collapse

Autor Tópico: Yufi Invisible e Seaguer Fxr  (Lida 2305 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andre_05

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 469
  • Agradecido: 15 vezes
    • Anadia
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:33 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Yufi Invisible e Seaguer Fxr
« em: 13:55 Segunda, 09 de Junho de 2014 »
Boas,

Gostaria de saber se para colar micro missangas nestas duas linhas particularmente, fxr e invisible, é preciso passar acetona antes ?

a cola que utilizo para colar as minha montagens é loctite precision!

ab
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Yufi Invisible e Seaguer Fxr
« Responder #1 em: 14:06 Segunda, 09 de Junho de 2014 »
Em vez de cola, porque não um nó de 8 ?
João Rodrigues
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Yufi Invisible e Seaguer Fxr
« Responder #2 em: 14:27 Segunda, 09 de Junho de 2014 »
As colas não aderem ao fluorcarbono puro. Na embarcada uso madres 0.28 com batentes em nó de oito.
 

Offline andre_05

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 469
  • Agradecido: 15 vezes
    • Anadia
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:33 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Yufi Invisible e Seaguer Fxr
« Responder #3 em: 14:43 Segunda, 09 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em vez de cola, porque não um nó de 8 ?

Porque prefiro cola só utilizo no de oito quando elas descolam...
O no na minha opinião e isto sou eu e corrija me se estiver enganado tira resistência a linha acaba por te durar pouco com o no oito.
 

Offline andre_05

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 469
  • Agradecido: 15 vezes
    • Anadia
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:33 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Yufi Invisible e Seaguer Fxr
« Responder #4 em: 14:44 Segunda, 09 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
As colas não aderem ao fluorcarbono puro. Na embarcada uso madres 0.28 com batentes em nó de oito.

Obrigado pela indicação!
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Yufi Invisible e Seaguer Fxr
« Responder #5 em: 15:01 Segunda, 09 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em vez de cola, porque não um nó de 8 ?

Porque prefiro cola só utilizo no de oito quando elas descolam...
O no na minha opinião e isto sou eu e corrija me se estiver enganado tira resistência a linha acaba por te durar pouco com o no oito.

Boas
Há quem use cola e nó de oito.
É verdade que o nó de oito tira parte da resistência do fio, mas não é assim tanto como isso.
Sempre usei nós de oito nas montagens para embarcada, e são todas no Seagur FXR e nunca partiu pelo nó.
Com cola, fica "mais bonito" e claro, sempre tem um pouco mais de resistência, mas...e isto é a minha opinião, acho que crossbeads colados não inspiram confiança. Se um peixe maiorzito der umas boas trancadas, lá vais ter o crossbead a correr na linha.

Também utilizo o mesmo que o "Ruisargo"....madre em 0,285 ou 0,235 (FXR) e nós de oito e nunca tive problemas.

Em relação à cola, a Dechatlon tem uma à venda que considero boa, mas tem atenção aos dedos porque só sai mesmo tirando a pele.
« Última modificação: 15:04 Segunda, 09 de Junho de 2014 por Joao Rodrigues »
João Rodrigues
 

Offline andre_05

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 469
  • Agradecido: 15 vezes
    • Anadia
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:33 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Yufi Invisible e Seaguer Fxr
« Responder #6 em: 15:21 Segunda, 09 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em vez de cola, porque não um nó de 8 ?

Porque prefiro cola só utilizo no de oito quando elas descolam...
O no na minha opinião e isto sou eu e corrija me se estiver enganado tira resistência a linha acaba por te durar pouco com o no oito.

Boas
Há quem use cola e nó de oito.
É verdade que o nó de oito tira parte da resistência do fio, mas não é assim tanto como isso.
Sempre usei nós de oito nas montagens para embarcada, e são todas no Seagur FXR e nunca partiu pelo nó.
Com cola, fica "mais bonito" e claro, sempre tem um pouco mais de resistência, mas...e isto é a minha opinião, acho que crossbeads colados não inspiram confiança. Se um peixe maiorzito der umas boas trancadas, lá vais ter o crossbead a correr na linha.

Também utilizo o mesmo que o "Ruisargo"....madre em 0,285 ou 0,235 (FXR) e nós de oito e nunca tive problemas.

Em relação à cola, a Dechatlon tem uma à venda que considero boa, mas tem atenção aos dedos porque só sai mesmo tirando a pele.



Eu nao utilizo crossbeads muito pelo contrario utilizo rotores agora ou destorcedor...

A cola eu falo no inicio do topico e uma da loctite...

O que me tem acontecido e que após uma jornada se nao durante as montagens descolam se mas aqui acho que tambem erro meu por estar a usar uma linha que talvez seja muito siliconada....

Por isso e que queria saber se a invisible cola bem as micromissangas, se antes nao e preciso passar acetona, se ela nao descola ao fim de algum tempo...

Obrigado pela elucidacao em relacao a fxr!
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Yufi Invisible e Seaguer Fxr
« Responder #7 em: 15:39 Segunda, 09 de Junho de 2014 »
Exprimenta fazer uma colagem numa madre " gorila" por exemplo e verás que fica forte e bem colada. Esse tipo de linhas são fluorcoated ou seja , são banhadas numa resina de fluor e então a cola já adere bem enquanto que nas de carbono puro já é diferente.  :D
P.s. nunca se me partiu nenhuma montagem pelo nó de oito aquando bem feito.  O:-)
 

Offline andre_05

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 469
  • Agradecido: 15 vezes
    • Anadia
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:33 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Yufi Invisible e Seaguer Fxr
« Responder #8 em: 19:25 Segunda, 09 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Exprimenta fazer uma colagem numa madre " gorila" por exemplo e verás que fica forte e bem colada. Esse tipo de linhas são fluorcoated ou seja , são banhadas numa resina de fluor e então a cola já adere bem enquanto que nas de carbono puro já é diferente.  :D
P.s. nunca se me partiu nenhuma montagem pelo nó de oito aquando bem feito.  O:-)

Sim na gorila fica impecável e só porque a invisible fica me mais barata uma bobine de 150 m de gorila custa me o mesmo que uma bobine de 300m de invisible.
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Yufi Invisible e Seaguer Fxr
« Responder #9 em: 21:08 Segunda, 09 de Junho de 2014 »
Boas, vendo a foto do teu Avatar deduzo que sejam para surfcasting. Para isso nós na madre para fixar acessórios não é serviço.
Quem os fizer que conte sempre com uma perca considerável de resistência na linha, o que obriga a aumentar a espessura da madre.

Quanto às características das linhas, nunca fiz montagens em fluorcarbono, pelo que por aí não sei. Com a linha Invisible tenho feito algumas recentemente e não dei conta de que descolassem mais do que outras. Mas numa excelente relação qualidade custo é a Carrera da Leoni.

Quanto às colagens, é importante que a linha não esteja muito gordurosa mas sempre que usei acetona para a limpar verifiquei que havia um grande número de descolagens. Por isso já não uso.

Outro dado importante é que a espessura da linha e do orifício da micro missanga seja o mais aproximado possível. Por isso só uso micro missangas da Cormoura, até ver são as que mais se ajustam à pesca que faço.

No processo de colagem é importante que a cola seja bem líquida para penetrar bem entre os elementos a colar, por isso atenção que por vezes a boa cola depois de aberta também perde características e qualidades por acção do calor e da oxidação. Aquando da colagem tenho sempre uma ponta de papel absorvente que encosto à micromissanga para retirar a cola em excesso.

Outro dado é a qualidade da cola, na certa que não haverá tantas marcas de cola como fabricantes, mas também é certo que nem todos fabricam cola com a mesma qualidade.

E a loctite é uma das boas marcas, que também aqui tenho, e que já usei, e faço com ela boas colagens. Também já usei a da UHU e não vi grandes diferenças. As colas Cianol e Cianolit já pus de parte, são difíceis de manter abertas e já apanhei inclusive embalagens totalmente secas ainda antes de abrir.

A que estou a usar agora e que considero a melhor cola que usei até hoje é a KLEBFIX -WURTH uma embalagem irrepreensível, tem um embolo que abre e fecha o tubo, até nos vapores é muito mais forte do que todas as que usei até hoje. Quando encosto o papel absorvente até fumega.

Há em embalagens de 5g e 20g, compre a de 5 e ver vamos quanto tempo dura.

O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Yufi Invisible e Seaguer Fxr
« Responder #10 em: 21:35 Segunda, 09 de Junho de 2014 »
Elísio,
Poder dizer por quanto ficou a embalagem dessa cola, para ficar de referência?

Quanto ao resto da resposta, 5*. Mais uma excelente participação tua, cada vez que escreves aprendo coisas novas.

Se essa cola é forte, cuidado com o que usas para absorver, porque o cianoacrilato reage com o algodão(Wikipédia: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre)
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Yufi Invisible e Seaguer Fxr
« Responder #11 em: 21:45 Segunda, 09 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Elísio,
Poder dizer por quanto ficou a embalagem dessa cola, para ficar de referência?

A de 5gr ficou ± 7,7€. Na loja Wurth de Gaia.

Quem quiser comprar que procure no site da Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre a loja da sua zona.

Nem achei muito cara.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline andre_05

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 469
  • Agradecido: 15 vezes
    • Anadia
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:33 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Yufi Invisible e Seaguer Fxr
« Responder #12 em: 23:19 Segunda, 09 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas, vendo a foto do teu Avatar deduzo que sejam para surfcasting. Para isso nós na madre para fixar acessórios não é serviço.
Quem os fizer que conte sempre com uma perca considerável de resistência na linha, o que obriga a aumentar a espessura da madre.

Quanto às características das linhas, nunca fiz montagens em fluorcarbono, pelo que por aí não sei. Com a linha Invisible tenho feito algumas recentemente e não dei conta de que descolassem mais do que outras. Mas numa excelente relação qualidade custo é a Carrera da Leoni.

Quanto às colagens, é importante que a linha não esteja muito gordurosa mas sempre que usei acetona para a limpar verifiquei que havia um grande número de descolagens. Por isso já não uso.

Outro dado importante é que a espessura da linha e do orifício da micro missanga seja o mais aproximado possível. Por isso só uso micro missangas da Cormoura, até ver são as que mais se ajustam à pesca que faço.

No processo de colagem é importante que a cola seja bem líquida para penetrar bem entre os elementos a colar, por isso atenção que por vezes a boa cola depois de aberta também perde características e qualidades por acção do calor e da oxidação. Aquando da colagem tenho sempre uma ponta de papel absorvente que encosto à micromissanga para retirar a cola em excesso.

Outro dado é a qualidade da cola, na certa que não haverá tantas marcas de cola como fabricantes, mas também é certo que nem todos fabricam cola com a mesma qualidade.

E a loctite é uma das boas marcas, que também aqui tenho, e que já usei, e faço com ela boas colagens. Também já usei a da UHU e não vi grandes diferenças. As colas Cianol e Cianolit já pus de parte, são difíceis de manter abertas e já apanhei inclusive embalagens totalmente secas ainda antes de abrir.

A que estou a usar agora e que considero a melhor cola que usei até hoje é a KLEBFIX -WURTH uma embalagem irrepreensível, tem um embolo que abre e fecha o tubo, até nos vapores é muito mais forte do que todas as que usei até hoje. Quando encosto o papel absorvente até fumega.

Há em embalagens de 5g e 20g, compre a de 5 e ver vamos quanto tempo dura.




Mais uma excelente explicação obrigado pela ajuda!
Não fica muito cara visto que dou 6,5€ pela lotite.
 

Offline joseafonso

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 467
  • Agradecido: 68 vezes
    • Figueira da Foz
    • PT-Mar-Competição
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Yufi Invisible e Seaguer Fxr
« Responder #13 em: 23:41 Segunda, 09 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
As colas não aderem ao fluorcarbono puro. Na embarcada uso madres 0.28 com batentes em nó de oito.
Não será bem assim.
Eu uso fluorcarbono nas minhas madres (Neox e FXR) e não tenho problemas com as colagens.
Usei várias colas, já aqui mencionadas e actualmente tenho a mesma opinião que o PEdras Salgadas.
Klebfix da Wurth. Do melhor que já usei.
Enquanto houver disponível, vai ser o que vou usar, as outras vão passar à reserva  :D
Ab
José Afonso
"Eu gosto mesmo é de estar à pesca"
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Yufi Invisible e Seaguer Fxr
« Responder #14 em: 23:56 Segunda, 09 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
As colas não aderem ao fluorcarbono puro. Na embarcada uso madres 0.28 com batentes em nó de oito.
Não será bem assim.
Eu uso fluorcarbono nas minhas madres (Neox e FXR) e não tenho problemas com as colagens.
Usei várias colas, já aqui mencionadas e actualmente tenho a mesma opinião que o PEdras Salgadas.
Klebfix da Wurth. Do melhor que já usei.
Enquanto houver disponível, vai ser o que vou usar, as outras vão passar à reserva  :D
Ab

Já tomei nota para exprimentar   :fixe:
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Yufi Invisible e Seaguer Fxr
« Responder #15 em: 03:39 Terça, 10 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se essa cola é forte, cuidado com o que usas para absorver, porque o cianoacrilato reage com o algodão(Wikipédia: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre)

Uso um papel absorvente que não é nem mais nem menos do que o papel higiénico  ;D

É um pouco o que se descreve na página, liberta um vapor mas acontece apenas no início, depois quando já há alguma cola na ponta do papel já não faz isso. Mas de facto nunca tinha acontecido com outra cola cianolítica.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Yufi Invisible e Seaguer Fxr
« Responder #16 em: 10:22 Terça, 10 de Junho de 2014 »
Boas,

Em embarcada uso no de 8 ou no de bola nas madres e estralhos.
Só uso montagens coladas para surfcasting visto que com o no de 8 acabavam por partir num lançamento mais vigoroso.
Também uso a cola da Wurth.

Para os mais impacientes, a Wurth tem também um activador de cianoacrilatos em spray.
É só dar uma borrifadela por cima dos elementos já com a cola aplicada e seca instantaneamente.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline luis guerreiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 210
  • Agradecido: 3 vezes
    • Atalaia - Montijo
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:11 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Yufi Invisible e Seaguer Fxr
« Responder #17 em: 11:19 Terça, 10 de Junho de 2014 »
Viva,

Colas que funcionem, têm a já falada da Wurth, a Loctite 406, a da Linnea Effe e a da Tubertini ( já experimentei quase todas do mercado  :D )

Todas estas colas, colam monos normais, fluoro coated, fluorine, etc.

Com os fluor puros é necessário mais algum cuidado ( e nos outros também ), como o Pedras dizia, ter mais atenção ás micro-missangas que se utliza em comparação com a espessura do fio, as melhores que já utilizei são as da Bad Bass ( mas caras ), as da Cormoura também são boas. Pescas mais fortes, reforçar com mais missangas e no final tirar o excesso de cola com papel absorvente ( papel higiénico, guardanapo ).

Todas estas marcas têm os seus activadores próprios, para os mais stressados é capaz de ser uma opção  :))
 

 

* Tópicos Recentes

Massa lubrificante shimano por Cefs [Hoje às 15:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 12:31]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]