Bom dia Caaz.
Relativamente à opção de ter um carreto mais leve (BG 4000), com fio mais fino, para pescar à chumbadinha, concordo plenamente.
Sobre a espessura do fio, nunca mais de 0,20, e cuidado com os fios que escolhe, pois muitos 0,20 são bem mais grossos.
Ainda sobre as espessuras dos fios, normalmente, ao fundo, com estralhos, até costumo pescar "grosso", mas estou a diminuir. De qualquer modo não irei para baixo do 0,23 real. À chumbadinha, a opção "grosso" não se aplica, antes dever-se-á pescar o mais fino possível, tendo em conta as resistências ao nó e a durabilidade. Quer isto dizer que, dentro dos mais finos, se formos para o mais fino que aguenta os exemplares que se procuram, num dia de muita acção, a tendência para partir pelo nó de ligação ao mono aumenta significativamente. Por sua vez, a durabilidade é menor. De qualquer modo, pessoalmente, e por ter em conta que os pesos dos exemplares poderão variar significativamente, não arriscaria menos que um 0,18 real, embora saiba que alguns pescadores, daqueles mais batidos, pescam ainda mais fino (0,14 / 0,16 reais).
Quanto à conjugação: multifilares finos e canas muito rijas, há que ter cuidado, pois, em luta, quanto mais rija a cana e mais fino o fio, menos margem de manobra se tem e, consequentemente, maior cuidado com a pressão a aplicar na embraiagem do carreto. Tendencialmente, o maior é sempre o que se perde.
Qual fio? Que medida?
Esta é daquelas questões a que não gosto de responder, pois, entre valores a despender e gostos pessoais é um mundo, mas vou dizer-lhe o que uso e certamente outros companheiros lhe darão outras ideias talvez até mais indicadas que a minha.
Entre outros, tem dois fios que já testei e que gosto:
O Sufix Multicolor 832, em 0,18 e 0,20
O Asari Power Masaru Jigging Colours 0,14 ou 0,16
Este último talvez o meu preferido, só que tem uma característica que tem de ser reconhecida: É muito "mentiroso"!
O 0,14 é +/- um 0,18; e, o 0,16 é +/- um 0,20.
Relativamente a este último fio, por estar a pensar em montar um carreto de Slow jigging com materiais mais finos, fui testar o 0,14 (+/- 0,18) e digo-lhe que, após dar um nó cego e tentar parti-lo, não consegui, coisa que consigo fazer com alguns 0,18, nomeadamente o da Duel e até com alguma facilidade. Para todos os efeitos, sendo o 0,16 (+/- 0,20) um pouco mais grosso assegura-me mais resistência ao nó e dá-me mais confiança na pesca que faço, pelo que estou meio indeciso.
Se chegar a optar por este fio (Asari), penso que, para a chumbadinha e atendendo à sua frequência de pesca, o 0,14 poderá ser a melhor escolha.
Mas nada como ouvir outras opiniões, ir à loja e sentir e comparar o fio com outros.
Sobre as "divagações" e os "tarolos"..., a sorte, sendo um factor incontornável, dá uma grande trabalheira

Abraço
Ernesto