collapse

Autor Tópico: Cana embarcada chumbadinha e diversos  (Lida 6371 vezes)

Offline caaz

• Boga
  • *
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:47 Quinta, 19 de Outubro de 2017
Re: Cana embarcada chumbadinha e diversos
« Responder #30 em: 20:20 Sexta, 01 de Janeiro de 2021 »
Boa tarde Ernesto!

Antes de tudo um muuuuito obrigado pela sua generosa e esclarecedora resposta! É um grande prazer lê-lo e sinto-me muito grato pelo tempo que oferece a transmitir o que sabe.

Vou ter em muita consideração o que refere sobre o multifilar e uma hipótese é equipar um Daiwa Bg 4000 que uso para bóia com um multifilar mais fino do que aquele que tenho no Bg 5000 que uso na embarcada (e que creio será pelos 0.23 ou 0.24 senão mais... tenho que verificar). Poderia, então, trocar para esse carreto quando à chumbadinha e as condições o exigissem. Prometo que é a última pergunta que lhe faço (pelo menos hoje...) mas poderá dizer-me o que acharia adequado em termos de diâmetro do multifilar?

Pescando maioritariamente em MT e só ocasionalmente, quando convidado, em barco de amigos, pelo menos esse tipo de adaptações pode fazer-se (o que pode acontecer é nem sequer ser possível pescar à chumbadinha...)

E, concordo consigo que, sendo o material importante, o mais importante é pescar e voltar a pescar mantendo a atenção no que se faz e o desejo de aprender, para mais numa situação em que as variáveis envolvidas são muitas. Já para não falar na sorte do tal tarolo se encontrar com a nossa pesca no espaço e no tempo (se bem que temos que ter preparado essa sorte e temos que estar aptos  a não a desperdiçar.) E essa é, para mim,  a beleza da pesca em conjunto com o disfrutar do mar. Mas divago... Obrigado Ernesto!

Um abraço,

Carlos Ferraz

Uma nota só, para o companheiro que iniciou o tópico. Sinto-me um tanto mal por ter invadido e espero que tudo o que tenho abordado o continue a interessar.

Offline Ernesto Lima

« Responder #31 em: 12:08 Sábado, 02 de Janeiro de 2021 »
Bom dia Caaz.

Relativamente à opção de ter um carreto mais leve (BG 4000), com fio mais fino, para pescar à chumbadinha, concordo plenamente.

Sobre a espessura do fio, nunca mais de 0,20, e cuidado com os fios que escolhe, pois muitos 0,20 são bem mais grossos.

Ainda sobre as espessuras dos fios, normalmente, ao fundo, com estralhos, até costumo pescar "grosso", mas estou a diminuir. De qualquer modo não irei para baixo do 0,23 real. À chumbadinha, a opção "grosso" não se aplica, antes dever-se-á pescar o mais fino possível, tendo em conta as resistências ao nó e a durabilidade. Quer isto dizer que, dentro dos mais finos, se formos para o mais fino que aguenta os exemplares que se procuram, num dia de muita acção, a tendência para partir pelo nó de ligação ao mono aumenta significativamente. Por sua vez, a durabilidade é menor. De qualquer modo, pessoalmente, e por ter em conta que os pesos dos exemplares poderão variar significativamente, não arriscaria menos que um 0,18 real, embora saiba que alguns pescadores, daqueles mais batidos, pescam ainda mais fino (0,14 / 0,16 reais).

Quanto à conjugação: multifilares finos e canas muito rijas, há que ter cuidado, pois, em luta, quanto mais rija a cana e mais fino o fio, menos margem de manobra se tem e, consequentemente, maior cuidado com a pressão a aplicar na embraiagem do carreto. Tendencialmente, o maior é sempre o que se perde.

Qual fio? Que medida?

Esta é daquelas questões a que não gosto de responder, pois, entre valores a despender e gostos pessoais é um mundo, mas vou dizer-lhe o que uso e certamente outros companheiros lhe darão outras ideias talvez até mais indicadas que a minha.

Entre outros, tem dois fios que já testei e que gosto:

O Sufix Multicolor 832, em 0,18 e 0,20

O Asari Power Masaru Jigging Colours 0,14 ou 0,16

Este último talvez o meu preferido, só que tem uma característica que tem de ser reconhecida: É muito "mentiroso"!
O 0,14 é +/- um 0,18; e, o 0,16 é +/- um 0,20.

Relativamente a este último fio, por estar a pensar em montar um carreto de Slow jigging com materiais mais finos, fui testar o 0,14 (+/- 0,18) e digo-lhe que, após dar um nó cego e tentar parti-lo, não consegui, coisa que consigo fazer com alguns 0,18, nomeadamente o da Duel e até com alguma facilidade. Para todos os efeitos, sendo o 0,16 (+/- 0,20) um pouco mais grosso assegura-me mais resistência ao nó e dá-me mais confiança na pesca que faço, pelo que estou meio indeciso.

Se chegar a optar por este fio (Asari), penso que, para a chumbadinha e atendendo à sua frequência de pesca, o 0,14 poderá ser a melhor escolha.

Mas nada como ouvir outras opiniões, ir à loja e sentir e comparar o fio com outros.

Sobre as "divagações" e os "tarolos"..., a sorte, sendo um factor incontornável, dá uma grande trabalheira  :)

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 12:15 Sábado, 02 de Janeiro de 2021 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JoaoSantos, caaz

Offline caaz

• Boga
  • *
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:47 Quinta, 19 de Outubro de 2017
« Responder #32 em: 20:46 Sábado, 02 de Janeiro de 2021 »
Mais uma vez um muito obrigado ao companheiro Ernesto! Não só respondeu ao que lhe perguntei mas ainda me ensinou mais umas quantas coisas. Dá vontade de continuar a fazer perguntas só para aprender mais e mais. Mas, não vou abusar mais da sua generosidade sem prejuízo de o voltar a fazer no futuro.

Abraço,

Carlos Ferraz

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Carapaca

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:47 Quinta, 19 de Novembro de 2020
« Responder #33 em: 14:46 Sexta, 26 de Fevereiro de 2021 »
Caros parceiros de fórum, só para dar feedback, acabei por comprar uma cana Vega Aurata 3.5m que ainda não tive oportunidade de experimentar como é óbvio.

Pareceu-me uma cana algo rija, espero que ferre bem e tenha boa sensibilidade com a ponteira mais rija e vou esperar que o carreto faça do seu trabalho na hora de amortecer os ataques.

As ponteiras, à excepção da mais rija (Carbono?) parecem-me ser moles demais, talvez para contra balançar a rijeza da cana. Vamos ver como corre.

Obrigado pelas dicas!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Trindade

• Marlin
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #34 em: 15:22 Sexta, 26 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Caros parceiros de fórum, só para dar feedback, acabei por comprar uma cana Vega Aurata 3.5m que ainda não tive oportunidade de experimentar como é óbvio.

Pareceu-me uma cana algo rija, espero que ferre bem e tenha boa sensibilidade com a ponteira mais rija e vou esperar que o carreto faça do seu trabalho na hora de amortecer os ataques.

As ponteiras, à excepção da mais rija (Carbono?) parecem-me ser moles demais, talvez para contra balançar a rijeza da cana. Vamos ver como corre.

Obrigado pelas dicas!

Tb comprei uma aurata que felizmente já usei uma vez ( teve uma estreia razoavel ) , cana com qualidade rápida a ferrar , eu que estava habituado a uma  vega zoomboat , notei muita diferença.

Não será nenhum topo de gama , mas é uma cana bem razoavel e prazeirosa de pescar , sendo que preço/qualidade deverá ser do melhor que por ai anda.

Ps - usei a ponteira de carbono e gostei muito , pesca a 70 mts de profundidade.
Trindade , o gradeiro do Oeste

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Carapaca

Offline Tigre750

• Boga
  • *
    • santarem
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:10 Terça, 23 de Novembro de 2021
« Responder #35 em: 11:23 Segunda, 06 de Outubro de 2025 »
Bom dia a Todos,

Dentro deste tópico , gostaria de saber se alguém conheçe a Cana Shimano Technium Boat Quiver 3.50 mt? è que tenho um amigo que me fala muito bem dela.

Obrigado e Abraço a todos

Offline canivete

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #36 em: 14:36 Terça, 07 de Outubro de 2025 »
Fica muito bem servido com a aurata, não tem conta as canas de embarcada que me passaram pelas mãos e a aurata foi uma cana muito boa.

Cumpts

Offline rui salmonete

• Marlin
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
« Responder #37 em: 05:52 Quarta, 08 de Outubro de 2025 »
A Aurata serà uma muito boa escolha. Das varias canas que tenho e me passaram Pelas māos penso que ficarà bem satisfeito.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por FilipePC [Hoje às 19:03]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por Beto_Manja [12:23 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]