma os que mais me acompanham é choco, ameijoa, navalhas, caranguejo, ganso, casulo e americana... Ocasionalmente teagem, polvo e sardinha....
Isto ao surfcasting... Por norma levo sempre 3/4 iscos diferentes, se for especificamente às douradas... Aos robalos já reduzo a 2 iscos..

Na pesca à chumbadinha na pedra, mexilhão, navalhas, caranguejo, sardinha e camarão.
« Última modificação: 12:45 Segunda, 25 de Janeiro de 2021 por Antonio.Silva »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Chibo217, PesqueiroPaiva

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Isco adequado
« Responder #3 em: 12:51 Segunda, 25 de Janeiro de 2021 »
Importante mesmo é ir á pesca.
Quanto á questão, depende muito do isco disponivel na altura.
Nem sempre se consegue "aquele" isco que queriamos.
Sempre que posso e a maré deixa uso teagem. Depois tenho preferencia pelos anelideos, casulo e americana.
Quando não encontro isco e não posso apanhar, em qualquer supermercado encontras ameijoa, choco, lula, etc...
O importante mesmo é ir á pesca.
Muitas vezes temos os melhores iscos, e quem apanha peixe são os piores iscos.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Chibo217