collapse

Autor Tópico: Surfcasting - Douradas, robalos, sargos e outros  (Lida 3826 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Surfcasting - Douradas, robalos, sargos e outros
« em: 12:57 Sexta, 08 de Janeiro de 2021 »
Boas malta, com o passar do tempo a que já pesco e por já conhecer os spots da minha zona (Foz do arelho), gostava de pedir ajuda para descobrir novos pesqueiros mais a sul, na zona de peniche/torres vedras para fazer uns lançamentos e ficar a conhecer novos sitios e se a isso conseguir aliar umas capturas, melhor.
A minha perdição é as douradas, portanto uma zona para essa especie era o ideal.

Desde já agradeço.

Cumprimentos.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Surfcasting - Douradas, robalos, sargos e outros
« Responder #1 em: 14:08 Sexta, 08 de Janeiro de 2021 »
As douradas são a espécie que todos querem apanhar, pelo tamanho que atingem, pela luta espetacular que dão e pela gastronomia é claro, ainda é muito cedo para começar a procurar, não quer dizer que não se apanhem agora, mas muito menos frequente e por norma muito magras.

Na foz do arelho já apanhei algumas, não muito grandes, depois toda a costa até peniche costuma dar douradas quando o tempo começa a ficar mais quente , o ano passado apanhei muito muito poucas e as que apanhei foi na super tubos e todas pequenas. Acho que se for pescando por essas zonas durante o verão ou até mesmo antes durante a primavera, tem fortes hipóteses de as apanhar,  acho que não vale a pena procurar um sitio ou zona exata, e se for como o ano passado conseguir encontrar um pesqueiro sem limo já é uma dádiva, de verão foi mesmo o terror  ;D

Nas praias antes do baleal o ano passado não consegui pescar quase nada, muitas delas demasiado planas, depois coincidiu também com o fim do desconfinamento e era montes e montes de gente na praia, embora só pesque de noite no verão era difícil chegar e poder escolher o pesqueiro ainda de dia com dezenas de surfistas à mistura enfim foi um ano muito fraco para mim, na zona da lourinhã pesquei duas ou três vezes e também com resultados nada de especial.

Acho que até peniche tem muitas zonas que pode explorar, não precisa de se dirigir tanto para sul para chegar às douradas, na foz do arelho o ano passado só fui duas vezes e também não tenho gostado de pescar lá, a praia também ficou muito areada, em 2019 até setembro consegui fazer la muito boas pescas mas depois disso não voltei a fazer lá pesca nenhuma em condições embora também não tenha dado muita oportunidade à praia.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting - Douradas, robalos, sargos e outros
« Responder #2 em: 14:26 Sexta, 08 de Janeiro de 2021 »
Até Peniche a escolha é muita, e todas elas podem dar frutos.
Como já foi dito, ainda é cedo. As poucas que se apanham agora estão secas, muito magras.
Têm uma costa com muitos pesqueiros para explorar.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Re: Surfcasting - Douradas, robalos, sargos e outros
« Responder #3 em: 15:00 Sexta, 08 de Janeiro de 2021 »
Muito obrigado pela vossa ajuda.
Eu costumo pescar muito na foz, no ano passado lá foram aparecendo umas douradas de tempos a tempos, nada de especial. Estava sempre com muita areia e não deixava pescar minimamente. Cheguei até a desanimar.
 Um bocado por isso é que este ano quero experimentar outras praias. Já me falaram da almagreira, vi fotos e aquilo parece ser porreiro.
Também já me falaram da praia norte de peniche, mas não sei onde é.
Na zona da areia branca costuma ser porreiro?
Da zona de peniche não conheço nada e como tenho carta à relativamente pouco tempo nunca fui para esses lados ver pesqueiros, só lá fui para ir passear com a familia quando ainda não sonhava pescar.

Mais uma vez, muito obrigado.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Surfcasting - Douradas, robalos, sargos e outros
« Responder #4 em: 15:26 Sexta, 08 de Janeiro de 2021 »
Na almagreira pelo que sei também costumam sair e por vezes das valentes, o ano passado a "nossa" zona foi muito afetada a nível do movimento de areias, houve muitas praias a ficaram muito muito planas, e bastava um nadinha de mar para ser uma corrente doida e não se conseguir pescar nada, aliado ao limo que também foi muito. Eu estive na almagreira uma vez apenas e não consegui pescar porque apesar de ter chegado cedo não consegui arranjar pesqueiro sequer, e acho que voltei lá mais uma vez mas os surfistas já era de noite praticamente e não saiam da água e para escolher um pesqueiro de noite sendo eu de longe é complicado.

Na areia branca estive lá o ano passado uma vez apenas e estava muito má a praia para a pesca, ou melhor no dia que fui apesar de não estar muito mar, para as condições da praia devia estar menos mar.

Não tenho feito grande surfcasting por causa destas tretas do confinamento e nas vezes que poderia ir o mar estava em condições péssimas, mas das ultimas idas que fui, novembro acho eu, deixei de fazer tantos km's até as praias para esses lados afundarem um pouco mais e tenho pescado um pouco a norte da nazaré e com muito melhores resultados, tenho arranjado pesqueiros bem mais capazes, o que por norma não acontecia. É uma pesca de constante busca de praais onde haja as condições melhores, estão sempre a mudar e ir procurando é a única solução.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Surfcasting - Douradas, robalos, sargos e outros
« Responder #5 em: 17:52 Sexta, 08 de Janeiro de 2021 »
O essencial já foi dito.
Qualquer praia entre a Foz e Peniche pode dar douradas, robalos, sargos e corvinas (menos frequente, mas aparecem), desde que estejam reunidas as devidas condições.

Na almagreira aparecem umas burras valentes (a maior que eu vi sair foi lá!), mas aquilo neste ano teve com imensa areia e só se conseguia pescar minimamente no fim da enchente.
Depois ao lado tens as pedras muitas e baleal que também é bom para elas...
Depois entre Baleal e Peniche tens uma extensão de areal enorme... No bar do bruno às vezes aparecem... No meio também costumam aparecer... Na zona da santa (já em peniche) é onde por norma há mais pessoal à pesca (nem sempre significa mais peixe, mas enfim...)
No molhe leste também costumam sair umas douradas, especialmente a pescar para dentro do porto e na entrada do porto (é proibido, atenção!!!).
Super tubos e consolação é mais forte de robalos e sargos... Douradas aparecem, mas menos... Com vento sul é muito bom sitio para pescar...
Mais a sul tens areia branca/areal.

De qualquer forma, com os sitios que há na nossa costa não vejo grandes necessidades de ir para sul de peniche...
É tudo uma questão de ires explorar e procurar as condiçoes ideias, ou seja, mares maximo de 1.6/1.7, periodo de 12/13 (no limite)...O ideal para as douradas nesta zona andará nos 1.3 e inferior a 11.... Mas tudo depende do sitio onde estás, se tem areia, se é mais fundo... Já cheguei a tirar douradas com mares de 2m...Se o pesqueiro for fundo permite pescar com mares maiores...
« Última modificação: 18:01 Sexta, 08 de Janeiro de 2021 por Antonio.Silva »
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Surfcasting - Douradas, robalos, sargos e outros
« Responder #6 em: 17:56 Sexta, 08 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na almagreira pelo que sei também costumam sair e por vezes das valentes, o ano passado a "nossa" zona foi muito afetada a nível do movimento de areias, houve muitas praias a ficaram muito muito planas, e bastava um nadinha de mar para ser uma corrente doida e não se conseguir pescar nada, aliado ao limo que também foi muito. Eu estive na almagreira uma vez apenas e não consegui pescar porque apesar de ter chegado cedo não consegui arranjar pesqueiro sequer, e acho que voltei lá mais uma vez mas os surfistas já era de noite praticamente e não saiam da água e para escolher um pesqueiro de noite sendo eu de longe é complicado.
 

Tal e qual... Imensa areia, mar a varrer tudo... Foi um péssimo ano para o surfcasting em geral nesta zona, apesar de ainda ter conseguido fazer uns peixes porreiros e conseguir registos idênticos aos últimos anos, com o pormenor deste ano ter conseguido ir mais vezes à pesca...

Eu diria que o facto da lagoa de obidos estar extremamente assoreada, pode influenciar toda a costa a sul...Digo eu...
 

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Re: Surfcasting - Douradas, robalos, sargos e outros
« Responder #7 em: 18:04 Sexta, 08 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na almagreira pelo que sei também costumam sair e por vezes das valentes, o ano passado a "nossa" zona foi muito afetada a nível do movimento de areias, houve muitas praias a ficaram muito muito planas, e bastava um nadinha de mar para ser uma corrente doida e não se conseguir pescar nada, aliado ao limo que também foi muito. Eu estive na almagreira uma vez apenas e não consegui pescar porque apesar de ter chegado cedo não consegui arranjar pesqueiro sequer, e acho que voltei lá mais uma vez mas os surfistas já era de noite praticamente e não saiam da água e para escolher um pesqueiro de noite sendo eu de longe é complicado.

Na areia branca estive lá o ano passado uma vez apenas e estava muito má a praia para a pesca, ou melhor no dia que fui apesar de não estar muito mar, para as condições da praia devia estar menos mar.

Não tenho feito grande surfcasting por causa destas tretas do confinamento e nas vezes que poderia ir o mar estava em condições péssimas, mas das ultimas idas que fui, novembro acho eu, deixei de fazer tantos km's até as praias para esses lados afundarem um pouco mais e tenho pescado um pouco a norte da nazaré e com muito melhores resultados, tenho arranjado pesqueiros bem mais capazes, o que por norma não acontecia. É uma pesca de constante busca de praais onde haja as condições melhores, estão sempre a mudar e ir procurando é a única solução.

A norte da Nazaré também tem melhores pesqueiros do que a sul? A ideia que eu tenho é que nessas zonas as douradas não são muito habituais, é mais robalos, certo?
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Surfcasting - Douradas, robalos, sargos e outros
« Responder #8 em: 20:25 Sexta, 08 de Janeiro de 2021 »
Sim a norte da Nazaré é mar mais de sargos robalos e assim, na minha opinião pensar apenas em douradas não vale a pena, porque na maioria das vezes os planos podem sair furados, é preferível estar à pesca numa zona que tenha condições e saiba que não saiem douradas por ali do que estar a pensar apenas em douradas e não ter condições para pescar nada, eu gosto de ter pesqueiros e opções porque num ano como o do passado se me restrinjo apenas aquela zona tinha sido uma desgraça
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting - Douradas, robalos, sargos e outros
« Responder #9 em: 14:21 Segunda, 11 de Janeiro de 2021 »
Já foi tudo dito.
Realmente as praias nessas zonas nos ultimos anos têm estado planas, e quando começa o calor aparece o limo que impede o pessoal de pescar.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Surfcasting - Douradas, robalos, sargos e outros
« Responder #10 em: 15:11 Segunda, 11 de Janeiro de 2021 »
Eu não gosto de pescar em praias muito fundas, não dá para perceber a fisionomia do fundo. e apanhar peixe em condições dessas é preciso ser mais uma questão de sorte que outra coisa, e tenho encontrado praias a norte da nazaré com condições melhores, que não estão planas mas também não são fundas como a praia do salgado por exemplo, e conseguimos perceber onde estão a coroas e os fundões.

É um trabalho que se vai construindo e leva tempo, eu também o tenho vindo a fazer, não me dedico desta maneira ao surfcasting à muito tempo, por isso tem sido uma aprendizagem tal e qual, e por isso o meu conselho é mesmo este, ir conhecendo várias zonas e ter sempre várias opções, mesmo sabendo que não é zona da espécie que mais procuramos.

 

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Re: Surfcasting - Douradas, robalos, sargos e outros
« Responder #11 em: 17:06 Segunda, 11 de Janeiro de 2021 »
Muito obrigado a todos pela ajuda.

E concordo com o que foi dito, é bom ter várias opções de praias. Pois pelo que eu tenho percebido praias mais fundas permitem pescar com mares maiores, estou correto?

Se não for abusar muito, já ouvi falar muito do salgado (E já lá passei a ver) e que lá dá umas douradas boas na lage, mas também já ouvi falar da confusão que lá há e eu tento fugir disso. A minha questão é na praia, ao lado das lages também sai umas douradas? Ou outros peixes quaisquer? ou é melhor esquecer e procurar outras paragens?

Abraço.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Surfcasting - Douradas, robalos, sargos e outros
« Responder #12 em: 17:20 Segunda, 11 de Janeiro de 2021 »
Em tempos foi zona onde saiam muitas douradas e chegou a sair numa revista  que era a "melhor" praia para douradas da península ibérica, na lage só pesquei uma vez ou duas, mas ali é uma zona de bastante pedra não é bem para surfcasting, eu sempre que pesquei lá foi mais tipo rockfishing e com fios mais grossos.

Por norma acho que malta pesca na zona do areal mesmo, eu pessoalmente nunca lá fui à procuras de douradas, já pesquei lá algumas vezes mas nunca em tempo delas, não é praia que me dê grande gosto pescar por ser bastante funda e não se conseguir interpretar o pesqueiro, o meu companheiro do surcasting já lá apanhou várias mas é unânime que é uma praia que já não é o que era, é constantemente minada de redes e muito explorada.

Sim em praias mais fundas com mares maiores é mais fácil segurar as pescas e conseguir pescar, no entanto o salgado por exemplo como é bastante funda o mar não vem rebentando à medida que vai chegando à costa, e rebenta numa onda "única", e como é uma massa de água tão grande por vezes é perigoso e muitas vezes difícil de pescar porque a onda levanta mesmo bastante. Não sei se me fiz entender muito bem.

 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Surfcasting - Douradas, robalos, sargos e outros
« Responder #13 em: 17:37 Segunda, 11 de Janeiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em tempos foi zona onde saiam muitas douradas e chegou a sair numa revista  que era a "melhor" praia para douradas da península ibérica

Com uma coisa dessas nem era de esperar outro desfecho. Com tanta malta que vai atrás do peixe pescado até me admira não ver concentrações de pescadores á porta das peixarias e lotas 😂
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Surfcasting - Douradas, robalos, sargos e outros
« Responder #14 em: 17:51 Segunda, 11 de Janeiro de 2021 »
Ainda hoje há lá muitas em tempo delas, mas é difícil chegarem até "nós" lúdicos, ainda o ano passado me relataram uma pesca feita por uma embarcação lá em que foi mesmo de cruto de douradas. E sim esse meu parceiro de pesca já lá apanhou noites que para ter espaço a por o espeto da cana é um problema. Deixamos de lá ir já faz tempo mas ei de lá voltar, numa altura onde haja poucas condições noutros lados.
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]